Ensaio nos fones/Guitarra em Linha?

    Autor Mensagem
    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15


    Boa noite galera minha duvida é a seguinte.

    Estou pertentando ensaiar com minha banda dentro do quarto de condomínio, na verdade até já ensaiamos só que sempre num horário que os vizinhos dos lados não estão mas agora pretendemos usar um ensaio por fones.

    Primeiramente vou expor como eu pensei.

    voz/Instrumento/bateria eletrônica - mesa de som - amp de fones de ouvido (sei que existe um equipamento ideal para isto mas o custo é muito alto).

    A vozes beleza nas entradas de microfone.
    Guitarra 1 - Possuo um ME25 que tem como ligar em linha na mesa
    Baixo - Baixista tem uma pedaleira da voz e o amp tambem tem saida de linha (Fico em duvida qual procedimento)
    Guitarra 2 - Possui pedais e o amp com saida de linha (Fico em duvida tambem)

    1_Eu preciso de que exatamente pra ligar na mesa a guitarra 2 e o baixo?

    2_Posso usar as saídas de linha dos amps ligado no DI depois na mesa?

    3_Uso saídas de linha no simulador de alto falante depois mesa de som?

    4_Uso das pedaleiras pro DI e mesa de som?

    5_Ou talvez a do baixo uso direto a saida de linha do amp e a da guitarra um simulador de alto falante ligado direto na pedaleira e mesa?


    Desde já agradeço a atenção sei que minhas duvidas são chatas hehe

    Obs: Eu li bastante coisa já aqui no fórum sobre os assuntos, mas nada especifico, se já tiver a resposta pro assunto peço desculpas.


    ¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦¦

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Tem muita coisa sobre o assunto, mas fica um tópico como Dica:

    Ensaio em casa, com banda - Retorno individual só em fones. (A felicidade dos vizinhos!)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/208629/

    Cup Noodles
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Olá!

    Ja passei por isso pra tocar com uns amigos.
    no nosso caso eram: 2 guitarras, 1 baixo, 1 bateria eletronica e 1 Teclado.

    Era um processo bem simples... pelo menos da forma que fizemos.. e a qualidade era ótima.
    o que utilizamos:

    1 - 5 Fones de ouvido Xtreme Isolation (pq ai vc nao escuta o barulho das baquetas,.. ele isola completamente o audio externo.)
    2 - 1 Mesa de som de 8 portas (usamos de 8 pq precisava ser mais de 4 mas acho que nao existe de 5 portas)
    3 - um Power play de 8 saidas.. pq ai tinha 1 pra cada fone e 1 pra ligar no notebook e gravar.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696512487-amplificador-power-pl ay-pro-8-behringer-ha-8000-_JM

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Muito obrigado pela dica amigo, essa do fone mesmo eu nem tinha pensado.

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sei que existe um equipamento ideal para isto mas o custo é muito alto

    Parei aqui. Sem material, não dá para trabalhar. Tirar água de pedra até dá, leite não.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Sim sim mas eu digo ideal pra não usar a mesa e o amp de fones, tem um equipamento que faz as duas coisas já não lembro o nome

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    Tem vários... Roland HS-5 é um...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Se eu tirar da saida de linha da guitarra para um Gi 100 que simula alto falantes e ligar na mesa sera que fica bom?

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Teoricamente... Na prática isso é subjetivo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    1_Eu preciso de que exatamente pra ligar na mesa a guitarra 2 e o baixo?

    Teoricamente, nada. Como os dois amplificadores em questão têm saída de linha, a impedância destes sinais é compatível com as entradas de linha da mesa de som, portanto não seria necessário usar um DI.

    2_Posso usar as saídas de linha dos amps ligado no DI depois na mesa?

    Pode, mas não acho necessário. Como já disse, como as saídas de linha dos amplificadores já têm impedância compatível com as entradas de linha da mesa de som, não seria necessário um DI para compatibilizar estas impedâncias. Pelo o que já li a respeito, só se usa DI para estes casos quando a distância entre o amplificador e a mesa de som é muito grande, pois neste caso o comprimento do cabo cria uma indutância significativa que interfere na impedância.

    3_Uso saídas de linha no simulador de alto falante depois mesa de som?

    Sobre qual simulador de alto falantes você está falando?

    4_Uso das pedaleiras pro DI e mesa de som?

    No caso da sua Boss, você pode ligá-la direto na entrada de linha da mesa de som, sem precisar de DI. É importante verificar quais são as configurações possíveis para a saída da pedaleira ou se ela já tem uma saída de linha física. Para dar um exemplo, eu tenho uma Roland GR-55 (prima da Boss GT-10) na qual é possível configurar a saída dela conforme o equipamento ao qual se deseja conectar: line/phones (é essa que eu uso pra ligar na mesa de som), combo, stack, etc.

