criar virada / solos grande dificuldade!

    Autor Mensagem
    dpcl
    Veterano
    # jun/07


    Opa :D

    Acho que esse tópico deve ter vários já....mas pesquisei e não achei nada muito intressante....minha noção de teoria se resume em escalas maiores...só com isso eu consigo fazer um solo ou virada?...qual outra escala é legal eu aprender pra solar ou fazer viradas?

    Supondo que a guitarra esteja tocando C7M, eu posso usar a escala maior de C ??

    Minhas viradas estão muito cliches e para o tempo q eu toco, eu deveria saber mais =/ ...

    Outra dúvida é sobre o 'tom'..não sei é essa a palavra, se estiver errado, alguém me corrija por favor:

    Supondo a escala maior de C: C D E F G A B C

    C - Tonica
    D - 2º tom
    E - 3º tom
    F - 4º tom
    G - 5º tom
    A - 6º tom
    B - 7º tom
    C - 8º tom

    Esta cérto? E por exemplo, o G seria a tal da quinta?..o E a terça?

    []'s

    Death Knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bom, seu conceito está um pouco errado.
    Primeiramente, se você não tem uma base teórica suficiente para fazer solos ou viradas, vai na intuição e no ouvido. Se encaixar, encaixou.. Agora se você quer estudar, aconselho a você procurar um professor, ou no mínimo um livro para estudar.

    Bom. Isso que você está chamando de 'tom' na verdade são graus. Tom é a sonoridade, as notas que são utilizadas para determinadas músicas ou partes da música. Por exemplo, se você utiliza a escala de dó maior, e tudo encaixa perfeitamente, muito provavelmente o tom daquela música é dó maior.

    Agora, tomando como base a tonalidade de dó maior, e analisando seus graus (nome dado às notas que compõe uma escala) a sua 'tabelinha' ficaria assim:

    Nota (letra correspondente) - grau (função do grau)

    Dó (C)- 1° grau (tônica)
    Ré (D) - 2° grau (supertônica ou sobretônica)
    Mi (E) - 3° grau (mediante)
    Fá (F) - 4° grau (subdominante)
    Sol (G) - 5° grau (dominante)
    Lá (A) - 6° grau (superdominante)
    Si (B) - 7° grau (sensível quando 7ª maior e subtônica quando 7ª menor)
    Dó (C) - 1° grau (tônica) [novamente tônica porquê na verdade é a mesma nota dó, só que uma oitava acima.]

    Sim, em relação à tônica, G é a quinta e E é a terça de C. Isso você tomando como base a melodia, e a sua relação com a tônica. Agora, se você for analisar nota por nota, todas as notas tem uma relação com outras, que são chamadas intervalos. Esses intervalos são de 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, e à partir daí, são intervalos compostos (8ª seria a 1ª uma oitava acima, 9ª a 2ª uma oitava acima, 10ª a 3ª uma oitava acima, e assim por diante). A característica desses intervalos você ou procura em algum livro de teoria, ou se você realmente estiver muito interessado, eu posto aqui, mas agora não que eu ja to escrevendo demais.

    Mas é assim: de C para G, você tem um intervalo de Quinta Justa, e de G para D você também têm um intervalo de Quinta Justa (que são 3 tons e 1 semitom). Em relação aos intervalos, eles são os mesmos, agora se você for ver os graus em relação ao tom, G é o Grau V e D é o Grau II. Não se pode misturar as duas coisas, são analises de conceitos diferentes.

    Espero ter esclarecido alguma coisa! Mas acho que isso vai gerar mais perguntas também. = P

    Death Knight
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ah, esqueci de falar sobre a questão do acorde que você mencionou.

    Bom, se o tom for dó maior, e a guitarra ou violão estiver fazendo um C7M, você pode sim utilizar a escala de dó maior, sem problemas. Agora se o tom for sol maior, que também possui o acorde C7M, por exemplo, você deverá utilizar a escala de sol maior.

    Guto EADG
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é mais fácil pensar nas notas que compoem cada acorde. pelo menos eu acho.

    Guto EADG
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    uma tabela de intervalos que vc pode ver no braço do baixo:


    OITAVAS - Exatamente a mesma nota, só que com o dobro da frequência
    (no caso de mais aguda) ou o dobro (no caso de mais grave). Muito
    importânte quando se usa o "slap n´ pop"... bate o dedão na nota e faz
    o pop (puxar a corda por baixo) na oitava.

    G |-----|-----|-----|-----|-----|--8--|-----|...
    D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
    A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
    E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


    QUINTA - A quinta é componente principal em quase todas os acordes,
    em qualquer acorde que você digite uma quinta existe grande chance de
    que feche perfeitamente com o som... também é util no slap´n´pop.

