Controlador Midi para Estudio e Shows: 25 ou 49 teclas?

    Autor Mensagem
    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11


    Olá pessoal

    Eu tenho um Yamaha PSR510 antigasso que uso como controlador midi... mas ele não foi feito pra isso. Não tem as funcionalidades de um controlador midi, ele é apenas um teclado antigo.

    Por isso, eu estou afim de pegar um controlador midi destes atuais. Eu vi um camarada ontem no show da Nívea Soares usando um pequeno controlador de 25 teclas. Achei bem interessante, apesar de que ele usou em ocasiões específicas. Eu olhei e pensei "Po, pra minha banda que nao tem teclado/piano um negócio destes poderia vir a calhar!". Procurei e achei alguns:

    M-Audio Axiom
    Alesis Q25
    Akain MPK
    Behringer UMX
    M-Audio Oxygen

    Mas agora vem a dúvida... se eu quiser um controlador legal pra fazer uns arranjos no meu home-studio e para usar ao vivo (Apenas como Trigger, Synth Pad, Synt Lead e pianos bem leves), o de 25 daria conta ou no mínimo um de 49 teclas?

    Obrigado amigos, um abraço

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Lembrando que eu sou guitarrista solo da banda, então seria ponta em algumas coisas, não é como se eu fosse um tecladista ou coisa do tipo. Lembrando que deveria ser versátil e de fácil manuseio pra poder alternar com a guitarra quando necessário.

    gbmeioponto
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    O de 25 vc só teria 2 oitavas, pra fazer arranjo no home studio é tranquilo, pq vc pode botar o pitch que você quiser no software que vc gravar a sequencia MIDI. Mas ao vivo, quanto mais teclas seria melhor. Claro que depende do que vc quer fazer, se forem efeitos simples que vc não precise usar mais que duas oitavas, o de 25 é uma boa. Agora, se vc quiser botar um VSTi de piano, vc vai ficar muito restrito com 25 teclas.

    Abc

    ricolb
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Um de 25 teclas serve tranquilo para usar no home studio, eles tem aquele botão de oitava acima, oitava abaixo. Acho que ao vivo complica um pouco se vc tiver que oitavar um arranjo no meio da música, mas nada que não dê pra ser feito por quem diferente de mim é tecladista de verdade.

    Acho que depende muito da música e do arranjo que vc toca, mas na maioria a gente utiliza 02 oitavas, as vezes nem isso. Atualmente eu possuo o AKAI MPK 61, qualquer dúvida a respeito é só falar. ABÇS!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ricolb
    gbmeioponto
    Então pessoal. Até não tocaria pianos muito porque não domino muito. Seria mais para alguns leads e pads com strings mesmo! Será?

    ricolb
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Se é só pra fazer o que vc tá falando, o de 25 teclas já é suficiente, na minha opinião. ABÇS!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ricolb
    Entendi!
    Pois é! O cara la usava o tecladinho assim e eu achei bem interessante! Além de que fica pratico né, se bobear cabe tudo na mochila apenas!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    25 Teclas não vale a pena.
    Tive um Akai, e foi uma grande decepção.
    É pura ilusão.
    Não serve nem para home studio, muito menos para tocar ao vivo, mesmo que sejam pequenos trechos.
    A limitação é muito grande.
    Se for para comprar um teclado controlador o melhor a fazer é comprar um de 61 teclas com todos os recursos de um verdadeiro controlador.
    Caso contrário fica com o PSR velho mesmo, que é muito melhor.
    Compra um Korg Microstation, que tem ótimos timbres.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    O teclado de 25 teclas é até suficiente para tocar strings , leads , etc. mas alguma hora você sentirá a limitação quando quiser um piano à mão.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Adler3x3
    61 teclas?
    Cara, eu sou guitarrista, já levo um valvulado, pedalboard, guitarras e violão!
    Levar mais um tecladão fica pesado! O bom do pequeno de 25 teclas é poder fazer uma graça e dar um extrazinho a mais no som, sem carregar toneladas!
    Um de 49 pra mim já coisa demais, então é questão de avaliar mesmo!
    Mu_Cephei
    Pois é cara. Uns pianinhos leves tipo The Police, alguns Sintetizadores em músicas do Rush, Ozzy, Uma coisa ou outra do VH antigo, um pad ou outro numa música do Pink Floyd, bem nessa onda. Será?

    E no estudio, pra gravar as ideias mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    É pura ilusão.
    Você pensa que tem um teclado, mas não tem é nada.
    É mesma coisa que você tivesse somente um 1/4 da guitarra, no meio da execução teria que apertar um botão para mudar as oitavas.
    E tem que conectar num notebook bem configurado e usar VSTis.
    Então qual a melhor solução?
    Um teclado pequeno mas poderoso, e o Korg Microstation se encaixa muito bem, e tem excelente timbres,leve e compacto, e não vai precisar de VSTis.
    Se for comprar um decente controlador vai gastar mais ou menos o que custa um Microstation.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    hmm...quero só ver quando vc chegar em casa com seu controlador (se não comprar ele na internet) e tacar um solo do Rick Wakeman no youtube. É arrependimento na certa!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mu_Cephei
    Cara, eu conheço Rick Wakeman, Genesis né cara! Mas é o que eu te falei. Não é como se eu fosse comprar um controlador mínimo destes para tocar Rachmaninoff, né? É justamente a ideia de usar ele conforme as suas limitações!
    Adler3x3
    Interessante este korg cara! É aquele que tem vocoder?

