Guitarra semi acústica ligada em linha

    Autor Mensagem
    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17


    Opa, boa noite, comprei uma guitarra semi acústica, tagima blues 3000, como faço shows acústicos fiz uso dela ao vivo, ficou muito bom, mas posso continuar a usar ligado direto em linha ou tenho que usar um direct box (vou adquirir o ultra GI 100 di behringer, o vermelhinho) para esse uso, não uso pedais de distorção, somente um chorus, o compressor e o reverb da mesa (yamaha mg12ux), valeu!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    O DI tem necessidade com cabos acima de 7m, mas é realmente bom operar com sinal balanceado ao vivo, pra fugir do ruído.

    TODAVIA... Se tu uso esse board, forem pedais com buffer, o DI ativo perde a função. Se forem TBP, considere por um buffer no fim da cadeia e um DI passivo no final.
    Esse Behringela tá uns 320 reais no mercado, com essa grana mais uns 50 pila tu já compra um Whirlwind IMP2 que é várias e várias vezes superior. E acaba mantendo o nível equilibrado na cadeia.

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: Friederich
    · votar


    Opa, obrigado pela resposta, o pedal que eu uso é um pedal boss chorus CH1, agora o reverb e o compressor eu uso da minha mesa yamaha (mg12ux), os cabos não chegam a 4 metros de distância. Quanto ao DI da behringela (hehehe, gostei) vai vir dos USA no valor de R$ 130 ($40), por isso do meu interesse em adquirir.
    Seguinte eu vi um video no youtube que um camarada usava o di da behringer para ligar a guitarra na mesa, com distorção, mas vou usar guitarra limpa, devo adquirir para essa finalidade, ou posso continuar a usar como está, sem o directbox. valeu!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Usar sem direct tu pode sim, mas operar com sinal desbalanceado está sujeito a ter ruídos e interferências - não significa que vai dar, significa que PODE dar.

    Todo Boss é com buffer, então já dispensaria o DI ativo. Se vai trazer de fora, tem opões BEM MELHORES que um Behringer. Inclusive o IMP2 citado, custa seus 40~50 dólares, bem proporcional...

    Se tu quer o GDI, ok! Compre-o, esqueça tudo o que eu disse, e seja feliz!
    Na minha experiência, a diferença é nula! Só mesmo vai ter menos chance de ruído / interferência magnética por causa do sinal estar ao menos em metade do caminho, balanceado.
    O tal DI também tem simulação de caixa que pra ti novamente não serve de muita coisa - com distorção dá certa diferença. Eu já toquei num, queria usa pra gravar, mas não é aquela coca toda não. Na sua proposta eu acho um péssimo negócio, porque pagará por buffer e simulação de caixa que são dispensáveis. Além de misturar equipo bom (Yamaha, Boss, Tagima) com um meia boca (Behringer)... Um elo fraco na corrente, basta para ela ser frágil...

    vi um video no youtube que um camarada usava o di da behringer

    Com o perdão da palavra, grande bosta! Isso não serve de muita coisa, Simplesmente porque tu está num contexto diferente do cara lá...

    Seja honesto contigo e comigo, porque tu quer este DI? O que tu espera de melhoria usando ele? Estou tentando entender isso pra te ajudar melhor.

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    hehehe, massa man, gosto das suas respostas, a aquisição desse di seria para simular um ampli, mesmo sendo clean como vou usar, e realmente ela dá uns ruidos, mas vou mandar blindar a guitarra, mas como é voz e guitarra, volume baixo mesmo, dá para segurar, mas estou olhando aqui esse imp2 no site da guitar center, sai $47 (153 reais), estou gostando dele viu

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: Friederich
    · votar


    mas eu gostei muito da guitarra semi acustica no meu som como está viu

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Opa, aproveitar e perguntar aqui, o meu violão ativo (yamaha apx 700 II) deve passar por um direct box antes da mesa, valeu.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Eu trabalho nessa área, então estou habituado a responder essas perguntas, e descascar este tipo de abacaxi. Não é nenhuma novidade, e mesmo entre técnicos acabamos por discutir diferentes formas de fazer uma coisa...

    O IMP2 é o default aceito em shows nacionais. Realmente é um trator, nunca ouvi um caso que deixou na mão, e olha que na empresa tinha uns tão surrados que escrevemos de marcador permanente as marcações...

    Ele não simula um amplificador, simula uma 4x12", esteja ciente disso. Novamente coloco em xeque a necessidade dele, sendo que está funcionando bem assim.

    A blindagem do instrumento não resolve os problemas de ruído que é captado, no cabo. Resolve interferências eletromagnéticas que possam vir a acontecer com os captadores.
    Não estou dizendo que não faça a blindagem, isso é mui importante! Estou dizendo que blindagem não vai tornar teu cabo imune a funcionar como antena de RF, ou a sofrer com alguma indução de fonte externa -- cabos de energia, se cruzando com o cabo do instrumento costumam interferir assim.

    Abertamente, eu não investiria nada no set se ele tá funcionando. Mas claro, trazer um DI do estrangeiro pode ser uma oportunidade rara, talvez única, então é de se pesar realmente. Existem outras marcas, e vale a pesquisar por elas. Mas não caia no conto do vigário: DI é DI, a diferença entre um comum e um para guitarra não existe praticamente, talvez por um recurso ou outro a mais.

    meu violão ativo (yamaha apx 700 II) deve passar por um direct box antes da mesa

    Como ele já tem um buffer interno, não necessariamente, desde que se fique abaixo dos 7m. Se acima disso, é bom colocar um DI, também passivo.

    EM TEMPO...

    Não esqueça dos cabos. Eu recomendo de pé junto os cabos e conectores da Amphenol, não tive nenhum tipo de problema com eles. Os Neutrik talvez por ser muito mais popular, tem sido alvo de falsificação. Não sei dizer se foi o caso, mas andei montando uns 40 cabos e me lasquei tive de refazer quase metade deles. Adeus lucro...

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Cara, me ajudou demais man, vou pegar esse IMP2, como vc disse é uma baita oportunidade mesmo, pois o cara vai comprar nos USA e trazer aqui na minha casa, sem custo a mais, quanto aos cabos eu uso dois blindados da santo angelo o samurai 10ft, muito obrigado pelas orientações man!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    Consideraria trazer uns cabos, ein!

    Esse Samurai é de 0,30mm², a bitola recomendada é acima de 0,5mm², mas pessoalmente recomendo 0,75mm² pra cima... 1mm² já começa a ficar excelente. E não é caro cabo bom lá fora! Um Lava Cable dos mais simples se apresentou muito superior a um Santo Angelo médio...

    Friederich
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    massa man, valeu demais!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra semi acústica ligada em linha