    G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
    D |-----|-----|-----|-----|-----|--5--|-----|...
    A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
    E |-----|-----|-----|--5--|-----|-----|-----|...

    TERÇA MAIOR - Fecha quase com todo acorde maior, é a nota que diferencia
    um acorde maior de um acorde menor.

    G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
    D |-----|-----|--3--|-----|-----|-----|-----|...
    A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
    E |--3--|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

    TERÇA MENOR - Idem a 3a maior, só que para acordes menores.

    G |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
    D |-----|--3--|-----|-----|-----|-----|-----|...
    A |-----|-----|-----|-XXX-|-----|-----|--3--|...
    E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...

    SÉTIMA DOMINANTE (ou menor) - Fecha com diversos acordes, principalmente
    acordes em sétima e em Blues. Tem o sentido de tenção, ideal para fechar
    compassos ou voltar a tônica.

    G |-----|-----|-----|--7--|-----|-----|-----|...
    D |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...
    A |-----|--7--|-----|-XXX-|-----|-----|-----|...
    E |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|...


    ...agora o mapa da mina...

    O MAPA COMPLETO.

    G |-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|-7M--|-8---|-9m--|...
    D |-2M--|-3m--|-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|...
    A |-6M--|-7m--|-7M--|-XXX-|-2m--|-2M--|-3m--|...
    E |-3M--|-4P--|-4+--|-5P--|-6m--|-6M--|-7m--|...

    Ps. - m = menor
    - M = maior
    - P = Justa
    - + = Aumentada


    chr19
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara isso tudo é um pouco complexo, pois deve ter um bom estudo de harmonia e improvisação, para saber quais notas devem ser aplicadas e não colocar qualquer uma, no meu caso estudo bastante os modos, e uma escola interessante pra mim é sempre escutar bons baixistas e tentar tocar os fraseados deles, assim vc vai poder aplicar em alguns momentos, tem de estudar muito e ouvir muita coisa boa, no meu caso gosto de cds de baixistas e muito Jazz.

    denismonteiro
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Guto EADG
    !
    loco esse mapa hein?
    vou até salvar!
    super prático!
    minha cabeça funciona assim... muitas vezes não sei as notas de um riff mas minha mão sabe exatamente onde tocar....
    bizarro....

    Baxista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara é o seguinte, vc tem é que procurar um bom professor, é claro que vc também que se esoforçar para aprender certas coisas sozinho, que são difíceis, não precisa de tanta explicação, se compreender a formação das escalas já é um passo! Porque tudo parte daí, pra pode colocar frases usando a escala que é "simples" é claro no sentido de compreensão, porque para encaixar de uma maneira mais exata na música exige um esforço do seu ouvido e intuição! Compra revistas de bateria que vem com cds de ritmos, não precisa ser tão complexo, existem alguns bons, nem tão lento nem tão rápido, porque como vc sabe o baixo acompanha a batera, então comece a associar a digitação da escala depois que vc aprender em que ela se baseia, na estrutura e comece a digitá-la, tentando associar ao ritmo da batera do cd, isto ajuda muito, é como um metrônomo, vc vai adequar seu ouvido a perceber o ritmo, suas pequenas variações.

    Baxista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Para poder aplicar as escalar montando as frases baseadas nela, é o seguinte vc pode usar os setores do baixo, por exemplo a escala é baseada em 3 setores, de 4/4/4 e assim formando os 3 setores, vc pode escrever uma escala de C por exemplo em cada setor, não precisa basicamente começar por C, vc pode começar pela 5º terceira enfim, vc fará da melhor forma que achar melhor, lembrando que tem que seguir as notas dentro dos 8º graus, você pode começar com qualquer nota dentro da escala e assim passando pelos setores, ao qual mencionei. durante uma música, é uns dos fatores básicos do entendimento dos solos, tem muita gente que pergunta de como aqueles caras fazem solo o tempo todo, parte deste princípio, porque o cara usa a escala em toda a extensão, sem se prender na formação que vai na sequência normal, 1,2,3,4,5,6,7,8º ele só usa as notas delas, mais pode mudar a sequência começar pela nota E ou etc.

    Baxista
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A escala que mencionei 4/4/4 é o so braço do baixo, que forma as 12 casas.

    1 abraço

    robgd
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cara...pra voce criar alguma coisa voce temq ouvir muiiiiito, tente ouvir linhas de groove de baixo depois mistura tudo isso no tom da musica jogando tonica e oitava

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a criar virada / solos grande dificuldade!