passo a passo, com dicas de gravação, mix, masterização, com participação dos membros do FCC

    Autor Mensagem
    trashit hc
    Veterano
    # abr/10


    bem galera, eu tava com essa ideia já faz um tempo.
    só que depois que criei um tópico aqui no home estúdio que foi muito útil pra muita gente.
    pensei em criar esse tópico tipo um passo a passo de uma gravação de uma música, mix, masterização, e etc.

    acho que na prática vai ser mais claro pro pessoal, e pra mim também!! entender melhor certas situações.

    eu gostaria que os membros do FCC que frequentam mais o home estúdio, e são experientes no assunto, participassem de todo processo de gravação, mix, masterização, do começo ao fim.
    dando dicas, orientando que ferramenta usar em determinado instrumento para melhorar o som, EQ e, dicas de PAN, e tal.
    e que vcs compartilhasem com todos o que vcs fizeram para corrigir algumas falhas na track.
    gostaria que vcs baixassem os instrumentos separados, e cada um corrigisse os possíveis erros, aplica-se os ajustes, os efeitos, e etc.

    a música que vou colocar aqui, é uma música minha de rock.
    fica mais fácil trabalhar com música sem efeitos, os instrumentos separados, tudo meio cru mesmo.

    espero contar com muitos amigos daqui nessa empreitada!!
    e que o tópico seja interessante não só pra mim, mais pra muitas pessoas!! e para futuros membros tirarem suas dúvidas nesse tópico.

    valeu.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    uma dúvida.
    posto aqui os instrumentos em MP3, ou em WAV??
    para vcs baixarem, e trabalharem neles.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    ricolb
    zélo cardoso
    AndrewMcPherson
    Marcky Basshred
    minow

    me desculpem se eu esqueci de alguém!! mais tem muita gente que não frequenta com tanta frequência como antes...

    espero que vcs compareçam em peso aqui!!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc velho, naquele tópico que você criou:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/230842/
    - já tem um monte de coisa.
    Acho que o povo mais experiente não vai falar mais do que aquilo. Melhor é continuar a conversa por lá mesmo.
    Lendo aquele tópico já me deu várias idéias de mixagem.
    Agora quanto ao trabalho de se fazer faixa, hum, deixe me relembrar de algumas conclusões que tirei, depois de 1 semana lendo e respondendo tópicos aqui no FCC, que é esse mais ou menos o tempo que tenho de cadastro por aqui:

    1. Gravar com metrônomo, no compasso e tempo certos e pré-determinados.
    2. ter paciência - pra testar um monte de coisa antes de se começar a gravar, e outra para fazer os ajustes pós gravação.
    3. a fazer os tais pans, em vocais e guitarras.
    4. a aprender a usar os filtros e efeitos decentemente.

    - daí eu já descarto 90% das gravações que eu tinha antes de frequentar aqui. E foi lendo, tendo uma idéia e testando.

    gravar guitarra crua, hum eu tenho minhas dúvidas quanto à eficácia disso, justamente porque eu toco o que eu estou escutando, e tem efeito que só aparece quando você toca daquele jeito, com aquele ajuste. Mudar só o tom de equalização de uma guitarra base depois, sim, dá. Dá pra abaixar o som, etc, equalizar, mas o efeito primário tem de ser colocado na gravação.

    Fora isso, fora daqui do FCC, de onde venho observando e tirando algumas idéias, é assistindo aquela série de 'grandes discos', porque a maior parte das entrevistas é feita em estúdios e os caras ficam lá falando, mostrando o efeito, mostrando quais eram os sons de fundo que eles usavam nas músicas, um monte de coisa que você pode juntar para fazer sua mixagem.

    Prometherion
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Prometherion
    · votar


    T-Rodman
    Eu concordo sobre a gravação da guitarra. Acho que ele quis dizer mais ou menos isso também.

    Se você vai usar distorção por exemplo, tem que gravar pelo menos com um pouco, senão fica difícil soar legal.
    Mas o lance é usar a menor quantidade de efeitos possível na gravação, assim você pode experimentar vários setups.

