Baixo de 7 cordas Quais as vantagens?

Autor Mensagem
Alex Navarro
Veterano
# out/06


Estou criando este tópico para tirar algumas dúvidas com vcs.

Andei lendo alguns tópicos e não encontrei aquilo que eu procuro saber.

Qndo um amigo meu me pediu para fazer o Brutal de 7 cordas eu achei exagero e coisa de quem quer aparecer. O que não deixava de ser em parte.

Acontece que depois que eu terminei e comecei a testa-lo vi que era uma "delicia" de tocar e já pensava em ficar comigo.

É um pouco complicado abafar as cordas que vc não quer usar, mas é mais fácil encontrar as notas que está todas á mão sem precisar ir muito longe para toca-las.

A digitação de escalas e formação de acordes é bem mais legal e converter músicas clássicas do violão para ele ficou muito interessante.

Pois bem, fiquei com vontade de desenvolver um baixo que fosse para essa finalidade e não pegar só m dos modelos de 5 e aumentar as medidas para comportar mais cordas.

Fiz alguns corpos e braços de MDF para testar tamanho e simular a tocabilidade e cheguei neste modelo do link abaixo.

Estava pensando.. é um baixo interessante que vai de baixo a praticamente as graves da guitarra e no uso do Tapping vc tem mais recursos que um de 5 cordas.

Mas no entanto, 8 cordas já é exagêro.

Pois bem... procurei quem os fabricasse aqui, mas encontrei poucos. Gostrai de ver trabalhos de luthiers nessa linha e trocar idéias sobre seus projetos e com quem se interesse por eles

Abraço e espero seus comentários

o link para o meu protótipo: http://www.nbspickups.com/baixos/imponent-7c1.htm

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


Pow bacana!! belo trabalho!! mas eu mal sei tocar em 4 cordas!!! huhuhuhu

Mr. Pereba
Veterano
# out/06 · Editado por: Mr. Pereba
· votar


cara, não sou luthier, mas nao podia deixar de parabenizar o projeto!

realmente o baixo ficou muito lindo e como diz o nome, IMPONENTE! vc olha e da muita vontade de testar!

mas ae, como ficou a configuração das cordas? vc disse que chega praticamente aos graves da guitarra... ficou EBGDAEB (1ª>7ª)?

valeu e mais uma vez, PARABENS!

FBassist
Veterano
# out/06
· votar


* a proposito? a primeira corda (fina) é afinada em F???

Anulsotam
Veterano
# out/06
· votar


pow cara, eu não curto muito esses baixos com mais de 5 cordas, mas esse seu parece q ficou muito bom, parabens pelo trabalho!

:]

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


...mas eu mal sei tocar em 4 cordas!!! ...

Cara, isso realmente não é verdade... veja.. de 4 cordas vc tem de ir mais longe para fazer uma escala com 3 modos e neste caso no de 7 vc tem tudo numa linha de 5 casas do B ao F. Ao contrário do que a maioria pensa é mais fácil improvisar e estudar escalas e acordes que os de 4 cordas .. pense nisso!

Mr. Pereba

As cordas são D´daria e as primeiras são as 0.26 e 0.34

Tô pensando em fazer uns 5 destes no mês que vem.. mas não sei se tem gente assim que queira comprar isso heheh

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Obrigado pelos elogios... mas esse é protótipo ainda apesar de ter ficado bom para tocar com as cordas bem baixas mesmo

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


Bonitão cara !

ja_silveira
Veterano
# out/06
· votar


Obra de arte!!!!!

Ch4p0L1N
Veterano
# out/06
· votar


mto foda

Zpok_Bass_ACP
Veterano
# out/06 · Editado por: Zpok_Bass_ACP
· votar


Bah velho q foda, ta bunito pra kramba o baixo kra 7 cordas.... é li o seu tópico achei interessante a idéia, escolheu muito bem as cordas... mais no caso qual seria a afinação ???
Seria Dó ou Mi Ô.o hehehe???
Vlw's abraços kra
E uma dúvida qual o peso desse baixo rs?

