2 orçamentos c/ interface, preamp

Autor Mensagem
Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L


Pessoal, preciso montar dois orçamentos pra um "investidor" que arrumei para ajudar na montagem do meu studio. Não sou profissional e em casa só gravo com uma Fast Track Pro e uma POD XT Live, por isso recorro a vocês.

Antes de qualquer coisa preciso saber: Pra gravar com qualidade, esses dois fatores (interface e preamp) seriam os mais importantes? Digo, qualidade sonora por si só, sento, plugo a guitarra e gravo... sei que muito vai da pessoa que está realizando o trabalho, mas como não tenho uma vasta experiência gostaria de saber se consigo algo de qualidade já com um equipamento bom.

Bom, seriam dois orçamentos. Um de até R$ 10.000 e outro de até R$ 25.000. No orçamento mais barato creio que não seja necessária uma interface de mais de dois canais né, no mais caro faço questão que nas opiniões que derem conste vários canais.

Não tenho noção de PreAmps e muito menos de interfaces que passem de 2 mil, nunca precisei correr atrás disso, porém preciso de nomes (e consequentemente de valores) pra ontem já que me foi exigido entregar isso para a pessoa o quanto antes.


Pra me auxiliar no studio devo pegar uma mesa digital e uma POD (ou uma HD500 ou um rack), estou no caminho certo? Mais algo?

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
Pra gravar com qualidade, esses dois fatores (interface e preamp) seriam os mais importantes?

Pra gravar *em linha*, sim.
A interface que faz o papel de conversor e o pré. Pra melhorar ainda mais, poderia incluir aí uma DI.

Esse orçamento seria só pra uma interface + pré? É pra gravar *apenas* instrumentos em linha? Ou seria pra considerar microfones, pedestais, pop filters, cabos, tratamento acústico, monitoração, etc?

Pra me auxiliar no studio devo pegar uma mesa digital e uma POD (ou uma HD500 ou um rack), estou no caminho certo? Mais algo?

Você não precisa comprar uma mesa.
Nenhum estúdio de baixo custo precisa de uma mesa, até porque com um orçamento baixo a mesa vai atrapalhar mais do que ajudar. O que dá pra fazer é comprar um summing box pra atuar como mesa, mas isso só se for passar de uns 16 canais o tempo inteiro, se for pra ficar no esquema home studio é melhor fazer tudo in the box.

Fica difícil dar um direcionamento sem saber exatamente o que você quer fazer. Em detalhes.

T-Rodman
Veterano
# nov/11
· votar


meus chutes:

- 'low cost':
https://presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=52
- 'medium cost':
http://www.quanta.com.br/web/quanta-av-pro/produtos?nome=C24

na dúvida, receio que a representante da digidesign aqui no Brasil, presta consultoria direta:
http://www.quanta.com.br/web/quanta-av-pro/contato

amplexos

T.

El_Cabong
Veterano
# nov/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


Com R$ 10.000, acho que eu montaria um mini estúdio de gravação completo com mais ou menos estes itens:

1 Desktop AMD Phenom X6; 6GB de Ram; 1TB de HDD.
1 Monitor LCD de 32" Full HD.
1 Placa de Som Delta 1010 LT.
1 Pré de 8 canais Behringer Ultragain ADA 8000.
1 par de monitores de audio ativos.
1 Bateria acústica de 8 peças (incluindo kits de pratos).
1 kit de oito microfones para bateria.
1 microfone condenser para vocais e instrumentos.
1 Amplificador de guitarra.

Com isso acho que é possível uma banda entrar neste estúdio (levando seus instrumentos de cordas e teclado) e realizar todas as gravações. Gravando um instrumento por vez.

T-Rodman
Veterano
# nov/11
· votar


El_Cabong
nem. Digo que eu já gastei mais do que isso, tenho coisa melhor, e ainda são degrais abaixo dos dois que citei - pra não falar em um estúdio de verdade.

El_Cabong
Veterano
# nov/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


T-Rodman
Pois é!
Eu pensei nas necessidades de clientes do tipo:
Uma banda daquelas que entra em um estúdio, só com os instrumentos de cordas e teclado nas mãos.

shoyoninja
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
Não dá para entender direito o que você quer fazer...

Para que vai servir o estúdio? Você diz que não é profissional mas fala em investimento. Qual será o benefício para o investidor? No que isso vai te comprometer?