    Minow
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc
    gravar guitarra crua, hum eu tenho minhas dúvidas quanto à eficácia disso, justamente porque eu toco o que eu estou escutando, e tem efeito que só aparece quando você toca daquele jeito, com aquele ajuste.

    Concordo 100%.
    O que dá é pra tocar com um efeito SEMELHANTE, mas não adianta querer mudar da água pro vinho depois, só pra dar uma timbrada melhor. Cada amplificador tem aquela dinâmica diferente, compressão, a resposta dele influencia diretamente na sua pegada.

    Mas o lance é usar a menor quantidade de efeitos possível na gravação, assim você pode experimentar vários setups.

    Concordo com isso, mas parcialmente. Sei que o que o Prometherion falou tá perfeito, mas daria pra interpretar de outra maneira.
    Por exemplo, digamos que você grava uma parte de uma música num estúdio. Se o estúdio tiver um compressor bom, reverb ou EQ, não tem porque deixar de usar ele só pra ter um som mais limpo (e portanto com mais possibilidades), pra depois ficar mexendo no som com plugin.

    ricolb
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: ricolb
    · votar


    Prometherion
    T-Rodman

    Só pra constar: Existe um método de gravação de guitarra que vem sendo usado a anos de se utiliza da técnica de "Re-amping".

    Esta técnica consiste em enviar dois sinais de guitarra simultâneamente para o "gravador" em pistas separadas, sendo que um sinal é gravado "seco" e o outro passa pelo amplificador/pedaleira, sendo então gravado com o sinal processado.

    A grande vantagem disto é que se na hora da mix vc achar que a guitarra não está com um timbre legal, que o efeito não está maneiro e coisa e tal, mas a performance do músico foi boa, vc não precisa refazer a trilha de guitarra, basta reenviar o sinal de guitarra "seco" ao amplificador/pedaleira/efeito ajustar tudo a seu gosto e grava-lo em uma nova trilha de audio.

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Concordo ricolb, mas tem limite isso.
    vamos assim exemplificar com a música "How soon is now" do The Smiths. Essa aí precisa de uns efeitos de corte na música, ou gravar em 2 canais com delay de um canal para o outro. E com os pedais, vamos dizer, mínimos, você toca de um jeito.
    Sem nenhum pedal, você toca igual à versão do violão.


    E aí, com ou sem 'reamp' se eu tocar sem os efeitos básicos, a palhetada vai sair diferente, sem condições de deixar igual as duas faixas, gravadas com o mesmo guitarrista.

    Bends e sustains, idem. Se quiser realçar o solo com outra equalização, ok, mas o sustain e o compressor em tese devem estar ligados na primeira gravação, concorda?

    Ou seja, técnicas de reamp tem suas limitações. Simplesmente não dá pra gravar a seco (raw) tudo, porque sem o 'mínimo', qualquer guitarrista vai palhetar diferente, pois ele vai procurar tirar o som pelo que ele está escutando de retorno, ou seja, pela fonte inicial que ele está gravando.

    No Logic isso é muito fácil, usar presets em cima de faixas já gravadas, e até modificar os presets. O que às vezes é legal fazer, por exemplo, é duplicar a guitarra, ou até gravar em 2 canais mono, simultaneamente, e aplicar reamp em um canal, deixar ele na esquerda, e aplicar outro reamp no outro canal, deixando ele na direita. Sim fica legal, não era sobre isso que eu estava me referindo.

    No mais, se fôssemos contar a gravação de um disco, por exemplo, nem dá pra fazer nada sem o músico e o produtor juntos, trabalhando nas idéias, porque nenhuma banda de selo grande que vai gravar um disco chega lá com o trabalho gravado, esperando que um produtor de renome simplesmente produza algo em cima do que eles trouxeram - exceção feita ao Jack Endino, que ficou famoso com o grunge, mas nem era 'o cara', nomo o Butch Vig, na mesma época fez com outras bandas, e continua fazendo com a banda dele, o Garbage. Muitas vezes a 'demo' só serve pra se dar idéia do que a banda fez inicialmente. Depois disso é que se trabalha com um álbum pensando em um projeto completo, trabalhado faixa por faixa. Essa idéia não é nada minha. Isso o Brian Eno e o Flood comentam no DVD da série "Grandes álbums - U2 The Joshua Tree".

