Ferver as cordas toda semana...

Autor Mensagem
joaozitorossi
Veterano
# mai/04


cóe galera! queria saber se estraga as cordas se ferver toda semana...valeu!

Thunderox
Veterano
# mai/04
· votar


primero eu num sei ql a moral de fervelas alguem pode explica???

joaozitorossi
Veterano
# mai/04
· votar


Thunderox
Ela fica com timbre de (quase) nova por uma semana...por isso a pergunta...se eu ferver ela toda semana eu vou ter um timbre de nova pra sempre..hehehe..mas tenho medo de fazer isso e estragar...por isso a pergunta

FBassist
Veterano
# mai/04
· votar


joaozitorossi
estragar naum estraga pq eu fervo as minhas cada duas semanas! hehehe!! o que acontece é que quanto mais vc ferve masi ferrugem aparece e akela ''linha'' no começo da corda vai saindo...
sempre coloque suas cordas no sol depois de ferver

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


As cordas já devem estar estragadas mas vai começar a estragar o som e o baixo, que é o mais importante, pois vai afetar a regulagem dele.

Zer071
Veterano
# mai/04
· votar


Fervendo as cordas perdem a tempera e altera a tensão prefiro deixalas de molho em alcool isopropílico 99,9% isto eu seu que dá certo deixe elas por 24 horas banhadas no alcool ou coloqueas enrroladas como de fábrica num recpiesnte (garrafa PET) e agite o vasilhame por 30min quanto mais tempo melhor (e de quebra vc queima algumas calorias rss)as cordas ficam com um timbre de novas pois o alcool remove toda a sujeira, suor e até o descamamento da nossa pele que fica grudada um vidrinho de alccol custa em media R$4,00 150ml(aqui em Salvador)

maggie
Veterana
# mai/04
· votar


Quantas vezes as cordas agüentam esse processo?

Deve sair uma ferrugem duca.

Zer071
Veterano
# mai/04 · Editado por: Zer071
· votar


sim sai se a corda estiver enferrujada sai alguma mas nop toda não se deve deixar a corda chegar neste estágio pra realizar o processo pois alem do som pode prejudicar a ponte do instrumento(pois a ferrugem passa pra ponte) este processo pode ser usado umas 2 ou 3 vezes

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


maggie, aguentar elas aguentam muito mas os ouvidos e o instrumento talvez não aguentem tanto quanto as cordas.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


joaozitorossi
Cara pelo que eu ouvi falar não é bem assim ferver as cordas, pq tem uma temperatura e velocidade para aquecer/desaquecer muito especifica para ser feito isso, pode acabar destemperando as cordas e jogar 80 pila no lixo, e parece que a conservacao nem é tão cabal assim. É mais ou menos como a historia da parafina nos captadores

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell

As cordas aguentam no máximo 3 fervidas, e só é realizada após perder totalmente o timbre... Então se estragar vc não estará perdendo nada, pois a corda já ia pro brejo mesmo.. Mas eu toco à 8 anos, e sempre fervo minhas cordas e nunca tive problemas (lógico q fervo 2 vezes, aí jogo fora e compro cordas novas).

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


marcioazzarini
Tem que ferve mais ou menos quanto tempo ?? Qantao tempo mais ou menos duram as tuas ??

slapboombass
Veterano
# mai/04
· votar


marcioazzarini

é + ou - assim !!
vc tem um desgaste na tensão das cordas !!
vc pode ferver ate perder essa tensão quando perder vc vai saber pois vai parecer estar batendo numa lata de azeite !!
:-0
falow!

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


slapboombass

E é na aproximadamente na 2ª fervura q vc extrai o limite de timbre da corda.. após isso esqueça, pq com certeza a corda vai estourar.

Irmao_Caminhoneiro_Shell

O tempo ideal para fervura é de 15 minutos. Depois de fervidas, as cordas mantém um timbre por aproximadamente 2 semanas, mas isso depende de quanto vc vai tocar seu instrumento, se vc estiver suando muito pelas mãos, etc... Mas em média depois de fervido dura umas 2 semanas.

slapboombass
Veterano
# mai/04
· votar


marcioazzarini

e naum esquece de dizer q tem colocar umas colheres de detergente quando estiver fervendo!!!

