Uso de Phantom power em instrumentos na gravação!

    Autor Mensagem
    Felipe Dantas
    Membro Novato
    # mar/17 · Editado por: Felipe Dantas


    Olá pessoal.
    Minha duvida de hoje e se instrumentos como guitarra,baixo,sanfona,teclado... etc, Necessitam de phantom power, e se há algum problema em duplicar o sinal desses instrumentos com Cabos Y, para que seja enviado um dos sinais para um pre amp Digimax d8 e o outro sinal para uma mesa digital behringer x32.

    HotLicks
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Felipe Dantas
    "guitarra,baixo,sanfona,teclado... etc, Necessitam de phantom power"
    Não, apenas microfones.

    "há algum problema em duplicar o sinal desses instrumentos com Cabos Y, para que seja enviado um dos sinais para um pre amp Digimax d8 e o outro sinal para uma mesa digital behringer x32."
    Não. Você também pode fazer isso com um A/B Box.

    HL

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Felipe Dantas

    - Phanton Power é, em princípio, para microfones Condensadores. Ligar instrumentos, dinâmicos e etc., não têm serventia alguma.

    – Instrumentos musicais e outros equipamentos ligados nos conectores LINE (P10) não são afetados pelo Phantom Power.

    – Microfones dinâmicos não são afetados pelo Phantom Power. O microfone “usa” o quanto de voltagem precisa, e os dinâmicos não precisam de voltagem, logo não usam nada. Não queimam nem o som é afetado de alguma forma. Tal fato deu origem ao nome do recurso: alimentação fantasma (não afeta nada, é invisível, parece que não existe).

    Pode duplicar o sinal dos instrumentos com Cabos Y, mas NÃO ligue um cabo Y na entrada Phanton Power.

    Obs: você já fez pergunta parecida num outro tópico, da qual nem retornou. Evite ficar criando tópicos sobre o mesmo assunto. Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    O microfone “usa” o quanto de voltagem precisa, e os dinâmicos não precisam de voltagem, logo não usam nada.

    Vindo de ti essa machucou os ouvidos...

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ismah

    "Vindo de ti essa machucou os ouvidos..."

    Não entendi o porque?

    TODO microfone usa algum nível de energia para funcionar. Sem energia nada "anda sozinho" pelos cabos. Dinâmicos são basicamente "um alto falante" ao contrário (possuem ímã, bobina e diafragma, que faz o papel do cone do falante), então a própria movimentação obtida pela pressão do som gera a energia suficiente para chegar, via cabo, até o destino. A energia aqui é gerada mecanicamente e transformada.

    Os condensadores, eletretos ou capacitivos, possuem duas placas polarizadas, uma faz o papel do diafragma, mas ao contrário dos dinâmicos, precisam de uma fonte de energia para essa polarização, e, a maioria ainda possui um circuíto para aumentar o sinal, então precisam de uma fonte externa de energia.

    Alguns, NÃO necessitam de Phantom Power, trabalham com baterias ou pilhas de 1,5 à 9 V, alguns podem ser também alimentados por porta USB (5 V). Phanton Power fornece 48 V em regra, 52 V em algumas mesas.

    Se vc ligar um microfone que usa 9 V no Phanton Power ele irá usar somente os 9 V que precisa para funcionar, e não os 48.... esta sobra é "descartada" sem prejuízo algum.

    48 V é o que, geralmente, os Phanton providenciam, mas nem todo microfone condensador é 48V de consumo.

    Tu não deveria ter faltado nessa aula tchê!!

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Não faltei Lelo... Sei muito bem disso, inclusive que boa parte dos eletretos dispensam energia, pois o eletreto de fato (uma fina membrana) é carregada permanentemente. O que precisa de energia é o FET contido nele, ou seja o pré-amp.

    Como também que não dá para "escolher" a tensão de operação, sempre estará vinculado a tensão fornecida, que é variável...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uso de Phantom power em instrumentos na gravação!