Reaper + Asio travando com tarefas mais complexas

    Autor Mensagem
    DiegoidBorba
    Membro Novato
    # mar/15


    Srs., boa tarde,

    Pesquisei em tópicos antigos mas não encontrei questionamentos parecidos com o que tenho a seguir, com muito trabalho consegui o Kontakt 5 com a library Alicias Keys, agora o segundo passo é gravar, tentei utilizar Sonar, Nuendo e agora o Reaper, o Reaper é um excelente programa percebi que de todas as DAW's para se trabalhar com VSTi ela é uma das mais leves, só que estou com um problema, consigo gravar uma track tranquilamente, mas quando vou realizar alguns outros tipos de tarefas dentro do próprio Reaper, meu PC dá um 'click' na caixa de som (um sonzinho como se estivesse plugando um fone de ouvido) e o programa Reaper para de responder, esse barulho me fez levantar a hipótese de ser o Asio que esteja travando, porque quando abro o Reaper ele fica rodando em segundo plano, já tentei restaurar todas as configurações, mas ainda não encontrei o que pode ser, alguém aí teve situação parecida ? Ontem mesmo tentei duas coisas, uma delas era abrir o Devices para mudar de Asio para DirectWave e a tela parou de responder, e a segunda coisa salvei o projeto Reaper normalmente, depois fui renderizar e converter em arquivo .WAV ou .MP3 ele também trava e para de responder.

    Me ajudem, ou se puderem de repente me recomendarem outra DAW que trabalhe com o Kontakt serei muito grato.

    Buja
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    DiegoidBorba
    Antes:

    Todos os drivers da sua maquina estão instalados e atualizados?
    Qual a configuração da sua maquina?

    Tarefas pesadas com o Reaper tambem travam na minha maquina. Por exemplo, a partir de 8 tracks com fx ja começa a ficar bem lento. Come um processamento danado.

    DiegoidBorba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    O Asio e o drive do meu piano digital estão todos atualizados, não pude checar da minha placa de áudio onboard Realtek, mas isso poderia interferir ?

    Meu laptop é um Dell Inspiron 14R com i3 4GB DDR RAM e 500 GB de HD.

    O que acho mais estranho é este 'click' no áudio quando ele trava, quanto ao processamento acredito não ser memória porque até quando tento renderizar para um simples .mp3 uma track só, ele trava da mesma forma.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    DiegoidBorba

    Aumentar o tamanho do buffer costuma tirar os clicks...

    DiegoidBorba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    RafaelBernatto

    Entendi, irei tentar assim que chegar em casa, realmente eu diminui para 256 Kbytes para reduzir a latência...mas o click realmente poderia travar todo reaper ?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    oops post duplo.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    DiegoidBorba

    No seu caso você tem que tentar otimizar seu PC, placas de som On-Board do tipo Realtek não são adequadas para a produção musical, pelo simples fato de que não foram projetadas para isto, servem para ouvir som no PC, mp3, assistir vídeos , joguinhos etc...
    Já tive um micro com a Realtek e realmente não conseguia fazer muita coisa, mas rodava. com limitações.
    E o Vsti que você esta usando é pesado.
    Como fica num Vsti do Kontakt não tão pesado?

    Pontos de atenção: (não necessariamente expostos na ordem mais lógica)

