Gravação de violão e voz

    Autor Mensagem
    JucaMT
    Veterano
    # set/07


    Olá, andei lendo alguns tópicos aqui mas queria a opinião de vocês no meu caso. Eu não tenho nenhum aparelho ainda, nem um microfone, apenas o violão (aço).

    Mas eu queria gravar algumas músicas em mp3, nada muito profissional. Qual seria a melhor coisa a fazer?

    Obrigado

    Myles
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Usa o Sonar e um mic tri e já era...coloca o Mic na boca da Viola e grava!! ;-)

    JucaMT
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Obrigado pela ajuda, mas me explica pra que serve esse "Sonar" e quanto ao microfone, com um eu gravo o violão e a voz? O "tri" significa o que? Alguma indicação de modelos?

    busterchair
    Veterano
    # set/07
    · votar


    depende de quanto vc quer gastar.
    se quiser gasta quase nada, compra um microfone de pc mesmo, porem a qualidade vai se muito baixa

    agora se voce comprar um microfone (behringer xm8500), vc vai ter resultados muito bons ainda mais adicionada a uma mesinha de som +-300 reais da behringer tb.
    Os programas de gravação fica a seu gosto. Eu particularmente uso o Cubase SX3, mas existem muitos outros q tem a mesma função
    Abraço.

    JucaMT
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mas me explica, com 1 microfone eu conseguiria gravar ou só o violão ou só a voz, certo?

    El_Cabong
    Veterano
    # set/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    JucaMT

    Eu tenho um destes microfones Behringer XM8500, e ele é excelente para captação de voz, mas para captar violão não dá.
    Eu já tentei !! Fica um lixo !!
    Para captar violão teria que ser um microfone condenser, ou então um AKG desses:

    forum.cifraclub.com.br/forum/16/170579
    Eu estou curioso para saber a opinião de alguém que já usou estes microfones, mas até agora ninguém me respondeu.


    * No caso de microfone condenser para o violão teria que ser um ambiente silencioso e/ou com tratamento acústico e isso encareceria.

    Qual seria a melhor coisa a fazer?
    Acho que o melhor e mais barato pra você seria um microfone Behringer XM8500 para voz, e um captador piezoelétrico no violão (de preferência Shadow). Eu tenho um violão FOX com captação Shadow e o som é PERFEITO !!!!

    JucaMT
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mas o meu violão já tem captação, só que como eu faria para ligar o cabo do violão + o microfone ao computador para gravar??

    JucaMT
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mas o meu violão já tem captação, só que como eu faria para ligar o cabo do violão + o microfone ao computador para gravar??

    Probe
    Veterano
    # set/07
    · votar


    vc vai precisar de uma interface com pelo menos 2 tracks simultaneos...

    Uma placa delta 2496 + uma mesa de som pequena é uma opção barata e de boa qualidade!

    Vale a pena ressaltar que vc vai precisar de um bom microfone para a captação do vocal... Uma sugestão fica para o 990 da MXL

    cybx
    Veterano
    # set/07
    · votar


    JucaMT

    Eu só gravo violão e voz aqui em casa. Meu equip é uma placa de som Audiophile 2496, um pre-amp Mic200 da Behringer e um microfone Shure SM58.

    Gravo o violão em linha, fica com uma qualidade boa.

    Uso o Sonar como programa.

    El_Cabong
    Veterano
    # set/07
    · votar


    JucaMT
    Mas o meu violão já tem captação, só que como eu faria para ligar o cabo do violão + o microfone ao computador para gravar??

    Você irá precisar de uma mesinha de som. Eu uso uma Behringer UB802 que tem dois excelentes pre-amplificadores de microfone.

    Como você vai gravar só voz e violão, você pode usar a sua placa de som stereo como se fosse um gravador "multipistas" de 2 pistas. no canal esquerdo tu gravas a voz e no direito o violão.
    depois tu podes usar o Sound Forge para separar estas pistas em arquivos diferentes, e aí colocar efeitos, compressor, editá-las separadamente, e por fim mixar.

    * No canal da mesa de som que você ligar a voz, coloca o PAN para a esquerda; e no canal da mesa de som que você ligar o violão, coloca o PAN para a direita.
    ** Liga a saída do mixer à entrada Line-in da placa de som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação de violão e voz