Stems - Modo interessante para distribuição de música.

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # jul/15


    A ideia é excelente: multitrack para as massas.
    Eu apreciaria muito se virasse popular:

    http://www.stems-music.com/

    Terá uma ferramenta simples para os leigos
    montarem a coisa:

    http://www.stems-music.com/stem-creator-tool/index.html

    O compressor é o que será usado para o mal, certamente.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Casper

    Escutei umas 4 ou cinco músicas e realmente o pessoal esta abusando do compressor.
    A imagem do arquivo wav estão uma pilha de tijolos.
    Característica marcante deste novo ciclo digital de áudio.

    Pelo que percebi a maioria das músicas é feita por loops, o que mostra o crescimento deste segmento.
    Fazer loops pode ser um bom negócio, tendo as ferramentas corretas não é tão difícil de produzir assim.
    Basicamente um pacote envolve algumas músicas completas, só que já feitas e montadas no sentido de encaixarem com outros loops de modo a possibilitar novos arranjos e misturas, e novas músicas a gosto do usuário com outros pacotes, separados por Estilos, Tom e BPM, assim por exemplo um baixo e uma percussão de determinado pacote, podem ser usados juntamente com outros, isto é possível quando os compassos ficam bem determinados, isto é quando o início e final deles ficam feitos de forma a facilitar o encaixe.
    E se usar as ferramentas de fade in e out e crossfade facilita ainda mais.
    Se deixar os loops bem equilibrados no nível de volume e equalização bem dizer a mixagem fica pronta (claro existem outros efeitos).
    Depois vem a masterização automática por estilo ou por modelo que se importa de outra música de referência. e o software faz os ajustes a sonoridade da mídia de streaming. (aqui os conceitos de mixagem/masterização são diferentes do modo tradicional, é tudo mais simples)

