Dúvidas sobre equipamentos e gravação

Autor Mensagem
slvr
Veterano
# mai/12


Fala pessoal,

Como sou leigo no assunto, resolvi pedir uma força. Quero gravar covers de voz/violao com qualidade, entao gostaria de saber que equipamentos e programas de edicao seriam necessarios para que eu pudesse realizar um trabalho decente. Tenho um iMac, pelo que vi com uma estrutura de audio e um microfone conectados a ele conseguiria gravar no pc. Daria mesmo? Que microfone/estrutura de audio seriam adequados? Tem alguma outra coisa que seria interessante usar? Qual programa de edicao seria interessante p/ mim?

Enfim, peço sugestoes do que poderia ficar legal pra gravar e editar de uma maneira não muito complexa. To disposto a gastar uns 2.000.

Obrigado!
Abs

BJAofficial
Veterano
# mai/12 · Editado por: BJAofficial
· votar


...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


slvr
BJAofficial
Para os dois, uma boa interface de audio... Existem trocentas opções... Mas como só querem dois canais...
Eu iria de Roland quad capture para Windows e apogee Duet 2para Mac

Para Windows uma grande ajuda a presonus audiobox USB, 600 conto

slvr
Hoje em dia tem uma dezena de DAWs programas de audio, aconselho a começar usando o que vira incluso com a interface... Para já ir se familiarizando abaixa o Reaper que tem um trial que nao expira nunca e é muito bom

Só nao entendi, vai gravar em Windows ou Mac ...

slvr
Veterano
# mai/12
· votar


Foda... Crio um tópico pra tirar minhas dúvidas, ae o cara ao invés de criar um pra ele, vem e posta no meu p/ deixar mais confuso. Cria um tópico pra ti, velho.

BJAofficial
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

desculpa cara, a minha intençao era nao ter que criar mais um tópico, e usar um já existente que é sobre o mesmo assunto..
mas se é tao incomodo pra ti, vou tirar o meu post..

abç

slvr
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano

Obrigado pela resposta, Edson.

Vou gravar no iMac. Seria necessário só a estrutura de audio/mic mesmo, então? Pesquisei sobre a ``Apogee Duet 2`` e vi que custa por volta de 2.000 reais. Qual seria o diferencial dela em relacao a uma M-Audio Fast Track, por exemplo, que sairia por 500? Quanto ao microfone, pode me indicar alguns modelos? Sobre o DAW, daria pra fazer algo decente com o GarageBand, que ja vem no iMac?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


slvr
Qualidade é o diferencial, a apogee já é considerada uma interface profissional, equipamento de primeira qualidade, já a fast track é bem mais humilde em seus conversores, em seus prés, é uma interface para o povão, lá fora ela custa 100/120 dólares , mas grava da mesma maneira, e grava bem, só que não ao nível da apogee

Microfone um SM57 e um SM58 da shure se der, fica bem versátil começar com estes dois

O garage band é simples mas dá para fazer algo decente sim, até você pegar um Logic pro que é uma escolha obvia para a gente de home Studio no Mac hoje em dia, na app store esta 200 dólares

Vamos fazer entrar tudo no seu orçamento entao Hehe
Roland Quad Capture - 1000,00
Logic Pro 9 - 350,00
Sm57 - 350,00
Sm58 - 300,00
2000,00 como queria - preços de mercado livre e macstore

Boa sorte na escolha
Sobre as interfaces passe no site dos fabricantes para dar uma geral melhor sobre os produtos

slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


Edson Caetano

Obrigado novamente, Edson

Então, qual seria o propósito dos 2 mic`s? O Sm57 é um condensador e o Sm58 um dinamico, certo? Nao seria melhor apenas um condensador de qualidade p/ gravar a voz/violao? Se tiver como, me fale um pouco mais sobre os mic`s e o uso deles. A interface de audio, dependendo da sua qualidade, vai interferir na qualidade de audio que eu vou obter no final, entao? E acho que você se enganou quanto ao Logic Studio, na Apple Store BR ele está por R$ 1.300.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Os SM 57 e SM 58 são dinâmicos.