    No caso da outra guitarra que tem pedais e amplificador com saída de linha, o mais adequado é ligar a saída de linha do amplificador na entrada de linha da mesa de som, sem precisar de DI.

    5_Ou talvez a do baixo uso direto a saida de linha do amp e a da guitarra um simulador de alto falante ligado direto na pedaleira e mesa?

    De novo te pergunto: sobre qual simulador de alto falantes você está falando? De qualquer forma, já dei as sugestões de ligação para o baixo e a guitarra nas respostas acima.

    Depois de responder às suas perguntas, vou dar minhas considerações finais. Eu acho que um ensaio deste tipo pode não ser muito "agradável", principalmente se os membros da banda não forem acostumados a tocar com fones de ouvido em casa. Além disso, vocês dispõem de todos os equipamentos para fazer um ensaio deste tipo e eles possuem qualidade razoável? Considere analisar fazer ensaios um estúdio, que é o melhor ambiente para se ensaiar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    A quantidade de moleque que quer "reinventar a roda" e simplesmente fazer o que é errado ou inconveniente é espantosa...
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Eu já fui destes... Às vezes a gente não entende porque temos que fritar primeiro a cebola e depois por o alho, sendo que os dois são tempero.
    Com o tempo passamos a ver que se fizer isso vamos ter torrado o alho...

    É parte natural do aprendizado... Apesar que alguns nunca aprenderam a cozinhar.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    Apesar que alguns nunca aprenderam a cozinhar.
    Acho que não aprendem é a pensar...
    Abç

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Muito obrigado pela resposta Erico foi bastante esclarecedora, quanto ao estúdio já vamos quando temos dinheiro, eu mesmo tenho um grande desvio na coluna e não tenho carro então é um gasto e também cansaço ir no estúdio, mas sempre quando odos os integrantes da banda estão com dinheiro vamos.

    Acho que o Mauricio não entendeu que eu não disponho de dinheiro e pobre compra o equipamento que cabe no seu bolso se eu tivesse grana comprava o equipamento ou até mesmo ia toda a semana em estúdio que esta uma fortuna .

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Este seria o simulador

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693732867-pedal-simulador-ultra g-simulador-de-gabinete-4x12-gi100-_JM

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Ismah
    A quantidade de moleque que quer "reinventar a roda" e simplesmente fazer o que é errado ou inconveniente é espantosa...
    Abç


    Achei desnecessário teu comentário, mas tudo bem, nessa teoria quem não tem dinheiro pra comprar uma Fender não pode tocar guitarra, eu não compro o equipamento 100% certo pelo seu custo absurdo.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Alias pra quem estava me ajudando e não só me criticando eu vou por esse caminho.

    Vozes | mesa
    Guitarra 1 | ME 25 - Mesa
    Guitarra 2 | Pedais - Utra G - Mesa
    Baixo | Pedaleira - Bass Amp - Saída de Linha Mesa

    Saída da mesa - Entrada do amplificador de fones
    Ai mando 4 vias de fones com o melhor isolamento possível

    Muito obrigado aos que ajudaram, sugeriam ou criticaram... Quando eu digo que tem um equipamento certo seria o IDEAL mas quando não se tem o dinheiro pra casa de concreto a gente mora na cabana.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    Baixo | Pedaleira - Bass Amp - Saída de Linha Mesa

    Se o baixista tem uma pedaleira com saída de linha, dá pra ligar assim: baixo -> pedaleira -> mesa.

