Promoção de Softwares - Boas Oportunidades indique aqui

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
Para o JJJ, apesar de saber que ele vai achar caro (o escorpião do bolso não sai de lá e é bravo!), vou sugerir um compressor que faz bem a lição de casa. :-)

Putz... vou ficar com fama de pão-duro...
20 Euros? Não é tão caro, se for muito bom (eu não conheço). Mas compressor não estou procurando. Estou pensando no T-Racks (IK).

A linha está com uma promoção de compre 1, leve 2 (ou mais, se eles alcançarem sei lá quantas vendas). Eu sei que você não gosta do T-Racks, mas eu curto. Com um pouco de sorte, dá pra levar todos os 4 "clássicos" amarelinhos (eq, limiter multibanda, tube compressor e clipper) por 50 dólares. Ou outras combinações, dependendo do preço.

Pra quem se interessar:

http://www.ikmultimedia.com/news/promos/index.php?item_id=5007

EDIT: parece que está já em 2 de brinde na compra. Como o eq clássico é free, acho que já rola o pacote amarelinho por 50 doletas.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Cara, falando sério... O T-Racks é fria, não vale a pena.

Ele até tem uma "montagem" mais fácil, mas a sonoridade não é isso tudo e pior, é pesado pra caramba. Dá uns erros estranhos também. Fuja dele para não se arrepender, tem outros bem melhores.

Olha, se você quer compressor legal... Você com certeza já tem da DAW e o Eventide. Só aí já dá para resolver o problema sem o T-Racks, fazem tão bem quanto ou até melhor (na verdade fazem melhor sim!). Se você quer um compressor que vá além disso, vai ter que ver compressores com caráter próprio. Pense no PSP Vintage Warmer, que além de ser um single ou multi-band compressor/limiter, tem um simulador analógico para dar uma saturada (tipo tape recorder, mas sem wow/flutter), é duca. O Waves CLA-2A é um simulador muito bom do famoso Teletronix LA2A, um compressor de som aveludado, excelente para uma compressão suave, mais sutil (excelente para as nossas cordas, o original é um analógico valvulado e óptico). O Softube Summit Audio TLA-100A é representante digital do original Summit Audio TLA-100A porque as empresas se associaram, outro super compressor de característica própria, suave, ideal para voz, baixo, violão e guitarra, a diferença é que no simulado tem um botão de saturação muito legal. Honestamente, o Klanghelm DC8C 2 vai acrescentar pouco em relação ao que você já tem, mas com certeza dá pau no T-Racks.

Os da SPL que eu falei são super tops. O Transient Designer não é exatamente um compressor e o Full Ranger é um excelente EQ. O Transient Designer é realmente superlativo, que me indicou foi um amigo produtor dos EUA, cara famoso e requisitado. Ele te dá controle sobre os transientes e permite alguns truques. Vale muuuuuito a pena.

Olha, vou te confessar. Eu tenho a licença do T-Racks só que desinstalei faz tempo e nunca mais vou usar. Garanto que não vale a pena frente a esses, mesmo com os nativos do Logic e Pro Tools (não vou falar dos outros porque tenho pouca experiência, mas tenho certeza que pelo menos o do Reaper supre a demanda e ganha do T-Racks). Em resumo, não rasgue dinheiro com o T-Racks, comprar o que não vale a pena é sempre caro.

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


MMI

Caraca... Sabia que você não curtia, mas, na verdade, você detesta! kkkkk

Eu gosto da praticidade do T-racks. Gosto do stand-alone, dos meters, da integração entre os módulos, da facilidade dos presets... Eu sou só um home-user metido a besta... Então, ele faz o que preciso. Agora, com relação à sonoridade, realmente, não tenho condição de comparar com outros processadores. Sim, tenho os da DAW (Sonar, no meu caso) e o Eventide, além do bundle Plug & Mix que comprei (que tem compressores e eq's) e de algumas coisas free que me foram sugeridas, mas nenhuma delas é tão completa é fácil de usar para home-users metidos a besta como eu, quanto o T-Racks.