    Novamente, quem gosta de produção, tente assistir o maior número de programas dessa série porque dá pra pescar muita coisa por lá.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    T-Rodman

    velho, naquele tópico que você criou:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/230842/
    - já tem um monte de coisa.
    Acho que o povo mais experiente não vai falar mais do que aquilo. Melhor é continuar a conversa por lá mesmo.

    eu perguntei pra eles antes de criar esse.

    eu
    o que vcs acham dessa ideia?? eu crio outro tópico? ou uso esse mesmo?

    Marcky Basshred

    Ideia é bacana,crie outro!

    e ainda por cima quem quiser participar vai poder por a mão na massa na prática, e não ficar só na teoria...
    mais se não quiserem participar, não tem problema.

    1. Gravar com metrônomo, no compasso e tempo certos e pré-determinados.

    eu ainda não sei usar.

    2. ter paciência - pra testar um monte de coisa antes de se começar a gravar, e outra para fazer os ajustes pós gravação.
    tenho paciência de monge.
    3. a fazer os tais pans, em vocais e guitarras.

    tento fazer o que posso.

    4. a aprender a usar os filtros e efeitos decentemente.
    esse tópico pode ser útil nessa questão...

    gravar guitarra crua, hum eu tenho minhas dúvidas quanto à eficácia disso, justamente porque eu toco o que eu estou escutando, e tem efeito que só aparece quando você toca daquele jeito, com aquele ajuste. Mudar só o tom de equalização de uma guitarra base depois, sim, dá. Dá pra abaixar o som, etc, equalizar, mas o efeito primário tem de ser colocado na gravação.

    quando eu falei cru, foi sem compressor, delay, reverb, chorus, e etc.
    mais com distorção!! não cru de tudo pra depois aplicar os guitar rigs, amplitubes da vida...


    é assistindo aquela série de 'grandes discos', porque a maior parte das entrevistas é feita em estúdios e os caras ficam lá falando, mostrando o efeito, mostrando quais eram os sons de fundo que eles usavam nas músicas, um monte de coisa que você pode juntar para fazer sua mixagem.
    se for em inglês, nem adianta pra mioria que não sabe manja muito de inglês...

    Prometherion

    Eu concordo sobre a gravação da guitarra. Acho que ele quis dizer mais ou menos isso também.

    Se você vai usar distorção por exemplo, tem que gravar pelo menos com um pouco, senão fica difícil soar legal.
    Mas o lance é usar a menor quantidade de efeitos possível na gravação, assim você pode experimentar vários setups.

    quando eu falei cru, foi sem compressor, delay, reverb, chorus, e etc.
    mais com distorção!! não cru de tudo pra depois aplicar os guitar rigs, amplitubes da vida...
    (2)

    Minow

    Concordo 100%.
    O que dá é pra tocar com um efeito SEMELHANTE, mas não adianta querer mudar da água pro vinho depois, só pra dar uma timbrada melhor. Cada amplificador tem aquela dinâmica diferente, compressão, a resposta dele influencia diretamente na sua pegada.

    quando eu falei cru, foi sem compressor, delay, reverb, chorus, e etc.
    mais com distorção!! não cru de tudo pra depois aplicar os guitar rigs, amplitubes da vida...
    (3)

    Por exemplo, digamos que você grava uma parte de uma música num estúdio. Se o estúdio tiver um compressor bom, reverb ou EQ, não tem porque deixar de usar ele só pra ter um som mais limpo (e portanto com mais possibilidades), pra depois ficar mexendo no som com plugin.
    não tenho grana pra um estúdio foda, e se tivesse, claro que eu ia usar tudo o que o estúdio podia me ofereçer de bom!!
    vou gravar tudo em linha.

