Saturação de gravação de violão

    Autor Mensagem
    Maurício M
    Veterano
    # abr/16


    Pessoal, anda gravando o meu violão microfonado a algum tempo. Percebi, ouvindo algumas gravações, que o som não fica muito alto, fica em um volume médio baixo... pois bem, dai que se eu quero ouvir o som um pouco mais alto eu aumento o volume do player, só que o som satura.
    Ou seja, para ouvir a minha gravação em volume "pouco alto" já saturo o som.

    Gostaria de saber o porque disso.
    Uso o programa audacity para dar uma equalizada na música, gostaria de dicas sobre que efeito eu poderia usar para dar uma melhorada nesse problema.

    Desculpem o incomodo.

    makumbator
    Moderador
    # abr/16
    · votar


    Maurício M

    Segundo seu relato o problema não é na gravação (captação) e sim na reprodução no equipamento que você está utilizando. A razão óbvia é que o equipamento em questão não está preparado para reproduzir o som com boa qualidade no seu limite de potência (que provavelmente é baixo, e como você quer mais som aumenta e ele satura).

    A solução é usar um sistema de reprodução com mais potência e melhor dissipação sonora, de modo que não seja preciso abusar muito do limite do equipamento para ter o volume que você deseja.

    Qual equipamento você usa para reproduzir?

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Tem como postar uma amostra de uma dessas gravações?

    Vou colocar pra tocar aqui no talo e ver se satura.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Wade

    Não precisa fazer isso, é muito provável que sature, já que nos bons amplificadores o fator de crista num pico é de só +3dB, e num violão não tratado (aka comprimido) é provavelmente de 20~25dB ou mais (de voz é cerca de 32dB o dinamic range).

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Maurício M
    Que player? VLC?

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/16 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Maurício M

    Sem saber o que está usando fica difícil "bater o martelo". Temos um "crime" mas sem cena do crime, fica difícil encontrar evidência(s) que sustentem uma acusação... Hehe.

    Postar o áudio aqui pode ser uma saída pra solução, pois tenho como ouvir e ver o referido.

    Abs

    Maurício M
    Veterano
    # abr/16
    · votar




    Pessoal, segue ai o audio.
    Mas testei em outros equipamentos de reprodução... alguns não saturaram o som. Não sei se o problema foi a gravação.

    A qualidade do meu áudio ta longe do ideal, é muito baixo, tenho que distorcer muito ele para conseguir um volume bom. Acho que o maior problema está ai mesmo. Não só a saturação.

    Mas tenho que investir, não é. Não tem som bom sem um set bom, sem um bom equipamento e sem MUITO mais treino.

    Agradeço a ajuda de vocês.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Devido ao horário, não pude ouvir ainda num volume bom. Mas ouvindo baixinho aqui desconfio que seja a captação do microfone.

    Que mic é esse? Há quanto tempo tem ele? Já levou alguma pancada? Como você grava? Digo, o mic está plugado onde?

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Maurício M

    Não está baixo não, está DINÂMICO. Isso nesse ramo é muito importante, pois tu imprime dinâmica na música. Se quiser cagar com o áudio, basta colocar um compressor com treshold em -30dB, e ratio 20:1.

    Existe um ruído aparentemente causado por noise canceling, mas não é distorção.

    Se está saturando o problema é monitoração. Basta usar fones ou um monitor mais potente. De todos os modos vale um teste de audição.

    Equipamento além do que dispõe só mesmo se quiser partir para alto binaural, estéreo etc...

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ouvi aqui em um volume agradável e não está estourado como você disse que estava aí. Aliás, não está baixo não. Tá em um volume razoável.

    O que me incomodou aí foi o som mesmo em si. Mantenho: esse mic está plugado onde? Você trata o som depois? Precisa de uma equalização marota. Bem leve pra não estragar o que foi captado, mas pra deixar ainda mais bonito.

    E o MP3 que você exportou no Audacity tava com qual bitrate? Parece que exportou abaixo de 96. Exporta em 320 sempre pra garantir por cima.