Eu prefiro condensadores para gravar voz e violão, mas cada um tem suas preferências e propósitos.

A interface de audio interfere na qualidade sim. Mas mesmo assim, uma Fast Track já dá uma qualidade bastante boa para quem quer se iniciar.

Para violão, acho que os mics condensadores são melhores. Opções podem ficar com os ribbon e eventualmente os dinâmicos, que não são muito indicados para violões não.

slvr
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

Obrigado pela resposta, MMI

Ah, me equivoquei em relacao ao Sm57 mesmo. Estava pesquisando os mic`s/interfaces e achei esse mic condensador, o Audio Technica At2020, por 475 reais. O que me chamou a atencao é que ele é usb, o que facilitaria o uso, acredito que nao necessitaria de uma int. de audio e seria só plugar no pc e usar. Certo ou errado? Perderia algo com isso? Se tiver como dar sua opiniao sobre ele ou recomendar algum, ficaria grato.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230778521-audio-technica-at2020 -melhor-q-mxl-990-770-b2-pro-perception-_JM

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

acredito que nao necessitaria de uma int. de audio e seria só plugar no pc e usar. Certo ou errado?

certo

Perderia algo com isso?

Sim e não, depende. Mas vamos devagar...

Para cantar você teria um microfone interessante, esse AT2020 é um condensador de diafragma grande de resposta relativamente plana, o que é bom. Para gravar seu violão também. Uma pergunta: que violão é? Ele teria captação ou só microfonando mesmo? Para meu gosto, eu preferiria esse a um SM57 ou 58, por exemplo.

A questão é que esse é um microfone até simples, não é um super condensador. Mesmo porque a energia de um USB não é tão precisa, então está sujeita a variações. Geralmente os condensadores USB são modelos de entrada, então aí que fica a perda. Mas se você deseja microfonar voz e violão em casa está ótimo (sem gravar seu violão em linha), nem precisaria de uma placa mesmo. Mesmo para gravar guitarra poderia servir, não sei se seria o caso, mas nesse caso, em casa, é sempre melhor um mic dinâmico do tipo SM57.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


MMI
Estou escrevendo o artigo heim... É díficil não escrever bobagem Hehe, mas deverá ficar bom

slvr
quanto aos mics, eu sou de um instrumento digital, então os condensadores não são muito minha área, mas para voz um sm58 é bem versátil pelo preço, claro que seria mais legal um beta58 mas é o triplo do preço, e o sm57 sempre usei para microfonar cubos, a muitos e muitos anos, entao é mania indicar ele

Escuta o colega que o cara é fera

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano

Legal! Mandei email para você.

slvr

Só para explicar o que estamos falando, eu e outros colegas como o Edson Caetano estamos elaborando uma apostila sobre gravação de guitarra, violão e teclados, com umas dicas de mixagem. Começou com a parte de guitarra apenas (tem alguma coisa sobre microfones), mas bastante coisa já está pronta e em algum tempo vai sair para o pessoal do fórum.

slvr
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
MMI


Bacana! Tomara que fique legal esse material que estão produzindo.

Em relação aos microfones, como disse, minha intenção seria de gravar voz e violão juntos pelo mic. Queria comprar algo excelente pra ficar por algum tempo. Acho que talvez esse AT2020 seja legal mesmo, mas por 475 reais não sei se vai ser aquela qualidade de encher os olhos. Queria algo meio definitivo, que ficasse extremamente satisfeito por bastante tempo, sem chance de errar. MMI, com R$ 1.500, que propostas você acha interessante? Que dúvida... hehe.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Acho que talvez esse AT2020 seja legal mesmo, mas por 475 reais não sei se vai ser aquela qualidade de encher os olhos

Exatamente. Não é isso tudo, tem algum ruído, mas é muito bom ainda assim se for pensar em home studio. Por exemplo, mesmo se seu orçamento fosse ilimitado não sei se seria o caso de comprar um super pré e um Neumann U87. Você tem limitantes, como a acústica do seu local de gravação, seu pré, seu conversor, seus instrumentos etc. não adianta só um item ultra top de linha se o resto não acompanha.