    vc mesmo participou de um tópico meu, o teste de timbre
    e vc falou que a guitarra tava bacana pro som que eu toco, que talvez só precisaria de uma equalização em algumas frequências agudas.

    já vi que todo mundo me interpretou mal.
    quando falei cru, não foi no sentido que vcs interpretaram, foi tipo guitarra, com distorção de pedal, e uma simulação de caixa, e gabinetes, o baixo idem.

    o vocal no momento não tenho como gravar porque não comprei minha interface, e nem tenho um microfone.

    bateria é VST.

    ricolb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman
    No Logic isso é muito fácil, usar presets em cima de faixas já gravadas, e até modificar os presets

    Pedaleiras como o POD fazem isso.

    O que às vezes é legal fazer, por exemplo, é duplicar a guitarra, ou até gravar em 2 canais mono, simultaneamente, e aplicar reamp em um canal,

    A idéia é essa. Gravando o mesmo sinal mono(o seco e o processado) em canais separados só que o sinal processado é o que serviria de retorno para o guitarrista monitorar a gravação e não o sinal "seco".

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc
    Se você está começando, você não está de longe do que eu faço hoje em dia.
    Só que de um lado, eu leio e testo, e você está aqui no forum perguntando. Logicamente, as experiências vão ser diferentes.

    Por exemplo, comigo, eu uso o Guitar Rig na primeira captação, e depois eu adiciono outros efeitos no Logic, ou seja, pelo menos os efeitos que eu vou usar para dar ritmo já são gravados de primeiro, e depois no máximo um equalizador vem pra dar uma limpadinha no som.

    Pro 'home studio', dá pra fazer bastante coisa com uma interface USB tipo Audiobox ou Fast Track Pro, digo muito mesmo. Só de terem phantom power, terem 2 canais e serem livres de delay (com drivers ASIO proprietários, não genéricos), e uma DAW, com certa prática você vai gravar sem problemas. Daí vem o resto das idéias que a gente tá discutindo.

    Quanto a série "Albuns Clássicos", na americanas você encontra o "nullDark Side of The moon" e o "Joshua Tree" (e às vezes o "Machine Head") por R$ 12,90 nas lojas físicas. Fora isso, só acompanhando a grade de programação da History Channel, que também passa por lá, mas não sei qual o dia da semana, e se ainda passa.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman

    Só que de um lado, eu leio e testo,

    eu também leio muito!!! tenho um monte de arquivos word no meus DVD'S de back up com dicas do FCC, e da net.
    eu só não tô fazendo muitos testes ainda, porque eu ainda tô preparando meu pc pra ficar mais preparado na hora do vamo ver.
    eu sou meio metódico, primeiro eu pesquiso, pergunto o máximo que puder, depois que eu vou mais pro lado da prática.


    Por exemplo, comigo, eu uso o Guitar Rig na primeira captação, e depois eu adiciono outros efeitos no Logic, ou seja, pelo menos os efeitos que eu vou usar para dar ritmo já são gravados de primeiro, e depois no máximo um equalizador vem pra dar uma limpadinha no som.
    nunca me dei bem com o guitar rig, o amplitube eu consegui algumas coisas legais, mais meu VST favorito pra simular AMP e gabinetes, é o studio devil AMP modeler pro.

    Pro 'home studio', dá pra fazer bastante coisa com uma interface USB tipo Audiobox ou Fast Track Pro, digo muito mesmo. Só de terem phantom power, terem 2 canais e serem livres de delay (com drivers ASIO proprietários, não genéricos), e uma DAW, com certa prática você vai gravar sem problemas. Daí vem o resto das idéias que a gente tá discutindo.

    eu pretndo pegar uma interface mais limitada... a fast track usb.
    eu pretendo gravar demos da banda que eu toco, nada profissional pra fazer sucesso. nós tocamos punk rock, só queremos fazer uns showzinhos, tomar umas cervas, e nada de tão sério.
    se as coisas ficarem mais sérias, a gente grava em um estúdio ''profissa''.
    eu nem tenho condições de gravar com mic condenser, porque eu não tenho um local com tratamento acústico.
    então uma interface simples já tá bom.