Que tipo de instrumento você vai gravar? Vai gravar voz?

E a acústica da sala, já está aceitável?


Apenas para constar:
sei que muito vai da pessoa que está realizando o trabalho

90% da qualidade do que você vai fazer, vai depender exclusivamente disso e da monitoração. Se você está com dificuldade até para saber quais ferramentas vai utilizar, eu recomendo MUITO investir boa parte dos recursos na sua formação.

Agora se o objetivo não é profissional, dá pra reduzir bem esses orçamentos aí e ter um equipo legal para aprender.

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


shoyoninja
Agora se o objetivo não é profissional, dá pra reduzir bem esses orçamentos aí e ter um equipo legal para aprender

...que ela já tem.
Acho que a partir de um equipamento básico, se a pessoa souber o que está fazendo rapidamente vai notar limitações em alguns aspectos e vai saber exatamente o que precisa.
Exemplo clássico, monitoração que não transcreve bem. Limitações físicas: sala ruim, quantidade de canais... Qualidade do equipamento, mas essa geralmente vem *bem* depois.

Eu concordo com o camarada ninja, dar tiro no escuro é perigoso. Corre o risco de gastar dinheiro com coisas que não vai usar nunca e deixar de lado coisas mais importantes.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Pessoal, o questionamento só envolve PREAMP e a INTERFACE DE GRAVAÇÃO.

Dúvidas quanto aos cabos, DI etc vou deixar guardadas para um próximo tópico.

T-Rodman
Veterano
# nov/11
· votar


eu não trabalho na/para Quanta, mas coincidiram de enviar um e-mail mostrando a Studiolive 24.4.2 (que até então achava que a uminstrumentos que era representante da Presonus no BR)

http://www.quanta.com.br/web/quanta-music/produtos/-/catalogo/V9Kz/lis ta/marca/PRESONUS?_quantaproductcatalog_WAR_quantaproductcatalogportle t_INSTANCE_V9Kz_delta=18&_quantaproductcatalog_WAR_quantaproductcatalo gportlet_INSTANCE_V9Kz_keywords=&_quantaproductcatalog_WAR_quantaprodu ctcatalogportlet_INSTANCE_V9Kz_advancedSearch=false&_quantaproductcata log_WAR_quantaproductcatalogportlet_INSTANCE_V9Kz_andOperator=true&cur =2

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Algumas dúvidas:

É extremamente necessário ter um Summing Box para que o resultado final fique realmente interessante?
Estava lendo por aí num fórum gringo e um cara disse que o Summing Box é capaz de te dar uns dBs a mais no resultado final sem "danificar" o trabalho feito, é isso mesmo?

Essa AVID C24 e o StudioLive incluem além da mesa funções como a de uma interface de gravação, certo? É mais indicado utilizá-las ou trabalhar com racks separados?
Studios grandes (tipo o Midas em São Paulo) utilizam sistemas "prontos" desses ou constroem uma "estrutura" de gravação com "peças" separadas?

Adler3x3
Veterano
# nov/11 · Editado por: Adler3x3
· votar


Na minha modesta opinião.
Os dois orçamentos envolvem um quantia considerável de recursos.
Vários componentes entre hardware e softwares.
Assim o melhor que você pode fazer além de pesquisar no fórum e em outras fontes é contactar um profissional, ou uma loja que tenha um profissional para te dar as orientações de como montar um bom Estúdio.
Ver e testar in loco todas as opções.
Visitar quem tem um home estúdio equivalente às suas reais necessidades.
Possibilidades de expansão, etc...
A distância pela internet é difícil chegar a um denominador, pois existem inúmeras variáveis, principalmente do que realmente você deseja fazer.
Existem também hardwares de gravação.
Melhor consultar um bom profissional do ramo pessoalmente.
O Tempo é urgente, mas tente ganhar mais tempo, pois a pesquisa pode demorar.
Use o tempo a seu favor e não contra, decisões precipitadas não vão levar a uma boa montagem, uma vez que você não entende ainda como tudo se conecta.

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Adler3x3, entendo... mas a princípio minha dúvida só envolve a interface de gravação e o preamp.

Infelizmente não tenho muitas pessoas com quem entrar em contato, as que tinha já me tiraram algumas dúvidas e pude analisar seus equipamentos. Creio que a resposta dessas dúvidas como as do meu post anterior ao seu possam ser de grande valor, assim passo a passo vou montando o quebra-cabeças e entendendo um pouco como funcionam as coisas, sem dar um completo tiro no escuro.

