Como tirar saturação ou o som estridente de uma gravação de voz?

    Autor Mensagem
    edsinho
    Veterano
    # jun/13


    Gravei um vocalista em casa mas em determinados momentos ele acabou cantando muito alto e proximo demais do mic dando na gravação um som estridente. Existe algum vst plugin ou a utilização de algum recurso, como eu posso eliminar essa saturação? Valeu...

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    edsinho
    não tem jeito. você deveria ter evitado isso durante a gravação, afinal é essa a função de um "produtor musical".

    ogner
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    edsinho
    Acho que um compressor bem usado pode ajudar a nivelar. Mas se a variação for absurda, acho que nao tem como...E o que o Slash_1989 comentou.

    Deveria te-lo feito fazer outro take.

    JJJ
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Se clipou, existem plugins que fazem declipping.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    edsinho
    Todo o vocalista que se preze tem que ter aquele feeling de afastar e aproximar o microfone conforme as nuances de intensidade de vocal.

    Eu costumo dizer o seguinte:
    - Trechos que o vocalista irá sussurar (encosta o microfone na boca)
    - Trechos que o vocalista irá cantar normalmente (afasta o microfone uns 5cm da boca)
    - Trechos que o vocalista irá gritar (afasta o microfone uns 12cm da boca)
    _______________________________________________

    Neste caso, se a gravação já foi feita e ficou distorcida, acho que não tem mais conserto.
    Agora se ficou estridente em alguma frequência (médios por exemplo) uma equalização bem feita acho que resolve.

    Homem Cueca
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    JJJ
    Se clipou, existem plugins que fazem declipping.
    É uma opção...embora eu prefira gravar denovo.

    edsinho
    Gravei um vocalista em casa mas em determinados momentos ele acabou cantando muito alto e proximo demais do mic dando na gravação um som estridente. Existe algum vst plugin ou a utilização de algum recurso, como eu posso eliminar essa saturação? Valeu...

    Po, mas esse tipo de coisa tem que ficar esperto logo na captação. Se saturou, grava denovo. Não dá pra deixar pra ver isso quando vai mixar.

    Eu tentaria gravar denovo. Uma vez distorcido, a merda está feita. hehehe

    JJJ
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Homem Cueca
    É uma opção...embora eu prefira gravar denovo.

    Ah, sim, quase sempre é melhor fazer outro take. Mas talvez não dê, por qualquer motivo...

    filho.edson2010
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Beleza, tentarei então gravar de novo. Valeu pelas dicas de todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como tirar saturação ou o som estridente de uma gravação de voz?