Como eu disse ali atrás, seria legal se você falasse do seu instrumento de gravação, se é um violão de aço ou nylon, se é elétrico ou não, se vai gravar guitarra ou outro instrumento também eventualmente.

Violão é meio complicado para gravar, especialmente em casa. Por você não ter normalmente uma acústica bem cuidada, o normal é optar por um microfone cardióide com um posicionamento o mais próximo possível, fugindo um pouco da reverberação da sala. Aí surge o problema de não se captar com só 1 mic toda a imagem acústica do violão. Por isso é legal que para violão se use 2 mics ou mic + boa captação interna do violão, ou seja, captar o som com técnicas estéreo. Se quiser, me manda seu email por MP que eu lhe mando a apostila com essa parte de violão, lá tem isso de captação, posicionamento etc.

Timbre é algo que cada um tem seu gosto. Técnicas de gravação também varia muito, cada um tem seu caminho para se chegar num ponto. De toda forma, eu gosto e meus melhores resultados com violão foram com condensadores de diafragma pequeno captando mais agudos e para captar mais graves pode ser condensador de diafragma pequeno ou grande, já tive boa experiência com ambos - isso para violão de aço. Para violão de nylon, dado o som mais grave, tendo a preferir condensadores de diafragma grande, mas mesmo assim um pequeno no braço não vai estragar nada.

Para usar 2 condensadores ou 1 condensador e o captador de um violão, obviamente, você vai precisar de um interface de pelo menos 2 canais, mas pode ser uma Fast Track Pro. Em casa eu uso uma Duet 2 e gravo com um Neumann KM184 (pequeno) que paguei quase isso aí que você propôs, mas é bastante coisa, porém é um mic inquestionável. Se pensar em diafragma grande de excelente qualidade mas sem pagar fortunas, entram o AKG 414 e o Neumann TLM103 e TLM102, eventualmente o Shure KSM 32, mas fogem do seu limite ainda assim. O Shure KSM 32 e o Neumann KM184 podem ficar dentro do limite se você conseguir trazer de fora. Essas seriam opções para gravar mic+linha. Se for pegar 2 mics, um Shure SM27 por exemplo pode ser uma boa opção para voz e violão, mais algum outro de diafragma pequeno como o Shure SM81. Diz aí o que você precisa...

slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


MMI

Muito obrigado pela resposta.

Meu violão é um Blueridge 160CE, de aço e eletroacústico. Este aqui: http://www.playtech.com.br/ch/prod/23986/violao-blueridge-br-160-e-+-p resys-b---natural.aspx
Inicialmente minha vontade é de usar apenas para voz e violão.

Entendi. Vou buscar mais infos sobre os microfones que você citou e técnicas de gravação. Te mandarei meu e-mail por MP, aí se der você me passa esse material.

Não sei se vai ajudar muito, mas vou deixar 3 covers que me chamaram atenção pela qualidade do audio e que ficaria satisfeito se obtesse algo semelhante. Se tiver como dar uma olhada bem breve em alguns e souber me dizer se precisaria de muito.. hehe.

http://www.youtube.com/watch?v=Xxgo9S0dP04

http://www.youtube.com/watch?v=KAdQDn5xaOU

http://www.youtube.com/watch?v=x8JodKHOfKo

O que eu precisaria, basicamente, pra chegar em um resultado parecido em termos de qualidade e clareza de audio? Te agradeço novamente.

Abs

kurt hendrix
Veterano
# mai/12
· votar


slvr
apenas uma fast track e um shure sm58 ja resolve o seu problema e economiza o seu dinheiro quase todo! kkk

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Agora sim... hehehe

Seu violão é legal, tem um captador interessante que dá para usar tranquilamente. Acho que para gravar em casa dá para gravar com ele e um microfone que ficaria muito bom. Acho que se você ler o texto que eu mandei você vai entender... Faz as experimentações que eu sugeri lá que acho que sai um som legal.

Acho que as 3 gravações que você me mandou são factíveis. Só o segundo vídeo que parece que tem um microfone bem mais caro. O terceiro video não está legal, cheio de ruído, você faz melhor em sua casa fácil.