Como estamos montando uma produtora, ganhei muito conhecimento no último mês na questão foto e vídeo, creio que ainda na internet eu consiga aprender algo nesse assunto agora em questão, caso contrário... ferrou HAHAHAH

T-Rodman
Veterano
# nov/11
· votar


Essa AVID C24 e o StudioLive incluem além da mesa funções como a de uma interface de gravação, certo? É mais indicado utilizá-las ou trabalhar com racks separados?
Studios grandes (tipo o Midas em São Paulo) utilizam sistemas "prontos" desses ou constroem uma "estrutura" de gravação com "peças" separadas?


sim.
A indicação depende da finalidade do usuário. e do $$ também.
Conforme já indicado, creio que o procedimento correto seja consultar a própria distribuidora que também presta consultoria.
Tem estudios que usam mesas de N tipos, e capaz que em muitas, além do console principal, de conversores AD/DA de primeira qualidade, de pre amps, racks de efeitos, lunchboxes, etc - também usam sistemas compactos em salas secundárias.

huh, putz, então, você não usou exemplo de um estúdio?
- verificou que eles listam todos equipamentos que eles utilizam nas salas?
http://www.midasstudios.com.br/blog/?page_id=55
SSL 4048 G+ Special Edition – Total Recall – Ultimation – Surround
Protools HD3 24bits/96khz – 96Voices – 48 canais
Logic PRO 8
03 Digidesign Interface 96 I/O 24bits/96Khz
Digidesign Sync I/O
Mac PRO 2.8Ghz 3Gb RAM

- não chega a ser a mesma coisa que eu citei como 'baixo custo', anteriormente.

Adler3x3
Veterano
# nov/11
· votar


O próprio conceito de interface é muito amplo.
O Studio Live apresentado pelo T-Rodman é bem complexo, mas não deixe de pesquisar também os produtos da Roland.
O V Studio 700 da Roland é uma boa opção comparando com o Studio Live, e estaria mais para o segundo orçamento.
Os monitores também tem um papel importante.
Faça um check list de tudo para não deixar escapar nenhum item do home studio.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


T-Rodman
Quais especificações da finalidade eu deveria dar para vocês terem uma noção do que quero?
Envolvendo a Interface e PreAmp é como disse, R$10.000 num orçamento mais barato e R$25.000 num mais caro.

Quanto aos equips. do Midas veja se estou certa:

Digidesign Interface 96 I/O = Interface
Protools HD3 = A placa que faz a conexão entre a interface e o PC/MAC.

O que seria o Digidesign Sync I/O? (pelo nome da pra suspeitar algo, mas prefiro não errar e perguntar antes ahahhaa)


Se puderem respondam o que perguntei quanto ao Summing e tal lá em cima :(

T-Rodman
Veterano
# nov/11
· votar


dentro do seu orçamento, dificilmente você chega perto de uma das salas do Midas.
Por lá, vamos assim dizer, entre mesa, prés e interface, estamos acima dos R$ 60mil.

Pamela, os links da quanta estão aí. Basta buscar sobre cada produto da Avid, que as informações estão lá.

Dentro dos R$ 25000, o que você consegue chegar é na interface/mesa da Avid que citei inicialmente - ou com uma Presonus por metade desse preço. E ainda estamos pensando em termos de home-studio.

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Nãoooo... mas não tô tentando chegar perto do equipamento do Midas, por favor, lê o que eu disse novamente :(

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
É extremamente necessário ter um Summing Box para que o resultado final fique realmente interessante?

Não.
O mais importante é saber o que está fazendo.

Se você comprar uma Digi 96 você não vai nem conseguir fazer sair som. Não porque você não sabe usar nem nada assim, é porque esse tipo de interface tem um uso muito diferente dessas interfaces que a gente usa em casa. Essas tem meio que um pacotão com um monte de coisas. Essa aí não.
Uma interface desse tipo exige muito mais do que um computador e só. Ela não tem prés, por exemplo. Ela não tem entrada pra monitoração (a não ser que você compre uma placa de expansão com TRS ao invés de DB25 (o que é uma grande estupidez). Usa conexão DB25 e Digilink, já inutiliza a possibilidade de usar com um notebook (o que pode ser muito legal!). Uma vez por mês eu faço uma gravação de um show com um colega, a gente usava uma 192 (é a versão mais nova da Digi 96), tinha que levar um Mac Pro de 25 kg, monitor, teclado, mouse, outro rack de prés, 200 mil cabos da interface, etc. Trocamos por um notebook e uma interface firewire + uma lunchbox. Minhas costas agradecem.

