Sobre o controle de parâmetros através do MIDI em apresentações ao vivo

    Autor Mensagem
    JoeGomes1994
    Veterano
    # jun/12


    Olá pessoal! Nunca postei nada no fórum (apesar de sempre acompanhá-lo), e resolvi fazê-lo quando achasse um assunto realmente relevante pra isso... Depois de horas de pesquisa na internet e abordar algumas pessoas quanto ao assunto, penso que essa é a hora.
    Há tempos venho observando músicos que fazem uso de componentes diversos para melhorar sua performance ao vivo (como Rhapsody of Fire, com suas infinitas backing tracks sampleadas, ou All That Remains, na qual o baterista toca utilizando um metrônomo programado à ocasião), enfim, imaginei algo mais audacioso do que o citado (cuja existência não sei ao certo).
    É o seguinte: imaginei uma interface universal de palco, digital e semi-automatizada. Em detalhes, seriam as pedaleiras da guitarra e do baixo (estas dotadas de saídas MIDI e USB), mais o teclado, conectadas no computador através da interface MIDI para mudança automática de timbres, patches e bancos. Os mesmos instrumentos, mais a bateria microfonada, conectados ao computador para equalização e efeitos diversos, tudo sendo modificado em tempo real e automaticamente. Enfim, o uso do metrônomo individual para o baterista (como já citado) para a banda ficar em sintonia com as mudanças automatizadas. O resultado disso seria a praticidade para os músicos (sem a necessidade de mudar os efeitos de seus equipamentos manualmente), a possível dispensa de qualquer operador de mesa de som (já que todos os instrumentos seriam pré-equalizados e modificados automaticamente), e, consequentemente, uma qualidade impecável em apresentações ao vivo, quem sabe, próxima a de estúdio (claro, se todo o trabalho com o equipamento for bem executado).
    Gostaria de saber, enfim: isso é possível? Independentemente de investimentos em equipamentos (que como presumo, não serão poucos), em capacitação de pessoal (para lidar com a programação das informações nos softwares), etc, adoraria saber mais sobre esse assunto.
    Imagino que seria tudo possível com softwares de nível profissional a partir de uma utilização mais aprofundada (tais como Sonar, Pro Tools, Cubase, Fruity Loops, etc), mas são só presunções, levando em conta o fato de que não tenho conhecimentos sobre o assunto...
    Não sei se entenderam a dúvida, mas tá aí... Valeu!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    JoeGomes1994
    Um sequenciador resolve seu problema fácil... Presente em qualquer bom workstation

    Como imagina, precisa uma boa bagagem em programação deste tipo de equipamento, mas pode fazer tudo isso que quer e disparar automaticamente ou manualmente utilizando pedais e ou outros controles

    Mas cara, quer muita moleza nao heim Hehe, nem as pedaleiras da guitarra quer pisar

    O meu workstation é o korg Kronos e custa 10k nas lojas do ramo, também nao é uma solução barata

    JoeGomes1994
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Haha É mais uma utopia mesmo, só queria saber se era possível xD
    Valeu cara, vou pesquisar mais sobre o assunto ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o controle de parâmetros através do MIDI em apresentações ao vivo