compartilhem suas configurações de mixagem e masterização

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# mar/10


gostaria que esse tópico fosse usado para que todas as pessoas que tem conhecimento de mixagem, e masterização, compartilhasem aqui suas configurações.

tipo, que efeito mais usam, EQ, compressores, reverbs, e etc...

como fazem a divisão do pan para cada instrumento, e para cada estilo de música.

vai ser muito útil pra mim, e para futuros membros.

agora mesmo usei a busca buscando informações sobre como dividir o pan, mais a maioria é tópico antigo, e só fala mais de pan de guitarras, mais não tem muito assunto sobre pan de vocal, e segunda voz, baixo, e diferentes esquemas de pan para cada estilo.

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc, existem dezenas de tópicos aqui no FCC sobre essas etapas na produção musical, e quando estamos aprendendo (sempre), devemos e queremos buscar informações sobre o assunto e quanto mais melhor, uma dica que eu segui e me ajudou muito foi conhecer a frequência de cada instrumento e o "campo sonoro" que ele ocupa, isso é muito importante para mixagem, para não acontecer de um instrumento "invadir" o espaço de outro, mascarando e embolando a gravação; ler algum livro sobre o assunto e experimentar muitas formas de EQ, de Comprimir, o uso dos Efeitos (Reverb, Delay,etc), o uso do Pan (por exemplo:se gravo dois violões geralmente coloco 100% um para cada lado, mas não é regra, pode se balancear com um percentual menor).
Tem um tópico aqui no FCC do amigo horacio.jo que se chama:Quem já conseguiu uma mixagem compatível com o mercado, e como?, que me ajudou demais, as dicas do AndrewMcPherson, são muito boas para mixagem, ele entende do assunto e acho que até voce postou algum comentário lá! Dê uma relida e experimente o máximo, teste, erre, que voce vai encontrar a melhor forma de mixar e masterizar suas produções, lembrando sempre de que "nao existe receita do bolo" e de que são muitos os fatores(equipamento, conhecimento, experiencia e por aí vai...)
Grande abraço, Zélo Cardoso

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

eu tô com algumas dúvidas, mais como vc disse: "nao existe receita do bolo", então acho que ninguém vai postar como faz suas mixagem, e a masterização.

abç.


então gostaria que vcs dessem dicas de como se usar o pan no baixo, e no vocal, e segunda voz.

Prometherion
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

então gostaria que vcs dessem dicas de como se usar o pan no baixo, e no vocal, e segunda voz.

Não use, a não ser que você queria realmente dar a idéia de estério nessas pistas. No mais, experimente.

zélo cardoso
Veterano
# abr/10 · Editado por: zélo cardoso
· votar


deu pau no PC, o post segue abaixo!

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
Meu brother, uma dica de quem trabalha em estudio, conhece muito de produção musical, de programas, informártica-musical, e também muito de música e além disso é um grande Baixista, nosso amigo makumbator, é de que o Pan do baixo deve ficar uns 12 a 15% para um lado, e o Bumbo o mesmo percentual para o outro lado, isso ajuda a evitar o "confronto" entre eles, já no caso de 2ª voz e vocais, eu sempre deixo no centro, mas com volume menor!

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


Prometherion

Não use, a não ser que você queria realmente dar a idéia de estério nessas pistas. No mais, experimente.
quer dizer, deixar no meio??!!

zélo cardoso

Meu brother, uma dica de quem trabalha em estudio e conhece muito de produção musical, de programas, informártica-musical, e também muito de música e além disso é um grande Baixista, nosso amigo makumbator, é de q
sim!!!
eu tô ligado que ele é muito bom nessa área!!!
ainda bem que ele voltou, ele tava afastado daqui a um bom tempo.


e muito obrigado pelas dicas do 1º post!!!

abç.