    As vozes dos loops são feitas com frases simples (frase completa no sentido vocal) para poder encaixar, desenhadas e montadas com opções de poder alterar o tom e bpm e soar bem.
    Com a tecnologia de elastic áudio isto é possível, e aqui que novas DAWS especializadas em loops, leves e de baixo custo estão surgindo e pegando mercado das tradicionais.
    A música é montada por partes com variações de números de compassos, podendo o loop por exemplo ter 4 compassos, mas o usuário se quiser pode reduzir e encaixar somente com 2 dois compassos (ou diferente e até reduzir ou prolongar o loop), e assim sucessivamente com todos os loops.
    E quanto melhor o loop mais sequências diferentes podem ser feitas.
    E assim pensa-se também na hora de fazer as possíveis montagens de sequências de acordes.
    E as progressões da harmonia são simples, não tem acordes sofisticados, seguem o básico dos Tons maiores e menores e olha lá, a parte da harmonia é bem limitada, o que por um lado empobrece a música.
    A única forma de poder criar uma harmonia melhor é adicionar um outro loop solo que contenha a(s) nota(s) que alteram o acorde para o formato desejado, que com dois ou mais instrumentos (compatíveis) soando ao mesmo tempo geram um novo acorde.
    É o conceito de criar uma música completa em poucos minutos, onde a criatividade entra na capacidade de saber encaixar e combinar os loops, com um conhecimento musical mínimo, bem dizer inexistente.
    E as distribuidoras/desenvolvedoras ganham dinheiro divulgando e vendendo, softwares e hardware, as músicas e os pacotes para fazer estas músicas, o que alimenta toda uma cadeia produtiva de áudio de pequenos estúdios e compositores, e até de home studio, sem a necessidade de tratamento acústico, uma vez que é tudo digital e não envolve gravações reais, exceto para quem montou o loop.
    E aqui além do PC entram os Tablets e smartphones para produzir isto, e até hardware/softwares especiais e portáteis como a Native Instruments esta fazendo, um enorme mercado em expansão.
    Hoje em dia até as pessoas mais simples estão começando a ter acesso, assim como aconteceu com o rádio portátil de pilha, agora na era digital.
    Loop musical também é arte, dependendo da combinação pode surgir algo inusitado e bem feito.
    O público final são basicamente os ouvintes de streaming, onde o importante é ter um som com as características da era digital, quanto mais sintetizado (artificial) melhor vai soar, música 100% artificial, estamos vivendo uma era de milhões e milhões de músicas instantâneas e descartáveis, bem poucas vão ser lembradas no futuro.
    A música é bem simples, outro dia fui numa formatura de uma turma de um curso de fotografia, e tinha lá um DJ tocando (sic), o som era mono, tinha somente uma caixa de som bem potente.
    E tava lá o Traktor software da native instruments.
    Para mim em pleno século XXI com toda a tecnologia atual é inaudível ouvir um som mono ao vivo, feito de forma tão simplória, por pessoas que não tem o mínimo do mínimo de conhecimento musical.
    Conversando em reservado com ele percebi que ele não entendia nada de música, de Tom de escalas etc...
    Ele simplesmente misturava os Loops com algumas músicas conhecidas do público em geral e adicionava percussões e loops sem ter um critério baseado na boa teoria musical, simplesmente ia encaixando o que achava que ficava bom, mostrei para ele, que estava usando loops em tons diferentes e bmps diferentes, e que isto não era bom.
    E só de pensar que um dia cheguei a admitir a hipótese de fazer um curso presencial de DJ na escola que ele estudou me deu arrepios, e tem muitos cursos de áudio em geral que o pessoal dá aulas sem ter condições, isto é sem ter conhecimento musical sólido, e se aventuram e vão levando a coisa em frente na maior cara de pau e audácia.
    Como se diz, em terra de cego quem tem um olho é Rei.
    Expliquei que ele tinha que usar o recurso de mudar o tom e ajustar o tempo das batidas, e que se fosse pegar uma música de terceiro e editar, tinha que primeiro saber o tom e a sequência de acordes, e que era necessário o uso de outros softwares mais especialista nesta partes para poder preparar o material previamente.
    Muitos DJs já baixam na Internet certos arquivos e templates para determinadas músicas, mas quando vão criar algo, não sabem o que estão fazendo.
    Ele simplesmente respondeu que fazia de ouvido e que era sensível dando uma de bom.
    O ouvido é importante , para ouvir e detectar quando algo esta errado.
    Quem trabalha com sequenciamento musical sabe que é fácil errar na digitação das notas e acordes, e o músico de verdade usa o ouvido por natureza para tirar e criar uma música, mesmo sem conhecimento de teoria musical, agora combinar diferentes loops só de ouvido não dá certo não, muito menos misturar com ritmos e batidas diferentes.
    A percussão em geral é quase toda atonal, o mais importante é o ritmo e as bmp, e acham que podem misturar todos os loops da mesma forma, e que o programa vai ajustar tudo automaticamente.
    Não estou generalizando, nem criticando os DJs que cumprem o seu papel, mas tem cada figura por aí.
    E parece que infelizmente as pessoas nem ligam para isto, alias, grande parte nem sabe o que é polifonia, e muito menos som estéreo, e menos ainda surround.

    Casper
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Caro Adler3x3:

    Eu particularmente considero música feita completamente
    baseada em loops um modo pobre e inferior de se fazer música.

    Sim, existem ferramentas para se manipular loops com
    inteligência. Por exemplo, o ReCycle da Propellerheads é
    sensacional. Mas o cidadão despreparado não consegue
    usar. Eu garanto que um conhecimento musical é pré-requisito
    para o uso desse tipo de ferramenta.

    Estava eu outro dia tranquilo quando recebi um convite
    para assistir uma palestra de um conhecido produtor de
    música eletrônica. Me cadastrei e no dia comecei a assistir
    a tal palestra, sentado no conforto de meu sofá.

    O que eu não estava era pronto para o que veio a seguir.
    O método revolucionário do cidadão (que vende um curso
    presencial muito bem pago) se baseia na ideia que não
    é necessário nenhum conhecimento musical para se fazer
    música. A partir de templates do Ableton Live, qualquer
    ser humano, em menos de 30 minutos está apto a participar
    da próxima edição do Sónar. Também aprendi que não devo
    investir em equipamentos, porque tudo que eu preciso na
    vida é uma versão do Ableton Live.

