Fast Track Ultra - Problema na gravação em canal

    Autor Mensagem
    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10


    Estou com um problema na minha Fast Track Ultra. Só consigo gravar nos dois primeiros canais e ter retorno do primeiro monitor. Pesquisando neste vasto mundo que é a internet, descobri que a interface se comporta assim quando está sendo alimentada somente por HUB USB, porém, estou usando-a com a fonte de alimentação corretamente. Inclusive ativei o botão PHANTOM e a luzinha vermelha se acende normalmente. Alguém tem o mesmo problema? Alguém poderia me ajudar?

    Desde já, agradeço desde já
    FALOU

    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    up

    makumbator
    Moderador
    # jun/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    estoubemaqui

    phantom power não tem nenhuma relação com a alimentação elétrica para a interface. Phantom power(ou alimentação fantasma) é a energia que algum dispositivo(interface, mesa de som, pré, etc...) envia via cabo XLR para ligar microfones condensadores(sem isso eles não funcionam). Caso não esteja usando condensador via cabo XLR, desligue a alimentação fantasma.

    Muitas portas USB de computadores usam na verdade hub interno da placa mãe(artifício para aumentar o número de entradas USB). Normalmente, pelo menos uma porta USB tem ligação direta(sem Hub interno) com a placa mãe.

    O fabricante diz que essa configuração que vc está tendo, ocorre justamente quando recebe energia apenas via USB. Será que a fonte está ligada e funcionando corretamente? Provavelmente sua Ultra não está recebendo energia da fonte separada, e está usando a energia USB.

    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Pois é, eu fiz um teste aqui em casa. Liguei somente por usb e deu esse mesmo problema, dois canais funcionando e um monitor. Depois liguei com a usb e a fonte, juntas, e continuava na mesma. Então pensei "huum, a fonte não deve estar funcionando". E quando fui ligar somente pela fonte, sem usb, ela estava funcionando normalmente no modo analógico, porém não estava conectada ao computador.

    Será que o problema é no driver da placa ou com o meu computador? Eu já instalei e reinstalei o driver mais recente que baixei no próprio site da M-Audio mas continuo me fudendo.

    Abs

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    estoubemaqui

    hmmm esses erros malucos podem ser conflito entre as placas de som... com cada um da um erro diferente... rsrsrs.. ja tentou entrar no gerenciador de dispositivos e desabilitar a tua placa de som onboard?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    estoubemaqui

    Ela funcionava antes corretamente e parou de funcionar, ou é nova e já chegou assim? Ou seja, ela nunca funcionou em modo "full" ?

    Siga a recomendação do Iversonfr, e veja o que tem no gerenciador de dispositivos(veja se há algum conflito). Desabilite a onboard(caso tenha uma, e esteja habilitada).

    Vc tem multímetro? Caso tenha, pode-se medir a saída da fonte, para checar se os valores que ela está mandando para a interface estão corretos.

    Smothie
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Uma duvida aproveitando o topico, ess interface melhora os problemas com chiados?

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    Smothie

    Sim. Mas é claro que o desempenho geral na gravação e reprodução, depende também das características gerais do sistema(memória RAM, velocidade de HD, espaço livre no HD, memória de cache, sistema operacional, fragmentação do disco, etc...).

    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Ôpa, então...Fiz o que o Iversonfr falou. Desabilitei no gerenciador de dispositivos a minha placa on board. Agora estou ouvindo o fone 1 e 2 e estou recebendo sinal de todos os 8 canais em ambos os monitores, inclusive, também, em todos os OUTs da parte de trás da interface. Porém ainda estou com problema para gravar em canais que não sejam 1 e 2.

    Meu programa de gravação é o Nuendo, nele abri 8 tracks e em cada um selecionei os INs e OUTs correspondentes aos canais da Fast Track. Ainda assim, só obtenho sinal de gravação nos dois primeiros microfones.

    makumbator

    Ela funcionava antes corretamente e parou de funcionar, ou é nova e já chegou assim?
    -Comprei ela há uns 2 meses e nunca consegui gravar com todos os 8 canais. Conseguia me virar em casa gravando violão e voz, apenas. Mas agora quero gravar minha banda e preciso de todos os canais funcionando.

    Vc tem multímetro?
    -Não tenho multímetro, mas acho que o problema não deve ser na fonte. Depois de seguir a dica do Iversonfr e ver que algumas coisas na placa começaram a funcionar, fiz outro teste e liguei novamente a placa só com a alimentação usb e ela voltou a ficar como antes, apenas dois canais e um monitor. Quando ligo novamente com a fonte, ela volta ao normal, tendo apenas os problemas de gravação citados anteriormente. Tá difícil viu.

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    estoubemaqui

    8 canais? então a sua é a Ultra 8R? se for é igual a minha. Já baixou o DRIVER MAIS ATUALIZADO da sua placa?

