monitor roland série DS é bom?

    Autor Mensagem
    rsf
    Veterano
    # jul/07


    Pretendo adquirir um par desses monitores, mas em razão do preço (caro para caramba) gostaria de saber se a relação custoxbeneficio é boa ou valerá mais a pena gastar bem menos por um samson, por exemplo.
    aplicação do equipamento: pretendo fazer meu micro home studio, mas
    quero qualidade...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    rsf
    acho que você deveria procurar outras opções na mesma faixa de preço. Não que eles sejam ruins, mas há outras que ME agradam mais, como a série V da KRK, por exemplo.

    rsf
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Legal, vc entendeu a minha dúvida...
    vou dar uma pesquisada nesses monitores KRK.
    por que esses TE agradam mais?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    rsf
    Bom amigo, como você deve saber, há muitos fatores que influenciam na escolha de um monitor. Vou citar só alguns pontos que me fazem preferir um modelo a outro (não especificamente o KRK sobre o Roland):
    - acústica da sala: alguns monitores se "encaixam" melhor em determinadas salas que em outras.
    - resposta de freqüência: parece óbvio que todo mundo quer a resposta mais plana possível, mas ao menos pra mim, as imperfeições de alguns monitores se adequam melhor aos meus ouvidos que outros, uma vez que nenhum monitor oferece resposta realmente plana.
    - timbre: essas pequenas diferenças caracterizam o timbre do monitor. Agudos estridentes e cansativos ou suaves. Graves ressoantes ou "justos". Médios limpos ou "feios". E tudo isso ainda é um tanto subjetivo.
    - sensibilidade (pessoas chamam por nomes diferentes): é basicamente o quanto vc precisa mexer em algo na timbragem de um instrumento (por exemplo) pra poder sentir nos monitores com clareza. Difícil de explicar, mas às vezes vc puxa 3dB em uma determinada freq. e não percebe muito bem em monitor X, mas em compensação o monitor Y revela essa mudança com propriedade.
    - profundidade: se o ponto de cima era subjetivo, esse eu nem sei se consigo explicar. Sabe quando você escuta uma música num fone barato e parece tudo sem dimensão, sem planos definidos, como numa folha de papel? Aí você escuta num fone de alta qualidade e consegue até sentir como os membros da banda estão colocados na sua frente? É bem por aí.

    De modo geral bons monitores atendem a tudo isso. Depende mais do seu foco do que dos monitores em si. Por isso nem adianta muito eu dizer pq o KRK me agradou mais, já que é tudo muito dependente de quem ouve. E mais, ele me agradou naquela sala (primeira coisa que comentei), naquele dia. Pode ser que não me agradasse tanto numa sala com tratamento deficitário, entende? Acho que o melhor que você pode fazer é testar ambas, de preferência lado a lado sob as mesmas condições e sobretudo tentar ao máximo fazer esse teste no seu ambiente de trabalho. Repetindo: na sala de fulano vc pode gostar mais dos KRK, mas na sua os DS funcionam melhor.

    Espero ter ajudado.

    rsf
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: rsf
    · votar


    ajudou muito, eder
    Claras, objetivas, esclarecedoras e bem escritas as tuas formulações. Irei considerá-las na minha pesquisa.
    Ouvi os monitores da Roland, embora minhas opiniões a respeito do assunto não sejam consideráveis em razão de minha inexperiência, percebi naqueles monitores uma certa facilidade na percepção de alterações e, basicamente, porque "gostei" da qualidade do resultado. Mas como digo, não tenho experiência suficiente para transformar essas observações em algo a ser considerado numa discussão a respeito de bons ou maus monitores.
    Por fim, confesso que tenho uma certa tendencia aos produtos da Roland
    que não se limita à boa qualidade dos equipamentos (na minha modesta opinião, é claro). Mas, também, ao atendimento e suporte técnico. Faço consultas frequentes e sempre sou atendido com informações e, às vezes, com material, manuais etc. Acho isso importante.
    E por isso, para não ser influenciado por essa, digamos, "fidelidade à marca", o que às vezes nos leva a realizar maus negócios, sobretudo considerando o valor desses monitores da roland, resolvi ouvir opiniões mais consistentes, as quais com certeza avaliariam outras alternativas na mesma faixa de preço e, quem sabe, bem mais interessantes.
    valeu mesmo.
    Um abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a monitor roland série DS é bom?