    Quanto a série "Albuns Clássicos", na americanas você encontra o "nullDark Side of The moon" e o "Joshua Tree" (e às vezes o "Machine Head") por R$ 12,90 nas lojas físicas.
    valeu pela dica!!

    Fora isso, só acompanhando a grade de programação da History Channel, que também passa por lá, mas não sei qual o dia da semana, e se ainda passa.
    TV por assinatura?? impossível pra mim!!

    depois de 1 semana lendo e respondendo tópicos aqui no FCC, que é esse mais ou menos o tempo que tenho de cadastro por aqui:
    como diria o poeta de boteco, bem vindo ao clube!

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    velho, junta mais um dinheirinho pra comprar um aparelho com ASIO 2.0, que não vá te dar delay e outros aporrinhamentos.
    Uma Fast Track Pro ou Presonus Audiobox vai te satisfazer melhor e você vai gravar tudinho que quiser.
    Vai por mim que eu tive uma Fast Track por 3 anos - até eu realmente começar a mexer com DAWs, ter minhas decepções, trocar pela Audiobox, me empolgar de vez, comprar o mac, comprar a Firestudio e torrar todas minhas economias, rs. Mas tô feliz assim, rs.
    O melhor é que a Fast Track já custou caros R$ 750 quando ela era lançamento, e hoje as duas interfaces que citei podem ser encontrados na faixa dos 500~600.
    No final das contas, o tópico tá rendendo, mas sem as faixas, rs.

    Com uma interface boa, um fone bom ou um conjunto de caixas de referência, eu creio que a experiência com o Amplitube e o Guitar Rig vai ser diferente. Eu uso e adoro os dois, tanto que meu amp fica fora do estúdio - apesar de morrer de vontade de ter um valvuladinho de 15w no estúdio.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    T-Rodman

    velho, junta mais um dinheirinho pra comprar um aparelho com ASIO 2.0, que não vá te dar delay e outros aporrinhamentos.
    brother, vou mandar a real, se eu tivesse grana, com certeza eu ia comprar os melhores equipos que estivesse ao meu alcance.
    mais já tô fazendo um sacrifício enorme pra comprar essa interface.
    outra, a galera que toca comigo não tem nem 10% do interesse que eu tenho, eu que faço tudo, pesquiso aqui, gravo, mixo, bolo capas de cd's, faço os contatos pra gente tocar, marco ensaio, já tô de saco cheio de fazer tudo sozinho!! e já falei pros caras, mais não tão nem ai.


    por isso não quero fazer investimentos caros, se um dia eu tiver condições de montar um home estúdio pra gravar bandas, gravar vinhetas, propagandas, ai eu invisto uma grana!!
    isso é apenas um sonho muiiiiiiito distante da minha realidade.

    quem me dera se eu tivesse a grana da menina do outro tópico que tem R$ 35.000,00 pra investir em música... hehehehe

    eu creio que a experiência com o Amplitube e o Guitar Rig vai ser diferente.
    acho que não... eu testei exaustiva mente os citados por vc, combinado com um pedal hi gain que eu tenhi chamado Dr.boogie, que simula o canal sujo do mesa boogie dual rectifier, e não tirei um timbre do meu agrado.

    como ja te falei, com studio devil a parada foi bem diferente.
    consigo timbres muito bons pro meu gosto!!!

    porque vc não testa ele??
    tai o link>> studio devil amp modeler pro
    ele tem impulses que são sons cabinet impulses (simulações de gabinetes + microfones).
    Segundo as avaliações que pesquisei na internet, existem cabinet impulses que simulam com absoluta perfeição um gabinete real e podem ser usados com POD, Pedais, Preamps, Amplitube, Guitar Rig, etc...
    Ou seja, os simuladores de gabinetes são na verdade equalizadores que tentam simular a resposta de um falante real. Os impulses são modelados a partir de uma gravação real e reproduzem com fidelidade a curva de resposta de um falante ao invés de tentar "simular" mediante equalização.


