Caminho gravacao ao vivo!!

Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


Focal Producoes, então meu rapáz, a ProFire utiliza da conexão FireWire. É assim que ela se coneta ao computador. Não utiliza nenhuma interface PCI dentro da máquina, podendo assim se utilizada com um notebook, por exemplo.

A Delta 1010 funciona sim com outra placa. Você pode utilizar até 4 delas na mesma máquina, dendo assim 40 canais simultâneos, sendo 32 analógicos e 8 digitais (S/PDIF).

Abraços!

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


sarpa, blz, parabéns pelas respostas no tópico do OGNER e pelo importantíssimo, interessantíssimo e procuradíssimo assunto! rsrsrs

Sou liso, leigo, leso, louco rsrsrs vamos lá:

1ªs CONSIDERAÇÕES (EQUIPO à disposição):

Uma mesa Tascam M 2600, com 32 canais e direct outs em todos;

2 placas delta rack 1010 m audio (pensando e pretendendo mais 2 para fechar os 32 canais);

O PC modesto que temos, aguenta o tranco (aliás, em áudio, como em vídeo, tem que agüentar mesmo, a partir do HD que, sabemos, tem q ser veloz e espaçoso, além da máquina que, essencialmente tem que ter preferivelmente muiiiiiittttaaaa memória para a bagaceira e loucura que a máquina enfrentará rsrsrsrs);

Programas usados: SONAR e SOUNDFORGE (básicos). OBS.: Não curto outros (até pq não os conheço rsrsrs)!

Com o seu conhecimento e dos demais membros FCC, os indago:

Quais os outros equipamentos que realmente serão necessários, e necessitarei, no meu caso, pra gravação IN LIVE, considerando que, por exemplo, já se tenha toda a parafernália essencial para o show de palco? (OBS.: Não tenho equipos de palco! Quem quiser que alugue rsrsrs Só pretendo a parte de studio p/ gravação de audio in live).

CONSIDERAÇÃO 2 - Com o que tenho acima citado, pc, mesa com o pré dela, e, 16 canais diretos (conforme as 2 placas), já dá pra mandar 16 tranqüilo, né? Mas a mesa é de 32, e se tiver + duas placas (a mesma para não rolar coisas se estranhando por aqui!), terei os 32 DIRETO, mas... não sei o quê mais precisarei pra parada ficar com muiiiita qualidade! (claro, considerando que 'no have money'!)


Quaisquer dúvidas que necessitem que eu responda para obter a resposta dos colegas, mandem-na que eu respondo e aguardo o retorno. Obrigadíssimo pelo eXXXXXcelente tópico e pela seriedade contida nele e respostas!

UFAAAAAA! rsrsrs

Abraço e 2008 com muito muito som de qualidade por aí = sucesso!

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


sarpa (à propósito: bonito espaço para ensaios,hein?!? Parabéns!)

Focal Producoes (tá aí tb na batalha, né?)

Bom, vamos lá, recaptulando:

notebook também é muito bom pra não ficar com PC monstro, mas tem q ser um sr. notebook, né?

multi-cabo splitado

Tudo que for plugado alí vai uma via pra mesa de PA e a outra pra gravação. // Utilizar os direct-outs da mesa de um show ao vivo não é recomendado, mas Só uso canal da mesa do PA pra gravar (juntamente com todo os outros canais) o L/R do PA para salvar alguns takes perdidos.

Nossa, num show ao vivo, acho que nada pode escapar e penso que a pior coisa q tem é ter que reunir a galera no estúdio depois para tapar os buracos... é aquela velha história do BACK UP... santo BACK UP!


o caminho é simples: microfone > multi-cabo > pré > computador, como dentro do estúdio

Oh, se é?!? rsrsrs só isso! rsrsrs + muuiiiitaaaa estrada na vida e histórias pra contar! Desde aquele cabinho q deu uma dor de cabeça danada pra descobrir que a culpa era daquele safado! rsrsrs



unidade móvel
mini van (tipo aquelas Towner), ou Kombi
Putz...... Pô, caras, vcs nem imaginam o quanto gostaria te um home studio dentro de um! Mas, vamos lá... devagar, depois a gente chega lá, né? com fé!

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


has4, bom ... vamos como o Jack Estripador: "Por partes". hehehe.