    - tem um tópico aqui no fórum feito pelo Edson Caetano específico sobre as configurações da Realtek, pesquise;
    Sobre a Realteck tenho as minhas dúvidas, acho que esta interface não é plenamente compatível com os Drives Asio, assim muitas vezes pode ser melhor usar outras configurações de Drive de áudio.
    - sempre quando for alterar algum instrumento, incluir alguma track, incluir algum efeito ou inserir qualquer coisa no projeto, dê uma parada (stop ou pause), para dar play ou rec novamente somente quando concluir a operação ;
    - reveja as configurações do Kontakt, tente aliviar aqui em instruments options, e fique atento usando o perfomance meter do Reaper e verificar como esta o consumo da memória ram e da cpu, quando dá play;
    conforme o caso tem que gravar track por track e depois transformar em audio (wav), para depois gravar a outra track e assim por diante;
    Dependendo do VSTi pode ser que o seu setup do computador não aguente;
    - use um desfragmentador de disco pelo menos uma vez por semana;
    - abra o gerenciador de tarefas do windows e olhe como esta o consumo
    da CPU e da memória física, vai aparecer todos os processos, verifique com o reaper aberto, quais os outros programas/processos/serviços que estão consumindo muitos recursos.
    O svchost.exe do windows tem bugs que até hoje a microsoft não conseguiu resolver, mas não adianta querer fechar o svchost, tem que analisar a lista dos programas que consomem os recursos, e se não forem essenciais para o funcionamento do windows desabilitar no processo de inicialização do sistema;
    As vezes se resolve o problema do svchost, simplesmente desabilitando o windows update.
    - Instale na sua máquina o Ccleaner um programa muito bom para melhorar a performance, assim como o Defraggler (do mesmo produtor), e faça bom uso.
    - quando você esta trabalhando exclusivamente com áudio, desligue a internet e programas antivírus, isto por si só já aumenta um pouco a perfomance;
    - No Reaper use a gui (interface) sem firulas, isto é evitando carregar elementos gráficos sem necessidade;
    Use a forma mais simples de gui no Reaper, desabilite também as perfumarias aqui.
    - Faça o mesmo no Desktop do windows, o desktop quando esta cheio de ícones de atalho, compromete o desempenho geral, deixe limpo, sem papel de parede e outras perfumarias, se quer abrir um programa use o menu iniciar e selecione o que quer usar,mas evite estes atalhos;
    - e tem mais outras formas de otimizar o windows, pesquise e revise, mas só faça aquilo que tem consciência plena do que esta fazendo;
    - o espaço livre de disco também é importante, tem que ficar com o mínimo de 30 % livre da capacidade real;

    Um outra DAW bem leve é a a Podium (zinewave), meio complicada de usar, ao mesmo tempo que parece ser simples, parece ser complicada.
    Mas é altamente configurável, que é a melhor virtude do programa, e quando bem configurada dá bons resultados.

    http://zynewave.com/podium/

    Num futuro próximo você tem que pensar na possibilidade de adquirir uma razoável interface de áudio que seja 100% compatível com o Drive Asio do seu teclado.
    Boa sorte.
    Mas com esta configuração do PC e a interface Realtech não espere milagres.
    Acho que a Alice Keys é muita mulher para a potência do seu PC, uma baita mulherão, e como popularmente se fala com a Realtech não é para o seu bico, para usufruir dela tem que atender os requisitos mínimos.
    Por mais que se possa otimizar não dá conta do recado.

    Rsss....

    DiegoidBorba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Senhores, obrigado pelas recomendações e de fato vocês estavam certos, eu estava com um driver Realtek de 2010 (sendo que tinham de 2014 no site já disponível) reinstalei tudo, Asio4all, Realtek e o Reaper, e agora consigo realizar estas atividades, inclusive renderizar para .WAV ou .MP3 @Adler3x3 realmente cara sei que a interface de audio eu irei precisar em breve, e a Alicia é um mulherão que já vai sugar muito mais do que posso do meu dinheiro HAHAHA, mas a unica experiência que tive com gravações foi com o Cool Edit Pro usando o Mic do PC em um amp de guitarra (você acredita nisso ? ) Esse mundo de VST / VSTi e DAW é totalmente novo pra mim, e se for pra ter uma Ferrari (leia-se uma interface de audio e um note competentes) eu quero ter pelo menos uma habilitação pra isso, quero pegar as manhas das gravações os termos e vou fazer essas pesquisas que você me sugeriu, tem muito tópico pinado aqui, e quando eu ficar 'malandro' nessas DAWs, aaaaaaaaahn não tenha dúvida que vou fazer isso que sugeriu.

    Agora mesmo tenho uma outra dúvida, eu abri a VSTi através do Reaper e deixei ela aberta como uma track, e gravei normalmente, só que depois que reproduzo a gravação, ela está 'antes' do Kontakt, registrando somente o som do piano cru, mesmo reproduzindo o som normal do Kontakt, o que preciso fazer pra gravar também o som totalmente produzido da VSTi (Sustain Pedal por exemplo).


    Abraços.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    DiegoidBorba

    Agora mesmo tenho uma outra dúvida, eu abri a VSTi através do Reaper e deixei ela aberta como uma track, e gravei normalmente, só que depois que reproduzo a gravação, ela está 'antes' do Kontakt, registrando somente o som do piano cru, mesmo reproduzindo o som normal do Kontakt, o que preciso fazer pra gravar também o som totalmente produzido da VSTi (Sustain Pedal por exemplo).