    texto tirado de um tópico que fala dos impulses.

    por isso eu consigo um timbre mais quente, e real em comparação ao Amplitube, e guitar rig.
    mais o pedal analógico que eu uso tem uma parcela bem grande no som que eu tiro.

    apesar de morrer de vontade de ter um valvuladinho de 15w no estúdio.
    então somos 2!! hehehe

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    T-Rodman

    No final das contas, o tópico tá rendendo, mas sem as faixas, rs.
    tá rendendo por causa de vc!!!

    eu perguntei: uma dúvida.
    posto aqui os instrumentos em MP3, ou em WAV??
    para vcs baixarem, e trabalharem neles.
    ninguém falou nada até agora...

    só quem gostou da ideia de cara foi o mano Marcky Basshred

    eu vou postar as faixas assim mesmo, se ninguém não quiser baixar as faixas, e da uma mexidas nelas, eu falo com alguém que tiver interessado em OFF, pra gente tentar fazer isso.

    baixo: baixo test MP3
    guitarra: guitarra test MP3
    bateria: bateria test MP3

    uma mix tosca que tentei fazer: mix test

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu perguntei: uma dúvida.
    posto aqui os instrumentos em MP3, ou em WAV??
    para vcs baixarem, e trabalharem neles.
    ninguém falou nada até agora...



    Creio que MP3 não é o ideal, porém, vem a ser o mais viável, haja vista o imenso tamanho dos WAV.

    Abs

    T-Rodman
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Se tiver um tempinho nesse weekend, eu baixo as trilhas e vejo o que posso fazer. Mas do seu mix mesmo, eu adicionaria um reverbzinho e um tube na guitarra, aumentaria um pouco o baixo, colocando também um efeito nele. Não sei se é seu caso, mas por aqui eu tenho perdas enormes entre a faixa que eu estou trabalhando no Logic e depois na faixa em MP3. Muitas vezes eu finalizo a faixa, escuto, faço umas alterações que não ficam boas no Logic, mas se normalizam um pouco depois que eu finalizo a faixa para MP3 novamente. Triste isso. No começo eu ficava empolgado, finalizava a MP3, levava no carro pra escutar e mostrar pra um amigo, e quando ouvia, eu queria enfiar a cara embaixo da terra, rs.

    Vou guardar o link do devil amp, pois hoje em dia, ainda estou feliz com o Guitar Rig, tenho de justificar os gastos que fiz com a pedaleira dele (que veio a versão original dele, full, licensiada), e ainda, ligada a um amp então, como o Fender Princeton 112plus que eu tenho, fica bem legal pra tocar ao vivo. Só que o Princeton 115plus é muito grande e alto, e não fica legal gravar com ele no home studio. É por isso que eu paquero um amp pequeno, mas até lá, estou me virando só com os monitores de referência, que também tem de se justificar o investimento, e foi a última coisa que entrou no estúdio, rs.

    E cara, não desanima não. É igual aqueles tópicos do pessoal que acaba indo tocar sozinho em uma apresentação, porque todos os membros da banda deram pra trás. É decepcionante isso, mas de outro lado é nessas horas que você demonstra seu esforço. As pessoas notam isso, e com o tempo, outras pessoas podem se agregar à você, porque tem idéias semelhantes, esforços semelhantes.

    Marcky Basshred
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc
    Pô cara os HD´s do meu PC de gravação foi pro saco!!!