Falar dos outros é meio chato... Olha, aqui tem um teste onde gravei meu violão em linha apenas, o captador é um Fishman Aura. Aqui é uma dupla que ajudei a produzir esse CD que será lançado, gravado microfonado em estúdio (3 mics + linha), usamos meus Taylor que tem captadores parecidos com o seu. Acho que tem qualidade boa...

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


O Shure SM 57 e SM 58 são quase o mesmo microfone, muito parecidos basicamente é a parte externa que muda, o 57 tem um pouco mais de brilho e é um pouco mais direcional. Não são maus microfones, longe disso, especialmente para som ao vivo. Mas para estúdio e gravações desse tipo não são isso tudo (para guitarra são sim), eles tem um grave meio deficiente e a curva não é muito plana, aquele brilho a mais pode atrapalhar um pouco. Ou seja, a curva de frequencias deles não é tããão boa.

SM 57
SM 58

slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


MMI

Entendi.
Sem palavras, tá ajudando muito.

A qualidade ficou boa mesmo. To comecando a achar que pode sair algo legal!

Quanto aos mic`s, realmente, tinha visto que eles eram mais usados ao vivo e o SM57 para alguns instrumentos. Outra dúvida: o condensador, por ser mais preciso e sensível, não vai captar outros sons indesejados? Ruídos, barulho de carro, etc? Acredito que aí estaria a importância do isolamento acústico.. ou não? Teria algum meio de evitar? Acho que gravaria de noite, onde não teria praticamente nenhum, mas de qualquer forma.

Como você disse anteriormente que não adianta ``só um item ultra top de linha`` e eu concordo, acha que valeria a pena nesse momento investir em algo além de um mic. e uma interface de audio? Se sim, em que? Pensa que o AKG 414 teria uma diferenca bem consideravel em relacao ao AT2020? E um microfone top, por exemplo, fazendo uma comparacao com um microfone relativamente mais simples, como estes que citei agora, quais seriam as diferenças reais? O que eu obteria botando um microfone excelente numa interface de audio comum e ao contrário?

Difícil ver um Neumann ou um Apogee Duet por 2.500 reais e ir no ebay e encontrar por 1/3 do preço. Ahhh, Brasil..

Obrigado, MMI, desculpa abusar da tua boa vontade, agora vou ler o material que você me mandou.

Abs

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Acho que você não precisa de mais nada além de mic e interface, talvez apenas um simples pop filter para você gravar sua voz. O AKG 414 é um mic famoso e bom, ele é bem melhor que o AT2020, mas precisa de phantom power, não é USB, perde em simplicidade. A diferença em relação aos mics é a curva de frequências, a sensibilidade e o ruído. Em resumo, um super mic num placa meia boca deixaria a desejar na questão do pré e do conversor, mas ainda assim teria uma boa sensibilidade e sua curva de frequencias. Um mic meia boca numa super placa não daria um som bom pela "ruindade" do mic.

As interfaces básicas atuais, como a FTP, já são muito boas. Lembre que na década de 60 os Beatles assombraram o mundo porque gravaram em Abbey Road com impressionantes 4 canais e qualquer computador atual é melhor que o computador que a NASA dispunha quando mandou o primeiro homem à Lua. Então mesmo uma FTP pode fazer coisas muito boas, apesar de não ser o melhor que existe no mercado atual.

Eu acho que um super mic como um Neumann U87 por exemplo, só vai de fato fazer diferença e mostrar sua capacidade numa boa sala, num bom pré, que precisaria de um bom conversor também. Vejo que muita gente se vira bem com os Behringer C1 e C2, mas nessa marca eu tenho um certo preconceito e receio de deixar na mão, mas não nego que funciiona. Se for pegar um nessa praia mais em conta, eu iria em microfones como o Shure SM27 ou SM81 como eu falei, mas as outras marcas também tem, como Beyer, AKG etc.

Quanto a sua outra questão, quanto maior a sensibilidade e o ganho que se dá no pré, maior a chance de se pegar ruídos e a questão da reverberação ruim (note o último vídeo dos covers que você me mostrou). A solução para isso, parcial, é usar mics cardióides (para pegar só o que está bem na frente, reduzindo vazamentos, reverberação ruim) e usar técnicas de "close miking", ou seja, bem próximo das fontes sonoras.

