Mixagem (Base para tal)

    Autor Mensagem
    Sir PH
    Veterano
    # jul/07


    Entaum ta... fiz uma gravação simples (batera, baixo, 2 guitarras e teclados - tanto para ambiencia quanto para emular piano).
    Não é bem um problema isso, é mais um troca de idéias para ter uma base do esquema... depois de ter tudo equalizado (mesm osabendo q ainda podem haver modificaçãos) algum pode dizer a diferença na disposição dos instrumentos (à esquerda, à direita ou ao centro) baseado em estilos musicais? Necessariamente o baixo deve estar ao centro, para no caso de um pop (pop-rock e afins) a mixagem ganhar mais corpo? E como eu equilibro a relação teclado (com efeitos de ambiencia) e baixo?
    Gostaria de saber se ha alguma base ou esqueleto de mixagem para ter por onde começar e formar depois minha própria disposição, tendo assim, pelo menos, uma estrutura inicial. Alguem pode me ajudar?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sir PH

    Voce tem que pegar musicas do estilo que voce pretende mixar e observar (ouvir) onde fica cada instrumento, tendencia do estilo e etc... dai voce faz na sua mixagem mais ou menos da mesma forma, pois voce vai aplicar um pouco do seu gosto pessoal... é isso ai...

    Sir PH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Sim, sim... quanto a isso trankilo, tenho escutado diferentes estilos musicais tentando sanar desta forma as minhas duvidas. O que eu tentei dizer (e acho q escrevi tanto q não escrevi oque realmente queria) era saber se, tendo cada estilo sua própria peculiaridade, há uma estrutura basica inicial q o pessoal usa pra começar a mixagem. Por exemplo: de um pop rock para uma pop funkeado o baixo tende a ser modificado, ja que no funk precisariamos de um leve aumento na presença do baixo. Sendo assim... quando vc começa a gravar vc joga automaticamente os instrumentos para lugares especificos pra depois mover "de leve" novamente? Ou vc deixa tudo no centro para ir acertando ´só depois de equalizar e colocar efeitos?

    Sir PH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tipo... mais alguém?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sir PH

    Entendi, agora voce foi mais claro! :)

    Acho que justamente por isso que quase todo mundo recomenda uma gravação flat e instrumentos separados, porque te da mais flexibilidade na hora da mixagem, principalmente se voce não sabe direito como mixar aquele estilo...

    Acho que se voce sabe o que o estilo e a musica pedem, voce pode sim ja deixar pre acertado conforme voce citou acima, e depois se precisar só dar uma ajustada, um exemplo, voce tem uma placa de 8 canais e vai gravar uma batera com uns 6 tambores, 4 pratos, bumbo, caixa, ximbau e condução, lógico que vai ser necessário pré mixar os tambores e os pratos em pistas estereo para economizar os canais da placa e poder gravar o bumbo e caixa em pistas independentes, depende da situação ao meu ver... normalmente se grava o mais basico possivel, depois se aplica efeitos, pan, etc... mais se não for possivel, nada impede de voce gravar de outra forma...

    Sir PH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Entendi...mas independente da musica, o bumbo da batera, o baixo e um teclado que trabalhe com efeitos e modulações devem necessariamente estar centralizados? Eu pergunto isso seguindo padrões fonograficos, pois bem sei q nada me impede de mudar a ordem de tudo, mas só gostaria de saber se, de repente, existem artistas ou musicos q saiam dos padrões e soem de maneira agradavel.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sir PH

    O bumbo, o baixo e o teclado normalmente são centralizados em varios estilos mesmo, o que muda mais é o tipo de equalização e efeitos que são usados neles, o bumbo e o baixo talvez pra destacar melhor, o teclado fica em estereo por causa da extensão de notas, mais voce pode e deve aplicar outras formas de mixagem, voce pode encontrar musicas com o baixo paneado uns 70 % para a esquerda ou mesmo uma bateria toda pode estar ai, um solo de teclado que inicie no canal esquerdo e termine com suas notas mais agudas no direito, e por ai vai...

    Existem certos padrões, é legal conhecer pra ter uma base, mais voce pode ir tentando outras formas de mixagem, cabe a voce e os musicos julgarem se soa bem ou não...

    Sir PH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Então, ja q vc tocou no assunto dos padrões... eles são teóricos ou praticos? Pq todos nós nos baseamos em grandes produtoras ou em especificas produções q chamem a atenção. Mas deve ter um caminho, ou mesmo, um padrão inicial q desencadeia outras possibilidades, ou falei besteira? Tipo assim... pra forró temos uma disposião tal, pra sertanejo outra, pra hard rock uma terceira (talvez todas muito parecidas, mas com pequenas diferenças), ou tudo depende mais da equalização mesmo e eu q to bitolando muito nesse lance de posicionar os instrumentos?

    Obs.: suponhamos q eu ja os tenha gravado e pré-mixado.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sir PH

    Acho que voce ta bitolando mesmo... hehehehehe:)

    Voce tem os padrões praticos e/ou teoricos, tanto faz, o que importa é a base que eles te dão pra um determinado estilo, mais mesmo dentro deste estilo, voce vai encontrar, uma "aberração" ou outra, porque a musica em questão ou identidade sonora do musico pode pedir aquilo, entende, existe sim o posicionamento padrão, e voce percebe isso muito bem dependendo do estilo conforme voce citou acima, mais voce tem que pegar isso como uma referencia, e não como uma obrigação!

    Ao que me parece é ai que está o seu problema, ter que fazer "daquele jeito" senão não vai ficar bom... pegue uma base do que fazer ouvindo alguns trabalhos de musicos de determinado estilo musical, estude-os e use sua criatividade também (claro usando bom senso)... senão voce vai estar apenas copiando ideias de terceiros.

    Sir PH
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    I.Nosferatu

    Ai... vlw ae pelo papo, num foi nada muito profundo (o meu problema) mas foi esclarecedor o suficiente.
    Meu...depois q a orelha fica quente parece q nada ta bom, ai começa essas viagens... vou procurar equalizar mais e posicionar menos, claro, com bom senso como vc mesmo disse par não sair nada psicodélico de mais...hahaha.

    Valew ae véi! Abrass

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Sir PH

    Tem hora que tem que dar uma pausa e tomar um café... hehehehehe:)

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O principal objetivo da mixagem é fazer com que cada instrumento individual esteja claro no som final, assim o objetivo da mixagem é criar espaços sonoros na música para que cada instrumento seja ouvido claramente. O jeito de mixar cada instrumento vai depender do conjunto de instrumentos envolvidos no mix. Como os sons graves são menos direcionais, normalmente ocupam a parte central do panorama estéreo, independente de terem papel central na música. Vocais também ocupam o centro. Imagine a banda tocando de frente para ti e posicione os instrumentos da mesma forma no panorama estéreo. Existem várias técnicas de mixagem para resolver problemas específicos, o principal é conseguir ouvir claramente todos os instrumentos do mix.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem (Base para tal)