    Cara deu para eu dar uma ouvida rápida aqui da sua mix.Pega o baixo e colocar um limiter(L1 da Waves),e vai aumentando o Threshold dele até o volume dele não ficar ocislando muito!Mais veja se o som está bom do baixo!Assim ele vai poder ficar na mix sem ficar sumindo e aparecendo!
    Abra um espaço na no canal do baixo,tire na Eq em torno de 200 á 300 Hz.A guitarra abra um espaço em torno de 100 a 150 Hz e dê um ganho no baixo em torno de uns 120 hz!Dê um ganho na eq do baixo tbm em torno de 1khz,assim ele pode aparecer mais um pouco.Mais isso é só ponto de partida,vai mexendo e ouvindo ai os resultados!Mais pro estilo Punk tá legal pra caramba cara!!!

    Marcky Basshred
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc
    eu vou postar as faixas assim mesmo, se ninguém não quiser baixar as faixas, e da uma mexidas nelas, eu falo com alguém que tiver interessado em OFF, pra gente tentar fazer isso.

    Tenho interesse sim cara,mais to sem os HD´s do meu PC!!!Quando eu arrumar ai,eu vejo com vc pra fazer os downloas!

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    AndrewMcPherson

    Creio que MP3 não é o ideal, porém, vem a ser o mais viável, haja vista o imenso tamanho dos WAV.

    também acho brother!! mais eu tenho em wav também.

    abç.


    T-Rodman

    Se tiver um tempinho nesse weekend, eu baixo as trilhas e vejo o que posso fazer.
    faça mesmo!!

    eu adicionaria um reverbzinho e um tube na guitarra,
    eu também achei que a guitarra ta seca. só não entendi essa parte de tube... me exprique mior cumpadi!! hehe

    aumentaria um pouco o baixo, colocando também um efeito nele.
    o problema foi que eu gravei esse baixo sem saber tocar direito, eu coloquei um compressor, e mesmo assim tem picos altos, e baixos no som dele.

    Não sei se é seu caso, mas por aqui eu tenho perdas enormes entre a faixa que eu estou trabalhando no Logic e depois na faixa em MP3. Muitas vezes eu finalizo a faixa, escuto, faço umas alterações que não ficam boas no Logic, mas se normalizam um pouco depois que eu finalizo a faixa para MP3 novamente. Triste isso. No começo eu ficava empolgado, finalizava a MP3, levava no carro pra escutar e mostrar pra um amigo, e quando ouvia, eu queria enfiar a cara embaixo da terra, rs.
    eu nem percebo tanto isso... meu ouvido tá bem verde ainda...
    sobre a perda no baixo, foi por falta de habilidade minha mesmo!! eu tento tocar guitarra na banda.


    E cara, não desanima não. É igual aqueles tópicos do pessoal que acaba indo tocar sozinho em uma apresentação, porque todos os membros da banda deram pra trás. É decepcionante isso, mas de outro lado é nessas horas que você demonstra seu esforço. As pessoas notam isso, e com o tempo, outras pessoas podem se agregar à você, porque tem idéias semelhantes, esforços semelhantes.

    aqui é interior, não tem quase ninguém pra tocar!!
    mais os caras tão tomando um pouco de vergonha na cara, ta aparecendo uns shows pra gente fazer, eles tão ficando mais interessados.


    mesmo assim agradeço suas palavras!!

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    Marcky Basshred

    Pô cara os HD´s do meu PC de gravação foi pro saco!!!
    tenso brother!!

    Cara deu para eu dar uma ouvida rápida aqui da sua mix.Pega o baixo e colocar um limiter(L1 da Waves),e vai aumentando o Threshold dele até o volume dele não ficar ocislando muito!Mais veja se o som está bom do baixo! Assim ele vai poder ficar na mix sem ficar sumindo e aparecendo!
    vou tentar!! o problema foi eu!!! não sei tocar baixo!! hehehe
    eu comprei esse baixo pela net, gravei nas pressas e não deu tempo de gravar de novo.
    eu entreguei pro baixista quando ele veio buscar, ele mora em outra cidade. ai eu naõ peguei mais o baixo pra testar de novo.