    Buja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Pra mim esse mic nao está passando por nenhum pre-amp. E parece estar muito longe do violao. Dai tem que aumentar muito o ganho no audacity pra dar um volume audivel. Ai acaba distorcendo muito.

    Primeira coisa, ja perguntada antes: Este mic está plugado onde? Numa interface? Num DI? Num pre-amp? Se ta ligado direto na placa de audio comum de pc, nao fica legal nao.

    Segunda coisa: O mic está longe do violao. É preciso estar bem proximo, por ser dinamico. No maximo 8 cm de distancia. Teste varios posicoes, para captar nuances diferentes. Na boca do violao, 90°, vc tem um som bem medio, agudo. Com uma inclinacao de 45° o timbre é mais macio, com mais medios-graves, nao estala tanto os agudos.

    Terceira coisa; nao se deve aumentar o ganho na gravacao. O sinal deve chegar com nivel alto, nivel bom. Voce pode abaixar o ganho para nao clipar. Se tentar subir o ganho, vai distorcer o sinal, e nenhum efeito que vc aplicar, EQ, reverb, low e high pass, nada vai ficar legal.

    Maurício M
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Infelizmente ainda nao tenho um bom equipamento dr gravaçao. Esse microfone do video me custou R$40,00 e é ligado diretamente no Pc.
    Estou juntando grana pra investir em um quipamento bom nos proximos meses.
    Perguntei mesmo o que poderia fazer para melhorar com o que tenho. Acho que nao vai ser muito possivel, nao da pra fazer milagres. Hahaha
    Mas muito obrigado aos que responderam e deram dicas.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Maurício M

    Com todo respeito... Já é a terceira vez que reclama da falta de equipamento, e acho isso absurdo. Para seu bem, não justifique a falta de equipamentos/recursos como um motivo para os problemas.
    Se não consegue dirigir bem num popular, não vai ser um superesportivo que te fará dirigir melhor. Apenas ESTUDAR direção e dirigir MAIS te fará dirigir melhor. ;)

    Buja

    Dai tem que aumentar muito o ganho no audacity pra dar um volume audivel. Ai acaba distorcendo muito.

    Não faz sentido essa parte, já que é o natural a se fazer quando um sinal vem fraco: aumentar o ganho. Isso passando longe de clipar, é claro.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Maurício M
    e é ligado diretamente no Pc

    Ao meu ver, o problema está aqui.

    Diferente de uma guitarra ou um baixo, por exemplo, o sinal natural enviado por um microfone é muito fraco. Daí você grava, vê que está baixinho e é natural aumentar o ganho depois da gravação pra poder ouvir. Só que ao aumentar o volume, você leva junto todos os ruídos e sons indesejáveis, além do risco de clipar.

    O ideal é que o microfone passe antes por um pré-amplificador. Ele vai aumentar o sinal do mic para que ele já chegue no computador com um volume razoável, sendo que assim você não vai precisar dar boost em nada indesejado.

    Discordo completamente da analogia que o Ismah postou aí. Não faz o menor sentido. Você tem essa informação do pré-amplificador agora. Mas vai adiantar de alguma coisa se não tiver o pré em mãos?
    É óbvio que sempre dá pra tirar o melhor possível com o que se tem, mas existe o nível mínimo.

    Ou seja, você precisa de um pré ou algo que sirva como um, seja bom ou ruim. Mas precisa. Jamais, repito, jamais vai conseguir o resultado de uma gravação de mic com pré sem um, por mais conhecimento que tenha. Mesmo que consiga um resultado satisfatório sem um, ficaria melhor ainda se tivesse.

    Não tem pra onde correr. Equipamento caro é caro por um motivo. Mas dá pra fazer coisas incríveis e de cair o queixo com equipamentos mais simples. Só que você precisa do básico do básico. E pra gravar mic, você precisa deum pré (ou, novamente, algo que sirva como um).

    Você toca bem e tem uma captação de vídeo legal. Vale a pena investir em um mic mais parrudinho. Não precisa ser um monstro. Um dinâmico legal de uns 200 pilas ou um condensador de 350 já vão dar um up legal nesse som.

