Controladores Midi - Edição Midi - Pressão de Canal e controle de respiração

    Autor Mensagem
    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13


    Bem pessoal primeiro esclareço que não estou escrevendo sobre os controladores midi (teclados ou instrumentos midi).
    E sim sobre o aquivo midi em si.

    Sempre navego na internet pesquisando sobre os vários aspectos da humanização de arquivos midi.
    Mas desta vez me deparei com uma situação que não entendi e não sei explicar, e gostaria de saber.
    E vou tentar explicar:

    Visite o site do Vienna Symphonic Library, na parte de demos de áudio, como por exemplo:
    - Violins Universal-mode by Cristian Kardeis
    clicando em open, aparece as opçoes de download do arquivo mp3, e de uma pequeno tutorial que vem com um arquivo midi.

    link:
    http://www.vsl.co.at/en/211/442/344/351/570/372.htm

    Abrindo o arquivo midi, percebi, que o mesmo usa os seguintes controladores, com variações na linha do tempo da música.
    - controle de pressão do canal;
    - controle de respiração.

    Considerando que é um arquivo midi de um solo de violino, não consegui entender nada.
    Até que ponto estes dois controladores podem afetar a qualidade do som gerado em midi com um sintetizador/instrumento midi de violino?
    Isto parece coisa de teclado musical (arranjador ou controlador), cujo modo deveria estar ligado, e assim quando exportou ficou fazendo parte do arquivo midi.
    Alguém sabe dizer/esclarecer algo a respeito?

    makumbator
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3

    São controladores contínuos escritos no arquivo (assim como aftertouch). O controle de respiração é o breath, não é? Pois então, é um comando que alguns módulos ou samplers reagem.

    http://www.ccarh.org/courses/253/handout/controllers/

    O outro controle eu não conheço de nome, mas provavelmente é outro comando midi normal. Qual o nome dele em inglês?

    Muito provavelmente o sampler em questão reage de algum forma a esses comandos, e por isso foram usados. No caso vc teria que consultar o manual dele para checar o que eles fazem nesse sampler.

    EDIT:

    O channel pressure (imagino que esse seja o canal de pressão a que você se referiu) é um tipo de aftertouch. Pesquisei rapidamente aqui e vi que ele é chamado assim por alguns fabricantes:

    http://www.sweetwater.com/insync/aftertouch/

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Makumbator

    O outro controle eu não conheço de nome, mas provavelmente é outro comando midi normal. Qual o nome dele em inglês?

    Huummm..
    Não sei, sou meio nacionalista e antigo, aqui em casa todos os aparelhos de som são em português.
    Graves, agudos e médios, brilho, entrada , saída, auscultador, alto falantes etc...
    Os aparelhos que vem com Bass, Treble etc... eu apago usando uma lixa, e colo etiquetas em português, para ficar bom...
    rsss

    E assim é com os softwares..., eu edito...

    rsss....
    Brincadeiras a parte, obrigado pelas dicas, deve ser isto mesmo que você escreveu.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    Adler3x3
    E assim é com os softwares..., eu edito...

    Não é difícil colar o papel com o nome traduzido na tela do computador?

    hashsah!

    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controladores Midi - Edição Midi - Pressão de Canal e controle de respiração