Qual mesa de som eu compro ?

    Autor Mensagem
    huugodias
    Veterano
    # jan/12


    Bem , eu faço covers de rock , metal , por exemplo , metallica , steve vai , joe satriani , mr. big , skid row , e isso usa guitarra , mas tambem faço musicas calmas de bandas como led zeppelin , guns n roses , 3 doors down , e entre varias outras bandas , que usa violao tambem , enfim , meu grupo tem 3 guitarristas(eu e mais 2) e um cantor , e eu pretendo fazer um estudio , botar isolamento acustico pra nao ter nenhum ruido no quarto onde vou ficar gravando , comprar ums microfones , e eu queria saber uma mesa de som boa , pra tirar os ruidos que tiverem da guitarra , ou do amplificador(meteoro) , e deixar o maximo sem ruido , que marca voces recomendam ? em torno de 500 reais , tambem tipo , quantos canais tem que ter e tal , eu nao entendo muito de mesa de som , qualquer ajuda sera bem vinda

    carlos adolphs
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: carlos adolphs
    · votar


    huugodias
    Boas.Ness faixa de preço, vc consegue uma mesa de no máximo 12 canais.Para microfonar a gravação de uma banda, instrumento por instrumento, vc vai precisar de um mínimo de 5 microfones na batera(Bumbo, caixa, over para os dois tons, surdo e over para os pratos), 3 canais ou microfones para suas guitarras, 1 para o baixo, e sobram 3 canais para a voz(principal+2 backing vocal).Não se iluda:Mesa não tira ruido de nenhum cubo ou guitarra, o que pode fazer isso é o programa de gravação que vc vai usar no computador, que tem recurso pra isso, mas vc vai perder timbre e muito!Cada ver que vc tentar baixar um ruido, vai precisar cortar frequencias, o que fere diretamente o timbre.Se vc quer ter um estúdio de gravação mediano, tem que começar com bons equipamentos e instrumentos, a mesa deve ser de qualidade assim como os periféricos(só a mesa não adianta), que são: equalizadores de 32 canais no mínimo, compressores, noise gates, efeitos.Uma mesa digital tem tudo isso embutido, mas seu preço é 4 X maior.Uma mesa digital de 12 canais não sai por menos de R$ 2.500,00.Marcas de mesa vc pode ver as Yamaha, Soundcraft, Midas, Behringer.No ML vc pode fazer uma pesquisa filtrando por " mesa de som de 12 canais".Abcs.

    huugodias
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ah sim , mas tipo , eu queria é conectar 3 guitarras e um microfone pro vocal , precisa de tantos canais assim ?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    huugodias
    Behringer Xenyx x1204 USB
    http://www.behringer.com/EN/Products/X1204USB.aspx

    Custa no ML uns 500/550,00
    tem tudo que precisa e mais um pouco, por este valor não encontrará NADA
    interface de audio, 4 pre amps (dá exatamente para 1 mic e 3 guitas), rack de efeitos internos, canais L R para um teclado, CD, phantom power, bla,bla bla
    Leia o tópico fixo na sala de gravação sobre mixers, vai te clarear as idéias

    Até mais

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Com uma mesa de som tu até vais conseguir ligar os instrumentos, bateria, etc. tudo separado por canais, mas na hora da gravação tu vais gravar tudo junto em stereo.

    Mesa de som não é o equipamento mais indicado para gravação em home-studio.

    Compra por exemplo uma Interface de audio, por exemplo, a Tascam US-800. Com ela você pode gravar até 8 canais separados, sendo que 6 deles já vem com pre amplificador. Custa em torno de R$ 600.

    Com estes 8 canais tu microfona e grava uma bateria peça por peça, depois começa a gravar os outros intrumentos (um por vez)
    Depois: edita, equaliza, coloca efeitos, mixa, masteriza, ...

    Com certeza, com a US-800 tu consegues um resultado profissional !!
    Com mesa de som não !!

