Yamaha O1v96 VCM review

    Autor Mensagem
    shoyoninja
    Veterano
    # mar/09


    Review que havia prometido a algum tempo, vamos lá:

    Para quem não conhece a mesa, ela é totalmente digital, tem 16 entradas analógicas (4 linha e 12 pré-mic). Vem de fábrica com conexão ADAT e aceita placa de expansão. Todos os faders são motorizados e todos os canais digitais tem equalizadores e controles de dinâmica independentes (gate,compressor,expander). Fora isso ainda conta com 4 processadores de efeitos que são usados separadamente trabalhando em 44/48k ou aos pares em 88/96k.

    As opções de endereçamento são maravilhosas, tudo pode ser roteado para onde se quiser, praticamente não há limitações. A mesa ainda tem 4 saídas de linha que podem receber qualquer sinal desejado (omni out).

    Todas as configurações com excessão dos ganhos dos microfones podem ser salvas e carregadas usando a própria memória da mesa, ou alteradas usando um computador (conexão USB).

    É estável, em todo o tempo que a usei nunca vi qualquer falha no software dela, nunca tive que desligar e ligar para solucionar algo, por exemplo (coisa comum com equipamentos digitais).

    Os prés são muito bons, não tem coloração nenhuma e são bastante silenciosos.

    Agora algumas considerações: A mesa é realmente maravilhosa, e pode ser usada tanto para trabalhos com gravações quanto sonorização ao vivo facilmente. MAS, ficou claro depois desse tempo usando que as funcionalidades dela realmente fazem a diferença em situações ao vivo.

    Para usá-la para gravação com um software DAW e um computador é preciso uma interface ADAT para o PC no mínimo. Ainda assim, o máximo que você obterá são 8 canais a 48 khz ou 4 canais a 96 khz. Apesar de não ser ruim, é totalmente desproporcional. Enquanto a mesa pode trabalhar com 32 canais simultâneos a 96 khz você fica limitado a acessar apenas 4 no PC. A solução para isso seria usar uma placa no slot de expansão, que custa um bom dinheiro.

    Digo que fica desproporcional porque a grande vantagem seria usar a mesa para fazer a mix dos canais já gravados no PC. Aí sim os recursos de automação dela fariam muita diferença e os equalizadores e compressores internos da VCM são ótimos (uma bela grana economisada em plugins). Mesmo assim, se me lembro bem, a My16ADA (expansão) trabalha com no máximo 8 canais a 96k. Usando os 4 originais da mesa, são apenas 12 no máximo. Eu acho pouco levando em conta o que a mesa poderia fazer com mais canais de comunicação.

    Já para uso em situações ao vivo, a mesa é perfeita. Com o roteamento interno é possível fazer até uma compressão NY na bateria e usá-la no PA. Ou então fazer como um técnico de som que trabalha com eventos que conheci: usar a mesa ligada a um laptop e um rotador wi-fi e controlar TUDO usando um palm, não precisando nem chegar perto da mesa.

    Então minha conclusão é de que com o foco em gravações existem soluções melhores e mais baratas do que ela. Resolvi ouvir o conselho do AlexB e vou passar a usar a N12, também da Yamaha e sobre a qual também farei um review quando tiver um tempo.

    Abraços!

    sarpa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Realmente, a 01V96 é uma coisa linda! Utilizo-a sempre fazendo monitores. Já a usei algumas vezes no PA, e também em situações fazendo PA e Monitor.

    ... mas faço monitor pra um grupo de pagode que tem a mesa própria. Todos os músicos usam fones, é show de bola! Palco limpo, sem barulho, e uma baita qualidade em monitoração. É uma pena ela ter apenas 8 aux, mas rola numa boa.

    Também (fazendo um 'adendo', hehehee) o EQ dela é muito bacana, e ainda possui alguns presets que são um bom ponto de partida quando a energia foi ligada 30min antes do show começar. hehehehe...

    Um abraço!
    www.jrestudios.com.br

    viana40
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    boas galera.
    temos uma mesa destas na igreja e uma pessoa mexeu na programação agora se alterar o master ele altera a equalização, o master tem que ficar sempre no talo e atrapalha muito a mixagem.
    É normal assim? É difícil voltar como era com o master alterando apenas o volume?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha O1v96 VCM review