Tem muito também da questão do costume. Quem se acostumou a usar um determinado software e se sente confortável com ele, geralmente se mantém com ele (confesso que tenho uma grande preguiça de aprender tudo de novo!).

Anyway... Valeu pela aula!

Adler3x3
Veterano
# nov/14
· votar


Jabijirous

Sim já vi.
Acho que vou entrar no Viena, mas seguir a recomendação do Makumbator e começar pelo mais básico..
Vou esperar mais uns dias, pois o dólar esta meio instável e parece que a melhor opção é comprar na Best Service.
Só uma coisa que me preocupa é o tal do tipo pendrive que precisa comprar junto para poder autorizar o produto, isto me enche a paciência.
Na Big Fish áudio toda a semana tem ofertas a preços reduzidos, tem que acompanhar, as vezes aparece algo que vale a pena.
Outro conjunto de instrumentos que esta me tentando é o Era Medieval do Eduardo Tarilonte, tem um Viola da Gamba muito legal. (instrumento difícil de encontrar).
Recentemente adquiri na Best Service o Complete Orquestral Collection, que é uma biblioteca de orquestra completa muito boa, mais antiga, o som não é top, mas no conjunto da obra vale a pena.
E o Xsampler Ensemble que tem bons instrumentos solos,inclusive um Clavicórdio e uma Espineta., e o som dos instrumentos de sopro é muito bom.

Adler3x3
Veterano
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


T Racks

O plugin é bonitinho e cheio de presets, aparentemente fácil de usar.
Numa primeira impressão parece que vai te ajudar.
Mas, sei lá não me agradou, testei e não uso mais, o Tracks te leva a usar efeitos em demasia.além da conta.
No meu estilo de usar efeitos com moderação não deu muito certo.
O Eventide é bem superior.
Como o MMI comentou muitas DAWs já vem com bons plugins nativos, é o caso do Reaper que o pessoal não dá muito bola, pois não tem aquela interface de acesso (gui) tão bonitinha, mas nem por isto deixa de ser uma boa opção para quem usar esta DAW.
Se for usar plugins externos, tem que investir em outros produtos mais especializados e consequentemente muito mais caro que a própria DAW.

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Sabia que você não curtia, mas, na verdade, você detesta! kkkkk

Nem tanto, só acho completamente inútil. Apesar de ser bonitinho, mas o visual não interessa, precisa ser bom de som. Como o Adler3x3 falou, acaba levando a usar em demasia. Mais ainda, tem poucos parâmetros e não tem som muito bom. Falta nele alguns controles de compressão.


Adler3x3

Exato.

O Reaper é uma baita DAW, das melhores atualmente na minha opinião.

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3

Como eu possuo o cubase original, nem me preocupo mais com a chave do vienna!

Vou te falar que o preço do Dimension Strings está me matando kkkkk Esse dolar a 2.70 no cartão do santander é que acaba com a festa!

Adler3x3
Veterano
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Jabijirous

A realidade econômica do nosso país é grave.
A situação esta se complicando dia a dia.
Não sou pessimista mas a realidade é que temos que dar uma segurada nos gastos.
Não sei aonde vamos parar se o dólar continuar subindo vai ser o fim da nossa festa em até aproveitar as promoções.

Eu também estou muito tentado pelos produtos do Vienna já faz um bom tempo, mas tenho contido a GAS.
Só que são muitos os produtos muitas expansões só de software tem 4 (Suite, Ensemble Pro, Instruments Pro e Mir), fora as expansões de efeitos.
E a conta no final vai chegar num valor absurdo para os nossos padrões.

Adler3x3
Veterano
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


MMI

Eu tentei usar o Tracks.
Mas comigo não funcionou bem.
Acho que para música mais acústica não dá muito certo.
Talvez para música puramente eletrônica funcione bem.
Adquiri o Sampler Tank 3 e o ponto fraco é justamente os efeitos do Tracks inclusos nele.
Quando vou usar desligo os efeitos do instrumento e uso outros gratuitos que são melhores.
Mas já notei que os efeitos do Reaper são muito bons, tenho que estudar mais.
E tem gente que tem o Reaper e esta gastando dinheiro em outros produtos inferiores, imaginando que vai conseguir um som melhor.
A verdade é que efeitos de qualidade custam muito caro.