    Esse é o tipo de preparo que o aspirante a músico eletrônico
    encontra no mercado. Isso explica muito a qualidade do
    que se encontra nesse segmento musical. Sem suor e
    dedicação, nada na vida atinge objetivos. Uma ferramenta banal
    de composição só vai devolver um resultado do mesmo tipo.

    Não sou músico profissional, não me considero melhor
    que ninguém, mas nesse dia senti vontade de entrar no
    chat e dizer o que penso. Mas me contive.
    Deve ser a tal da maturidade.

    guitarrista nerd
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Casper
    Faço das suas palavras as minhas.

    Infelizmente teremos que conviver com este declínio musical e apreciar o lado underground da musica com a carência de bons músicos e produtores conservadores, isto não é decorrente só no Brasil em todo o lugar estão se baseando de estúdios e músicos virtuais e "músicos genéricos" para controlar tudo através do seu teclado do computador até mesmo grandes nomes da produção musical estão "economizando" tempo e dinheiro com este sistema.
    O que revolta mesmo são os pseudo produtores como este DJ que citou, ja vi casos parecidos na minha cidade onde um "produtor" (de renome na cidade) ensina em seus "cursos" a criar tudo simulado via DAW e Pluguins a unica coisa que precisa saber usar é um controlador e conhecer um pouco de teoria musical....

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Casper

    O que quis dizer na questão de qualidade da harmonia é a limitação de se fazer acordes, a maioria destes programas peca pela falta de recursos nesta parte.
    E tem muita música sampleada por aí que se limita a três ou quatro acordes por música.
    Não sou contra o uso de loops, afinal nenhum músico é completo, nenhum sabe tocar e usar todos os instrumentos e como hoje em dia tudo passa pelo computador, seja com reais ou virtuais, o seu uso faz parte.
    O Rex do Reason dá para fazer muita coisa, mas também exigem um mínimo de conhecimento.
    A pobreza que me referi é esta a total ausência de conhecimento básico, digamos elementar.
    Agora os Templates e a parte de midi do Ableton se desenvolveu bem, mas é muito mais do que isto, não sei este curso que você se referiu, mas o Ableton envolve complexidade, vai ver o cara explorou este lado mais fácil, e claro fez um curso para faturar em cima.
    Vendendo ilusões
    Tem vários programas que rodam paralelo ao Ableton, mas pelo que pude perceber são ferramentas de composição, parece que o Ableton tem uma certa linguagem de programação por scripts.
    Também não sou um grande músico, e não é o meu estilo ficar criticando, mas tem alguns casos que é difícil contemporizar, onde o cara não sabe nem o que é tom.
    E este papo de música de meia hora, na verdade não existe, estão vendendo uma ilusão., mesmo para encaixar os loops não é tão fácil assim, requer micro-ajustes e muita edição.

    Edit:
    E assim como na música tradicional na forma de compor e tocar, existe o inusitado, o inesperado que faz parte da criatividade musical, é isto que estão desprezando, desde que surgiu a energia elétrica novos instrumentos surgiram totalmente artificiais, e nem por isto a criatividade morreu, só que na questão de loops, dá para ser criativo também, só que as músicas que estão fazendo para isto são muito limitadas, e feitas rapidamente numa enxurrada de loops de baixa qualidade, nem tanto na questão de áudio mas sim na questão musical, o problema é quem esta fazendo estes loops.

    Casper
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Caro Adler3x3:

    Eu não menosprezo o Ableton Live, que é uma ferramenta
    sensacional de composição, nas mãos de quem sabe o
    que está fazendo. Por ter esse lado aparentemente simples,
    pode ser usado de forma imbecil também. Claro que qualquer
    ferramenta de composição pode ser usada de forma imbecil,
    mas o Ableton por algum motivo foi eleito como ferramenta
    padrão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Stems - Modo interessante para distribuição de música.