WormKrash
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro

algum toque especial pra conseguir uma ação tão baixa? olhando pelas fotos precem grudados nos trastes, deve ser muito macio pro tapping.

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


WormKrash

As cordas ficam baixas como num baixo Ken Smith. O braço tbm é bem fino.

Para isso o tensor tem de ser muito bom e eu ainda coloco um material de isolação térmica. Ele não age 100% na isolação, mas é muito melhor doque não te-la.
O importante é o braço mover o mínimo possível. Os baixos que tenho feito para testar meus caps (os últimos a partir do brutal 4 cordas http://www.nbspickups.com/alexbasses.html) os caras tem sempre comentado que mesmo com essas mudanças de temperatura os braços não se movem. O Magrão que pegou o último de 5 cordas vai para SP 3x por semana e Sta Cataria tbm, vai e volta e o braço não sai do lugar.
Isso é ótimo, mas o corte e a escolha das madeiras tbm são importantes.
Para conseguir uma ação boa vc precisa além da madeira com um bom corte e tensores rigidos e com recurso vc também precisa evitar certar madeiras como por exemplo madeiras duras como o Marfim como maior parte do braço.
É um erro pensar que braço bom é braço duro. Se assim fosse o Maple (que é macio) não prestaria para braços correto?

Bom... o braço estando estável e com as cordas esticadas eu deixo lá uns dois dias e vou aos poucos ajustando o tensor conforme as cordas vão empenando o braço. Vou fazendo isso até que o tensor chegue no ponto que segura o braço o mais reto possível então o deixo lá pelo menos um dia parado.

Isso tudo sem os trastes. Vc notará que a escala não fica completamente reta e é isso que tem de ser trabalhado com a lixa. Nivelar a escala, colocar e tirar as cordas algumas vezes até que vc ao tocar não tenha nenhuma raspada.
É bom tbm que a escala seja cônica e não cilindrica para se ter uma boa ação do começo ao fim.
Quando tudo estiver certo é hora de colocar os trastes. Eles devem entrar e pousar corretamente em toda sua estensão na escala e sem colar. É possível tbm para trabalhos mais tops coloca-los com calor, entram macio sem agressões e quando esfriam a madeira se espande novamente segurando firme os trastes.
Vc fazendo o nivelamente da escala vc quase não precisará mexer nos trastes.
Esse baixo eu só tive de corrigir dois pontos que foram o 19º na corda B e o 7º na corda D e só.
Cordas baixas tbm tem haver com a tocabilidade. Eu toco de leve a forte dependendo da música e como eu a quero executa-la e por isso essa altura vai bem.
Tem amigos meus que tocam bem pianinho de levinho o que possibilitaria abaixar até um pouco mais o que seria uma ação dos bons Tobias por exemplo.
Para quem mete a mão mesmo como o Zeca de Oliveira (que penso em disponibilizar algumas gravações aqui desse p* baixista português) é preciso soltar um pouco o tensor para que as cordas da região centrar não vibrem causando aquele som de raspando. Ou para quem não se encomoda com cordas um poico mais altas no fim da escala aumentar um pouco as cordas.

Zpok_Bass_ACP

A afinação não precisa ser o padrão BEADGCF, vc pode variar. O Zeca por exemplo usa duas afinações. Uma ele usa como a do violão de 7 cordas e a outra como um baixo mesmo. Já ví num site estrangeiro um cara usando a B no lugar da A e as cordas iam diminuindo para baixo e acima dela. Acho que dá pra inventar um monte de coisas

Eu tô curtindo passar os classicos que sei no vioão para o baixo... tem ficado legal.... chorinho também é legal de fazer...

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Ah me desculpe.... não é muito pesado não... Não dá para evitar o peso das tarraxas mas coloquei Cedro Rosa nas laterais e uma madeira mais dura no centro que foi o Angelim. O Alngelim é muito usado para batentes, mas dá um som bem médio com uma mista de ataque bem Slap in the face ... então o pessoal diz: Angelin!?

Mas o Purple Heart que é o Roxinho e é usado por todas as marcas do mundo é madeira de roda-pé, forro, etc heheh o negócio é o som!