Dicas básicas:

1- NÃO COMPRE UMA MESA.

Uma mesa num estúdio desse naipe (home studio) só vai ser despesa e um peso de papel enorme, você vai ganhar ZERO em termos de qualidade. Se quiser faders pra controlar automação e etc, compre uma superfície de controle.

2- Quantos inputs você precisa?

Não adianta nada sair comprando prés se você vai usar 2 canais simultâneos.
Ainda mais dizendo que só quer comprar prés... e os microfones? Ou você só vai gravar em linha?

3- Onde você vai gravar?

Parece frescura, mas o som da sala (tanto pra gravar como pra monitorar) influencia MUITO no resultado final. A começar que sem ter uma sala própria pra monitoração você não vai conseguir mixar nada direito. As coisas simplesmente não vão transcrever bem e você vai ter que voltar 10 vezes no estúdio pra corrigir coisas que nem ouve.

4- Até agora você não disse o que quer gravar.
Se for só pra gravar guitarra, eu compraria um pré ISA One da Focusrite COM a placa de conversão que é opcional e usaria com a sua Fast Track Pro.

Usando a placa de conversão do Isa você está bypassando o conversor da Fast Track e o pré (evidentemente). Ou seja, você está usando zero da placa, é como se tivesse uma placa nova. A única coisa da Fast Track que você ainda usaria seria o cabo usb.
Com esse pré você ainda pode usar dois canais se um for de instrumento e outro de microfone.

Outra coisa legal de ter é um Faderport da Presonus. Você não precisa (e não quer, confie em mim) uma superfície de controle da Euphonix com 200 mil coisas que nunca vai usar na vida. O Faderport pra mixar "in the box" é mais do que suficiente pra fazer automações e usar como transport.

Se quiser gastar mais dinheiro (à toa) você pode comprar uma boa DI já que o seu negócio é gravar instrumento. O Isa tem uma boa entrada HiZ, mas se quiser gastar mais dinheiro, compre uma DI Avalon u5. Boa DI.

Pra fechar, pelo que eu vejo nos seus tópicos você se preocupa bastante com equipamento, mas se não me engano faz pouquíssimo tempo que você comprou uma Fast Track Pro. Eu sinceramente duvido que você note limitações de qualidade nela pelo tempo que você tem a placa, pra que comprar outra? Você já usou tudo o que a placa tem pra oferecer?
Se não gostar da placa, esse negócio do ISA (ou qualquer outro conversor legal) é uma boa idéia.

Bom, seriam dois orçamentos. Um de até R$ 10.000 e outro de até R$ 25.000. No orçamento mais barato creio que não seja necessária uma interface de mais de dois canais né, no mais caro faço questão que nas opiniões que derem conste vários canais.

Aí que tá, eu posso te falar vários prés pra você comprar com R$25mil, mas você tem certeza que vai usar? Vai querer gravar uma bateria num lugar com acústica ruim? Com microfones ruins (um set de mics pra bateria custa mais do que o que você quer gastar)?
Ou vai gravar uns 4 canais no máximo?

Então vamos lá, se quiser gastar mais dinheiro:
Interface: RME Babyface.
Prés: Focusrite Octopre.

A interface tem uma entrada ótica (digital, vários canais).
Os pré tem oito canais de pré e uma saída ótica.

Ou seja, com essas coisas aí você fica com10 canais de pré e mais uns de linha num pacote pequeno e prático.


Se você fizer questão de gastar R$25 mil em equipamento, vai jogar pelo menos metade disso no lixo.

Se quiser investir DE VERDADE, faça um tratamento acústico na sua sala de gravação (e monitoração)! Isso sim é dinheiro bem gasto.

MauricioBahia
Moderador
# nov/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Pâmela L

Que tal investir parte dessa grana pagando uma consultoria sobre o assunto?

Se você não sabe fazer direito, junte-se a alguém que saiba. ;)

Abs

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


Entendí que deixei de especificar algumas coisas que são essenciais para vocês me ajudarem, obrigado .omni.

