Fast Track Pro - Distorção ao ouvir música

    Autor Mensagem
    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: petrosmalk


    Tenho uma Fast Track Pro instalada no meu macbook pro. O meu problema consiste em que toda vez que estou ouvindo música e uso o equalizador do player (iTunes, Vox, etc) o som sai distorcido. Se não uso o equalizador o som sai perfeito, mas se resolvo equalizar o som distorce. Se ouço música usando a saída comum de audio não tenho problemas ao usar o equalizador, apenas quando uso a Fast Track Pro. Meu sistema é o Mac OS Lion e estou usando o driver mais atual.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    petrosmalk
    Voce deve estar ouvindo musicas muito comprimidas, que não deixam muito headroom. Experimenta abaixar um pouco o volume no equalizador.

    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Sua dica funcionou abaixando o volume no equalizador, mas porquê não tenho este problema quando uso a saída comum do macbook? O problema ocorre mesmo com músicas curtas.

    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O problema ocorre mesmo com formatos de audio cheios como wav e aiff.

    M. P.
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Comigo acontece um probleminha parecido.
    depois que eu instalei minha fast track pro no notebook, sempre que não tô usanddo ela e ouço musica pelo Media Player ela dá umas distorcidas e umas travadas.. Oo
    Chega até a dar medo do note explodir. hehe
    Será que tem solução?

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    petrosmalk
    Não tem nada a ver com a duração ou formato. A música tá muito perto do 0dB que é o limite de distorção digital, se você der um ganho em alguma freqüência ele vai passar do zero e vai distorcer. É só isso, é absolutamente normal.
    Não sei porque não dá na placa onboard. Talvez ela não cuspa o 0dB antes de ser atenuada.

    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni

    O problema é que a distorção ocorre com qualquer música, qualquer album, qualquer formato. Todos os meus albuns estão perto de 0dB? Dos de Música Erudita, Jazz aos de Heavy Metal e Techno House? Acho que não.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    petrosmalk
    Acho que não também, você usou algum tipo de normalização?
    Depende muito do tipo de equalização que você fez. Se você equalizou muito vai distorcer, não tem jeito.
    Mas mesmo em estilos menos comprimidos vai ocorrer alguma coisa, o ideal é que os maiores picos da música estejam bem perto do 0dB, então pelo menos alguma hora vai distorcer.
    É comum isso, não tem nada de errado, o volume geral do EQ tá ali pra isso.

    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não estou usando nenhum tipo de normalização.

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    O ruim da FastTrack Pro é que o driver para Mac não inspira muita confiança. Eu também tenho uma modelo antigo, que é USB 1.x. Às vezes tenho problemas de distorção e cliques, mas não me recordo desse problema com o eq do iTunes, mas faz tempo que não uso a minha FT Pro.

    Comprar esse adaptador foi um grande erro, pois eu tinha um MB White só com USB na época, mas em seguida comprei um MacMini que tinha FireWire, que é bem mais estável do que o USB para trabalhar com áudio... :/

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Não é mais estável, isso é lenda. A placa foi feita pra funcionar com o usb 1, se você tem problema com clicks você provavelmente está usando um buffer muito baixo e usando muito processamento e/ou um hd lento (como o mesmo HD do sistema).

    E isso do iTunes não é um problema, você pode usar o sistema mais fodão do mundo, se passar do zero vai clipar, simplesmente é assim! É só compensar o ganho no volume do EQ, pronto!

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni, não é lenda não. USB 1.x é muito ruim mesmo, tanto que a FT Pro faz downsampling se tu usar fone de ouvido e plugar instrumentos ao mesmo tempo. Se você quiser gravar a 96KHz, precisa monitorar plugando os fones em outra saída de áudio. Isso se deve à largura de banda estreita do USB 1.x.

    Outro problema é que se você tiver duas coisas USB ligadas, o canal é compartilhado e o cenário fica mais complicado. A instabilidade está muito nessa questão de que vários dispositivos ou processador ocupado fazendo alguma tarefa de manutenção (gerenciando cache de disco, por ex), pode dar travadas numa gravação. Sem falar que não sei como as USB 2.0 de hoje em dia (e os drivers) estão otimizados para trabalhar com USB 1.x.