Savant
Veterano
# out/06
· votar


Tá muito bonito!!!!!
Qual é a dimensão do braço?!?

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Savant

Eu quis fazer este extreito.... fiz com espaçamento de 14mm a 16,5mm

no fim da escala tem quase 10cm

WormKrash
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro

MUITO obrigado pela aula.

aproveitando o gancho sobre afinações, estou pensando em por um Fá no meu baixo de 6. Qual bitola de corda está utilizando nesses instrumentos? acaba sendo uma corda de guitarra avulsa?

um abraço.

janick
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro
Impotente?!?
hauhuahau
To zuando cara. Ficou legal, mas não curto baixo com braço bitelão assim. Fica meio feio. Mas p/ quem gosta é muito legal.

Puta que pariu hein Sam? Ta enchendo o fórum com essas merdas de anuncios.

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


janick

Zuou bonito heheh

Sam?
Que é sam?

Eu não tô fazendo anúncio não... eu quero saber sobre a aceitação disso!

É feio é, exagêro tbm é... mas é bom de tocar e estudar sabe...

Valeu pela opinião.. é isso q qro mesmo

Obrigado!

Drifter
Veterano
# out/06
· votar


Muito bonito mesmo esse baixo...
o braço é da largura da minha perna!

Muito legal!

Avid
Veterano
# out/06
· votar


cara lindo show de bola! gasta qts isso ae!!!!!!

conehc
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro
Parabens pelo baixo
Parabens pela mini-aula de lutheria... nao sabia que baixos mais top eram feitos assim...

Eu nao agrado de baixos com mais de 4 cordas mas deu vontade de tocar nesse ai... realmente parece absurdamente macio... e pra quem gosta de fazer uns lances mais rapidos indo do grave ao agudo deve ser um sonho...

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Mais uma vez obrigado pelos comentários...!!!!

"gasta qts isso ae!!!!!! "
Como eu faço praticamente tudo não fica muito caro não. É mais o tempo de fabricação, a madeira bem selecionada e estável que as vezes vc pega uma prancha inteira para separar pouas partes sem falar na dificuldade de encontrar mogno e jacarandá.


Parabens pela mini-aula de lutheria[i]
Não foi uma aula e estou muito longe de dominar o assunto para poder ensinar luthieria. Foi mais uma mostra de como eu faço o meu trabalho. Cada luthier faz de um jeito quase particular.
.. mas se for útil é válido!! :)

Para quem é de São Paulo ficará mais fácil testar meus captadores em breve. Vou ver com uma escola ou loja de fazer um Workshop com eles e por tabela os meus baixos estarão lá e acho que de alguns outros luthiers tbm....

Meu gosto particular de alma são de 4 cordas tbm.. imbatíveis!!!!

janick
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro
Beleza man!!
Mas o Sam é o dono disso aqui. Fica enchendo desses anuncios aqui já hehehe

Mr. Pereba
Veterano
# out/06 · Editado por: Mr. Pereba
· votar


Alex Navarro

Como eu faço praticamente tudo não fica muito caro não.

Vc poderia adiantar uma faixa de preço pra esse baixo, cara?

E outra coisa....gostei muito do design desse baixo...vc tem fotos de outros modelos q vc fez ae pra eu dar uma olhada?

Valeu! e como dizia minha professora de 1ª série: Continue assim! hauhauhaua pena q eu nao continuei! hauhauha

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Mr. Pereba

Eu faço baixos quando na na telha... gosto de fazer nos finais de semana.
Dependendo do tempo que eu levo para fazer e do material que uso
Os valores mais altos são par aqueles que dão muito trabalho e são feitos com madeiras muito, muito, muito especiais... aquelas que custam a aparecer outra novamente.

O valor agrega não só o custo direto do material como também o tempo de trabalho como já disse, mas tem tbm a garantia de um trabalho bem feito, a garantia de que é um instrumento para a vida toda, etc.

