Tablaturas X Ouvido.

    Autor Mensagem
    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Steve Harris eh o cara


    Sempre fui de correr atrás de tablaturas pra tokr as musicas q eu gosto. Foi um bom aprendizado pra pegar técnica e tal e enqto as musicas q eu tokva eram faceis de achar em tablatura (comecei pelo cifraclub, ai fiko foda de achar algumas e passei pro guitar pro) mas hj em dia tem mta música q eu gostaria ou preciso tokr q não encontro mais no guitar pro. O programa é super prático, vc pega uma música e em 15 minutos tah tokndo ela jah, ou entaum passa suas composições com mta facilidade pra lá. O problema é q eu to começando a achar q tanta facilidade "emburrece", to penando mtooo pra tirar músicas simples de ouvido q naum tem em cifra ou no guitar....

    Bom entaum, eu qria saber, se eu treinar bastante tirar de ouvido tem como eu tirar as músicas mais rápido? pq tem vezes q passo dias tirando só uma música e as vezes isso não eh pratico.

    Fora q o baixo eh um instrumento ingrato nesse ponto, tirar as melodias de guitarra eh super simples pq ela aparece bem, mas em músicas q o baixo tá mais "escondido" e onde ele é bastante elaborado é realmente mto dificil de tirar de ouvido, pra mim uma tarefa impossivel é tirar músicas do Helloween por exemplo, o baixista faz linhas independentes da guitarra e as vezes elas são mto baixas e dificeis de ouvir, ou entaum tão fora da música q fik mto dificil de tirar. Ou pior ainda, tirar Symphony X e Dream Theater de ouvido!!! isso eh mto foda de fazer, as escalas nunca são "normais" sempre tem mta coisa cromática q deixa mais dificil de tirar de ouvido.

    Tambem qria reclamar q tem mtaaaaaaaa tablatura de baixo errada por ae, guitarrista ou qualq otro cara q naum seja baixista se mete a tirar e fik tudo errado, com o tempo consegui reparar essas imperfeições e corrigir, mas iniciantes vão ver tablaturas dessas, tirar e achar q estão tokndo certo(como eu fazia com certas músicas no começo).

    Então eu qria aproveitar e propor pra galera no forum sempre q puder colocar tablaturas de músicas q tirou por aki pra qualq dia q alguem precise urgente (ou q alguem queira conferir se tirou corretamente uma música) possa pegar aki. Por isso nesse tópico ou em algum outro especifico podiam fikr links de sites com as tablaturas ou elas próprias nele msmo.

    Hj msmo eu tava tirando a musica Center of The Universe do Kamelot q é uma música simples mas mtoooo dificil de tirar de ouvido ja q a gravação naum eh lá essas coisas.

    -E pra finalizar voltando ao assunto desse tópico, o q q vcs preferem: Tirar de ouvido ou Pegar tablaturas? Quais as opiniões a respeito dos 2?
    (essa idéia começou a ser desenvolvida no topico "Tablaturas ou não" soh q mudou de rumo)[b][/b]

    mal pelo texto grande, mas esse é um assunto q eu acho importante de ser abordado

    Guto EADG
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    isso eh uma coisa q eu realmente ando frustrado. e tenho certeza q a culpa foi dessa facilidade q eh pra tirar uma musica hoje. basta um pouco de treino mecanico e e esse maldito guitar pro que com certeza foi feito por alguem que nao queria q ninguem mais fosse musico. papagaios naos sabem o q estao dizendo.

    isaqueras
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Steve Harris The Man...
    ... Tu tokou num ponto muito importante.
    Quando eu era músico ativo (no bom sentido kk), toda vez que tinha de acompanhar alguém usando Cifra e acredito que pra tablatura o efeito seria o mesmo, eu tmb emburrecia.
    Tornava-se um vício olhar para a pasta, tanto que tem músicas que tokava nakela época, que naum decorei nem sequer a letra até hj.

    Em relação ao ouvido, disso eu posso falar, pois o meu ainda é bem apurado. Quando ouço uma música, pode ser até em fita k7 gravada por camelô, percebo nitidamente o baixo e no começo a minha dificuldade era realmente o contrário da sua: eu n ouvia a guitarra.

    Pow bro, só posso a te aconselhar, ouvir algo que tenha o baixo mais audível, tipo os samba, reggae akeles rockinho abbilis, só pra tu pegar percepção.

    Depois tu pega o som que vc gosta.

    Eu odiei quando me deram esse conselho, mas hj agradeço a quem me deu o mesmo.

    Ah... detalhe... nakela época n tinha computador e tirávamos tudo gravando algumas vezes até do rádio. Talvéz essa dificuldade e essa persistência tenham gerado alguns dos músicos fera que temos hj.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Steve Harris eh o cara

    cara eu sempre toquei de ouvido...em pouquissimos casos eu recorri a tab... mas tipo pq a parte q eu tava fazendo num tava igual e eu queria melhorar...mas naum curto tab...principalment pq o q mais gosto de tocar num tem tab...entao meu "aprendizado ou repertorio" ficaria limitado demais...

    isaqueras

    nakela época n tinha computador e tirávamos tudo gravando algumas vezes até do rádio. Talvéz essa dificuldade e essa persistência tenham gerado alguns dos músicos fera que temos hj.
    acrescento ... alguns dos melhores....!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tablaturas X Ouvido.