Como criar solos

    Autor Mensagem
    Insane
    Veterano
    # abr/07


    Sei que pode ser meio ou total leigo o que to perguntando.. mas afinal:
    Como se cria um solo?
    pego uma escala e vou brincando?..
    posso usar varias escalas maiores e menores no mesmo solo?

    é uma dúvida que precisa resolver pra criar minhas músicas =/

    []'s

    RafaelFac
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara, eu posso lhe falar uma abordagem minha, mas, solos são muito pessoais, não existe lá uma fórmula não...
    Usar escalas é um dos métodos mais diretos e lógicos. Você tem a evolução de acordes da música durante o trecho que você quer montar o solo. Com o tom da música, você tem a escala dos acordes. Com a escala, você pode ir experimentando as notas, em uma combninação que gere uma melodia compátivel com a música e com o feeling do solo que você quer passar. Por exemplo, se você quisesse um daqueles solos virtuosos de metal, você pegaria as escalas (talvez ficasse com as pentatônicas) e rapidamente subiria ou desceria nas escalas, pulando algumas notas dentro dela. Seria um solo simples, mas já seria um solo. Se você quiser algo que soe mais melódico, pode escolher umas 4 ou 5 notas do acorde, incluido algumas da triade ou da tetrade do acorde, e usar semi-tons, meio que com cromatismo mesmo, com bastante hammer-ons e pull-offs. Não se deve esquecer também do suingue. Evite tocar todas as notas iguais (exceto no solo de metal, onde o batimento provavelmente será alto e as notas talvez em tercinas :/ ) a diferença entre as figuras de cada nota, a duração delas, também gera feeling.
    Se você começar por ai, acho que no meio da brincadeira vai ter o estalo e entender. Em um conceito simplista particular, um solo não é nada além do que uma linha de baixo em destaque. Pode-se considerar que alguns baixistas "solam o tempo todo" =D. É apenas uma questão de que feeling você quer passar naquele momento, através de um "improviso" planejado. Espero ter ajudar, Abraço.

    Insane
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Opa!..
    Ajudo pra caramba.
    brigadão cara.. =D
    Era o que eu precisava saber mesmo!!! (Y)

    []'s

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Conhecer os modos gregos tbm ajuda ^^

    RafaelFac
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ajuda não, é essencial =] Mas, analisando de forma prática, em termos de uso para nós baixistas, os modos podem ser simplificados como a escala iniciada de outra nota, então, em primeira análise, só saber a escala já da pra dar um grau hehe =]

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    sim, só precisa ser rapido para encaixar, tipo, num acorde de Dm, em tom de C, tem que manjar rapido pra fazer a escala maior a partir do acorde de D, nesse ponto acho pratico manjar.

    Mas tbm, sabendo o acorde jah dah pra fazer alguma coisa legal

    edumelo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu também tô começando a pegar a idéia de escalas, intervalos, modos e tal. Pelo pouco que entendo, dependendo do grau e dos intervalos que usamos dentro da escala, vai se ter uma sonoridade diferente, passando uma idéia dentro da música (tipo uma sonoridade mais alegre, ou mais tensa, etc). O esquema é escutar atentamente o efeito sonoro q cada grau e cada intervalo tem dentro da escala pra na hora do solo vc saber o q fazer.

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu sempre quis saber exatamente q tipo de sonoridade gera cada escala... soh tenho uma vaga ideia do que pode ser... a jonica uma sonoridade alegre, a locria um som esquisito, a eolia, triste...


    ah...

    o importante eh cromatismo e fritar na escala errada, ahuauahuauhauhau

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Insane
    Como se cria um solo?

    Bom, para improvisar bem vc precisa conhecer bem os modos gregos e as escalas.
    Para se criar solos vc deve aguçar bem a sua criatividade e a melhor forma de fazer isso é ouvindo muito. Pegue as músicas que vc gosta e sole no baixo a melodia toda, por ex. pegue uma música de tom jobim e sole ela do começo ao fim, faça isso com várias músicas.
    Quando for criar o seu solo, automaticamente vc vai usar um pouco de cada música que vc já toca.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu faço exatamente o q o jkdias falou,e dá muito certo,pq assim além de vc estudar os acordes e escalas e suas funções na melodia,vc monta um acervo de frases q vc já conhece e sabe muito bem como se comportam dentro de uma música.

