Dicas para terminar meu primeiro Home Studio

    Autor Mensagem
    T4rzan
    Membro Novato
    # jul/14


    E ai pessoal, tudo bem?

    Gostaria de algumas dicas para fazer meu home studio, tenho um bom amp para minha guitarra e para meu violão, tenho um teclado casio um pouco velhinho e um computador com uma placa de som não tão boa. Gostaria de saber se vale a pena uma mesa de som/interface audio (ou os dois), e qual microfone mais indicado para iniciantes, fiz várias pesquisas, mas gostaria de opiniões específicas! Pretendo gastar por volta de 1000 reais nisso, é possível? Obrigado desde já!
    Abraços

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/316172/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Acredito que você precisará de:
    - Interface
    - Microfone
    - Monitores ou fones de ouvido
    - DAW (software de gravação multipista)

    Algumas interfaces de áudio já vem com DAW. Você irá gravar um instrumento de cada vez? Se for o caso, você não precisa de muitas entradas.

    E tem aqueles kits, né? O PreSonus AudioBox Studio sai por 1.100 na Gang Music. Também tem o Focusrite iTrack Studio

    Uma interface que costuma ser bem recomendada e é em conta é a Lexicon Alpha. Mas não vem com DAW ou microfone.

    T4rzan
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    entamoeba
    Muito obrigado mesmo pela resposta!
    Pretendo gravar ao mesmo tempo só voz e violão, depois inserir outros instrumentos. O Reaper pode ser um exemplo de DAW?
    Abraços!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    T4rzan
    quando vc começar vc nunca vai terminar.... quanto mais vc for conheçendo mais vc vai sentir gas por equipamentos mais caros e vai gastar grana até o dia que morrer!

    hahahahahha

    T4rzan
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    kkkkkkk
    Já estou meio que consciente disso, mas faz parte do negócio né? kkkk
    Abraços!

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    T4rzan
    Pretendo gravar ao mesmo tempo só voz e violão, depois inserir outros instrumentos. O Reaper pode ser um exemplo de DAW?

    Sim, com certeza. O Reaper é perfeitamente adequado.

    T4rzan
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    makumbator
    Obrigado pela informação! Já tenho o Reaper, já é um passo a mais.
    Abraços!

    Hambo
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    - Interface: Escolha alguma dessas de entrada, dê uma pesquisada e verifique quais ainda recebem atualizações, procure uns reviews e frequência de defeitos apresentados. Na pratica são todas muito parecidas entre si. Recomendo: Focusrite Scarlett 2i2 (tenho), Presonus Audiobox 22VSL ou alguma de entrada da Avid.
    - Mesa de Som: Altamente dispensável no inicio.
    - Microfone: SM57 ou clone (tenho um GPA GM570 e recomendo, me custou 50 reais). Se muito um condensador de entrada como um AT2020. Mas o SM57 e seus semelhantes são pau pra toda obra, se puder buscar nos EUA vale MUITO o original.
    - Monitor: Com 1000 reais você não compra nem um par de Rokit RP5 que seria o mais básico dos monitores que encontramos por ai num padrão aceitável. Dizem que as caixas da Edifier quebram um galho bom, apesar de não serem monitores propriamente ditos, tenho vontade de ter um par delas. Se não der invista em um fone melhorzinho.
    - Fone de Ouvido: Compre algo que isole bem o som e dure razoavelmente, com o seu orçamento não da pra exigir muito mais do que isso. Um AKG K44 segura as pontas até você comprar um monitor.
    - DAW: O Reaper é muito bom e é "gratuito", usei por um bom tempo, estou me aventurando no Ableton, mas acho bem mais complicado. O Pro Tools é standard do mercado, mas é caro e a versão pirateada da pau toda hora.

    Fora isso, invista em bons cabos, suporte para microfone e compre (ou pirateie) alguns VSTs como EZ Drummer, Amplitube e semelhantes.

    Com isso ai já da pra fazer MUITA coisa.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Hambo

    Só discordo quanto ao clone. Um C2, SM58 e um SM57 são a base de tudo. E não dá pra poupar em mic, pensando em gravação.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dicas para terminar meu primeiro Home Studio