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Várias empresas fazem promoções de Black friday (que se aproxima). Desde a mais óbvia: Waves (que tem promoção o tempo todo, o que no fim das contas é como se não tivesse promoção nenhuma, pois o preço oficial quase nunca é praticado), passando pelos fabricantes do plugin alliance (apesar deles fazerem a mais forte promoção no natal). Mas quase todos fazem alguma coisa nessa época. O lance é ficar ligado nas promoções de sites como audiodeluxe.

MMI
O Summit Audio TLA-100A é excelente! Uma dos meus favoritos também. E na maioria das vezes é mais para timbrar (nem tanto para comprimir muito). Esse é um que comprei na black friday do ano passado.


Adler3x3

Você pode comprar o elicenser aqui no Brasil na loopmusic (boa loja, recomendo) ou na loja da Steinberg do Brasil (que é na verdade de uma instituição de ensino. Loja boa também).

O lance é que como sempre fica muito mais caro que importar diretamente. Mas com o dólar alto + quase certeza de tributação e frete vai ficar até parecido no fim das contas (e com a demora característica da importação no Brasil). Se for comprar fora eu recomendo a Sweetwater.

Uma opção pra você começar com os instrumentos da Vienna é comprar por 245 dólares o Vienna ensemble Pro, que vem com a chamada "Epic orquestra", que é uma coleção com alguns naipes de orquestra:

http://www.vsl.co.at/en/211/497/1685/1990/1680.htm

http://www.vsl.co.at/en/211/497/1685/1990/1994/1683.htm

Obviamente o mais impressionante nesse pacote é o próprio ensemble pro, que apesar de ser pensado para rodar VST e VSTi em um computador escravo (via ethernet), também serve para ser na mesma máquina, podendo "desacoplar" os efeitos e instrumentos virtuais da DAW (o que pode ser muito vantajoso para evitar travamento e para criar grandes templates pesadas sem precisar ficar carregando a cada sessão diferente).

Depois que você comprar o primeiro instrumento da Vienna vai receber o Instruments versão grátis o ensemble grátis e a possibilidade de rodar qualquer demo do fabricante (pois eles não permitem demo para não usuários).

Outra ideia é comprar os special edition (como eu faço). Pode-se comprar em pacotes maiores (de naipes ou mesmo a orquestra toda) ou por instrumentos/articulações.

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3

É, tá complicado!

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3

Mas já notei que os efeitos do Reaper são muito bons, tenho que estudar mais.
E tem gente que tem o Reaper e esta gastando dinheiro em outros produtos inferiores, imaginando que vai conseguir um som melhor.


Cara, outro dia estava vendo o Paulo Anhaia - para mim o único dos Youtubers da área para se levar em conta, pelo menos daqui. E ele tem trabalhado em suas mixes principalmente com os plugins nativos do Reaper, eventualmente do Pro Tools e do pacote da Waves que ele tem, mas ele usa bastante os gratuitos do Reaper mesmo. Acho que é para se pensar sobre plugins... rs

Não é mesma coisa que uns fodões da gringa pensam, pelo menos uns que eu converso. Mas tem um degrau grande entre nós, não tem jeito... Mesmo assim, acho que os plugins nativos de muitas DAWs e interfaces são para ser considerados atentamente.

Eu mexo muito pouco com MIDI para pegar o Vienna. São muito bons mesmo, eu sei. Acho que ano que vem nesta época vai estar mais difícil, existe uma clara tendência do poder de compra diminuir consideravelmente e entrarmos numa recessão, além do que o dólar deve subir. Vamos navegar em águas turbulentas... É bom pensar em aproveitar este Black Friday, neste ano mesmo.

