Qual o primeiro passo para usar instrumentos virtuais?

    Autor Mensagem
    Dr Jivago
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Dr Jivago


    Pessoal

    É o seguinte, tenho lido um monte de coisa sobre instrumentos virtuais para fazer uma backing track, mas estou com uma dúvida que não consegui obter nesse forum e que é bastante básica:

    Como faço para gravar o som? Ou seja, como crio os as batidas da bateria, as levadas de baixo que depois serão tratadas pelos programas. Li que posso usar arquivos midi, mas como crio esses arquivos, tenho de ter algum instrumento midi, posso usar o teclado do PC, outro instrumento qualquer.

    A partir desse passo sei como devo fazer, tem um monte de tutorial sobre o assunto, mas não li nada que me explique como faço para gerar os arquivos que serão importados, ou processados posteriormente.

    nyurig3
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dr Jivago
    vc pode criar um arquivo MIDI no guitar pro, ou o melhor mesmo é utilizar o proprio programa sequenciador, no nuendo por exemplo vc tem uma opção chama drum editor que vc acha la nas opções MIDI, ai vc abre a janela e vai criando com o mouse mesmo, depois que cria uma linha de bateria vc pode ir copiando e colando

    outra solução é usar os grooves prontos do ezdrummer e drum kit from hell, sao otimos, vc vai copiando e colando, fica muito bom, essa é a opção mais rapida, viavel e de qualidade, pois ai vc timbra com o proprio ezdrummer.
    abraços

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dr Jivago
    para comecar e necessario uma DAW (Digital Audio Workstation). Exemplos de DAW: Sonar, Reaper, Ableton live, Cubase.
    Essa Daw sera como o estudio onde colocaras os vstis (instrumentos)e os vsts (efeitos). Aquilo que estou a dizer e bem basico, mas o pessoal esquece que quem nunca trabalhou com vsts, nao sabe como funciona o processo.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Dr Jivago: Qual o primeiro passo para usar instrumentos virtuais?

    Minhas dicas pra iniciar a coisa sem complicar muito:

    1) Instale o Reaper, pois servirá com o programa "hospedeiro" para que possa trabalhar com os efeitos, instrumentos virtuais, etc, num só lugar. Aconselho o Reaper pois o acho bem simples de trabalhar e é leve.

    2) Aprenda com usar o básico do Reaper, inserir canais (trilhas), efeitos, etc. ISSO é fundamental!

    3) Instala o EzDrummer, que é uma bateria virtual e vem com um monte de ritimos prontos, que basta arrastar pra uma trilha do Reaper.

    Acho que aprendendo a trabalhar com esses 2 programas, outras coisas vc vai pegar naturalmente com a evolução do seu aprendizado.

    Abs

    Dr Jivago
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nyurig3
    overlappingcircles
    MauricioBahia

    Obrigado galera, vou dar uma pesquisada nesse ezdrumer usando os ritmos prontos e tentar fazer ele funcionar no SONAR 8, que é o DAW que tenho um pouco mais de familiaridade.

    Achei interessante esse drum editor do Nuendo, será que tem algo parecido no SONAR para testar quando tiver avançado um pouco mais?

    overlappingcircles
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    todas as daws tem algum tipo de midi editor. seria bom seguir as dicas do MauricioBahia instalando o reaper, e um bom ponto de inicio e bastante menos complexo que o sonar. a medida que fores aprendendo mais podes tentar coisas mais complexas. Qualquer coisa, e so perguntar.
    Abs

    nyurig3
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dr Jivago
    Achei interessante esse drum editor do Nuendo, será que tem algo parecido no SONAR para testar quando tiver avançado um pouco mais?

    sim, no sonar tambem tem editor de bateria, mas so utilizo nuendo e cubase, nao sei te dizer, provavelvemte nas opções MIDI

    ricolb
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: ricolb
    · votar


    Dr Jivago
    O Sonar possui um VSTi chamado "Session Drummer" já é instalado como padrão nele, pelo menos na versão 8, que também uso. Costumo trabalhar com o EZDrummer e o Addictive drums, ambos já contam com as levadas, ataques e viradas prontas, bastando, como nossos amigos falaram, arrastar e soltar na trilha de audio desejada, mais fácil impossível. Além disso, a levada pode ser editada manualmente com as ferramentas que o DAW possui na tela "Piano Roll. Agora, há a opção de usar um teclado Midi ou o do computador para gravar alguma levada específica e depois "quantizala". Uso muito a opção de teclado midi. Qualquer dúvida, poste aí pra galera, valeu!?

    Dr Jivago
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    ricolb

    Valeu pela dica, vou testar durante essa semana.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Dr Jivago

    Vc pensa em usar Midi pra fazer a bateria? Se for, eu acho perda de tempo (sem um teclado Midi sensitivo, putz...). A não ser que queria fazer algo ultra personalizado. Ex.: há uma pacote profisisonal pro EzDrummer chamado Monter Midi Pack, com centenas de levadas, viradas, intros de bateria que vc pode modificar inclusive.



    Fica profissional.

    Abs

    leobozzo
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    alguém sabe como escrever no piano roll uma batida no prato de ataque que rapidamente é abafada com a mão pelo baterista?

    como fazer igual com vst de bateria ?

    (tipo a intro de carry on do angra ou battery do Metallica, tem isso)

    Dr Jivago
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nyurig3
    overlappingcircles
    MauricioBahia
    ricolb

    Queira agradecer a galera que me ajudou nesse tópico. O Ezdrumer está funcionando que é uma beleza no SONAR 8, baixei o drumkit form hell e estou me divertindo com os grooves pré-gravados.

    Agora só falta a inspiração para tentar compor alguma coisa.

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dr Jivago

    Toma uma cerveja, vá num puteiro e depois aperta o rec, ai tu vai ver sua inspiração chegar :P

    wormsman
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    ola, pessoal, sou novato aki. descupe se estou no lugar errrado. comprei o stradivarius violin solo, gostaria de saber se tenho q extrair os arquivos p alguma pasta, como instalo o kontakt (quando cliko nele (EXE.KONTAKT) nao instala, abre direto, apartir dai como faço para carregar o violino straidi? veio em parte assim ...part1, part2, e veio uns arquivos dentro, nki,nkm etc.
    um muito obrigado a quem me ensinar a intalar e usar soft.
    alequisms@hotmail.com

    demian e eduardo
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    ressuscitando aqui pessoal

    onde baixo o Ezdrumer?

    preciso também de um VSTi para baixo, piano e orquestra.

    alguém pode me indicar

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    demian e eduardo

    O ezdrummer se encontra no site do fabricante, que é:
    www.toontrack.com

    Lembrando que no fórum é:
    3. É proibido!
    3.3. Divulgar músicas, vídeos, softwares ou produtos piratas/falsificados;

    demian e eduardo
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    obrigado Iversonfr

    Jube
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    O de baixo eu uso a versão demo do broomstick bass, de orquestra tem que ser um pago mesmo, porque free é muito ruim, piano eu tenho uma licença do true pianos e gosto muito.
    Bateria eu uso session drummer que veio pré instalado com algum daw.

    davison
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    como faço pra insertar um instrumento virtual na track do ableton live?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o primeiro passo para usar instrumentos virtuais?