Estúdio para Gravação e Ensaio - Rentabilidade

    Autor Mensagem
    Undarkness
    Membro
    # jul/13 · Editado por: Undarkness


    Olá, povo.

    Varri o fórum procurando um tópico específico sobre isso e todos os que achei eram sobre equipamentos, valores e etc. Porém, queria que o pessoal que tem estúdio, principalmente pra quem começou do zero, deixasse algumas dicas, opiniões e experiências sobre os desafios enfrentados no momento em que seu estúdio abriu as portas.
    Como cativar clientes, como "prender" aquele cliente indeciso se vai gravar ou não, como divulgar de forma moderada e consciente, como e quando ser audacioso em uma produção/divulgação e etc...
    Estou iniciando nesse ramo agora, possuo alguns equipamentos suficientes pra "quebrar um galho" e pretendo iniciar carreira e investir mesmo. Já fiz alguns trabalhos e tenho um portfólio interessante para divulgar e mostrar a qualidade final para um cliente. Porém ainda não estou como um "estúdio de verdade", é algo meio mocado e os trabalhos que fiz eram mais para amigos e conhecidos, por isso estou com medo de investir fortemente em equipamentos e divulgação e não obter resultado algum. E também, principalmente, quanto tempo levaria para ver a grana investida retornar, para que com isso possa ser investido novamente em mais equipamentos, estrutura e etc. Ou o investimento tem de ser feito totalmente no início?
    Aqui em minha cidade existem aproximadamente 270.000 habitantes. Existem somente 2 estúdios. 1 deles não é lá aquelas coisas mas já é meio que patrimônio da cidade, todas as bandas ensaiam e gravam lá. E o outro começou agora, mas tem uma qualidade superior, porém é só para ensaio. Pretendo investir em gravação e ensaio, porém mais em gravação, onde tenho mais prazer em trabalhar e tenho ficado satisfeito com o resultado de alguns trabalhos que fiz, acredito que com estudo e dedicação eu tenha potencial para isso.

    Mas enfim, não queria sanar somente as minhas dúvidas, mas abrir pra todos compartilharem os problemas, desafios e vitórias conquistadas e enriquecer o conhecimento para todos que se aventuram em viver disso.

    Abraços

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Undarkness
    Cara, achei bem interessante a sua proposta de discussão nesse tópico...

    Também tenho quase como que um sonho, ter meu estúdio no futuro, e trabalhar com isso; uma situação parecida com a sua, apesar de morar no RJ...

    Vou acompanhar o seu tópico, abraços!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Undarkness

    Bem escrever sobre rentabilidade é um tema bem complexo que envolve muitas variantes.
    Não sou do ramo de ter um estúdio.

    Tem muitos pontos:
    - Instalações;
    - Hardware;
    - Software;
    - Custos variáveis
    - Custos fixos (aluguel, manutenção, empregados, encargos sociais etc...)
    - Despesas em geral, impostos etc...
    - Prestações de serviços de terceiros;
    - Propaganda e Publicidade;
    - Retiradas dos sócios pelo seu trabalho;
    - Lucro esperado.
    - e muito mais.

    Um Hardware por exemplo tem um certa vida útil ("n meses), período este que transcorrido necessita de troca, e o equipamento se desgasta a medida do uso;
    E também deve entrar em conta a desvalorização tecnológica, muito mais difícil de mensurar.
    Assim tem que pesquisar e estabelecer um percentual mensal destas desvalorizações (depreciação e amortização), para se ter uma ideia do seu valor mensal.
    Assim deve-se montar uma relação de todos os custos e despesas envolvidos, e tentar descobrir qual é o ponto de equilíbrio (Receitas Projetadas = a soma das despesas e custos mensais)
    E assim pode-se estimar quando todo o capital investido terá retorno, e qual margem de lucratividade pode-se estabelecer.
    No mundo dos negócios antes de começar qualquer empreendimento é necessário conhecer bem tudo, a começar por uma projeção dos custos e despesas, para poder estabelecer a taxa de retorno, e analisar se o projeto é viável.
    Qual a diferença de custos e despesas?
    A despesa pode ser um custo.
    Para calcular o custo tem que separar primeiro em custos fixos e variáveis.
    O custo fixo ocorre mesmo não existindo qualquer atividade operacional.
    Se tem sala alugada, nos períodos em que fica tudo parado (sem clientes) o aluguel, condomínio , taxas e impostos continuam correndo.
    Já os custos variáveis, decorrem da efetiva prestação de serviços.
    Uma parte da conta de luz por exemplo, sempre vai ser fixa, e outra parte variável, de acordo com o movimento e utilização dos equipamentos..
    E num simples post de fórum de internet não tem espaço para detalhar um tema tão complexo.
    E assim deve-se buscar orientação de profissionais e estudar.
    Para um pequeno negócio não dá para ter muitos controles sofisticados.
    Mas dá para montar uma planilha com todas as receitas projetadas e despesas (relação bem extensa e detalhada), e tentar obter um custo padrão, para poder saber quando vai poder cobrar para não ficar no prejuízo, e saber também quanto o mercado regional esta disposto a pagar pelo serviço.
    Tem que observar o que a concorrência tem.
    E tem que fazer cotações para saber estimar os custos e despesas dentro de uma realidade.
    E todo começo é difícil, todo negócio tem um período que não dá retorno, e no começo é normal as despesas superarem as Receitas.
    E assim tem que ter um capital de giro (reserva para sobreviver)
    E desta forma tem que começar com os pés no chão, e aos poucos ganhando mais experiência e reinvestindo os lucros.
    Outros diferenciais: o bom atendimento, o que a estrutura pode oferecer e muito mais.
    Mais dúvidas? pode perguntar a vontade.

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    strinbergshredder

    Valeu, cara!

    Realmente, é um sonho mesmo. Eu tinha o sonho de conseguir sobreviver com música a partir de uma banda e tals, mas definitivamente é muito complicado, depende muito de outras pessoas e as oportunidades são muito remotas e relativas, é como uma loteria ao meu ver. Não é a toa que vemos milhares de bandas de altíssimo nível enterradas por aí, e outras belas porcarias nadando em dinheiro e fama. Mas, faz parte rs

    Abraços

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Undarkness
    rsrs... pois eh cara... a vida ás vezes é dura...

    Abraços!

    AlerionGuitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Undarkness
    conheço um colega que gastou ao total mais o menos uns 25 dinheiros pra montar um pequeno mininim estudio de gravação heheheheh

    ai entraram que eu me lembro

    1 bateria eletrica
    1sintetizador
    1 interface de audio
    varias guitas e violões baixos etc...
    2 caixas profissionais de estudio não me pergunte qual :v
    programas para gravação que valem mais que minha bicicleta

    e tem parte da construção do local em si mesmo o próprio estudio, a anos ele meche com isso parece ter uma renda boa hehehe. Abraços

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Adler3x3

    Muito obrigado pelas dicas e observações. Definitivamente qualquer negócio tem de ser muito bem planejado, se fizer ás loucas o fracasso é praticamente certo.

    Na parte de despesas, não possuímos tantas. Estou com mais um amigo no projeto e o estúdio é em sua casa, então o aluguel é um gasto que não temos. Conta de luz, por enquanto não está tendo um gasto impactante, já que na casa dele ele utiliza vários equipamentos o tempo todo. O que é usado no estúdio praticamente não interfere em nada, pelo menos por enquanto rs. Funcionários menos ainda, já que nós dois cuidamos de tudo, apesar de eu estar responsável por praticamente todo o estúdio, pelo menos por enquanto dá pra levar tranquilamente.
    Claro que estes fatores podem sofrer alterações conforme a demanda, quanto mais tempo gravando mais luz vai gastar, e com o aumento dessa demanda pode ser tornar necessário mais alguém para trabalhar conosco e tals. Mas por enquanto temos trabalhos bem simples para fazer, um jingle aqui, uma gravaçãozinha ali e tals.

    É que tem um fator que é o mais implicante, que não é só o estúdio em si, mas sim minha carreira. Estou quase terminando uma faculdade em outra área e me encontro em uma sinuca de bico, onde em minha área não está fácil conseguir carreira (como em praticamente todas). Tenho medo de largar tudo e meter a cara em algo que só vai me dar prejuízo e me fazer perder tempo. Por enquanto estou conseguindo levar tudo simultaneamente, pois eu trabalho fora e faço faculdade, o estúdio fica praticamente em 3º plano. Então, estou levando do jeito que dá rs

    Abraços

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    AlerionGuitar

    Então, velho, possuímos alguns equipamentos já, mas nunca tudo o que a gente quer rs Estamos torcendo para que surjam alguns trabalhos para continuar investindo, já que não temos uma grana para investir fortemente.

    Já vi vários videos e depoimentos de alguns estúdios que dizem sempre estar com uma demanda maior do que a suportada e o que lhes falta é tempo para dar conta de tudo. Mas isso só ouvi de quem já está "feito" na vida, não de quem está iniciando rs

    Abraços

    leandroantonioli
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Undarkness,
    Este mês estou terminando meu estúdio de gravação, na cidade de Guarulhos-SP.
    Foram em média uns 3 meses de bastante ralação, e ainda faltam as "finalizações".
    Investi uma grana considerável, somada aos equipamentos que já tinha. Nesse ramo, quando se dispõe a trabalhar profissionalmente, ter um equipamento bom é primordial.
    Mas quanto à questão da rentabilidade X investimento, penso que a primeira virá a longo prazo. Demora um certo tempo até que possa ter seu nome valorizado na praça. Por isso, é importante não contar com lucro por pelo menos um ano.
    Talvez muitos donos de estúdio fechem o negócio justamente por depender financeiramente dele logo nos primeiros meses. Isso é muito corriqueiro.
    Além do mais, há não só o investimento nos softwares e equipamento, mas também no treinamento. Estudar bastante, fazer cursos, é fundamental para um bom resultado, sobretudo com o equipamento que dispõe.
    Outra questão é o foco. No meu caso, trabalharei apenas com gravação. Não me interesso por ensaio por 3 motivos: 1) deterioração dos equipamentos; 2) não estou esperando lucro em médio prazo; 3) muitas vezes o tempo empregado na administração dos espaços/tempo para gravação podem prejudicar o trabalho como produtor musical.

    Essa é minha primeira gravação de estréia do meu estúdio. Ainda faltam alguns microfones, mas já deu pra conseguir um resultado que considerei satisfatório:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/306660/

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    leandroantonioli

    Pois é, velho, acredito mesmo que o retorno seja realmente a longo prazo. Justamente por isso queremos trabalhar com ensaios, pois temos muitos contatos com bandas daqui, e seria uma forma de conseguir uma verba a curto prazo tanto para se manter como para investir. Como o estúdio ainda é novo, não temos uma atividade tão frequente de gravações, acredito que o tempo exigido para cuidar de ensaios não venha prejudicar (pelo menos por enquanto) as gravações. De fato, como você disse, tem os contras, no meu caso, principalmente a deterioração dos equipamentos, já que muitas bandas não estão nem aí para onde estão e para o equipamento que estão usando.

    E parabéns pelo seu primeiro trabalho, ficou muito bom! È realmente um orgulho inestimável ver algo concretizado após dedicação e trabalho. Continue firme e forte. Valeu por compartilhar aí...

    Abraços

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Dando um up no tópico.

    http://www.artsomstudio.com.br/blog/quer-fazer-do-seu-home-studio-um-n egocio

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estúdio para Gravação e Ensaio - Rentabilidade