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


MMI
Cara, outro dia estava vendo o Paulo Anhaia - para mim o único dos Youtubers da área para se levar em conta, pelo menos daqui. E ele tem trabalhado em suas mixes principalmente com os plugins nativos do Reaper, eventualmente do Pro Tools e do pacote da Waves que ele tem, mas ele usa bastante os gratuitos do Reaper mesmo. Acho que é para se pensar sobre plugins... rs

É a pura verdade! Depois que comprei o Cubase original e a Apollo, eu só uso os plug ins nativos do cubase (que são bons pra cacete) e os plug ins que vieram de graça na Apollo. E vou te falar que só isso já basta pra mim, não preciso de mais nada, nunca mais instalei um plug in da waves no meu pc!

MMI
Veterano
# nov/14
· votar


Jabijirous

É a pura verdade! Depois que comprei o Cubase original e a Apollo, eu só uso os plug ins nativos do cubase (que são bons pra cacete) e os plug ins que vieram de graça na Apollo. E vou te falar que só isso já basta pra mim, não preciso de mais nada, nunca mais instalei um plug in da waves no meu pc!

Bem por aí mesmo. A Apollo é excelente e tem talvez o melhor pacote de plugins. Acho que você não precisa de muita coisa a mais mesmo, a não ser se for coisas bem específicas.

Hoje em dia os plugins nativos e eventualmente um ou outro free (ou quase isso, como o Eventide) são mais que suficientes para fazer o serviço pesado de uma mix. Eventualmente um outro plugin escolhido a dedo para uma sonoridade específica, como Summit Audio TLA-100A, o SPL Transient Designer ou o PSP Vintage Warmer para dar um toque a mais, uma "cola" na mix ou o que quer que seja, podendo até beirar a frescura. Mas é isso, não mais que isso.

Aliás, diga-se de passagem... O segredo de uma boa mix e até mesmo master é tentar quase que pular essas fases, praticamente não mixar nem masterizar. O lance é captar extremamente bem e mexer muito pouco depois, ter pouco trabalho com plugins.

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3
Olha aí

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-600260572-vienna-key-chave-de-s eguranca-para-software-cubase-_JM

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous

Na Loop music ele pagaria mais barato se pagar a vista, e com frete grátis:

http://loopmusic.com.br/produto/6375440/Vienna-Key---Chave-de-Seguranc a-Para-Vienna-Instruments-e-Steinberg

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

não conheço essa loja, valeu!

Outra coisa, o login do Steinberg Online Shop é diferente do My Steinberg?

Adler3x3
Veterano
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


Cacilda.
# -+¨#"ru"
Não entendi por isto que o Puttin fica P da vida.
Mas na Best Service esta cha ve de segurança custa apenas Us$ 20.00
E no Brasil custa R$ 190,00, ou seja mais do que o triplo.

Mas me contem um detalhe se eu tiver 5 programas que precisam desta Key vai faltar entrada usb no computador?

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


Jabijirous
não conheço essa loja, valeu!

Já comprei com eles. O dono é atencioso e é tudo legalizado por lá.

Outra coisa, o login do Steinberg Online Shop é diferente do My Steinberg?

É diferente. Precisa criar uma conta na loja se quiser comprar. Ela é dirigida pela Asknet da Alemanha, que opera a loja em nome da Steinberg, então são estruturas diferentes.

Recomendo guardar em backup qualquer instalador de software que comprar lá, pois após alguns meses eles apagam da sua conta da loja o mesmo (fica só a info de compra realizada, invoice, etc...), e então precisa entrar em contato pra pedir para liberarem outro instalador se precisar mais uma vez(o que pode levar alguns dias).

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3
É. Coloca imposto + o valor da revenda!

makumbator

Valeu pela dica!

makumbator
Moderador
# nov/14
· votar


Adler3x3
Mas na Best Service esta cha ve de segurança custa apenas Us$ 20.00

Sim, esse é o preço no exterior em qualquer loja. Mas agora coloca o valor do frete + IOF do cartão de crédito + imposto federal de importação + imposto estadual (ICMS) + taxa de despacho dos correios (se for por Correios), de R$ 12 + tempo de espera. Vai dar próximo do valor em loja no Brasil.