    Eu uso muito as tétrades e as pentatônicas pra solar e improvisar,é legal tbm vc tentar improvisar um solo usando apenas uma escala ou tétrade,pq assim vc aprende a explorar o máximo de cada escala sem se repetir.

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Eu faço exatamente o q o jkdias falou,e dá muito certo,pq assim além de vc estudar os acordes e escalas e suas funções na melodia,vc monta um acervo de frases q vc já conhece e sabe muito bem como se comportam dentro de uma música.

    Eu uso muito as tétrades e as pentatônicas pra solar e improvisar,é legal tbm vc tentar improvisar um solo usando apenas uma escala ou tétrade,pq assim vc aprende a explorar o máximo de cada escala sem se repetir.



    hm, gostei da ideia...

    jkdias
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    Will Piasecki

    Sem falar q é "chique" vc no meio de um solo, colocar uma frase de música conhecida (como música incidental), de maneira que o público perceba.

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    jkdias

    Tem uma do purple, acho que eh Speed King ao vivo que o guita toca o tema do Popeye!! eeeeeeeeeee

    edumelo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pegue as músicas que vc gosta e sole no baixo a melodia toda

    É, eu tenho feito isso também e ajuda bastante.


    jkdias
    Will Piasecki

    Falando em música incidental eu lembrei de uma dos Mamonas, q tinha o "passo do elefantinho" como música incidental hauhauha

    Thiago Vianna
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Insane

    Recomendo que você procure algum livro de harmonia funcional e improvisação. Os que eu mais gosto são: Harmonia e Improvisação vol. I e II, do Almir Chediak. E também o Bass Solos do Nico Assumpção. São livros que exploram bem tudo o que foi citado aí em cima. Na central de downloads aqui do fórum de baixo tem esses livros. Também tem duas edições da Toque de Mestre, sobre Improvisação. Mas você tem que ler partituras para aproveitar os dois primeiros, ok?
    Abç.

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Harmonia e Improvisação vol. I e II, do Almir Chediak. E também o Bass Solos do Nico Assumpção.

    Alem destes eu recomendo também: Harry Potter e o Cálice de Fogo, Manual de Escoteiro Mirim da turma da Mônica e Qualquer coletânea da Vovó Mafalda.

    Com certeza vc vai melhorar muito nos seus solos

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Harmonia e Improvisação vol. I e II, do Almir Chediak. E também o Bass Solos do Nico Assumpção.

    São ótimos livros,mas se o cara não for bom de teoria ele se lasca feio,pq são livros bem difíceis de se entender e de se praticar.

    Thiago Vianna
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Thiago Vianna
    · votar


    Will Piasecki

    Não entendi... Você já leu esses livros? Almir Chediak foi um dos melhores arranjadores que já vi. O Nico Assumpção um maiores baixistas do mundo, principalmente nos solos e no livro dele ele mostra muitos licks em cima das principais cadências utilizadas na música moderna. Acho que todo baixista devia ter estes livros, mesmo que seja em PDF
    Abç.

    Invalid User
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    []'s

    o que significa isso?

    Thiago Vianna
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Rafael do Baixo

    Por isso eu falei que ele tem que saber ler partitura. Até porque o Chediak dá uma boa noção básica de teoria, antes de entrar no assunto de harmonia propriamente dito.
    Valeu.

    XaMBs
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Cara eu como nao sei teoria (ND msm), faco solo "de ouvido", toco algo q preenxa a musica e q n saia do tom...eu sei q ta no tom pq o solo soa bem, qd sai do tom fica evidente a nota q está fora!
    abrc

    Will Piasecki
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    XaMBs

    Saindo do tom, dissonancias em doses certas podem fazer magicas no seu solo!


    ...ou destruir ele, hehe

    Insane
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Desculpem a demora pra responder.. faltou tempo

    vou correr atrás dessas coisas..
    Solar música eu ja estava tentando antes... dai surgiu a pergunta.
    quero criar solos até mesmo para estimular a criatividade para músicas próprias.

    agradeço a ajuda de vcs.. util pra caramba!
    assim que eu criar algo.. posto aqui pra vcs ouvirem a dar uma avaliada se eu segui certinho a dica.. hehehe

    ei Invalid User
    []'s <- é de um forum antigo que eu visitava.. a gente usava isso ao invés de escrever Abraços , é esse o significado..
    ou seja

    []'s a todos!
    XD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar solos