Hoje eu estava assstindo na TV o Clapton tocando Robert Johnson. Ali foi gravado em salas comuns (na casa dele, em salas vazias, mas não em estúdios), com um condensador grande para voz e só um condensador pequeno para o violão.



slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


MMI

Entendi.

Ah, tinha feito uma confusao aqui. Achei que tinha achado o AKG 414 por 600 reais, só depois vi que na verdade era um modelo baseado nele e que o `verdadeiro` custava mais de R$ 2.000. Hehe. Esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237150381-microfone-para-estudi o-arcano-a-414-pro-akg-c414-completo-_JM
Mas provavelmente não deve ter 1/3 da qualidade do AKG 414 real..

Tem um amigão meu com um Gravador Zoom H4N, o qual nem usa. Olhando alguns sites daqui e outros gringos, vi que é muito bem falado por todos, mas nao sei se serviria pro meu propósito. Pelo que vi ele também funciona como interface de audio, c/ phantom power, 2 canais. Sabe me dizer se faz isso com uma qualidade boa? Se fosse bom, pegaria emprestado pra testar e gravar algumas coisas e depois comprar uma interface, com mais noção.

O violao estou pensando em gravar em linha, já ele que tem uma captação relativamente boa, aí se achar que não está legal, compro um microfone pra ele.

Em relação a cabos pro violão e microfone, acredito que seja importante serem de qualidade, não? Ou não é tao relevante assim? O que acha desses?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234942268-cabo-profissional-vio lo-baixo-guitarra-planet-waves-35m-l-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-234948040-cabo-microfone-cajon- violo-viola-planet-waves-xlr-305m-_JM

Sobre o microfone p/ voz, ainda estou em dúvida, além de não ter achado os que citou. Também acho que comprando um ultra-top talvez nao explore boa parte do potencial do mic, além de talvez captar sons indesejados.

O que acha, MMI?

Que dúvida...

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

O Mauricio Bahia tem um gravador Zoom desses, fala com ele.

A captação do seu violão é boa sim, mas geralmente um microfone melhora isso.

Os cabos são de fato importantes. No microfone você vai usar um cabo XLR. No violão é cabo comum, P10. A qualidade é importante sim. Eu não gosto muito dos Planet Waves, são bons, mas o meu descascou todo dourado do plugue com o tempo.

Por ultra top, eu chamo dos mics de mais de 5 mil dólares. Esses não recomendaria nem se a grana não fosse o problema. Mas em geral os de 1000 a 1500 dólares eu ainda recomendaria para gravar em casa. Mas volto a frisar, pode ser um mic mais simples, mais barato. Vou pesquisar depois nas lojas virtuais e ver se acho algo.

Abç

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Conforme prometido, agora tem o link e está disponível.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/286715/

slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


MMI

Legal, MMI!! Baixei e vou ler.

Uma duvida: Usando 2 microfones, um para a voz e o outro para o violao, gravando simultaneamente, como faria para o da voz pegar exclusivamente a voz e o do violao pegar apenas o som do violao? Sem ambos microfones pegarem a voz/violao, que no caso anularia a necessidade de 2 microfones, mas cada um pegando unicamente o som proposto.

Outra: Qual a diferenca de um microfone VALVULADO? Quais suas caracteristias? Sao melhores?

Obrigado
Abs

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Não vejo muita razão para você fazer isso, só se for registrar um som ao vivo. Gravando em casa ou em estúdio, melhor gravar um de cada vez. Você precisa de menos microfones, menos canais simultâneos, abre mais espaço para mexer nas tracks depois.