Adler3x3
Veterano
# nov/14
· votar


Makumbator/Jabijirous

Eu me nego a aceitar este custo somente para ter o direito da licença.
Gastar R$ 190,00 só para ter uma coisa conectada na USB.
Infelizmente o custo Brasil extrapolou o bom senso em todos os sentidos.
Isto é irracional.

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3

Sim, é o custo do Brasil, e nisso a Steinberg ou Vienna não tem culpa nenhuma. Você pode tentar importar por conta própria e torcer para não parar na receita (nesse caso ficaria bem mais barato), mas atualmente está mais difícil não tributarem...complicado mesmo.

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


Adler3x3
Pois é cara! É por isso que a pirataria reina nesse país!

Slash_1989
Veterano
# nov/14
· votar





CHORAAAA! Saiu hoje!

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Slash_1989

Vou pegar a demo. E o melhor: ela vem com um módulo que fica grátis indefinidamente (mesmo que a pessoa não compre a licença depois da demo expirar). Farei um tópico ainda hoje.

Segue o tópico (tem plugin grátis cambada!):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/318671/

Jabijirous
Veterano
# nov/14
· votar


makumbator

Doutor, baixei o Cubase 7,5. Você já testou o VST Connect???

makumbator
Moderador
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar


Jabijirous

Sim, já testei a versão grátis (tem uma paga com mais recursos) com um amigo no Canadá. E até que deu certo (apesar que a gente estava só testando mesmo, então não foi uma gravação de verdade, e sim uma preparação mais rápida para gravações colaborativas que faremos no futuro). Ele baixou o módulo grátis pra me mandar o sinal e eu operava daqui o VST connect, recebendo o sinal dele e conversando com o camarada através do programa.

É importante dizer que ele não funciona na mesma rede (então não dá para querer testar com computadores diferentes mas que estejam na mesma rede). Outra coisa óbvia (mas importante) é a velocidade de internet nas duas pontas (o operador de áudio e o artista que manda o sinal). No caso do meu teste eu tenho 15 megas e meu amigo no Canadá acho que tem 20 megas.

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


Slash_1989
makumbator

Muito interessante. Mas vou filosofar um pouquinho aqui, se me permitem... rs

Quando eu resolvi parar de usar pirataria, o fiz por dois motivos. Um deles é óbvio: porque é errado. Muitos vão achar bobagem, caretice, "as empresas querem que se copie", whatever (se bem que esse pessoal nem costuma frequentar esse tópico aqui, né?). Bom... eu trabalho com informática. Há coisas que faço que me importaria, se fossem pirateadas. E tenho, por princípio, não fazer com os outros o que não gostaria que fizessem comigo, embora não seja extremista de nenhum lado (software livre, por exemplo, não sou defensor, nem crítico; uso alguns, não uso outros, quem quiser faz, quem não quiser não faz...). Abandonware, na minha humilde opinião, vira "livre" (há controvérsias, eu entendo - mas, se eu abandonar um software que fiz, não me importo que usem - então, pela tese do "não fazer com os outros o que não gostaria que fizessem comigo", fico com a consciência tranquila).

Mas tem um outro motivo pelo qual aboli a pirataria: excesso! Quando usava pirataria, eu baixava um monte de porcaria que nem tinha tempo de testar! Ficava aquela montanha de plugin que eu sequer sabia direito pra que servia!!! Pra que ter dezenas de compressores? Só pra ficar enrolado na hora de decidir o que usar? Pô, bastam dois ou três, especificamente bons pra isso ou aquilo (esse é espetacular pra instrumentos, aquele pra voz, esse outro maravilhoso para masterizar... e pronto). E assim, ter mais tempo pra me dedicar ao aprendizado detalhado de alguns plugins (ao invés de ter só uma vaga ideia - ou nem isso! - sobre centenas deles...).

E o que isso tem a ver com esse Channel Strip from hell do Slate? Nada, diretamente. Mas é mais um, num monte de opções de compra ou free. Estou com receio de que eu acabe com o mesmo problema que tinha antes: um monte de plugins, sem o tempo devido pra me dedicar...

