Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Compressor Art Pro vla II - Review

      Autor Mensagem
      Slash_1989
      Veterano
      # nov/13


      Bom, galera, chegou hoje meu primeiro compressor (e também meu primeiro outboard gear!)! Fiquei tão empolgado que, depois de muitas horas de brincadeira, resolvi postar um review dando minhas primeiras impressões sobre a criança!

      Ele é um compressor óptico, stereo, e utiliza válvulas no estagio de ganho. Possui controles de attack, release, ratio, input threshold e output level. Possui também um botão para "linkar" os dois canais, medidores de níveis de saída e gain reduction, além de 2 lindos VU's que podem ser selecionados para medir níveis de entrada ou saída (infelizmente não medem o Gain Reduction).

      À primeira vista, ele realmente parece algo sólido e muito bonito, ideal para colocar num rack e "agregar valor" ao home estúdio, mas depois de um tempo mexendo os knobs, começa a bater uma certa sensação de fragilidade, pode ser impressão minha, mas não custa tomar cuidado nessas horas.
      Depois de algum tempo, também percebi que o botão de bypass do canal 2 estava apresentando problemas: quando pressionado, mesmo chegando até o fim, ele acabava voltando para a posição inicial (ou seja, não se mantendo pressionado). Isso aconteceu apenas algumas vezes, e depois percebi que era por conta do ângulo de inclinação em que eu apertava ele. Esse mesmo botão, (ao contrário do bypass do canal 1), também apresentava um certo chiado toda vez que pressionado. Problemas chatos para um produto novo, mas insignificantes demais para acionar a garantia, e mandar ele de navio de volta para os EUA.

      Timbres! Bem, testei ele com praticamente tudo que eu podia: bateria, guitarra, baixo, violão, piano, banjo, voz e por aí vai. A princípio gostei bastante dele em todas as situações, mas devo confessar que nos violões ele soou divinamente bem! Não sei até que ponto é placebo, até que ponto é a característica de um compressor óptico, ou até que ponto é por ele ser analógico, mas o fato é que você pode abusar bem mais da compressão sem destruir por completo o sinal. Mesmo em altos níveis (30db de GR) ele consegue manter a característica original do som.

      Terminadas as brincadeiras iniciais, resolvi fazer alguns testes com ele. Mandei uma senoide de 1k para o compressor e depois mandei de volta para o Pro Tools, colocando um analisador de espectro na pista para ver como ele se comportava. Regulei os níveis de entrada e saída do compressor para que eles ficassem iguais, e comecei a ver o que acontecia:
      Com o bypass ativado, os 1k voltaram exatamente iguais para o PT, mas com o compressor ligado, mesmo com todos os parâmetros zerados, e indicando 0db de gain reduction, era possível observar um harmônico por volta de 2k (além de uma interferência de rádio no canal 2). A medida que eu aumentava a compressão, mais harmônicos surgiam, mas como meu analisador não era lá grande coisa, não vi nada fora do comum.
      Na verdade, acabei vendo é outra coisa: Quando o compressor esta no modo stereo, o knob de output do canal 2 vira um botão de balance, onde supostamente estando no centro, mandaria um sinal equilibrado entre L+R para dentro do computador. Acontece que quanto mais você comprime o sinal e da volume,mais desbalanceado vai voltar o pan para o computador, sendo necessário um ajusta manual no balance para deixa tudo niveladinho.

      Enfim, de modo geral eu gostei muito do compressor. Comparei ele com alguns plugins da waves, e ainda prefiro ele! Os problemas citados aqui acredito que façam parte de produtos chineses de baixo custo (levando em consideração que um compressor top custa mais de 5.000 obamas, e esse ta apenas 300 dólares lá fora). Talvez essa seja a grande diferença para os equipamentos caríssimos. Duvido que um Fairchild posto em condições extremas de funcionamento vai desbalancear o sinal stereo, nem que seus botões vão travar ou coisa do tipo. Mas de qualquer forma, o PRO VLA II se mostrou bastante eficiente na sua proposta (que é comprimir) apenas deixando a desejar em pontos mais técnicos.

      Para concluir: COMPREM equipamentos analógicos! Eles vem com chiado, vem com essas pequenas imperfeições, mas eles são extremamente gostosos de se mexer, sem contar que faz bem para a alma ver aquelas luzes piscando no meio da sala. Não se preocupem com timbre, estou cada vez mais acreditando na ideia de que a principal diferença entre equipo barato e caro NÃO é a sonoridade!

      Enfim, sucesso e boas gravações a todos!

      Casper
      Veterano
      # nov/13
      · votar


      Caro Slash_1989:

      Excelente review. E suas considerações finais
      são impecáveis, principalmente:

      ... a principal diferença entre equipo barato e caro NÃO é a sonoridade...

      Um exemplo clássico:

      Universal Audio Teletronix® LA-2A Classic Leveling Amplifier

      Se vc pegar as especificações técnicas, vai achar que é um lixo.
      Só que ele é divino. Todos os "defeitos" e "imperfeições" são
      fatores que dão a personalidade e o timbre característico.

      Homem Cueca
      Veterano
      # nov/13
      · votar


      a principal diferença entre equipo barato e caro NÃO é a sonoridade!
      No dia que tu pegar um compressor de verdade na mão...

      Estamos falando de compressão...mudança drástica no timbre de qualquer coisa que passe por compressão.

      É a sonoridade e também a confiabilidade. Imagine-se num estúdio foda com um canal do compressor pegando a rádio local? hehehe

      Caio Godoy
      Membro Novato
      # nov/13
      · votar


      Slash_1989

      Só por curiosidade, onde comprou ela?

      Slash_1989
      Veterano
      # nov/13
      · votar


      Homem Cueca
      Será mesmo? Nunca peguei um LA2A na mão, então sou suspeito pra falar. Mas ta cheio de vídeos comparativos por aí. Que muda muita coisa, eu acredito, só não tenho certeza se esse muita coisa se refere exclusivamente a sonoridade.
      Claro, confiabilidade, estabilidade, etc devem ser a grande diferença mesmo!

      Casper
      Todos os "defeitos" e "imperfeições" são
      fatores que dão a personalidade e o timbre característico.


      Exatamente! Sem contar que o timbre é seu, feito com o seu equipamento. O psicológico vai a mil! haha

      Caio Godoy
      Comprei pela Gang Music, em 12X. Chegou em menos de 20 dias.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor Art Pro vla II - Review

      304.187 tópicos 7.869.214 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital