Iniciando estudio ensaio/gravação

    Autor Mensagem
    Tragus Ritia
    Veterano
    # set/10


    Fala pessoal do FCC

    É o seguinte... eu tenho uma banda a um tempinho, e agora arrumamos um lugar legal pra montar um estudio em casa.

    Nossa banda tem 1 guitarra, 1 baixo, 1 teclado, batera e vocal. Nós tocamos um som anos 70... Led.. Deep.. Hendrix... Creem... essas coisas.

    Tirando o meu ampli (Acedo 296 2x12- 30W) e o ampli do baixista (Meteoro Starblack (não sei a potencia)), nós não temos absolutamente nd de equipamente de audio.

    Nós queriamos um equipamento que desse, alem de ensair, levar pra alguns lugares e fazer um som.

    Eu particulamente, sou um daqueles que não curtem essas coisas digitais e tals... não me levem a mal... sou um cara analógico na era digital. Queria fazer esse estudio sem auxilio de um pc. Então queria saber de vocês sugestões para montar esse estudio para ensaios e gravação (desculpem a ignorancia, mas naum sei como é possivel gravar sem ser passando por um PC, se existir algum meio, deem algumas dicas por favor).

    Pra ser especifico, gostaria de saber q tipo de equipamentos eu devo usar, mesa de som? mixer? caixas ativas? passivas?

    Obrigado desde ja, aguardo resposta!

    Invalid User
    Veterano
    # set/10
    · votar


    De novo? Usa a busca aí, champz, tem bastante coisa. Sobre gravar sem PC, acho difícil.

    Tragus Ritia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu usei a busca, mas não achei um tópico especifico sobre a minha duvida.

    Se alguem achar, me poste o link então por favor!
    Abraços!

    Invalid User
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tragus Ritia
    Pra ser especifico, gostaria de saber q tipo de equipamentos eu devo usar, mesa de som? mixer? caixas ativas? passivas?

    Não achou nenhum tópico que falava sobre isso? Por favor, né.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Invalid User
    Gravar sem PC é díficil porque??? use a busca antes de dar opiniões erradas, como que o pessoal gravava antigamente, alias muitos até hoje, se nem existia computador ???

    Existem equipamentos especificos para gravação que não precisam de computador, claro que existe

    Tragus Ritia procure pela gravadora Boss, tem diversos modelos e preços

    Quanto dinheiro disponivel tem para investir, normalmente são sistemas mais caros

    Aguardo

    Até

    Tragus Ritia
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Invalid User
    Não achou nenhum tópico que falava sobre isso? Por favor, né.

    Só queria pedir que se não fosse ajudar, não atrapalhasse, por favor
    Minha duvida vai além de quais equipamentos comprar.

    Edson Caetano
    Então... gravar seria um segundo passo a se tomar. O Primeiro mesmo é ter um equipamento para ensaiar e que ao mesmo tempo, em um futuro proximo, eu posso gravar de maneira "analógica".

    Seria também interessante se desse pra usar esse equip tanto pra gravar da maneira q eu qro, como enviar pra um PC e gravar alguns ensaios e tals.

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Vai gravar em rolo em 4 pistas?
    Ou fazer só demos?
    - porque é isso que se consegue com pouco dinheiro em formato analógico.
    Igual ao sistema da Tascam ou Boss Micro BR, tem alguns sistemas antigos, de 4 canais em fita cassete por aí no mercado. É isso que você conseguirá encontrar.
    No mais, todo mundo grava digitalmente hoje em dia. Se consegue som 'vintage' com equipamento digital, mesas com prés valvulados e afins, mas tudo tem seu preço.

    São afirmações bem genéricas as minhas, mas no geral é isso que eu vejo no mercado. Se comprar uma revista voltada à estúdios, verá esse tipo de realidade. Para você ter uma idéia geral, compre as revistas Sound on Sound de julho e agosto. Tem bastante coisinha que você consegue aprender com uma revista dessas - mais os tópicos e mais tópicos existentes no FCC.

    Se for ver, quem tinha condição de comprar equipamento analógico em sua época, eram só os estúdios. Era tudo equipamento caro. Com o aparecimento das DAWs e as interfaces mais baratas, é que hoje todo mundo pode ter condição de ter um home-studio. Antes, hum, era só ter um quartinho de ensaio com 'caixa de ovos' que era possível. Agora, dá pra se gravar em linha, fazer edições, usar plugins, esquentar as gravações com prés valvulados, etc - dando a possibilidade de se começar um projeto em casa, para terminar masterizando em um estúdio.

    amplexos

    T.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Desencana deste papo de maneira "analógica", isso no mundo atual não existe mais, 100% analógico é impossível, ser Analógico na veia é uma coisa que tá ficando muito raro de ser possivel de acontecer, tudo está saindo digital, mesmos os gravadores portateis estão saindo tudo digital, mas como disse é coisa mais para frente então

    Para resumir você quer montar um Studio de Ensaio, que sirva para algum pequeno Evento, e que seja facil de adaptar algum sistema de gravação sem PC... Correto

    Então, tem muita coisa para ler no fórum mesmo, mas vamos adiantando, vou fazer sugestões abaixo levando em consideração praticidade de uso e locomoção ok, e como voce não definiu o quanto de $$ tutano tem, vamos para algo médio

    Em um estudio de Ensaio inicialmente, nem precisaria de mixer, ou algo bem simples, apenas para os microfones, tem que pensar já o que vai querer, no final das contas um mixer vai acabar sendo o seu centro de operações na proposta que quer

