Produção de efeitos sonoros - uma (extensa) introdução

    Autor Mensagem
    lms.producoes
    Veterano
    # jul/08


    Está disponível gratuitamente em www.producaosonora.blogspot.com

    Obrigado pelo carinho, no outro artigo

    (se gostou, deixe uma mensagem!)

    []s
    Leonardo Magno Sampaio
    Produtor Musical
    www.producaosonora.com.br

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lms.producoes

    Olá amigo! Tudo bem?

    Gostaria de pedir, quando for possivel, que aborde questões práticas da produção, tais como os métodos para trabalhar com os musicos, abordagem em diferentes situações e a posição do produtor.

    estou trabalhando com uma banda cujo um dos membros eu sinto mais dificuldade em conversar, por ele ser mais digamos "dificil de persuadir". No outro dia ficamos mais de meia hora discutindo uma redundancia sobre uma das musicas...foi muito frustrante.

    Será que vc pode passar mais sobre sua experiencia??

    Obrigado!

    lms.producoes
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    hehehe É... pra ser produtor tem que ser um pouco psicólogo também... ou seria... filósofo ? Ou para-psicólogo ?
    Eu evito falar quando a pessoa não me dá abertura. Se ela faz questão de fazer do jeito dela, ótimo. Mas nunca deixo de expressar minha opinião quando vejo algo errado, ou algo que poderia ficar melhor. Aí, se o músico não quiser mudar, pelo menos não pode dizer que eu não avisei!! rs Afinal , sou contratado pela banda, não sou diretor musical.
    já leu o livro 'a arte da mixagem' que tem circulado pela internet ?
    lá tem umas dicas boas a respeito, mas voltado principalmente ao engenheiro-produtor. O autor separa as ocasiões onde pode ocorrer conflitos entre engenheiro e músicos. Em algumas ocasiões, principalmente em mixagem, captação e coisas assim, o engenheiro pode fazer o que achar melhor sem ter que perguntar aos músicos. Em outras, tais como arranjos, melodia, ritmo, harmonia, interpretação, aí ele pode pedir mudanças mas com muito mais "tato", pois podem surgir conflitos, ou seja, o músico querer as coisas exatamente contrárias ao que o engenheiro deseja.

    Então, o que fazer? Se o produtor for também diretor musical, aí é ele que decide, mas caso seja alguém contratado da banda, deve acatar a decisão dela. No caso do engenheiro, se a mudança for realmente muito importante, pode fazer 2 versões, para apresentar à banda. Mas caso estejam na fase da produção musical, então às vezes fica difícil pedir pra banda fazer tudo 2 vezes... rssss aí é um assunto complicado mesmo!!

    Tem que ver se vocês se entendem. Muitas vezes, o músico não conhece determinados termos que o produtor usa muito...

    []s
    Leonardo
    www.producaosonora.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Produção de efeitos sonoros - uma (extensa) introdução