Então, antes de falar o que vou gravar e como vou gravar quero frisar que o equipamento não será usado na minha casa e sim numa "produtora" que estou montando com uns amigos.

A limitação que notei na Fast Track Pro não sei exatamente se é pelo pré, mas se dá ao fato do "volume" do que gravo no resultado final não ter aquele "ganho", presença... em comparação com gravações de bandas grandes que gravaram em studios profissionais.

A princíprio pretendo gravar instrumento por instrumento em linha e não ficar microfonando nada, bateria inicialmente seria virtual (já tive umas aulinhas com um pessoal que faz uns milagres hahaha), mas se não fosse prejudicar o orçamento seria bom ter vários canais para num futuro próximo já arriscar alguns passos na gravação da bateria pra valer...

Devo especificar mais algo?

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
o equipamento não será usado na minha casa e sim numa "produtora" que estou montando com uns amigos.

E o que você pretende fazer na produtora com o equipamento?

A limitação que notei na Fast Track Pro não sei exatamente se é pelo pré, mas se dá ao fato do "volume" do que gravo no resultado final não ter aquele "ganho", presença... em comparação com gravações de bandas grandes que gravaram em studios profissionais.

Você está comparando uma gravação de uma placa de $150 com um cd mixado e masterizado?
É igual comparar um velocípede com uma Ducati.

Uma enorme parcela do som se dá por conta da pessoa que está mixando/masterizando o disco.
O volume basicamente é a master. A presença, o "tamanho" do som é a gravação + mix.
Claro que você não vai conseguir uma coisa assim gravando com uma Fast Track Pro, mas te adianto logo que não vai ser gastando R$25 que você vai conseguir o mesmo padrão de qualidade.

A princíprio pretendo gravar instrumento por instrumento em linha e não ficar microfonando nada

Ah, isso dá pra gravar e ter ótimos resultados com uma boa DI e a sua Fast Track Pro mesmo.

mas se não fosse prejudicar o orçamento seria bom ter vários canais para num futuro próximo já arriscar alguns passos na gravação da bateria pra valer...

Acho legal, mas gravar bateria é uma coisa bastante trabalhosa. A começar que o ambiente influencia MUITO no resultado. MUITO.
Pra você ter uma idéia, ao gravar um disco, a sala onde foi gravada a bateria e a posição dela fazem parte do recall.
Gravar bateria realmente não é das coisas mais simples, eu acho que vale mais a pena pagar umas horinhas num estúdio de gravação pra isso.
Se você quer qualidade profissional, vá num estúdio profissional. Não vai ser com R$25 mil ou R$40 mil que você vai conseguir aquela qualidade que ouve nos cds.
Não estou dizendo que não dá pra conseguir uma qualidade legal pra fazer uma demo com os amigos e tal em casa, isso dá pra fazer com muito menos. Mas aquele salto de qualidade pra o nível "cd" custa muito caro e dá muito trabalho...

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Sim, claro que não dá pra comparar as duas situações, acabei me expressando mal, compreendo a diferença e a influência da mix e master, mas mesmo assim, sabendo dessa diferença, um equipamento melhor que uma Fast Track Pro não iria encurtar um pouco esse abismo que há entre uma interface de nem R$1.000 e uma de sei lá, R$60.000?

Quanto a bateria, sei que a acústica irá influenciar e cogitamos contratar alguma empresa pra trabalhar nessa parte.

Vamos supor, uma M-Audio ProFire 2626 (mesmo eu não sabendo como funciona FireWire) por si só já não teria uma entrada de uma guitarra que eu esteja gravando melhor que uma Fast Track Pro?

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
Vamos supor, uma M-Audio ProFire 2626 (mesmo eu não sabendo como funciona FireWire) por si só já não teria uma entrada de uma guitarra que eu esteja gravando melhor que uma Fast Track Pro?

Sim, teria. Os prés são melhores e a conversão também. Mas não vai chegar tão mais perto da qualidade que você quer. Vai dar um passinho de tartaruga. Mas por ter mais recursos é mais versátil.
Mas eu apóio a idéia, a Profire é inclusive uma boa opção, mas eu te aconselho a não gastar mais que isso. tem coisas bem mais importantes que a interface, por incrível que pareça. Qual monitoração você usa, por exemplo?
Uma interface razoável como a Profire e um pré (apesar de que os prés dela não são de se jogar fora num home studio) já vão ser o bastante pra muita gente.