Zer071
Veterano
# mai/04
· votar


ferve com molho branco. ferrugem ou madeira e que bebida pra acompanhar?

slapboombass
Veterano
# mai/04
· votar


Zer071

um vinho caia bem!!!
hehehe!!

Aracnídeo
Veterano
# mai/04
· votar


depois que passei a ferver com alcool, o timbre ficou bem melhor, mas é com o marcioazzarini falou, dura em média 2 semanas mesmo, mas cuidado pra não colocar fogo na casa em galera...

Valew....

marcelo prati
Veterano
# mai/04
· votar


depois que passei a ferver com alcool, o timbre ficou bem melhor, mas ? com o marcioazzarini falou, dura em m?dia 2 semanas mesmo, mas cuidado pra n?o colocar fogo na casa em galera...

Valew....




ai velho usa alcocl absoluto..... o normal fode um poco...

Aracnídeo
Veterano
# mai/04
· votar


marcelo prati

Blz, vou fazer o teste....

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


joaozitorossi
ao ferver as cordas, a gordura que dos dedos que se acumula na corda se dissolve, porém a corda é de aço, aço e umidade nunca combinaram bem. esse processo acelera em muito a oxidaçÃo das cordas. pórem nÃo existe isso de "destemperar" as cordas, teria que ser uma temperatura muuito mais alta do que 100 graus. melhor que fazer isso, é lavar as mÃos antes de tocar e limpar as cordas com um pano seco logo após. sem falar que ficar tirando e colocando as cordas vai, isso sim enfraquece-las nas dobras, tanto nas tarrachas qto na ponte, facilitando sua quebra. além de acabar com a regulagem do braço, muito crítica nos contrabaixos.

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mai/04
· votar


kaskudo
Empena o braco se tira tudas as cordas de uma vez ?? Estraga as cordas se passar poliflor ??

kaskudo
Veterano
# mai/04
· votar


Irmao_Caminhoneiro_Shell
pode nÃo empenar da primeira ou segunda vez, mas com o tempo com certeza... qqer produto que vc passe nas cordas vai se acumular nas ranhuras, fazendo o mesmo estrago que a gordura dos dedos... o polidor só tem efeito estético.

talvez, e isso é só uma idéia, a limpeza por ultrassom (nas óticas eles usam p/ limpar óculos, com um ótimo resultado, e é o mesmo tipo de sujeira) funcionasse. mas repito: é só uma idéia!!

isaiasgs
Veterano
# mai/04
· votar


Eu prefiro não ferver. Eu coloco em um vaso desses de 2 litros, todas as cordas e mais 1/2 litro de alcool absoluto que evapora rapidinho e dissolve a sujeira. Chaqualho por cerca de 30 minutos e pronto. Dura quase 2 meses. Nunca fervi. A água penetra na seda que tem por dentro da corda e já era. O som fica bom só 2 semanas por causa do metal limpo.
Uso D'addario q não tem seda na ponta então não desfia quando lava. O Chaqualho com todas as cordas é bom pq elas se limpam ao se esfregarem. Valeww...

marcioazzarini
Veterano
# mai/04
· votar


isaiasgs

Eu sempre fervi.. Mas estou querendo experimentar faz tempo já este esquema do álcool, mas infelizmente não encontro este álcool absoluto pra vender onde eu moro.

RodrigoBR
Veterano
# mar/05
· votar


Ae eu fervi as cordas e de quebra gravei uma muzquinha! escutem a Working.mp3 e ouçam o timbre!

www.rodrigobs.palcomp3.com.br

tchelooo
Veterano
# mar/05
· votar


Tenho vontade de fazer esse esquema do alcool , parece mais confiavel que ferver.

Mas se eu tirar todas as cordas duma vez num vai prejudicar o braco ?

DuH
Veterano
# mar/05
· votar


vc tem que ferver quando elas taun muito sujas(quando ficam meio escuras elas perdem a claresa ficam com o som"abafado") car elas ficam como nova mais eu nunca fervi o mesmo encordoamento duas vezes eu fervoi uma e depois troco elas................

danilo_bass
Veterano
# mar/05
· votar


por algum motivo bizonho eu gosto d timbre d corda veia(mas naum mto veia)

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


tchelooo

Mas se eu tirar todas as cordas duma vez num vai prejudicar o braco ?


kaskudo

pode nÃo empenar da primeira ou segunda vez, mas com o tempo com certeza.


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ferver as cordas toda semana...