    É importante saber pesar um pouco dos dois lados da moeda quando se fala nas opiniões dadas aqui no FCC. O Mauricio Luiz Bertola e o Ismah são caras vividos e sabem do que estão falando, por isso devemos respeitar a opinião deles. Por outro lado, se você está procurando uma forma viável e possível de você ensaiar com a sua banda, tentei dar dicas neste sentido, porém você tem que ter ciência de que esta é uma solução de improviso e que o resultado sonoro não será bom. Uma solução desta natureza, baseada em ligação na mesa de som e monitoração por fones, é conceitualmente semelhante à utilizada em apresentações ao vivo por aí, com a diferença que quem a aplica utiliza equipamentos de qualidade (fones Koss Porta Pro, sistema in-ear para monitoração, bons amplificadores para fones de ouvido, pedaleiras som boas simulações e recursos para ligação em linha, etc.).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    ErickDutraLemos
    Cara, em 1° lugar trabalhe.
    Eu faço isso desde os 17 anos e aprendi a construir instrumentos estudando e ouvindo pacientemente outros que sabiam mais que eu, e meus pais também não tinham dinheiro para me dar instrumentos, e, se tivessem, se negaram à fazê-lo pois naquela época (a 40 anos atrás!), tocar era coisa de comunista, bicha ou maconheiro ou as 3 coisas juntas! (vivíamos em uma ditadura cara!).
    Portanto, pare de mi-mi-mi e "corra atrás"...
    Em 2º lugar, todo esse equipamento que vc disse dispor, não é para pobre. Pobre realmente não tem grana para comprar isso aí que vc disse ter...
    Em 3º lugar, vc erra ao querer pautar seu "futuro" trabalho por ensaiar em casa. Ensaio é num estúdio, com um baterista e assim por diante. Ensaiar com fones dentro de quartinho só serve para compor e olhe lá! Não há dinâmica ou interação e vc aprende pouco sobre o que é tocar para um público; ou seja: vais gastar tempo e dinheiro pra nada.
    Queres ensaiar e não incomodar os vizinhos ou sua família? Isso JÁ É ERRO... Agora, se tu quer estudar sem incomodar ninguém? Compre isto aqui e ligue um MP3 nele e o instrumento também:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-708840324-mini-amplificador-par a-guitarra-joyo-ja-03-tube-drive-_JM
    Mas não espere milagres que isso não existe. Ensaio é em estúdio... (ou então numa garagem de uma casa grande onde incomodar vizinhos seja algo relativo - e mesmo assim vcs terão que ter equipamentos).
    Mas, vamos pensar na hipótese de que vc na verdade não é pobre, trabalha e tem dinheiro para gastar nesta aventura de ensaiar em quartinho (que eu já sei que não leva à lugar algum...). Você terá que compra isto aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694905209-promoco-mesa-arcano-a rm-se4-usb-in-delay-4-canais-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697885995-pedal-nig-as1-amp-sim ulator-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709543409-palmer-pdi-09-melhor- speaker-simulator-igual-pdi-03-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-700852101-amplificador-para-fon es-de-ouvido-ha400-behringer-4-canais-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682301769-bateria-eletrnica-mod ulo-de-ritmos-dr-3-boss-frete-gratis-_JM
    Faltam ainda cabos de ligação e a conta de luz e aprender a lidar com o equipamento e sua regulagem....
    Se esse investimento aí é coisa de pobre... Acho melhor vc repensar o seu "projeto"....

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Eu respeito que tu saibas mais que eu Mauricio , só não acho necessário ficar fazendo gracinha comigo acho que isso. No que isso me ajuda ou te ajuda?

    Primeiramente eu trabalho sim sou web designer, segundo não sou rico e terceiro eu vou fazendo aos poucos o que dá para ser feito e as condições dos meus parceiros de banda também é bem complicada.


    Alias eu disponho com mais de 5 anos de luta e não tenho nada top de linha se juntar tudo não compra uma fender.

    Só achei sem motivo tua piada mas te respeito, porem estou aqui pedindo ideias precisava fazer piadinha? não é mi mi mi é respeito só isso que eu digo.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Eu respeito que tu saibas mais que eu Mauricio , só não acho necessário ficar fazendo gracinha comigo acho que isso. No que isso me ajuda ou te ajuda?

    Primeiramente eu trabalho sim sou web designer, segundo não sou rico e terceiro eu vou fazendo aos poucos o que dá para ser feito e as condições dos meus parceiros de banda também é bem complicada.


    Alias eu disponho com mais de 5 anos de luta e não tenho nada top de linha se juntar tudo não compra uma fender.

    Só achei sem motivo tua piada mas te respeito, porem estou aqui pedindo ideias precisava fazer piadinha? não é mi mi mi é respeito só isso que eu digo.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    E muito obrigado pelas dicas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    ErickDutraLemos
    Não tem piada nenhuma, nem "gracinha" cara...
    Muito pelo contrário. Falei com toda a seriedade...

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    E que nem sempre o que é "ideal" ou "conveniente" é possível no momento, eu moro em AP com certeza meu sonho era ter uma casa ou até mesmo ter um estúdio de ensaia. Se não foi piada peço desculpas.

    Só acho que tu também deve ter batido mt a cabeça pra chegar onde chegou, e muitas vezes ter feito o que dava no momento pra num amanha conquistar coisas melhores.

    Boa noite!

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    ErickDutraLemos

    Baixo | Pedaleira - Bass Amp - Saída de Linha Mesa

    Se o baixista tem uma pedaleira com saída de linha, dá pra ligar assim: baixo -> pedaleira -> mesa.

    É importante saber pesar um pouco dos dois lados da moeda quando se fala nas opiniões dadas aqui no FCC. O Mauricio Luiz Bertola e o Ismah são caras vividos e sabem do que estão falando, por isso devemos respeitar a opinião deles. Por outro lado, se você está procurando uma forma viável e possível de você ensaiar com a sua banda, tentei dar dicas neste sentido, porém você tem que ter ciência de que esta é uma solução de improviso e que o resultado sonoro não será bom. Uma solução desta natureza, baseada em ligação na mesa de som e monitoração por fones, é conceitualmente semelhante à utilizada em apresentações ao vivo por aí, com a diferença que quem a aplica utiliza equipamentos de qualidade (fones Koss Porta Pro, sistema in-ear para monitoração, bons amplificadores para fones de ouvido, pedaleiras som boas simulações e recursos para ligação em linha, etc.).