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


Falou meu brother!
Um abraço!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

deu pau no PC, o post segue abaixo!
acontece nos melhores PC's!!!!! hehehe

é de que o Pan do baixo deve ficar uns 12 a 15% para um lado, e o Bumbo o mesmo percentual para o outro lado, isso ajuda a evitar o "confronto" entre eles, já no caso de 2ª voz e vocais, eu sempre deixo no centro, mas com volume menor!
mais uma vez muito obrigado pelas dicas preciosas!!!

só que eu deixo o bumbo no meio...
tenho que rever isso então.

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

já no caso de 2ª voz e vocais, eu sempre deixo no centro, mas com volume menor!
vc pode me explicar melhor esse lance do volume mais baixo??


na minha cabeça os pan era pra ser assim.

guitarras: pan 100% L, e 100% R
baixo: pan 100% L, e 100% R
vocal e 2º voz: 100% L, e 100% R

e a bateria com as jogadas de pan tradicional.

já vi que não entendo mesmo do assunto!!! hehehe

ia embolar tudo!!!!

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc, cara eu também estou aprendendo e sempre buscando mais informações, mas eu divido mais ou menos assim:
Ex:Se numa mix, tenho Piano,Baixo, Strings, 02 violões, Piano Bells e Batera
Os violões geralmente eu coloco um para cada lado 100%
Se coloco o Piano no L 60% coloco o Piano Bells 65 a 70 % no R
O Strings colocaria 50 a 55% em um lado qualquer
O Baixo naquele esquema do Mestre Makumbator!!!
E a Batera: O Bumbo naquele esquema, a caixa no centro, o Chimbal as vezes eu coloco 100% para cada lado (fechado e aberto), e os Tons eu divido entre 40, 55, 65 para lados diferentes(esses valores podem mudar, não é regra, depende do estilo, do seu gosto, e do que voce achar legal)!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

boas dicas!!

meu som é mais simples, é eu toco em uma banda de rock.
então é

guitarras
baixo
bateria
vocal e 2º voz

E a Batera: O Bumbo naquele esquema, a caixa no centro, o Chimbal as vezes eu coloco 100% para cada lado (fechado e aberto), e os Tons eu divido entre 40, 55, 65 para lados diferentes(esses valores podem mudar, não é regra, depende do estilo, do seu gosto, e do que voce achar legal)!

bateria eu já tenho uma noção boa.
o problema era baixo, e vocal e segunda voz.

eu tô fazendo uns testes com dobras de guitarra.
e tá me dando um trabalho danado. hehehe

mais eu já encontrei muita coisa aqui sobre esse assunto.

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
Tem um tópico meu, Uso do limiter no mixagem, que o amigo Gwallner dá ótimas dicas sobre esssa técnica acho que se chama Drum Layering, que pode ser aplicada a peças da Batera e também Guitarras!
Dê uma olhada, pode te ajudar em alguns pontos!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


zélo cardoso

Tem um tópico meu, Uso do limiter no mixagem, que o amigo Gwallner dá ótimas dicas sobre esssa técnica acho que se chama Drum Layering, que pode ser aplicada a peças da Batera e também Guitarras!
Dê uma olhada, pode te ajudar em alguns pontos!

eu tenho quase tudo desse tópico salvo aqui no meu pc. hehehe

zélo cardoso
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hcpode crê, eu também tenho!!!! hehehe

GuitarRockMan
Veterano
# abr/10
· votar


engraçado eu tb tenho mais mesmo assim ainda não consegui entender muito bem como o Drum Layering seria aplicado com guitarra para batera é o tradicional e ate meio obvio mais os timbre de uma guitarra me parece mais complexo ainda tenho duvidas... seria bom um video demostando a tecina ai de alguem que saiba trabalhar bem com ela..... vou catar no y2b algo em pt

PedroGtr
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

bom topico.
mt instrutivo pra quem ta se iniciando em gravaçoes e mixagens

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


GuitarRockMan

seria bom um video demostando a tecina ai de alguem que saiba trabalhar bem com ela.....
ai seria uma boa!!

vou catar no y2b algo em pt

em português eu não achei...

achei esse em inglês. mais não tenho certeza sé e o que nós procuramos...