    Abçs!

    overlappingcircles
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    pessoalmente nunca usaria um 25 teclas mas se usasse compraria algo no estilo do Novation SL MkII que alem de ter versoes de 49 e 61 teclas vem com o automap (software que para mim e uma mao na roda pra controlar os varios knobs dos sofsynths e efeitos) BTW eu tenho o 61 e nao podia estar mais satisfeito.
    http://www.novationmusic.com/products/midi_controllers/sl_mkii/

    http://www.youtube.com/watch?v=62piHzob4q0

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Se a ideia é praticidade então, só comprar um Alesis Q49 então. Ele tem os pitch e modulation wheels, octave up e down, beleza. E dos de 49 teclas é o mais compacto. Neste caso, já melhoraria muito, certo?

    E o meu note eu sempre acabo levando, então, não seria nada demais.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Mas a ideia é mais pra ter um controlador legal pras gravações. E pode ser bem simples, já que só usaria como "teclado" para reproduzir meus timbres do Reason e cia.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Não sei se tem vocoder.
    Mas na faixa de preço, atualmente é a melhor opção em todos os sentidos.
    Tem características de controlador também.
    Tanto para home studio como pequenas performances ao vivo.

    Assim se for analisar deste ponto de vista parece ser a melhor solução.
    Melhor ter um teclado com timbres do que um simples controlador.
    E é leve e portátil, claro não cabe dentro de um mochila, mas é de fácil transporte, e na home studio não ocupa muito espaço, dá para colocar fácil na frente do micro.
    Vou comprar um deste para mim, tem bons arpegiadores.
    Tenho um Yamaha PSR S910, que com o case pesa mais de 20 kilos.
    É muito bom, mas não é fácil transportar, cada vez que vou viajar para a praia não é fácil acomodar no porta malas.
    Também toco violão, e uso o teclado para gravar o violão nele,como também voz, e o som fica muito bom, melhor do que uma gravação no micro.
    Os teclados avançaram muito nos últimos tempos, e possibilitam uma melhor integração com outros instrumentos.
    Os teclados se transformaram numa central de controle de Estudio..
    Escute os timbres deste Microstation, a sua banda vai ganhar muito.
    A tua pesquisa já esta evoluindo, descarte de vez um teclado de 25 teclas.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Adler3x3
    Pois é cara. Mas o microstation custa 350 dolares.
    O Q49 com frete fica em 130 dolares. Um controlador simples de 49 teclas. A ideia é basear o sistema no note. Porque aí, se bobear, não fica complicado de locomover e eu tenho o som de todos meus VSTi's.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Bem , agora já entra em cena a questão do dinheiro.
    Ter um teclado controlador faz parte de qualquer setup.
    Já um teclado com timbres próprios já é outro passo.

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Adler3x3
    Então!
    É uma grande aquisição, mas eu tenho que ser realista e ver que eu nem tecladista sou. Sou um guitarrista que usa um controlador pra fazer arranjos nas músicas e quebrar um galho em algumas músicas da banda que merecem um "toque especial"

    E definitivamente, ter um controlador é outra coisa. O teclado peca por ser antigo e não ter wheels dedicados, ou um fader de volume ali, ou os assignments que até este Q49 tem!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Vai neste mesmo.
    Exceto se aparecer uma outra dica melhor de algum membro do fórum.
    Uma coisa que aprendi é que a renovação/evolução é constante no campo dos teclados.
    Do dia para a noite, uma coisa que parece ser a melhor logo fica superada por outra, tanto na questão técnica como nas dos preços observando a relação custo/benefício.
    Na maioria das vezes não temos dinheiro suficiente para comprar o top de determinado segmento.
    E é assim que vamos montando os nossos equipamentos.
    E no teu caso pode ser que de também para usar o teclado controlador para controlar o PSR .

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Adler3x3
    Cara, vou neste Q49 mesmo... mas cara, olhando uns vídeos aqui, eu fico numa pilha danada de catar pra mim é um iPad pra usar como DAW ao invés do Notebook hahahaha Mas iPad nem vale apena né?

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst.
    Bem um Ipad é um sonho.
    Já tem muito músico usando, já criaram até acessórios de suporte de palco para usar o tablet.

    LenoRibas
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Sou violonista estou montando um studio e estou precisando de um controlador. Tenho duas opções aqui aqui perto de casa um Korg Acorn Master Key 61 ou um teclado yamaha piaggero np11. Gostei muito da estética, teclas e preço do NP11 da yamaha, será ele tem as principais funções de um controlador?

    kazu keyboard
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    cara ele meu alesis me satisfaz muito bem
    foto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Controlador Midi para Estudio e Shows: 25 ou 49 teclas?