    O Firewire geralmente é um único dispositivo e era isso... todo o canal só para ele, sem falar que os controladores firewire costumam ser mais robustos, ainda mais num Mac. Imagina um Mac ficar mal falado por ter um controlador FW de baixa qualidade... iria arruinar as vendas, ainda mais porque o Mac é famoso pelo uso em estúdios.

    Sei lá, acho que a FastTrack Pro foi feita para trabalhar com USB 1 por alguma porquice de projeto, ou por ser muito antigo ou porque na época o hardware para USB 1 era mais barato, mas esse downsampling para mim é uma porquice sem tamanho da M-Audio, tanto que na caixa do produto não tem nenhuma referência a isso, só depois de comprar tu descobre (ou se consultou bastante os fóruns para não cair no conto do vigário).

    Eu estou seriamente pensando em pegar uma Edirol FA66 firewire, que tem os seus problemas, mas pelo que li eles são perfumaria perto dos drawbacks da FT Pro...

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    não é lenda não.

    É lenda sim.

    Hoje em dia tem gente trocando o sistema de FW pra USB (por questões de menos latência). 2.0, ok, mas se a placa foi feita pra usb 1 ela simplesmente vai ter uma limitação do número de canais, do sample rate, etc. Mas ela foi feita pra trabalhar com usb 1, então não é pra ter nenhum dropout dentro do possível dela.
    Com FW você consegue mais velocidade, portanto um sample rate maior e/ou mais canais. Mas a "estabilidade" de cada uma depende simplesmente de cada placa, dos drivers que elas usam, não do tipo de conexão.

    A RME tem várias placas USB que dão um pau em qualquer m-audio FW.


    Repito: se você tem algum tipo de dropout, clicks, etc, a culpa é sua, não dessa placa.
    Aí eu pergunto: aumentou o buffer? Usou um HD dedicado?

    francisco2004
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, eu desanimei com a FT Pro depois de usar por uns 2 meses, mas até vou voltar a testar porque coloquei 8GB de ram no meu Macbook white e 4GB no meu Macmini... depois transmito as minhas novas impressões. Até posso usar um hd dedicado, mas como é USB (e, portanto, compartilharia o canal USB), provavelmente o resultado seria pior... mas até posso dar uma testada.

    Já mexi no buffer, mas nada feito. Enquanto a placa funciona de forma estável, é ótimo, o preamp da M-Audio deixa a gravação com uma pegada profissional, mas quase sempre ocorrem alguns dropouts durante a gravação, mesmo com um único track.

    Em computador de 2010 (macmini) e levando em conta que o projeto da Fast Track é de anos antes, e na época deveria funcionar em hardware bem mais modesto, seria de se esperar uma gravação perfeita de um track individual...

    Mas faz tempo que não mexo na FT Pro e a sua provocação me fez querer testar tudo de novo e ver se mudo a minha impressão.

    Abraço

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    francisco2004
    Até posso usar um hd dedicado, mas como é USB (e, portanto, compartilharia o canal USB), provavelmente o resultado seria pior... mas até posso dar uma testada.

    Aí o ideal é usar um hd firewire 800, mas de qualquer jeito vai ser melhor que usar o interno.

    Sim, definitivamente o problema que você está tendo não é da placa.

    feh_l.j
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    será que se trocar o driver resolve?

    petrosmalk
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bem, será que temos opções de interfaces apenas para ouvir música no computador? Se for para trocar a fast track pro preciso de uma interface que tenha várias opções de saída de áudio. Pretendo usar os monitores da YAMAHA MSP7 ligados a interface. Lembrando que os MSP7 somente aceitam conexão XLR balanceada.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    petrosmalk
    Geralmente a saída da interface pro monitor vai ser um p10 balanceado, você pode usar um cabo TRS pra canon pra ligar nas caixas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fast Track Pro - Distorção ao ouvir música