preamp, interface, ligacao de todos os equips, o que vira ou comprar agora, o que pode deixar pra de

    Autor Mensagem
    mudo.tagarela
    Veterano
    # dez/14


    Boa tarde!
    Tenho um equip modesto que sempre usei só pra tocar com meus amigos, e de vez em quando pra brincar de gravar (coisa bem básica mesmo). Acontece que eu to gostando e o negócio tá ficando meio sério rsrsrs

    Bem, tenho aqui:
    01 mesa de som, da marca LL, de 6 canais
    01 potencia de 800w de mentira (n chega a 800w nem ferrando), dois canais de 4ohms
    06 caixas passivas
    03 microfones dinâmicos (dois tabajara e um que nao é ruim mas tb nao é bom, POR ENQUANTO ta quebrando um galho)
    01 Amp de guitarra valvulado 40w (esse foi o equip mais caro por que a guita é o meu instrumento principal)
    01 amp de guitarra SS 60w
    01 amp de baixo
    01 teclado
    01 bateria

    Bom, vamos à dúvida...
    Andei lendo um monte de coisas em vários sites, inclusive aqui no fcc, e cheguei a conclusão de que ligar a saida da minha mesa ao pc em paralelo com a entrada da potência é um dos piores métodos de se fazer uma gravação, muito amador, e eu quero deixar essa fase pra trás. Então pra início de conversa, o certo é eu comprar pelo menos uma interface de audio, um condenser, e um monitor de audio, certo?

    Pois bem, eu tava pensando aqui... Bem q eu podia usar as caixas como monitor, certo? Claro que não seria o ideal, já que o monitor tem que ser tão fiel quanto possivel à gravação na hora de reproduzir, mas eu to tentando comprar tudo bem aos poucos, por motivos financeiros, igual a metade da galera. Até o momento eu estou usando tambem a saida de audio do meu pc na entrada da mesa.

    Duvida numero 1: comprando essa interface, sera q eu ligando a saida do pc na entrada da mesa, e a saida rca da mesa fornecendo na entrada usb do pc o mesmo sinal q o pc mandou vai dar zica?

    2: será que o que é reproduzido no meu pc vai pro output rca da interface? Se for mandado pro output, entao eu nao preciso conectar a saida de som do pc na mesa, certo? A minha potencia só tem entrada p10, e nao tem rca, entao a ideia era deixar a interface tipo no return da mesa. (Rec out Rca da mesa> Input Rca da interface e OutputRca da interface>Aux in da mesa, com o usb do pc no meio disso.)
    Sera q nesse esquema, o sinal que a mesa manda no rec out, será recebido novamente no aux in? Se isso acontecer, será que zica tudo?

    3: Eu lí por aí que o som captado por Mcs fica bem melhor na hora de gravar se vc usar um préamp. No caso, eu estava gravando Mic>mesa>pc. A mesa de som pode ser usada no lugar do préamp como eu estou fazendo, ou fica zuado? Será que vira eu comprar o préamp, eu a diferença vai ser pequena?

    Resu
    Quero fazer a seguinte ligação:
    Mic>mesa de som>rec out da mesa (rca)>input da interface>usb do pc>output da interface(rca)>aux in da mesa(rca) depois master out(p10) da mesa>input da potencia>caixas

    Vai funcionar? Consigo gravar o mic bonitinho? Preciso de um préamp entre o mic e mesa de som? Ligando assim, posso botar uma musica pra tocar no pc q vai sair nas caixas? Por a saida da interface ligar no aux da mesa, será qe vai dar zica e a mesa mandar o mesmo som de volta pro rec out e ficar um loop infinito? Se isso acontecer, o fato de ser rca minimiza o efeito?

    Nycolas
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    mudo.tagarela
    Fala camarada. Também estou entrando nesse mundo "agora"...

    Então vamos por partes:
    O que você quer gravar? Ensaios? Músicas autorais? Covers para comercializar?
    Se a resposta for uma das duas ultimas, melhor gravar em canais separados, direto pela interface, sem a mesa no caminho.

    Sobre o pre-amp, a interface normalmente já tem um bem honesto.
    Já sabe qual interface irá comprar?
    Dicas: M-audio FastTrack, M-Audio FastTrack Pro, Focusrite Scarllet 2i2, Presonus Audiobox...