PedroGtr

bom topico.
mt instrutivo pra quem ta se iniciando em gravaçoes e mixagens

valeu brother!

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


bom tópico.. tb tenho varias duvidas sobre esse assunto..

Iversonfr
Veterano
# abr/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


trashit hc

Fiquei com extrema inveja qd vi a pilha de cabeçotes, depois os amplis todos enfileirados... putz... que sonho...

Bom, pelo video que voce postou, me levou a crer que voce tem ingles fluente, então procura por aí um video que chama "Mixing with the Pros"... tem algumas partes no youtube, mas é legal o completo pois a parte de efeitos no canal master e talz não tem por la... MUITO útil mesmo!

então gostaria que vcs dessem dicas de como se usar o pan no baixo, e no vocal, e segunda voz.

Baixo, Lead Vocal e Bumbo, voce pode colocar em qualquer lugar do PAN, desde que seja no CENTRO... rsrsrs Abs!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


Iversonfr

Bom, pelo video que voce postou, me levou a crer que voce tem ingles fluente,
eu sei o básico, do básico de inglês, the books on the table... hehehe
eu só postei pra ver se seria útil pra vc.


Baixo, Lead Vocal e Bumbo, voce pode colocar em qualquer lugar do PAN, desde que seja no CENTRO... rsrsrs
blz!!

abç.

AndrewMcPherson
Veterano
# abr/10
· votar


já falaram tudo ^^

mas aqui vai a minha singela contribuição:

bumbo e baixo no centro, ai vc pergunta: no centro os dois? sim, os dois...vai ter conflito? não...é só vc usar os filtros para evitar os subgraves dos dois instrumentos, e com equalização corretiva é possível evitar os conflitos. use apenas equalização aqui...reverb e delay deve ser evitado para não embolar.

voz, no centro, claro...nada de pan na voz principal. reverb do tipo plate são os mais usados. delay bem curto...com release curto.

2ª voz, ai depende da intenção, mas em geral, a 2ª se põe atrás da voz principal, e como fazer isso? com o uso da 3ª dimensão espacial e vc consegue isso com reverb e delay. é claro que o volume da segunda voz é sempre menor que a principal, mas isso em geral não põe ela atrás....isso é feito na regulagem do reverb ou do delay. se você tem mais de uma 2ª voz...2 pessoas ou mais, pode-se também panoramizar essas vozes, só não aconselho a colocar topado nos 100% para evitar que saiam de fase (fora de fase).

quanto às divisões de pan.... como dizia Einstein, tudo é relativo.

bateria você tem que localizar os instrumentos de acordo com a disposição das peças, obedecendo a geometria inserindo os instrumentos observando que o ouvinte irá escutar na posição invertida do baterista, então, aconselho a inverter as posições de L para R e vice-versa. (eu faço assim)

para uma melhor disposição de alguns instrumentos é INDISPENSÁVEL o uso de um analizador de espectro, onde você irá verificar a abundância e a ausência de certas frequências e nas ausências, como enriquecer aquela banda de frequências com algum instrumento que se encaixe nela...e nas abundâncias, aprender a tirar os instrumentos que estão apenas enchendo linguiça, tudo isso obedecendo à curva Fletcher-Munson....

se você conseguir deixar seu mix baseado nessa curva, estará no caminho de uma mix equilibrada e bem feita. isso dará muito menos trabalho a quem for masterizar.

acho que por enquanto basta xd....abs

AndrewMcPherson
Veterano
# abr/10
· votar


só um adendo, reverbs e delays é tipo "DOSE AO SEU GOSTO", mas se exagerar fatalmente terá problemas de fase, se usar o efeito em estéreo...portanto, todo cuidado é pouco ^^ olhos e ouvidos atentos é o seu melhor guia. principalmente os ouvidos.

abs

guitarg3
Veterano
# abr/10
· votar


o que seria essa curva de Fletcher-Munson?