De qualquer forma, se quiser gravar simultaneamente... A primeira coisa quando se tem 2 fontes é tentar posicionar os microfones certos nas posições certas. Por isso é importante saber o padrão de cada microfone. Note que em padrões cardióide, supercardióide, hipercardióide, mais ou menos em 120 graus tem uma área de baixa sensibilidade do mic, onde ele não vai captar muita coisa. Então no seu caso, você posiciona o mic inclinado, de frente ao violão e a 120 graus de sua boca, por exemplo. Isso é o ideal mas nem sempre se consegue, mesmo assim a reverberação e algum som vai "vazar". Mas como no caso de microfonação de bateria (o som da caixa vaza para o mic do bumbo ou do chimbal), não tem muita importância que o som vaze, faz parte da mix e vai ser juntado mesmo, o que é preciso é captar bem cada um dos sons.

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


slvr

Qual a diferenca de um microfone VALVULADO? Quais suas caracteristias? Sao melhores?

Isso aí de ser valvulado é para mic condensador. Note que um condensador tem o phantom power que alimenta um sistema de amplificação dele. A válvula está lá para amplificar o sinal, como num amplificador valvulado ou transistorizado. Dá uma diferença mas é difícil de por em palavras objetivas, mas diz-se que tem um som mais "quente".

Eu já gravei com um desses, acho o som muito legal. O problema é que via de regra são beeeeem caros.

Só para exemplificar... Uma das maiores duplas de violão do mundo, os brasileiros Duofel, lançaram um DVD interpretando Beatles no famoso Cavern Club. Lá eles captaram o som dos violões com sinal em linha+mic condensador de diafragma pequeno, como eu falei na apostila e como eu faço em casa. Ficou fantástico o som, apesar de eu não ter achado no tubo, aqui está um ensaio:



slvr
Veterano
# mai/12
· votar


MMI

Entendi.

O que acha desses microfones?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232635763-microfone-akg-percept ion-420-novo-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-425735609-microfone-condensador -studio-akg-c3000-r-89999-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230976228-14654-microfone-de-es tudio-audio-technica-at2041sp-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-424991108-rode-nt1a-microfone-c ondensador-loja-garantia--_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236916061-mxl-v69-mogami-editio n-tube-microfone-com-frete-gratis-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-238273355-microfone-condensador -audio-technica-at4040-c-shock-mount-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-238722723-microfone-condensador -rode-nt2-a-_JM

Inicialmente então pegarei apenas 1 microfone, mas de mais qualidade, pra gravar o violao/voz. Qual desses acha que poderia ser interessante e versátil pra isso? Considera que algum valeria REALMENTE a pena e me pode me explicar por que?

E não conhecia essa dupla, achei otima! Muito boa mesmo.

Obrigado, MMI!

MMI
Veterano
# mai/12 · Editado por: MMI
· votar


slvr

Bom, para escolher 1 só mic, você tem que pensar um pouco... Eu acho que para violão, um condensador de diafragma pequeno é o que há. Já para voz, é o grande. Então acho que o sacrifício de gravar um violão com um grande é menor que gravar a voz com um pequeno, então eu sugeriria ir de um condensador de diafragma grande.
Em questão de marcas, claro que depende do modelo, mas eu prefiro AKG ou AT.
Geralmente os microfones de "multi-padrão" tem mais ruído que os de 1 padrão só. Para voz e violão você não tem necessidade de atenuação - isso encarece o microfone, por incrível que possa parecer.
Tem gente que acha apenas razoável os AT2020, eu tenho pouca experiência com ele.
Portanto, eu recomendaria um microfone de diafragma grande, cardióide, sem atenuação. De repente, importar de um site americano poderia ser negócio...

Edit: esqueci de comentar... O Duofel é uma das maiores duplas de violões do mundo não é a toa. Pena que no Brasil são pouco valorizados. Mas só para ter ideia, são patrocinados pela Taylor...

slvr
Veterano
# mai/12 · Editado por: slvr
· votar


MMI

Hmm...

E pra gravar o violao, com qual eu teria um resultado melhor: um AKG C414, de diafragma grande, R$ 2.000 ou um Mxl 604, de diafragma pequeno e R$ 500? Queria entender se um de diafragma pequeno teria um desempenho melhor ou nao que um bem mais `top`, porem de diafragma grande, dentro desse proposito.

Outra pergunta: Por que normalmente os de diafragma pequeno sao mais indicados pra gravar violao? Quais as diferencas p/ os de diafragma grande?

Obrigado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvidas sobre equipamentos e gravação