    Interface x Mesa
    Aqui utilizo assim:
    Computador > Interface [Instrumento ligado na interface] > Amplificador > Caixas

    Como você quer usar a mesa na interface, basta ligar direto. Não precisa ligar a mesa ao amplificador também... Tudo que passar pela interface vai sair nas caixas de som, seja do PC ou da Mesa.

    Gravar Mic bonitinho? Não! Negativo! Never! Nem em sonho!
    A começar pela descrição dos seus mics (Tabajara) kkkkkkkk
    No mínimo um mic melhor (Sansom Q7, Shure sm58, Behringer X8000) para ficar audível...
    O ideal é que seja gravado em um ambiente com tratamento acústico decente, e que o mic não seja dinâmico e sim Condensador (Behringer B1, C1, Samson C01)...

    Espero ter ajudado em algo!

    Abraços

    mudo.tagarela
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Cara, se a interface tem saidas rca, nao tem como eu ligar jo meu amplificador pq ele so tem entradas p10. Mas agora que vc falou, eu conaigo ver a possibilidade entao de ligar tipo:
    Mic, mesa, interface, pc, e saida p2 do pc pra p10 do amp. Sera q funciona?

    No caso de gravar bonitinho, eu tenho um mic samsom alem dos outros dois tabajara, até que quebra um galho. A pergunta foi mais tipo: vai ficar uma merda? Sera que vai ficar ruim a ponto de nao compensar o gasto?

    Eu tava pensando ek comprar a interface mais simples da behringer (uca22)
    Essa, no caso é 16bits 44khz. Eu sei que tá longe de Pro (24bits 192khz), mas sera que essa interface tera um resultado satisfatorio?

    mudo.tagarela
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Nova pergunta... Pensando em amplificador sem entrada rca, e ligacao de saida do pc P2 pra entrada p10 do amp, será q fica bom eu ligar saida para fones da interface na entrada do amp? Se eu fizer isso, a musica q eu reproduzir no pc vai sair nas caixas? Ou só sai ja saida de fone aquilo que estver no input, e o usb so serve como output?

    Nycolas
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    mudo.tagarela
    Essa interface Behringer UCA22 eu não indico nem pro meu pior inimigo... Tive muitos problemas com ela, em uso normal, sem ser pra gravação profissional!

    Ela nova custa em torno de R$150~R$200. Com R$300 vc compra uma M-Audio FastTrack que já tem PreAmp (coisa que sua mesa não tem), Entrada XLR com Phantom Power, Entrada de linha e saída de fone (P10), mais a saída L e R (RCA) da placa.
    Eu uso ela aqui, com a saída RCA pro Amplificador usando 2 adaptadores de RCA > P10 (uns R$3,00 cada um).
    Simples e prático.

    O Microfone não vai ficar uma perfeita bosta! Mas dá pra quebrar um galho.

    Eu uso essa interface no seguinte:
    Ex1: Guitarra > Pedaleira > Direct Box > Interface > PC
    Ex2 Violão > Direct Box > Interface > PC
    Ex3: Microfone (voz guia do VS) > Interface > PC

    Assim que gravo meus VS aqui pra tocar na noite... Chego lá no palco e tem uma banda completa no meu Note kkkkkkk

    O USB serve como In e Out... Aí vai depender da configuração que você soltar no notebook. No meu sai tudo pra placa, pq uso pra deixar uma musica de fundo rolando no media player no intervalo.
    Se quiser, pode deixar só o som da DAW rolando pra não correr o risco do Avast gritar no meio do seu show!

    Abraços

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    #OFF
    Nycolas

    Cara, que interface você usa?

    Muitas delas possuem a "função" Hi-Z, que serve justamente pra que dispense a Direct Box...

    Até pedaleiras fazem às vezes esse papel..

    Nycolas
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    RafaelBernatto
    Eu uso a M-Audio FastTrack... Gravei violão e Guitarra sem o DI e achei o som mais xoxo!
    Pedaleira é a g9.2tt, que inclusive tem uma saída USB que dá pra gravar legal, mas achei o timbre na Interface + DI bem melhor... Sei lá, questão de gosto mesmo hahaha

    RafaelBernatto
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Nycolas
    De boa! Agora que vi que a FastTrack não tem esse botão Hi-Z como a minha, mas tem lá sua entrada de alta impedância..
    Mas se você tá dizendo que o som fica melhor.. rsrs (Y)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preamp, interface, ligacao de todos os equips, o que vira ou comprar agora, o que pode deixar pra de