Ajuda para aproveitar melhor os mics profissionais alugados!

    Autor Mensagem
    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12


    Neste final eu vou alugar alguns microfones bons pra melhorar a qualidade da gravação de uma música que eu e meus algums amigos que vem de longe vamos garvar aqui no meu home studio

    O problema é que alem de nao ser facil de achar alguem disposto a alugar mics profissionais aqui na minha região, o maior azar do mundo foi o cara que vai me alugar os mics não ter prés pra alugar junto, ele faz sonorização de bailes e festas eventos, os pré que ele tinha já estavam sendo utilizado por uma banda que volta só mes que vem, até lá meus amigos já foram embora.

    Apenas o que consegui alugar com ele foi dois SM57, beta 58, um Beta 52, 2 condensadores da audio technica At8033 que já vai dar um ar profissional na minha bateria!

    Vamos gravar multicanal com a interface do meu amigo, só sei que a interface nao tem pré.. e agora?

    Existe preamps vst bons pra não perder qualidade na captação desse maravilhos mics?

    Me indiquem alguns se forem free melhor ainda, lembrando que vão ser usados pra gravar bateria e voz.

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Vamos gravar multicanal com a interface do meu amigo
    que interface é?

    Existe preamps vst bons pra não perder qualidade na captação desse maravilhos mics?
    existe isso?
    eu achava que preamp é algo pra se colocar ANTES do sinal entrar na interface.

    lembre-se: a qualidade da gravação vem do conjunto
    um ótimo mic plugado errado vai ficar ruim.
    um mic razoavel plugado numa interface razoavel, gravando de maneira razoavel, vai ficar razoavel.

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    kiki
    como se pluga errado um mic?

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    freudunddrums
    acho que ele quis dizer pra cudar com cancelamento de fase, ou ligar algum mic de padrão errado, tipo um dinamico pra captação de ambiemte, ou omnidirecional pra captação direcional...

    kiki
    a interface não lembro, mas não é dessas marcas que vemos por aqui, ele comprou quando foi morar nos EUA, mas como já disse ela não possui pres ou os pré são muito vagabos, sei que ele sempre falava que se arrependia de ter comprado essa interface por nao ter como usar os pré e tb lembro que era uma placa antiga ele comprou usada..

    eu sei como se deve usar um preamp, mas no meu caso não tenho nenhum externo apenas os 4 da mesa.. mesa yamaha mg, mas mas como quero gravar multicanal na placa dele, então não adianta os prés da mesa..

    só tenho aqui cubos e pedaleiras pra usar como pré, ai nao rola, por isso quero algum vst com ganho e que desse uma vida, uma esquentada, aveludada, colorida no som.. entende, pois nos programas que vamos usar depois poderiamos aplicar esses vst nas track a serem utilizadas..

    achei mt vst de diustorção, saturação e compressor, mas nenhum limpo que tivesse uma qualidade ótima de som, queria poder escolher entre simuladores de prés valvulados antigos e trasistorados modernos com controles de ganhos e cortes bem descentes..

    vcs conhecem algum simulador de pre amp vst bom??

    e algum vst pra masterização final,com correções por padrão de audio ?

    rhavierpc
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom

    Que daw você vai usar.....

    Eu uso o sonar 8, e antes de eu ter meu Pré amp, eu usava dois plugins nativos:
    Tube leveler, e o boost11...se você tirar um som sem ruídos dos mics....esses plugins ficam ótimo....e o steinberg magneto da um up no som e da uma saturada nos graves.....ficam show

    .omni
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Não existe pré virtual.

    Acho legal a sua idéia de alugar microfones melhores, mas sem prés adequados não vai adiantar muita coisa. Vai melhorar, mas nãomvai fazer valer o seu dinheiro? Quer uma dica? Se você quer gravar BEM, vá num estúdio de GRAVAÇÃO (não de "ensaio que também grava"), grave com alguém que saiba o que está fazendo nos melhores microfones e outboards que puder. Mesmo se não for muito do estilo dele, peça pra ele gravar já dando uma equalizada no rec, etc.
    Dessa maneira, mesmo se vocês não tiverem dinheiro pra pagar horas de estúdio pra edição e mix, estando bem gravado já é um grande passo, precisa fazer pouca coisa na mix, etc. inclusive, estando bem gravado qualquer cópia de monitor já vai ser melhor do que um negócio gravado no quarto com equipamento barato.

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums
    rock_simpsom
    como se pluga errado um mic?

    freudunddrums
    acho que ele quis dizer pra cudar com cancelamento de fase, ou ligar algum mic de padrão errado, tipo um dinamico pra captação de ambiemte, ou omnidirecional pra captação direcional...


    não foi bem isso o que eu quis dizer.

    isso que voce disse é microfonar errado. tambem é importante tomar cuidado com isso.
    um bom mic mal usado é perda de tempo.

    plugar errado, que eu disse, é ligar inadequadamente.
    por exemplo, plugar ele sem preamp (o seu caso), o que nao permite aproveitar a qualidade do sinal do microfone;
    ou ligar ele numa interface barata (talvez seja seu caso), o que tambem vai fazer perder a qualidade dele.
    se o cabo usado for muito ruim, vai estragar o som.
    se não souber usar o gravador (analogico ou digital), pode gravar mal o som.

    acontece o que o .omni falou: nao vai justificar a grana investida no mic.
    gravação nao é só microfone, é o sistema todo. desde os musicos e o ambiente até onde grava, passando pelos mics, amplis, cabos, interfaces, preamps, efeitos, equalizadores...