Acho que não posso passar valores aqui... já levei uma advertencia e não estou afim de levar outra.
Nos links acima tem os ends para as fotos de meus outros baixos.
Meu site de captadores é o http://www.nbspickups.com

Obrigado

conehc
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro
(acho que esses valores vc vai poder falar)...

bem, pra quem ja tem um "set" de ferramentas para marcenaria quase completo (falta so uma serra fita), fica muito caro pra poder começar a fazer uns prototipos de baixos assim? nao com tanta qualidade, apenas pra diversao, como hobbie? tipo, pranchas de madeira de media qualidade sao muito caras?

Mr. Pereba
Veterano
# out/06
· votar


Alex Navarro

Valeu cara, nem tinha reparado no link la em cima...Realmente gostei pra caramba do teu trabalho...soh falta ouvir a sonzera que essas crianças fazem neh! vc nao gravou nada ae q possa disponibilizar?

Me interessei nesses captadores tambem...o preço ta muito bom....otimo custo/beneficio...viu cara, falando nisso....acabei de comprar um Cort Artisan B5 com captação Bartollini MK1....vc acha q essa captação eh realmente muito boa como o pessoal fala ou dá pra melhorar muito ainda?

Obrigado pelos esclarecimentos ae cara, vc eh muito gente boa!

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


Mr. Pereba

Obrigado Sr. ou melhor, Mr.

As gravações vivo pedindo para os músicos e eles nunca me mandam.
Eu mesmo não vou à estúdios mais pois realmente estes caras na maioria dos casos não compreendem oque eu quero com gravações.
Só farei agora qnd tomar vergonha e instalar aqui o necessário para gravar em casa e assim fazer do jeito certo.

Para vc ter uma idéias sobre meus caps. Um músico evangélico excelente baixista de uma cidade próxima de campinas comprou meus caps para colocar em um baixo de luthier. Ele tinha acabdo de gravar um CD com um Warwick Corvette. Uma semana depois ele me ligou dizendo que refez todas as gravações com o baixo novo com NBS pois gostou mais dos resultados... Esse foi um dos meus primeiros clientes com o meu primeiro modelo de captador.
Vc pode ler os depoimentos em meu livro de visitas e conferir.

Outro dia encontrei o Serginho Cravalho (baixista do Djavan) que disse: "cara quero seus captadores, são muito bons!! Estou experimentando alguns modelos de um outro fabricante e ainda não gostei de nenhum e o seu gostei no ato!"
Recentemente conversei com ele, mas como a Zaganin está acertando com o Cabrera, o Serginho não poderá utilizar meus caps.

Agora deixa eu parar de me gabar dos meus caps :)

Cara esse Cort tem um Bartolini bem sem vergonha. É um bartô tipo 3ª linha feito sabe lá onde com autorização para usar o nome sabe. É uma pena que marcas como a Bartolini e outras se vendem assim pondo em risco seus trabalhos que levaram anos para chegar ao pondo onde chegou.
Mas tbm tem outro lado, os paises pobres não consomem muito seus produtos devido aos seus valores, mas a vontade é grande então acabam fazendo estas linhas inferiores com materiais ruins com fabricação chinesa ou coreana e assim o pessoal pode se deliciar com a logo marca tão desejada em seus instrumentos mesmo que estes não correspondam verdadeiramente com a qualidade dos originais mais caros.
Na maioria dos casos, nem conhecem o som verdadeiro daquele ou outro pickups e toma como certo e correto os tímbres dos quais usam.
Um caso comum é oq acontece com a EMG que muitos dizem ter tocado com EMG mas que não os agradou, mas tocaram com EMG select ou HZ que são sub linhas da marca.

Alex Navarro
Veterano
# out/06
· votar


conehc

No caso da fita, pegue uma tico-tico profissional bosch, DeWalt, Metabo ou Makita... dá para fazer o trabalho.

Madeiras vc pode encontrar em marcenarias e madereiras.
Não precisam ser as famosa. Sendo boas par a função tá valendo.

Procure na net livros de luthierias para pegar algumas manhas. Eu tenho dois livros interessantes e um deles é para iniciantes. Vou ver o nome e te passo .. comprei ele quando estava viajando, mas dá para comprar pela net ou na Freenot com certeza.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo de 7 cordas Quais as vantagens?