Como aproveitar melhor meus equipamentos? (gravação)

    Autor Mensagem
    FLO7v
    Veterano
    # ago/10


    pessoal..

    então, este mes vou comprar um amp valvulado, e queria saber qual a melhor forma pra gravar minha guitarra no pc..

    comprarei o amp, penso em comprar um mic. bom pra gravar tb, tenho uma mesa LL Star de 4 canais..

    e como funciona..
    eu coloco o mic na frente do amp, abro o Reaper e Gravo ?
    ql a diferença da microfonação, pra interface?

    por favor me deem dicas de como posso aproveitar isso,
    nao sei no que a minha mesa pode servir nisso também..

    abraços e obrigado

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    A mesa é inútil para isso(é apenas mais um item para gerar ruído na cadeia, gastar energia e demandar mais conexões de cabos).

    Basta conectar o microfone direto na interface(ou em um pré amp externo) e gravar da mesma forma que se gravaria uma voz. Claro que vc precisa ter um certo volume para gerar um bom timbre(e balancear com o ruído de fundo do ambiente).

    É necessária bastante experimentação nas posições(em relação ao centro do falante) e distância do falante(quanto menor a distânica, menos ambiência da sala haverá na gravação).

    Procure aqui no FCC e na internet em geral sobre gravação de guitarra com microfone. Há bastante material sobre isso.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    Não economize ne microfone, jamais!!!!

    Pegue um sm57 ou um e906 pelo ebay ou algum mic dinamico feito pra isso. A gravação varia de acordo com o posicionamento do mic em relação ao falante. Se voce posicionar o mic bem no meio do falante, mais agudos irá captar, quanto mais para a borda do falante, mais graves, aí é ir gravando e testando pra ver qual voce gosta mais. Outra coisa muito utilizada é microfonar com 2 mics, um no centro e outro na borda...

    Quanto a interface, seria interessante uma com 2 canais para caso voce queira usar algum dia os 2 mics como eu mencionei. Aí tem todas aquelas q o povo aqui do fórum cansou de falar ja... m-audio, presonus, etc etc... abs!

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    Iversonfr

    po valeu pessoal..

    mas intao..
    eu irei compra o SM-57,e se eu microfona o amp e plugar o mic na entrada de microfone do pc(notbook) ?

    ficaria ruim?

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    eai cara, plugando direto no notebook vc vai usar a placa de som onboard, a maiora dessas não é feita com a finalidade de gravar audio, tem outras placas de som (ou interface se preferir) que são feitas especificamente pra gravação...

    da pra gravar na sua onboard, mas na minha opinião fica meio capenga!!

    abs!!

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Pé de chinelo

    aah to ligado! :D

    mais da pra ir quebrando um galho até eu comprar a interface né cara?

    Osvaldojr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Microfone Shure SM57 na frente do amp>mesa>placa de som

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    FLO7v
    mais da pra ir quebrando um galho até eu comprar a interface né cara?


    Sim, como estudo de posicionamento de mics, controle de vazamento da ambiência da sala, posição do amp dentro da sala(coisa fundamental). Mas para uma gravação "valendo" vc podia usar uma interface melhor, mesmo que uma simples Fast Track do modelo menor. Não gastará muito!

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Aliás, penso que a interface de áudio seria prioridade máxima.

    Guita > Amp > Mic > Interface > Micro e só!

    Abs

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    MauricioBahia
    makumbator

    intendi galera..
    nao manjo mto de gravação nao..
    eu mesmo tendo a interface ou somente o microfone..
    é só eu pluga td abrir o reaper e grava ?

    abçs

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    Isso. Voce liga o amp, bota o mic na frente dele, pluga na interface, a interface voce pluga pelo USB no pc, abre o Reaper, arma a pista pra gravar e manda bala! num tem segredo nenhum, é quase intuitivo o processo. Abs!

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    valeu cara.. :D

    assim q compra o amp.. ja vo compra o resto,
    como to com a grana curta acho q vou pegar um XM8500 mesmo, só pra ir quebrando um galho até eu conseguir um Shure =)

    eu penso assim, de q me adianta ter um amp valvulado i talz sendo q nao vo pode usar ele pra grava?! pra isso quero aprender a gravar =D

    valew a todos ai

    e mais uma perguntinha, microfonando nao precisa de simulador de cabinet nao né?

    abçs

    ogner
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    FLO7v
    e mais uma perguntinha, microfonando nao precisa de simulador de cabinet nao né?

    Precisa não.

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    e mais uma perguntinha, microfonando nao precisa de simulador de cabinet nao né?

    Não precisa. Mas pode-se até usar um simulador de caixas virtuais sobre uma gravação feita com gabinete, mas apenas para alcançar um determinado timbre muito específico(mesmo que irreal), que seja a soma das duas caixas. Mas dentro do uso normal não é preciso usar uma simulação desse tipo.

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    aa certo..

    aah acho q irei ficar com o timbre do meu amp mesmo..
    =D

    valeu pessoal..

    alguem responde a pergunta do microfone XM8500 ai pra mim? :D

    abçs

    makumbator
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    Nunca usei esse mic, então não posso opinar sobre ele.

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    makumbator
    XM8500 tenta ser clone do SM58. certamente não é um microfone como o SM57, já que entre sm57 e 58 dizem que são até antagônicos entre eles.
    Pessoalmente falando, eu tenho o SM57 mas estou aprendendo ainda a microfonar. SM58 eu não tenho, mas utilizaria-o para vocal, que seria a aplicação dele. Testei o XM8500 e não gostei. Preferi ficar com meu atual Shure PG48 que é mais barato, ou mesmo acho que ficaria com o Sennheiser e845.

    O e845 pode custar o dobro que o XM8500, mas talvez a decepção será menor, e seu uso será mais duradouro, não necessitando assim comprar um SM58. Daí fica a economia reservada para pegar um SM57 no ebay.

    Iversonfr
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    FLO7v

    Da uma olhada nesse tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/207508/

    no decorrer dele tem alguns videos legais de assistir, informações de usuários, eu acho que o caminho seria esse pra ir economizando até conseguir um mic melhor. Abs!

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Iversonfr

    valeu cara! vou da uma olhada aqui !

    abçs

    FLO7v
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    mais ngm? =/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aproveitar melhor meus equipamentos? (gravação)