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    El_Cabong
    Com certeza, com a US-800 tu consegues um resultado melhor !!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Aqui no meu home estudio, eu uso uma mesa yamaha MG102c, esse é um mixer muito bom e com praticamente nada de ruido com todos os canais ligados ao mesmo tempo, claro que se eu aumentar o ganho no maximo aumenta um pouco chiado mas não existe ruido, isso é normal...

    eu estou muito satisfeito com minha mesinha com humildes 10 canais que pra gravação da nossa bateria mudou da agua pro vinho, pois com esse mixer tenho equalização de 3 bandas ainda possui uma saida e retorno de efeitos em cada canal... ela tb possui canais estereo, tem dois canais com compressor e 4 com phantom power, ganho e corte de frequencia...

    muita gente diz não precisar de uma mesa em um home estúdio... bom cada um cada um mas eu não conssigo imaginar qualquer gravação minha hj sem uma mesa... pois depois de bem equalizada uso muito poucos plugins no meu arquivo de audio final e assim tenho uma qualidade muito melhor do de mete uns 10 plugins de efeito e equalização via software...

    ahh eu gravo com notebook e interface onboard à 24bits e 88khz..

    Resumindo a mesa ficou só pra bateria e olhe lá, pra um ensaio como voce falou até serve mas não vai consseguir microfonar a bateria com muitos microfones...

    Tem gente que grava bateria com 1 microfone ou 2 e tem gente que grava com 30 , 40 ...

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    30, 40 forçou a amizade, hein! Hehehehe

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Omni

    não sei se tu conhece muito sobre microfonar uma bateria, mas se tu der uma pesquisada vai ver que eu não to forçando nada..

    Te recomendo por exemplo conhecer mais sobre a banda RUSH, é apenas um exemplo de varios set de bateria complexo com muito instrumento acustico..

    olhe essa foto..

    Foto do set de bateria do Neil Peart

    ai microfonando tudo mais os overs e outros pra pegar ambiente deve da uns 30 mics, acrescenta mais alguns efeitos de percussão e se chega aos 40 facil..

    tambem tem a banda Metallica, que nas gravações do albúm Black, gravado em uma boa sala oval com um bom ambiente e isso usando um set menor e mais simples o produtor Bob Rock usou uns 40 a 50 só pra percussão...

    não to aqui pra forçar nada só pra ajudar os amigos que precisam... e acho q seria bom tu rever seus conceitos...

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Sim, eu microfono baterias praticamente todos os dias.
    É bem raro passar de 14 mics, e isso é pra uma bateria grande.

    Acho que você vai concordar que rush é um pouco fora do padrão, mas mesmo assim, essa bateria aí você resolve com uns 16 mics, não precisa botar um mic pra cada peça. Só sendo muito freak pra microfonar tudo, mas de qualquer maneira, não é padrão, nem perto disso.

    e acho q seria bom tu rever seus conceitos...

    Não me leva a mal não, mas eu não opino sem ter base. E sim, eu tenho uma certa experiência com gravações, já que faço isso todos os dias.

    gbmeioponto
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    Omni

    não sei se tu conhece muito sobre microfonar uma bateria


    eu ri

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    muita gente diz não precisar de uma mesa em um home estúdio...

    É que com uma mesa de som, tu liga os microfones de todas as peças da bateria separadamente, equaliza, equilibra os volumes, faz o jogo stereo das peças, ... ... E aí grava.
    Mas aí neste caso tu vais gravar a bateria toda em stereo 2 canais.

    Para editar algo em alguma peça específica da bateria, depois de feita a gravação fica muito difícil !!
    Por exemplo, O baterista fez uma excelente performance na bateria, mas teve um trecho no meio da música em que o baterista bateu forte demais na caixa perto do microfone, e ela se sobressaiu muito acima das outras peças; e também o pedestal do microfone do surdo afrouxou, se afastando um pouco e o volume dele ficou baixo no meio da música. Não tem como tu ires lá na pista da caixa e baixar o volume dela naquele trecho, e ir na pista do surdo e aumentar o volume dele naquele trecho, pois tudo já está gravado junto com todas as outras peças.
    Aí tu vais ter que gravar tudo de novo e descartar esta excelente performance.

    Com uma interface de 8 canais tu separa tudo, no caso de uma bateria simples de 8 peças.
    Aí depois sim, tu edita, equaliza, coloca efeitos, faz o jogo stereo, mixa, ...

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    aproveito pra pedir opinião dos mestres do áudio:

    http://pt.yamaha.com/pt/products/music-production/mixers/mg_series_cx_ models/mg166cx/

    Mesa Yamaha MG166CX
    16 canais
    http://data.yamaha.jp/sdb/product/image/main/medium/m/mg166cx/070C2EB3 397F40FC9C479D893EF3A5C0_12001.jpg

    nessa faixa - mais de 12 canais, e com efeitos - tem alguma outra mais recomendavel?
    as yamaha me pareceram mais legais que as behringer. ainda nao achei outras marcas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual mesa de som eu compro ?