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


.omni
Então, tá pegando a idéia que eu tinha em mente.
Tava pensando numa interface tipo essa, só que estava em dúvida quanto a conexão da interface com o PC. Qual tecnologia seria melhor? Firewire, USB, aquelas placas PCI (tem outros tipos de placas?)... ou o que? (por exemplo: não sei se usb é fraco demais ou firewire está se tornando obsoleto, essas coisas).

Aí no caso, uma interface um pouco melhor do que essa ProFire 2626 poderia ser viável já que o dinheiro disponível só pra Interface e PreAmp permite... Tipo, pegar uma interface melhor sem que seja necessário um super PreAmp nela e pegar um BOM PreAmp separado...

.omni
Veterano
# nov/11
· votar


Pâmela L
Usb não é (mais) fraco demais. Tem ótimas interfaces USB.
Firewire é o padrão, não está nem pensando em ficar obsoleto, está em sua plenitude.
Pci tem placas legais, mas geralmente de outros padrões, com comunicação por digilink e etc, nada pra home studio.

A Profire é legal, os prés dela são melhores que os da Fast Track, use-os. Não precisa comprar um pré fodão, sinceramente não vai mudar muita coisa (mudaria pra gravar um microfone alemão valvulado de 6 mil dólares e um conversor que custa 6 vezes o preço dessa placa).
Ainda mais pra gravar instrumento.

Pâmela L
Veterano
# nov/11
· votar


Preciso entender: Com uma interface Firewire dessa dá pra fazer bypass e utilizar um PreAmp como o Avalon VT737SP? É necessário fazer bypass ou posso deixar o PreAmp da interface rolando também? E se der, qual dos jeitos vai me render maior qualidade no resultado final?

Tenho dúvidas quanto a conexão desses sistemas. Vamos supor que eu vá gravar uma guitarra, plugo ela na interface e o áudio vai pro preamp, volta e vai pro PC pela interface? Ou plugo no PreAmp e o áudio vai pra interface e depois pro PC? Ou o que? Sou newbie :(

Outra coisa, eu precisaria de um DAC? Pesquisei aqui sobre o Apogee Rosetta 200. Pelo visto um DAC tornariam as coisas gravadas ainda melhores. E novamente a dúvida, como seria a conexão dele com o PreAmp e a Interface?

:'(

.omni
Veterano
# nov/11 · Editado por: .omni
· votar


Pâmela L
Preciso entender: Com uma interface Firewire dessa dá pra fazer bypass e utilizar um PreAmp como o Avalon VT737SP

Sim, dependendo da sua interface.
Mas eu não compraria um Avalon 737, de jeito nenhum. Nem num estúdio profissional. Tem um par lá no estúdio, é extremamente supervalorizado.

Outra coisa, eu precisaria de um DAC? Pesquisei aqui sobre o Apogee Rosetta 200. Pelo visto um DAC tornariam as coisas gravadas ainda melhores

A começar que não, um DAC não vai mudar em *NADA* a qualidade da gravação, só da monitoração.
O Rosetta 200 é um ótimo conversor, porém eu não recomendo pra você. Você não iria usufruir da conversão. A conexão principal é via AES/EBU, coisa que nem tem nessas interfaces. Esqueça esses conversores por enquanto.

Tenho dúvidas quanto a conexão desses sistemas. Vamos supor que eu vá gravar uma guitarra, plugo ela na interface e o áudio vai pro preamp, volta e vai pro PC pela interface? Ou plugo no PreAmp e o áudio vai pra interface e depois pro PC? Ou o que? Sou newbie :(

Considerando que você nem sabe plugar um negócio desses, você realmente acha que vale a pena comprar uma coisa assim?
Você não vai saber usar, não é compatível com um home studio, não vale a pena mesmo.
Por que você ignorou completamente os prés e interfaces que eu te sugeri? Eles são totalmente compatíveis com um home studio. Se você comprar um negócio desses você vai jogar dinheiro no lixo, eu não tenho a menor sombra de dúvidas disso.


