Pizzicato 3 dedos (existe aguma "vantagem"?)

    Autor Mensagem
    matias_bass
    Veterano
    # jun/12


    E ae pessoal... Eu toco baixo a uns 7 anos... Sempre toquei o pizzicato com 2 dedos... Gostaria de saber de voces (talvez os que toquem com 3 dedos possam contribuir bastante) se existe alguma real "vantagem" em tocar com 3 dedos (mais velocidade por exemplo) ou nao tem nada a ver?

    rodsom
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/104917/

    ''As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido''

    dibass
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: dibass
    · votar


    ''As vantagens do Pizzicato de 3 dedos são que os músculos se cansam menos e consegue-se tocar muito mais rápido''

    falou tudo. Dúvida respondida.

    ...mas ainda prefiro o pizzicato com 4 dedos. A menos que esteja acompanhando um pedal duplo em tercina, aí faço o de 3.

    makumbator
    Moderador
    # jun/12 · Editado por: makumbator
    · votar


    matias_bass

    Além de se tocar mais rápido, em geral pode-se tocar em alta velocidade por mais tempo, uma vez que a pessoa se cansa menos.

    Uma experiência pode te ajudar a observar a diferença:

    1. Toque algum trecho mais rápido em pizz de 2 dedos (uma frase que vc já conheça e esteja habituado a fazer).

    2. Agora toque a mesma frase usando APENAS 1 dedo. Tente manter a mesma velocidade e acentuação.

    Você irá se cansar mais rápido, e a frase irá parecer mais difícil. Pois bem, em linhas gerais é esse tipo de diferença que se obtém entre o pizz de 2 dedos e o de 3 dedos, e também entre o de 3 com o de 4 dedos.

    Obviamente é preciso treino para não apenas coordenar os dedos de maneira correta, mas também fazer a acentuação correta de acordo com a necessidade.

    No baixo eu alterno entre os vários pizz de acordo com a necessidade. Toco muita coisa em 2 dedos, e determinados trechos em 3 ou mesmo 4. Outras pessoas preferem usar sempre a mesma configuração ao longo da execução.

    No contrabaixo acústico toco o pizz com 1 ou 2 dedos estando desplugado, e 1, 2 ou 3 quando plugado (o dedo 3 e o 4 não alcançam a mesma pressão sonora no acústico, e para mim só funcionam plugado).

    Obviamente que quando estou alternando entre arco e pizz(comum em música erudita) só dá para fazer pizz de 1 ou 2 dedos, uma vez que se segura o arco ao mesmo tempo em que se faz o toque com os dedos.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Quanto mais dedos, menos esforço, mais velocidade... porém, se prestar bem a atenção, a definição das notas soa diferente... por isso alguns músicos (Steve Harris, Dave LaRue..) utilizam apenas 2 dedos.. embora algumas músicas eu toque usando 4 dedos, eu treino para conseguir utilizar só 2... mas vai tempo pra aprimrar isso ehhehe..

    Gaelramone
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bom amigo realmente é tudo o que o pessoal ai em cima falou, mas acho essas tecnicas de pizzicatto de 3 e 4 dedos tecnicas especificas para musicas especificas, pois da diferença no timbre, da mesma maneira que o makumbator disse que da no acustico, no eletrico é diferente mas da para notar, mas pizzicato de 3 dedos é excelente para fazer a tecnica da cavalgada, a maioria dos baixistas aprende pizzicatto de 3 dedos só para fazer ela, agora para usar em outras coisas vai das tuas preferencias nada melhor que testar para ver o que tu vai achar, afinal as caracteristicas do musico é que fazem a musica ser unica

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pizzicato 3 dedos (existe aguma "vantagem"?)