.:: Agora já aprendi as escalas... .::

    Autor Mensagem
    Carlos.Felipe
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Carlos.Felipe


    ... o que é que eu faço com elas? Na maioria do material que vejo por aí só ensina as escalas, mas não a utilidade prática delas.

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    improvisos, linhas, riffs..enfim...

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    FBassist, pode dar um exemplo?

    Minow
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe
    pega uma base que esteja num tom, digamos, de Am. fica fazendo uma pena de Am, subindo e descendo, vc vai entender.... claro que nao se resume a isso, depois vc vai aprendendo a quebrar o tempo, e usar só as notas que te interessam da escala.

    MaurícioLeite
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    vc vai aprendendo a usar c o tempo
    nas linhas, riffs..

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe
    ah cara, são tantas, dexo ver um exemplo...

    Hino Nacional Brasileiro...

    qualquer coisa que você tocar certamente vai estar dentro de uma escala...

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Muito bem, deixa ver se entendi:

    A música está em dó maior e tem os seguintes acordes, por exemplo: C Am F G C. Então, se eu quiser acompanhar a música, no acorde C eu vou tentando encaixar as notas da escala de dó; no acorde de Am, eu vou tentado encaixar as notas da escala de lá menor e por aí vai?

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe
    Sim, mas o legal é evitar começar pelas tonicas pq fica mto manjado...

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe

    Isso Carlos. No começo fique somente na escala de Dó maior e faça notas da escala dentro do tempo do compasso de Dó. Essa seqüencia de notas casadas com o acorde é chamado de groove.

    Depois você repete isso para Am, para F e G.

    Dai você pode inventar um som na sua cabeça que case com música, mas necessariamente não respeitando a seqüencia de acordes.

    Por exemplo, no groove do Am ponha umas notas como si e dó (que vão gerar uma sensação de espectativa). Volta para o groove de C (mesmo a sequencia de acordes estando em F). Isso vai dar um sensação diferente e quando a seqüencia de acordes for para G volte a fazer aquele groove de G do começo.

    Dai quando voltar de novo para o C, volte junto fazendo a cabeça de nota.
    Parece que vai acontecer um alívio e o som volta a ficar redondinho.

    Essas nuances diferentes passam a dar certo pois estarão todas "dentro da escala". Daqui a pouco você vai ficar craque nisso.

    Dai você vai tentando transmitir uma emoção no seu groove, até esquecendo que acorde a base está fazendo. Mas você vai ter segurança que no final da sequencia sonora aquele alívio gostoso vai acontecer pois as notas estarão todas dentro da escala.

    Ai você vai começar a entender de Harmonia.

    O único problema é ficar só tocando notas dentro da escala sem transmitir emoção. Isso é fritação e os guitarristas adoram fazer isso e dizem que é solo...

    FBassist
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Improvisação não tem como explicar, cada um tem seu jeito e tecnicas, em uma melodia AM-F-C-G de principio fique em C.

    se preocupe em fazer todas as notas com clareza, não ligue para velocidade e tente explorar bem as notas afim de nao fazre repetição...

    O resto é só treino e tempo...

    isaqueras
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Olha bro, eu qdo comecei, tmb fikei viciado em tudo quanto é escala que aprendia, mas no fundo n sabia q fazer com elas.
    Daí eu partí pra tirar as músicas de ouvido, pois tinha facilidade pra isso.
    Com o tempo, me enchi de tirar as músicas certinho e comecei a improvisar. Foi aí que descobrí a utilidade das escalas, que me ajudavam muito a compor linhas para esses improvisos.
    Hj sai automático. Quando vou ver ja estou improvisando em cima de uma escala conhecida.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe

    Agora harmonize cada uma delas e conheça as aplicações de cada uma.

    Campo Harmônico e Harmonização: Tópico Oficial

    Carlos.Felipe
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Galera,
    Muito obrigado pelas dicas.
    Por isso que não vivo sem o FCC.

    Abs.

    jjmartins
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Carlos.Felipe
    cara , pra improvisar você tem que conhecer bem as escalas,escalas para nós músicos tem a mesma importância que o ar tem para os pulmões.Uma penta de (lá menor) por exemplo: éla pode ter 5 modos e até 6 se quiser , dominando assim o braço inteiro do baixo.Se o tom da música for em LÁ MENOR você pode usar os 5 modos que vão estar em 5 desenhos diferentes,mesmo que a harmonia mude voce pode continuar em penta de la menor que não vai chocar, ou usar a escala relativa maior dela que seria a escala de dó maior que também tera 5 modos ;5 desenhos diferentes tem ouras opçoes como foi citado por nossos amigos,tenha em mente que improvisar não escolher notas,é preciso muito estudo,dedicaçao ,domínio e técnica.Com isso se consegue ficar seguro,ter segurança é preciso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a .:: Agora já aprendi as escalas... .::