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


Cara discordo completamente de tirar o Baixo e o Bumbo do centro.Se tiver algum conflito,entre os dois,vc tem que resolver na equalização e não no PAN!!! Uma boa parte da energia do sinal do audio,está no bumbo,e se vc tirar ele do centro,pode acabar desequilibrando o estereo.Ouve suas mixes preferidas( de preferencia com fone) e perceba como o bumbo e o baixo ficam exatamente no centro(no meio da sua cabeça).Aprenda como equalizar correto um instrumento,e não vai precisar fazer essas´´ macacadas``,mais eu não sou ninguem para falar que vc não pode deslocar eles,a mixes é sua,fica por sua conta e risco.E outra na música a regra N° 1 é: NÂO EXISTE REGRAS !

A voz tbm é no centro,a não ser que vc queira usar ela para fazer algum efeito na sua mix. Os backings vocal,vai depender de quantos e como ele irá se comportar na mix.Se por exemplo se eu tiver 2 backings vocals,eu abro eles no PAN.Mais vai depender muito da proposta!!! Sempre ouça!!!

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


guitarg3

http://redhouserec.com/NewClassSlides/Week3/0FletchMunson.JPG

Cara a cursa de Fletcher-Munson,mostra o nivel da pressão sonora(SPL-Sound Pressure Level),é necessario para que em varias frequencias se tenha a mesma sensação de volume em um 1kHz.

Ela foi feita extraindo a média de sensibilidade relativa á frequencia de uma grande N° de pessoas com audição normal.

Ela tbm mostra que a sensibilidade do ouvido não é a msm para todas as frequencias.A variação depende e muito do nivel sonoro.
A niveis de volume alto a resposta de frequencias ao nosso ouvido é bem mais flat,do que em niveis mais baixos.

É por isso,que quanto mais alto ouvimos um som,mais acabamos gostando de como ele se comporta.

Veja no grafico o ouvido humano é mais sensivel em torno de 3 kHz e 5 Khz,nos graves a sensibilidade piora e tbm piora um pouco em direção aos agudos!!!

Existe varios textos na internet explicando bem detalhado sobre as curvas de Fletcher-Munson.

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


trashit hc

Cara recomendo o livro Guia de Mixagem(edição 1) do Fábio Henriques,vai te ajudar a tirar varias de suas duvidas!!!

GuitarRockMan
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

pois é cara mais seria legal um em português mesmo esse ai eu ja tinha achado tb mas não exemplifica na pratica saca tem uma galera aqui no forum que saca muito de gravina e tal e sabe trabalhar bem com essa técnica seria lega se pudessem produzir um vídeo pequeno mesmo so mostrando o know haw da coisa mesmo 3:00min de puro prazer pra gente saca a mudança no trimbre saca o ponto....

GuitarRockMan
Veterano
# abr/10
· votar


Marcky Basshred

pow cara vc domina essa lance de layers? caso sim poderia esenrolar essa parada para agente seria de grande ajuda....

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


GuitarRockMan
Cara eu não uso o Drum Layering,nunca achei uma aplicação para mim.Sempre acabo usando + o compressor e o equalizador para ir ´´moldando`` o som. Veja o topico que o zélo cardoso citou,lá vc vai aprender a tecnica,tá muito bem explicado :

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/205793/

Veja esse tbm,mais ta em inglês:

http://www.rhythmcreation.com/2007/12/10/get-fatter-heavier-different- drum-sounds-by-layering-your-samples

Eu não uso o Drum Layering,mais gosto de fazer as camadas com guitarras!!!

Veja esse video:
http://www.youtube.com/watch?v=eAowsDxKJsc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a compartilhem suas configurações de mixagem e masterização