Então, urge o seguinte (neste tópico ou, pra não desvirtuar, em outro): o que é preciso? O que basta? Quantos e quais plugins são realmente necessários? Depois de entender e se acostumar com um bundle (como eu falei antes com relação ao T-Racks, por exemplo), vale a pena "jogar tudo fora", porque saiu outro bundle teoricamente melhor? E, mesmo sendo melhor, será que eu vou conseguir "tirar um som" melhor, já que não o conheço tanto quanto o anterior?

EDIT: Há um terceiro motivo importante para não usar pirataria: suporte. Mas, esse não vem ao caso aqui.

Adler3x3
Veterano
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


JJJ

Escreveu:
Então, urge o seguinte (neste tópico ou, pra não desvirtuar, em outro): o que é preciso? O que basta? Quantos e quais plugins são realmente necessários? Depois de entender e se acostumar com um bundle (como eu falei antes com relação ao T-Racks, por exemplo), vale a pena "jogar tudo fora", porque saiu outro bundle teoricamente melhor? E, mesmo sendo melhor, será que eu vou conseguir "tirar um som" melhor, já que não o conheço tanto quanto o anterior?

Bateu num ponto importante.
Estamos na era da especialização, mas isto não indica que devemos trocar de plugins a toda hora.
Tem que considerar que na linha do tempo novos upgrades vão ser necessários, e isto tem um custo bem dizer anual, e aí o usuário tem que escolher uma linha de produtos e se manter nela.
Depois que se aplica uma quantia considerável de dinheiro num produto bom, tem que se manter nesta linha., muito embora as vezes temporariamente a versão mais recente de um plugin pode ser melhor, até que a sua linha sofra um novo upgrade e iguale e até supere o concorrente.
Então temos:
- uma linha completa de plugins de efeitos;
- efeitos especialistas adquiridos em separado não importando a marca;

Como já foi comentado em posts anteriores tem um regra básica (não absoluta) que a qualidade esta ligada ao preço.
Assim muitas vezes ao trocar de plugins esta se dando um salto de qualidade para um novo nível ou patamar.
E existem "n" níveis, desde os plugins mais simples ao de extrema qualidade.
Tudo vai depender do nível de conhecimento, e de tempos em tempos pode-se subir alguns degraus.
Num determinado momento pode aparecer um oportunidade de compra por uma pechincha, mas depois pode ficar caro quando dos upgrades para poder manter a qualidade.
Você pode dar um salto maior que as suas pernas, mas depois..., não vai conseguir manter o nível.
Assim tem que ter um planejamento do que se quer fazer e aonde se quer chegar.
E isto tem que ser planejado tanto para atender as necessidades puramente técnicas das boas práticas de áudio, como a questão financeira do usuário manter os pés no chão dentro da sua realidade. (amador e hobby, profissional, especialização em determinada área de áudio etc.)
E o que conta é o equilíbrio entre todos os componentes de hardware, softwares, instrumentos, acessórios e mais.

E outro ponto importante que o "JJJ" se referiu é a questão de ter plugins em demasia, tudo aquilo que veio de forma gratuita o usuário acaba não dando o devido valor e fica sempre a procura de algo mais, mas este algo mais pode estar no que já tem, mas como fica só experimentando acaba não se aprofundando e conhecendo o software a fundo.
Eu adoro os softwares do Vienna, mas não vou comprar no momento atual, pois depois vou ter problemas em não conseguir manter o nível.
São tantos os softwares, instrumentos e expansões que é impossível calcular o custo total, mesmo alguns bundles não são completos, e de antemão não dá para saber quanto no final vai se gastar, e depois vai chegar uma hora que vai ter que necessariamente fazer um upgrade, e este upgrade vai custar muito.

Agora tem o outro lado o lado do hobbysta, do curioso, assim como tem gente que coleciona figurinhas, tem gente que gosta de colecionar softwares de áudio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Promoção de Softwares - Boas Oportunidades indique aqui