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    kiki
    minha banda tava com a ideia de microfonar os ensaios , amp por amp com mics dinamicos , e jogar os sinais todos na mesa ,e grava em mono mesmo , sei q a qualidade n vai ficar boa ,mas é só algo pra gente ter uma noção de como os ensaios tão saindo .

    mas ai vai uma duvida , é errado ligar o mic direto na mesa sem um pré amp antes da mesa (mics dinamicos estilo sm57)?

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums
    sei q a qualidade n vai ficar boa ,mas é só algo pra gente ter uma noção de como os ensaios tão saindo .
    o problema é que vai ter que regular muito bem o volume.

    talvez fique ate melhor se usar só um ou dois mics num pedestal alto, acima da cabeça e mirando pra banda, pegando o som ambiente.
    um estudio que eu ensaiava fazia isso (com mic dinamico mesmo) e dava de brinde a gravação dos ensaios. dava pra usar pra ouvir em casa e mapear os erros e acertos.

    mas ai vai uma duvida , é errado ligar o mic direto na mesa sem um pré amp antes da mesa (mics dinamicos estilo sm57)?
    as mesas tem um preamp.
    voce controla ele no primeiro botaozinho, logo no topo, perto de onde pluga o mic.

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: freudunddrums
    · votar


    kiki
    talvez fique ate melhor se usar só um ou dois mics num pedestal alto, acima da cabeça e mirando pra banda, pegando o som ambiente.
    um estudio que eu ensaiava fazia isso (com mic dinamico mesmo) e dava de brinde a gravação dos ensaios. dava pra usar pra ouvir em casa e mapear os erros e acertos.


    tenho um condensador usb bem vagabundo , e um shure sm57 ,n da pra usar os dois de forma simultanea , qual dos dois seria melhor pra fazer isso de deixar em um pedestal alto e gravar?

    no caso do shure que é unidimensional , pra onde eu deixo apontada a boca dele? (a sala tem 4 lados ABCD, a bateria fica do lado A ,os dois amps de guitarra cada um em um canto diferente do lado B da sala , amp de baixo fica no lado C , e as caixas vocais ficam encima , o lado A fica de frente pro D , e o B fica de frente pro C (todas as fontes de som ficam apontadas pro meio da sala )

    kiki
    Moderador
    # mar/12
    · votar


    freudunddrums
    qual dos dois seria melhor pra fazer isso de deixar em um pedestal alto e gravar?
    testa!

    eu chutaria o condensador, mas nao garanto nada!

    freudunddrums
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: freudunddrums
    · votar


    tipo pra ti ter ideia eu ja tinha pensado nisso , com o condensador justamente ,gravei em stereo mas eu n sei pq , um dos lados clipou , o outro lado , a gravação comeu algums tempos , paresce que a gente pula de uma parte da musica pra outra , fora q a guitarra solo ficou muito baixa , sera que com o dinamico o resultado seria melhor ou seria não muito diferente?

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vou gravar no meu home estúdio, com uma boa interface que grava a 24bits porem vou gravar em dois canais pra usar os pres da minha mesa...
    Não vou ficar aqui falando tudos meus equipamentos q vou usar, mas posso garantir que nao são precarios.. e que apesar de eu não sei um mestre sei bem como se deve fazer as coisas, apenas tinha essa duvida sobre um VST bom de pre pra esquentar os sinais dos mics depois da interface.. mas blz agradeço a todos.. acho que chegeui a um ponto!

    Usei o pre de um amplicicador pra o subkick e no outro aplificador a esteira....

    então tenho ainda os 4 pres da mesa livre pra usar com:

    Canais com pré
    -------------------------------
    Canal 1 mono pra SM57
    Canal 2 mono pro Beta 52
    Canal 3/4 estereo pra os AT8033
    Canal 5/6 estero pra Lesom SM58 e um beta 58 (1 tom L e um surdo R)


    Canais sem pré
    -------------------------------
    Canal 7/8 com pre de ampli de baixo para o subkick com falante de 10"
    Canal 9/10 com pre de ampli de guita para a esteira com um SM57

    depois de horas equalizando e afinando, ficou muito bom gravado com minha sound blaster, vai ficar muito melhor com a interface do cara que grava a 24bits e a conversão é muito superior a essa com certeza....

    tá ótimo pra gravação de uma guia pra uma futura gravação em um estudio profissional


    valeu a todos acho que o melhor jeito e esse, em outra oportunidade conssigo os preamps e ai gravamos multicana!

    .omni
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    rock_simpsom
    Quanto você vai gastar pra alugar os microfones?

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    75 reais por uma semana...

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Barato heim, achei que seria mais

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para aproveitar melhor os mics profissionais alugados!