Eu te garanto, sem a menor sombra de dúvidas que você não vai notar absolutamente NENHUMA diferença entre esses equipamentos e que se comprar um conversor desses ou um pré vai usar cerca de 10% da capacidade dele, é capaz de nem conseguir usar direito (devido a padrões diferentes de sinal de linha e digital) e vão acabar encostados num canto.
Aliás, a chance de nem conseguir fazer sair som é de quase 100%.

Garanto.
Trabalho com esses equipamentos todos os dias (inclusive conversores Apogee e prés Avalon 737).

Numa boa, me ouça. Não jogue dinheiro fora.
Eu já passei meses pesquisando a fundo sobre todos esses equipamentos (prés, todos. Conversores. Interfaces).

Depois desse tópico desisto de responder seus tópicos. Se você quer gastar milhares de dólares em um equipamento que não vai usar nunca na vida, fique à vontade. Eu sei que dá vontade. Eu sei que vai parecer que você deu um passo pra frente, mas não deu.
Você VAI jogar dinheiro fora.

Uma Apogee Duet ou uma Babyface são mais do que o bastante pra fazer uma pós de vídeo, ou gravar uma demo num Home Studio, ainda mais somando um pré com conversão AD.
Muito mais.

Esteja avisada.

Um abraço.

Pâmela L
Veterano
# nov/11 · Editado por: Pâmela L
· votar


.omni, grata pelo puxão de orelha HAHAAHHA mas preciso falar o que tenho em mente, mesmo que sejam besteiras pq aí dá pra me corrigirem e meus conceitos não ficarem nas nuvens como parece que estavam (ou ainda estejam um pouco).

Então voltando pro chão, você acha realmente que uma ProFire 2626 já resolveria meus problemas? Não recomendaria nenhuma outra interface um pouco mais cara (eu sei, ainda fico presa muito nesse lance de preço) e que me dê uma qualidade maior? Mesmo que o salto não seja tão perceptível...

(resolvendo isso já passo pra próxima etapa que são os outros equipamentos)

Die Kunst der Kleinen Schwanz
Veterano
# nov/11
· votar


Já que você não é profissional nem nada, recomendaria algo do tipo:

Bons microfones:

A Audio Technica produz condensadores num bom custo. Vale apena conferir. Um 8080 para voz, seria legal.

Você precisaria microfonar outros instrumentos?

Se sim, considere um kit para bateria da Shure. Tem um bom custo benefício e você não precisará se preocupar procurar microfone por microfone. Você poderia comprar também um par de Stereo Bars para captar os overheads.

Aí, tudo bem. Precisaria microfonar amplificadores ou coisa do tipo? O velho Sm57, não tem erro.

De microfones, ta ok. Não se esqueça de ótimos cabos, e acessórios como pedestais. E também não se esqueça do Pop Filter.

Agora, a interface. É interessante você olhar interfaces com diversos canais, que possam gravar os mesmos separadamente, e que tenham bons preamps. Sobre firewire e USB 2.0, tem alguma diferença, mas não é nada que vá te atrapalhar. Você pode olhar algumas marcas... eu te sugiro duas que eu gosto muito: A Fast Track Ultra 8R da M-Audio, que é excelente, e tem bons preamps. Uma opção boa também, que garanto que muitos vão olhar torto, mas que tem diversos recursos e excelentes preamps, é a Zoom R24:

http://www.zoom.co.jp/english/products/r24/

A partir dai, é interessante pensar, se você precisará de um controlador midi para usar junto do seu DAW, para automação, para controlar VSTi's, e por ai vaí. Sugiro olhar um M-Audio Oxygen. É barato e bem interessante.

Tranquilo, temos muitas coisas agora. Quase lá! Agora, para fechar com chave de ouro, vamos pensar nos fones e monitores. Sugiro que adquira estes de qualidade, e neutros. Nada de Koss Porta Pro ou coisa do tipo, pois colorem o som. Uma boa pedida são os M-Audio Avid Studiophile Q40. Excelentes fones, na faixa de 150 dolares. E os monitores, é legal pensar em algum da Alesis, M-Audio ou até Rockit. Até uns 40w vai dar e sobrar.

E de resto, um bom sistema. Aí vai da tua necessidade. Hoje em dia, com 4 mil reais, você pode montar um ótimo sistema, seja MAC ou PC. Mas aí é questão de você determinar os programas e periféricos que irá usar e o que é mais adequado à cada sistema. Mas com isso, você estará bem servida.

Espero que sirva de ajuda!

Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 2 orçamentos c/ interface, preamp