    Não esqueça do pré.

    Buja
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Não faz sentido essa parte, já que é o natural a se fazer quando um sinal vem fraco: aumentar o ganho. Isso passando longe de clipar, é claro.

    Esse é o normal quando um sinal vem fraco. Mas nao deveria vir fraco. O certo é o sinal vir num bom nivel, para se trabalhar bem, poder abaixar o nivel do sinal se necessario. É o que o Wade disse:

    Diferente de uma guitarra ou um baixo, por exemplo, o sinal natural enviado por um microfone é muito fraco. Daí você grava, vê que está baixinho e é natural aumentar o ganho depois da gravação pra poder ouvir. Só que ao aumentar o volume, você leva junto todos os ruídos e sons indesejáveis, além do risco de clipar.


    Por isso, a gente usa interface (que tem pre-amp no caso), que vai elevar o nivel do sinal do mic, e ainda converter em sinal digital da maneira certa para a gravacao, com alto bitrate. A placa de som onboard, generica de pc, apenas pega o sinal da line in e repassa pro driver convertido em digital, com o nivel que chegar do mic, numa taxa baixa de bits, e adicionando ruido ainda, vindo da qualidade dos componentes (genericos), que é duvidosa pra gravacoes melhores, e do ruido/vibração interna do pc.


    Mas eu concordo plenamente com voce em um ponto:

    não justifique a falta de equipamentos/recursos como um motivo para os problemas.

    De fato, com um mic generico, placa onboard, driver asio e um guitar rig, se faz muita coisa. Como dizem por ai, tirar leite de pedra. Sim, da. Eu mesmo ja vi, pessimas gravações com equipo bom, e gravacoes de cair o queixo com equipo basicao. Tudo depende de saber estudar, usar, bom senso e claro, tocar certo.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    De fato, com um mic generico, placa onboard, driver asio e um guitar rig, se faz muita coisa. Como dizem por ai, tirar leite de pedra. Sim, da. Eu mesmo ja vi, pessimas gravações com equipo bom, e gravacoes de cair o queixo com equipo basicao. Tudo depende de saber estudar, usar, bom senso e claro, tocar certo.


    Discordo da analogia, mas com isso também concordo.

    Há bons antos atrás eu gravava tudo espetado no computador. E o microfone não era sequer microfone mesmo. Era aqueles mics de PC, pra chat. Gravei MUITA música assim. E todas ficavam audíveis. Tinha que meter uma caçambada de efeitos em cima pra mascarar, mas nego nem acreditava que era mic de PC. Também já gravei MUITO com o mic de um celular Samsung que eu tinha. O mic era realmente bem legal. Já não precisava mascarar tanto. Enfim, bons tempos.

    Mas daí tenho que dizer que hoje é outro nível. Com um C-1, que é mic de entrada, o resultado é absurdamente melhor que tudo isso.

    Dá pra fazer com tudo do mais simples possível? Dá. Mas você recebe o que você paga. Pelo menos nesse meio, o caro tem um motivo real pra ser caro.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Buja
    Wade
    ao aumentar o volume, você leva junto todos os ruídos e sons indesejáveis, além do risco de clipar

    Acho que é a terceira vez que sugiro o uso de expander invés de apenas dar ganho... Isso deixa o noise floor onde quer que esteja, e dá o tão sonhado volume.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ismah

    Depende muito. As vezes o ruído perceptível está apenas nas partes não tocadas. Nesse caso não é nenhum terror. Até um gate bem usado resolve.

    O problema é quando o sinal está tão fraco que o ruído se mistura nas frequências captadas. Sobe junto, não tem pra onde correr.

    Ia ter que fazer uma análise precisa no espectro pra encontrar as frequências específicas dos focos de ruído e trabalhar nelas. E rezar pra que essa frequência não seja importante pro instrumento em si.