    Ahhhh tem outro detalhe MUITO importante que até hoje eu apanho as vezes. Quando voce instala o driver e liga a placa, ali no canto inferior direito perto do relógio, fica o programa da m-audio que gerencia a placa, certo? ao abrir, voce terá diversas abas relativas as saídas 1-2, 3-4,5-6, 7-8, settings, etc. Voce vai ter vários Faders ali, à esquerda são os 8 faders de input (volume dos mics de entrada), e à direita é o "retorno do software". Bom, disse tudo isso para chegar à seguinte pergunta: "Por acaso TODOS os faders da aba da saída que voce está utilizando estão no máximo?" esses faders funcionam da seguinte forma: se voce quer escutar uma música no winamp por exemplo, e suas caixas de som estão ligadas na saída 1-2, voce terá que aumentar os dois primeiros canais do lado direito (software return). Para gravar algo, voce terá que aumentar os faders do lado esquerdo (Input) relativos aos canais que voce está utilizando. Não sei se expliquei direito ou se compliquei mais ainda.. rsrsrs abs!

    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Problema resolvido! Foi só reiniciar o pc. Não tinha reiniciado depois que desabilitei a minha placa on board. Agora estou gravando em todos os canais e recebendo todos os retornos. Muito obrigado galera!

    estoubemaqui
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Iversonfr
    Minha placa é a Fast Track Ultra, mas no Nuendo aparecem 8 canais pois há 6 entradas pra microfones e afins, 1 pra S/PDIF e 1 para MIDI.

    Não sei se entendi muito bem sua pergunta, parece que vc mesmo se respondeu. Os sofwares returns são simplesmente os outputs individuais de cada input da placa, ou seja, ligando um microfone no input 1, vc só recebe sinal no output 1, e é assim pra todos os outros canais. O volume e efeitos de cada um deles é regulado por esse programa da M-Audio. Esses outputs são mono, por isso eu prefiro ouvir música ligando minhas caixas de som nas saídas de fone, que são stereo. Nas saídas de fone, vc recebe todos os inputs simultaneamente, podendo, inclusive, alterar o panning de cada um pelo programa.

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    estoubemaqui

    Legal que no fim tudo se resolveu!

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    estoubemaqui
    Não sei se entendi muito bem sua pergunta

    Não foi uma pergunta, foi uma explicação mesmo...rsrsrsrs... eu achei que existia a possibilidade dos faders do programa da m-audio estarem todos zerados no volume, aí fui tentar explicar como que eles funcionam e acabei complicando tudo.. rsrsrs mas que Legal que no fim tudo se resolveu! (2)

    Edu Carlos
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minha Placa tem os mesmos problemas citados anteriormente
    com um detalhe, estrou conectando a minha placa em um notbook
    e não está funcionando
    os canais 1 e 2 de entrada dão sinal ja os outros ficam muito baixos
    os canais 3 e 4 frontais p microfones não dão sinal
    alguem pode me ajudar! existe alguma config. ou drive que devo usar?

    Iversonfr
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Edu Carlos

    ta com o driver mais atualizado do site da m-audio? os faders do programa de gerenciamento da placa estão no máximo?

    pinton
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    olá pessoal, quase não posto aqui mas agora não posso deixar de postar pq resolvi o problema. as dicas aí acima ajudaram muito. desabilitem sim a placa de som "onboard" do seu pc, mas o que resolve mesmo o seguinte:

    - basta ligar a fonte na tomada ANTES de ligar a placa no botão traseiro. Aí TODAS as entradas estarão habilitadas, não apenas os canais 1/2. se ligar a fonte na tomada depois que a placa estiver ligada já, ou então não ligar a fonte, não vai funcionar de jeito nenhum.não sei porque isso, não fala no manual, mas eu encontrei a resposta aí neste link:

    (http://www.m-audio.com/index.php?do=support&tab=faqs&serie_ID=6&PID=9 26320a5a5686189748193dbd6eb7d5f&keywords=#tabs)]

    a explicação em inglês que tá no site da m-audio é essa:

    Can't use all inputs and outputs, some tabs are grayed out

    Q: My Fast Track Ultra is connected to a USB 2.0 port and I am using the included AC power adapter, but I am unable to use all inputs and outputs; the monitor 3/4 and monitor 5/6 tabs are grayed out and I can't change anything. What can I do to be able to use all inputs and outputs.

    A: To use all inputs and outputs the AC power adapter must be connected before the Fast Track Ultra is powered on. If the AC power adapter is connected after the Fast Track Ultra is connected and powered on, it will be limited to 4 inputs and 4 outputs (Analog ins/outs 1/2, and the SPDIF I/O). If the AC power adapter was connected after the device was powered on, simply power the device off, then back on, and you will be able to use all inputs and outputs.

    é isso pessoal, grande abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fast Track Ultra - Problema na gravação em canal