    Primeiro de tudo, supondo que na verdade você queira o som do Alicia's Keys, o que teria que ficar gravado a princípio é um arquivo midi.. E não o áudio..

    Na "input" da track você deverá selecionar o seu controlador...

    Olha aqui um exemplo utilizando o Teclado Virtual do REAPER:

    <Clique>

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Diego

    O exemplo que o Rafael Bernatto apresentou é muito elucidativo.
    Resta saber se o teclado que esta atuando como controlador esta bem configurado na questão dos pedais.
    É pura questão de configuração, tem que ter paciência e ir experimentando.
    Passos:
    01 - primeiro cria-se uma track com a Alice (midi), conforme o tipo de piano que você quer;
    02- depois você pode na reprodução da track midi usando a Alice verificando se o timbre esta a contendo, e pode até inserir efeitos do próprio Kontakt, como efeitos externos, ou seja VSTs externos.
    Mas isto ainda vai demorar um pouco até você se familiarizar melhor.
    Então isto quer dizer, que em VSTS, você tem os VSTis (o i aqui é instrumentos, mas pode ter outros VSTS como os de efeito.
    Mas o melhor a princípio é usar os próprios efeitos da Alice.
    Os efeitos externos podem ser usados nas tracks individuais, e na master track geral.
    No seu caso use os efeitos do Kontakt na track, e aos poucos tente usar efeitos gerais na master track, para fazer uma espécie de pré-master.
    Mas tudo depende de uma boa mixagem.

    03- Depois que a track estiver soando bem, você pode transformar para wav (track de áudio, dependendo da DAW esta operação pode se chamar freeze, ou congelar), mas se fizer isto desligue qualquer efeito que estiver na master track.
    E também tome cuidado de não deixar o volume nem muito baixo e nem muito alto, com uma certa reserva, para depois poder inserir novos efeitos caso seja necessário, ou os próprios efeitos da master track.

    04- Depois inserir mais instrumentos reais e virtuais conforme o projeto musical

    05- Para entrar no passo seguinte que é da mixagem propriamente dita.
    Numa track individual o instrumento pode soar bem, mas no conjunto com outros instrumentos pode não dar certo.
    Assim durante o processo de mixagem, pode ser que tenha que revisar as gravações track por track
    Leia e pesquise sobre mixagem.
    Aqui requer muito estudo e pesquisa.
    06- E no processo final vem o processo da masterização
    Aqui também é um processo complicado, que serve para gravar a música para escutar numa mídia externa.

    Tem que ter paciência e ir aprendendo aos poucos.
    Tem que ler os manuais, do teclado e dos softwares, e buscar auxilio em tutoriais, e como esta fazendo aqui no fórum, que tem amplo material, mas esta esparso.
    Estude também sobre VSTs, como se instala, como se configura na DAW e assim por diante.
    Como se adiciona efeitos, qual a melhor sequência dos efeitos e muito mais.
    Comece com músicas mais simples e aos poucos vá sofisticando.
    Não dá para explicar todo o processo num simples post.

    No seu computador dependendo do sistema operacional xp ou seven talvez seja bom inserir mais memória ram.
    E as dicas que dei para aumentar a perfomance do pc são importantes.
    O Asio4all na verdade não é um drive Asio, é um simulador, que o produtor inventou, quebra o galho, mas não é a solução perfeita, o ideal é usar o drive da interface de áudio, assim como o drive original midi atualizado do teclado.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Adler3x3

    Isso aí! :)

    Vez em quando fico aqui pensando se você tem esses textos salvos no PC... E depois só monta a resposta... Porque é muita coisa pra escrever!.. hahhahah

    Lembro que você chegou em um dos meus primeiros tópicos com uma resposta desse tipo e realmente ajudou bastante... Tenho que começar a ter essa tua paciência.. rsrs

    Abç.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    RafaelBernatto

    Obrigado pelos comentários.
    Eu escrevo o texto direto, um de cada vez, depende do foco.
    As vezes expresso o mesmo pensamento de posts anteriores, mas de forma diferente, mais focado na pergunta, e não escrevo só para o usuário do post, mas sim para todos, inclusive para mim mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reaper + Asio travando com tarefas mais complexas