    Enfim, uma mola desgraçada que seria evitada simplesmente usando um pré.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    É apenas uma sugestão, lembre-se. Mas não acho que seja o caso de gate. Parece um white ou pink noise com flanger ao fundo, típico de quando se remove ruídos por cancelamento de fase... Enfim, esperemos o vivente se manifestar.

    Maurício M
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Maurício M
    · votar


    Ismah

    Cara, você disse que culpo o equipamento, e é verdade.
    É meio frustrante quanto tu escuta uma música quando toca o violão e acabado ouvindo uma gravação terrível da mesma música que acabou de tocar. (quero dizer, sei que a execução não está perfeita, mas está razoável, existem muitas gravações muito piores por ai)
    Então, criei o tópico justamente para isso. Para que alguém como tu me dissesse para não culpar só equipamento e me desse uma luz.
    Quero dizer, quais programas vocês usam para melhorar uma gravação, que efeitos você me sugeriria.
    Realmente tenho que estudar mais isso.
    Geralmente gravo com esse microfone temporário e vagabundo direto no audacity. Nesse gravação ainda gravei em 44. Apliquei uma redução de ruído e amplifiquei. O som já ficou audível.
    Comprarei um novo equipamento em breve, mas acredito que mesmo com ele, se eu não tiver algum conhecimento, não terei como ter um Áudio realmente bom.
    Poderia me ajudar com um pequeno passo a passo ? Tipo, gravação for dummies.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Maurício M
    Eu sugeriria, pra começar, trocar o Audacity por outra DAW. Não sei se o Audacity tem suporte pra VST, tem eras que não uso ele.

    Dá uma lida nesse tópico e tenta absorver o que for aplicável pra você:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/324932/

    Maurício M
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Wade

    Não poderia ter ajudado mais. Obrigado.

    Ismah
    Veterano
    # abr/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Maurício M

    Ta vendo Wade, meu ouvido não me engana, tem redução de ruído na parada. rs

    Infelizmente, é só mesmo a prática que te ensina a dirigir bem. Estou aqui, junto com os demais, para ajudar...

    Bem, primeiro temos de ver a fonte desse ruído. Se for de fato o mic, não tem o que fazer se não troca, como comentou que era um mic de PC, não creio que seja preciso pre-amp.

    Sugiro que teste uma gravação com o mic bem próximo ao instrumento (esqueça o estético, por hora ao menos), e veja se aumenta o nível de sinal e melhora a relação s/n. Seria interessante postar, pois aí posso importar pro meu sistema, testar e trazer ideias melhores.

    quais programas vocês usam para melhorar uma gravação

    Infelizmente, esse algoritmo vale 1 milhão de dólares (ou mais) e nenhum ser o criou ainda. Uma gravação ruim, mesmo numa mix ótima, nunca ser uma gravação boa, no máximo mediada.

    que efeitos você me sugeriria

    Sugiro que tenhas sempre em mente onde quer chegar. Isso é o principal. Se quer chegar no timbre do Shunga Young, ele usa recursos X, Tommy Emmanuel usa Y... Se quer chegar no som do Paco de Lucía ou da Jess Greenberg, ambos não usam efeitos praticamente... E assim por diante.

    EDIT:

    Audacity aceita VST's, mas de fato não é a melhor interface

    Wade
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ismah
    Ta vendo Wade, meu ouvido não me engana, tem redução de ruído na parada. rs

    Mas eu não disse que não tinha. lol

    Maurício M
    Disponha ;]

    Com o tempo, considere comprar um microfone melhor. Pode ser qualquer um de entrada mesmo (na faixa de 300 a 400 dilmas). Estão longe (muito longe) dos tops, mas com eles, você vai fazer gravações com qualidade realmente boa sem muito trabalho. E, claro, uma interface. Gravar direto na placa onboard (ainda mais microfone) é impraticável se quiser uma qualidade que pode chamar de boa e ter o mínimo de fidelidade. E a interface já tem pré embutido (pro mic) e phantom power, pra caso um dia compre um microfone condensador. É uma caixinha completa que vai te servir pra quase tudo que quiser fazer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saturação de gravação de violão