    Eu partiria para algo com pelo menos 16 canais, trocentas opções por aí, se a grana tiver curta encare uma behringher xenyx de 8 canais bem comum de se achar e bem em conta

    Este item tem que se tomar bastante atenção, pois ele vai definir o futuro das suas gravações, portanto as vezes este é um ponto crucial, gastar agora em algo mais top ou mais simples só para ensaiar, que duvida heim, leia bastante sobre as possibilidades de mixers

    Eu estou escrevendo direto mas sem ler, então está ficando meio bagunçado, mas deixa eu te falar, planejar um estudio para gravação é uma coisa, para ensaio, é outra, certamente que só ensaio é bem mais simples e barato, este deveria ser seu ponto de partida

    Voz - 02 Caixas Ativas 250w - em média 1000.00 cada uma, diversas marcas, eu adquiri recentemente uma lexsen, a caixa tem até mp3 para deixar no intervalo do evento por exemplo

    Microfone Principal - pelo menos um Shure SM58, 350,00 se a grana tiver curta um Samson Q7 150,00
    Microfones de Backs vocals
    Cabos Canon, pedestais quantos forem necessários

    Cubos de 100w para cada guitarra, 200w para o baixo, cabos, suportes

    O basicão é isso, o seu problema inicial mesmo, é que mixer encarar, um simples somente para gerenciar os vocais, já que os outros instrumentos tem seus amplificadores, ou um mais completo com direct outs e diversos canais para sirvir de base para uma futura gravadora

    Alias uma gravadora muito boa é a Alesis Adat (problema $$)

    Vai lendo e me dizendo que está entendendo, ou se estou bagunçando muito hehehe

    Até

    T-Rodman
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Uma mesa que pode ser utilizada hoje como ensaio, e futuramente aproveitável em um sistema de gravação é a Xenyx 2442FX. Fica pouco mais de R$ 2000, mas pelo menos é algo a ser aproveitável, talvez.

    Tragus Ritia
    Veterano
    # set/10 · Editado por: Tragus Ritia
    · votar


    Edson Caetano
    Antes de tudo, obrigado pela atenção Edson.
    Bom, pelo o que eu entendi, realmente não rola isso de gravação analogica, infelizmente.
    Quanto a grana, é bem curta. Mas nós tinhamos a idéia de ir comprando as coisas aos poucos. Primeiro o essencial e dpois o mais sofisticado.
    Não sairia mais barato eu comprar uma mesa, potencia e caixas passivas ao invés do mixer e das caixas ativas? (desculpe se estou falando besteira, não sou tããão por dentro do assunto assim)

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tem os gravadores Boss, e tbm os Zoom hd16....multitrackers....

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tragus

    Caixa Ativa, ou Caixa Passiva com Amplificador, se colocar no papel a conta vai reparar que o preço fica bem equivalente, a primeira fica levemente mais cara porem com um detalhe, a caixa ativa no quesito praticidade e mobilidade é imbativel, colocou na tomada, plugou, acabou, nem se preocupe com detalhes de impendancia, de fiação, bla, bla...

    Mesa = Mixer - mesma coisa ok

    Um mixer para ter utilidade no futuro para gravação, precisa ter direct out por canal, que somente desta maneira poderia estar enviando o sinal separado do seu som para a gravadora, os mixers mais simples tem apenas um master out l,r quanto muito um control room e um RCA out, muito limitado, impossibilitando separação de pistas, vai estar sempre disponivel apenas o L e o R, 2 canais

    Uma coisa que não se perde para qualquer estudio é o Microfone, este tem que ser legal, afinal é o que vai transferir seu mundo analógico para o CD, que é digital hehe, tá vendo como é dificil ser 100% analógico, ou vai querer encarar um tocador de fitas para o pessoal escutar o seu Audio

    Você tem que partir de algum ponto

    Sinceramente, como a grana ta curta, e voces precisam ensaiar e ter algum equipamento para arrastar para um barzinho ou qualquer outra coisa , investiria apenas em equipamentos para Ensaio

    - Cubos decentes para a Guitarra e para o Baixo
    - Sistema de Voz
    - Microfones

    Em uma Studio de Ensaio apenas, o mixer só é necessário para a organização e equalização dos microfones, basta ver quantos cantores tem aí

    Um equipamento simples, funcional, e com bom preço considero o Mixer da Behringher Xenyx 1202FX, custa uns 450,00, já tem pre ampli, phantom, e efeitos e umas frescurinhas a mais

    Microfones para os Backs poderia começar com um Shure Lyric, até mesmo para o vocal, veja bem mic low-entry, é para começar com algo com o mínimo de decencia, uns 100,00 cada

    E uma caixa Ativa de 250w, para segurar os 4 microfones, 1000,00
    Fechando a conta inicial com os cabos, pedestais, se der uma garimpada boa em 2000,00

    Esse é o seu começo , tem que partir de alguma meta, e com o tempo vai trocando, adquirindo novos equipamentos

    A qualidade de gravação depende muito tambem das caixas de som, é muito importante ter qualidade nos instrumentos, nas amplificadores, nos cabos, e na acustica, tudo isso muito antes de pensar em adquirir uma gravadora

    Vai lendo o forum que vai ficar ainda mais perdido, mas cada vez com mais noção das coisas

    Boa sorte e até mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando estudio ensaio/gravação