    Abra um espaço na no canal do baixo,tire na Eq em torno de 200 á 300 Hz.A guitarra abra um espaço em torno de 100 a 150 Hz e dê um ganho no baixo em torno de uns 120 hz!Dê um ganho na eq do baixo tbm em torno de 1khz,assim ele pode aparecer mais um pouco.Mais isso é só ponto de partida,vai mexendo e ouvindo ai os resultados!
    o grande problema é que eu nunca usei EQ, por mais que eu leio sobre HZ, KHZ, eu não entendo.
    porque eu tenho o EQ do sound forge, do sonar, e o pacote da waves diamond bundle 5.2 posso usar EQ waves??
    que tipo de equalizador eu uso?? parametric? graphic? ou paragrafhic?
    acho que vc vai ter que tirar um sprint de um EQ, postar aqui, e mostra onde mexe pra eu aprender... hehehe


    vc não acha que a guitarra ta seca de mais não??
    eu também não fiz aquele esquema de colocar uma ambiência nos instrumentos na pré master, pra eles ficarem tipo numa sala como vc falou. será que foi isso que ficou seco o som?
    eu tive essa impressão em comparação a músicas de outras bandas...


    Mais pro estilo Punk tá legal pra caramba cara!!!
    muito obrigado!!! isso já é um grande incentivo pra mim!!!

    queria deixar a guitarra com um timbre na linha desse video... mais o cara usa mesa boogie, e captadores EMG's ativos!! ai é covardia!! hehe


    Tenho interesse sim cara,mais to sem os HD´s do meu PC!!!Quando eu arrumar ai,eu vejo com vc pra fazer os downloas!
    demorô!!!! vc captou bem o recado!!!!

    valeu.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    esqueci de dizer o equipo que foi usado.

    guitarra: shelter les paul nashville toda original
    pedal: Dr.boogie
    baixo: strinberg CLB 10 todo original
    pedal: zoom 505 pra ligar o baixo no PC
    bateria: VST ezdrummer

    placa de som: onboard realteck
    cabos dos piores que tem hehe
    fonte vagabunda 5 reais

    daw: sonar 6
    mix: sound forge 5, e o 9

    Marcky Basshred

    Mais pro estilo Punk tá legal pra caramba cara!!!
    foi bom ouvir isso, porque olha o equipo precário.

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Marcky Basshred

    mandei uma mensagem privada pra vc nos seus recados.
    da uma olhada lá.

    Marcky Basshred
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    trashit hc
    mandei uma mensagem privada pra vc nos seus recados.
    da uma olhada lá.

    Tentei varias vezes te responder por lá,mais fica um ano carregando e a resposta não vai!!!A respeito do limiter,use ele sim,vai te ajudar bastante.Deixe o volume da bateria sem clipar,e vai aumentanto o Threshold do limiter,até vc ouvir que está com um som bom,sem distorcer,use o L1 ou L2 da waves!!! Atualmente to meio sem tempo para entrar na net,mais até o fim da semena melhora! hehehe

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Marcky Basshred

    Tentei varias vezes te responder por lá,mais fica um ano carregando e a resposta não vai!!!
    acontece direto isso comigo também!!! e se vc tentar colocar algum link, ai é que não vai mesmo.

    A respeito do limiter,use ele sim,vai te ajudar bastante.Deixe o volume da bateria sem clipar,e vai aumentanto o Threshold do limiter,até vc ouvir que está com um som bom,sem distorcer,use o L1 ou L2 da waves!!!
    blz!!

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

    guitarg3
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara encontrei um site bem interessante sobre mixagem.. axo q vai t ajudar bastante.. dê uma lida q tem la dicas d como mixar voz.. baixo.. guitarra.. http://mineriorock.blogspot.com/

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    guitarg3

    cara encontrei um site bem interessante sobre mixagem.. axo q vai t ajudar bastante.. dê uma lida q tem la dicas d como mixar voz.. baixo.. guitarra.. http://mineriorock.blogspot.com/
    bom trabalho brother!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a passo a passo, com dicas de gravação, mix, masterização, com participação dos membros do FCC