    Respeito e eu sei como é bom ensaiar num estúdio já fui quando dava e fui muito infelizmente agora esta bem complicado e alternamos ensaios em estúdio como eu já havia dito. Só acho que não precisa querer pisar nos meus calos só por que eu sou iniciante.

    ErickDutraLemos
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mas agradeço a todos.

    Ismah
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    ErickDutraLemos
    E que nem sempre o que é "ideal" ou "conveniente" é possível no momento, eu moro em AP com certeza meu sonho era ter uma casa ou até mesmo ter um estúdio de ensaia.

    Cara, talvez o Bertola tenha escolhido as palavras erradas. Mas como disse acima, não tem como tirar leite de pedra.

    Vc está indo contra a maré, tentando ensaiar num apartamento. O Bertola foi sábio, bem sábio, ao dizer que já está começando errado tentando ensaiar sem ser percebido. Isso na hora de ir para o ao vivo vai ferrar contigo. Conheço gente, que toca e canta sem monitor, apenas ouvindo a sobra do PA.

    Vc quer qualidade?

    Beleza, compre os cabos (40m para atuar com folga), uma interface, ou mesa que faça isso, de uns 16~24 canais in, por 6 stereo out (ao menos) um computador porrada, alguma DAW, e plug ins, e com eles, simule até o cheiro da sala. Crie sub mix para cada músico.

    Pronto, qualidade de estudio, custando entre 8 e 15 mil...

    Quer algo marromeno? Algo na onda do Roland HS5, ARC-MON8, que é feito para tal. Cada um terá de simular caixa e ambiência.

    Baixo se não tiver pedaleira, vc liga no DI, e direto na mesa.
    Pedaleiras, se tem simulação interna, direto na mesa.
    Pedais precisa do cab simulator, senão soa muito caixa de abelha.
    Teclado(s) direto na mesa.
    Voz direto na mesa.

    Cada um com seu fone SF, sintonizado na mesma frequência.

    Qualidade de pub, custando de 1000 a 4000 reais.

    Quer algo que saindo som tá bom? Mixer analógico de N canais, power play, 40m em cabos P10-J10 TRS (stereo), power play, e fones. Coisa que o cara te disse lá em cima já.

    Apenas veja bem, vc já largou de cara que era caro demais um power play. Pronto, ali vc empaca a parada... Banda tem seu custo, precisa de investimento...

    Sei que não é a realidade que vc pode pagar hoje. Mas infelizmente, ter banda é algo que exige investimento. Também sei que a vida é dura, nem todos limpam as nádegas em notas de 100, e sei que todos estamos de uma forma ou outra, disputando nosso lugar ao sol. Só não dá para fugir infelizmente de um investimento, mesmo que mínimo, para a coisa toda dar certo...

    Ainda assim, esse tipo de ensaio é muito difícil vingar, porque é extremamente broxante. Pela minha estrada, a banda acaba em menos de 2 meses, porque ir pro ensaio deixa de ser prazeroso, e passa a ser agoniante.

    erico.ascencao

    Obrigado pela referência. Mas qualquer um pode aprender, basta estudar e praticar. :)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    ErickDutraLemos
    Só acho que tu também deve ter batido mt a cabeça pra chegar onde chegou, e muitas vezes ter feito o que dava no momento pra num amanha conquistar coisas melhores.
    Você não imagina como...
    Como o Ismah bem observou, vc está começando errado.
    Faça o certo... E divirta-se, pois isso é o mais importante.
    Para encerrar a conversa, cito um trecho da entrevista de André Christovam, Nuno Mindelis e Marcos Ottaviano (que dispensam comentários) na Guitar Player deste mês:
    "... Produzimos uma safra de músicos de blues de nível internacional no Brasil. Nossa evolução é muito pertinente, mas a nova geração não tem lugar para tocar. É uma preocupação, uma vez que o artista não está exposto ao público, mas apenas à avaliação de um botão "curtir" no Facebook. Não há base para evolução. A relação com o público fica efêmera. Existe uma malandragem que vem do contato com a platéia(...). Há muito guitarrista bom tocando no quarto, mas isso não leva à nada. Saia de casa pra toca! (...) Na internet, jovens guitarristas possuem à disposição, por exemplo, Earl Hooker para ouvir e tirar, mas eles não vão até uma garagem para fazer música com outros dois caras e aprender coisas importantes (...). Existem muitos guitarristas bons para a câmera (...), mas quando eles se vêem na vida real, não conseguem conversar musicalmmente..."
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ensaio nos fones/Guitarra em Linha?