Sua mesa é muito bacana. Os prés dela são bons, possuem um som bem "analog feel". Gosto dessas TASCAM. Quanto a mesa, pode ficar tranquilo que vai rolar, na boa.

As placas que você tem, realmente funcionam. É claro que, os conversores da Delta 1010 não é como os que você vê nos grandes estúdios, etc, etc.. mas dá pra se conseguir um ótimo resultado, fique tranquilo. Você já tem 16 canais, se houver a necessidade de mais 16, manda vê. Compre mais duas placas, apesar de que, eu acho que compensa mais a ProFire.

Quanto ao computador, é legal ter uma máquina parruda pra aguentar o tranco. Principalmente os HDs, como eu disse anteriormente. É aconselhável não tentar economizar nessa parte. HD, memória e processamente são sempre bem vindos. hehehe

Em relação a softwares, é, de certa forma, indiferente. Você deve utilizar o que te deixa mais a vontade, mais confortavel. O SONAR, pra gravação muilti-pista, ótimo! Nossa, to imaginando aqui ... 32 canais simultâneos, precisa MESMO de uma máquina "porrada".

Agora, como fazer tudo isso funcionar?
Se a sua mesa for a mesma utilizada pra fazer o PA do show, isso irá te limitar um pouco. Mas, se não houver outra opção, é utilizar os direct-outs da mesa e mandar pra gravação. Mas a questão é sempre aquela: Os EQs (principalmente) usados no PA, pode ser que não seja a mesma coisa que você precia pra gravar, isso vai te complicar BEM depois na hora de mixar seu trabalho.

Outra opção, que é uma "gambiarrinha", é plugar "meio cabo" nos inserts da mesa, entende? Por exemplo, o cabo que você pluga no direct-out pra mandar pra gravação, você pluga metade dele no insert. Vá colocando o cabo, quando ele der o primeiro "click" de travamento, o cabo vai estar pela metade. É alí mesmo.

Com isso, você irá conseguir mandar o sinal pra gravação pré eq-fader, etc.. Ou seja, o sinal que vai pra gravação não vai sofrer alteração do EQ, ou mesmo do fader. A única coisa que vai atuar sobre ele é o ganho da mesa. Então, você terá que trabalhar na mesa de PA com um ganho que fique bom pra gravação, já que a intenção é ter uma gravação ao vivo de qualidade.

A desvantagem de trabalhar assim é não ter inserts no PA.

Agora, a maneira mais adequada é trabalhar com um multi-cabo splitado. Um dos sinais vai pra pra mesa de PA e o outro vai pra gravação, independentemente um do outro.


Bom... acho que por enquanto é isso mesmo. heheheh ... se houver mais dúvidas, vamos nos falando, a gente vai se acertando.

Abração,
Juninho Sarpa.

has4
Veterano
# jan/08
· votar


Vou tentar não embolar o meio de campo. (como disse, liso, leso, louco, LEIGO):

Compre mais duas placas, apesar de que, eu acho que compensa mais a ProFire.
sarpa

Lá vão as minhas de novo! rsrsrs

Com a PROFIRE (nunca ouvi falar antes, mas prometo q tb vou pequisar!) não terei problemas de trabalhar com a Delta rack 10/10? Ou esta vão para escanteio? Quanto está uma bichinha desta mazomenos?


Agora, a maneira mais adequada é trabalhar com um multi-cabo splitado
sarpa

É... definitivamente acho que esta é a melhor opção mesmo! Mas... para o 'meu projetinho', um MULTI-CABO destes, 'SPLITADO', no meu caso, teria que ser de quantas VIAS, e (lá vai a outra, putz rsrsrs) o multi vai da minha mesa p/ a mesa do PA, né? (vixi, se falei besteiras, apaga essa aí! rsrs), então, claro que dependerá das distâncias, mas qtos metros mais ou menos seria o ideal para se ter um multi destes para os eventos comuns? (sei q um multi não é nada barato mesmo, principalmente se for material de prima, como os usados pelo OSEIAS PULGA, um dos expert em Multi que conheço!)

RESUMINDO: Quantas vias e quantos metros aproximadamente?

Mais uma vez, muitíssimo obrigado mesmo!

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


Nossa, to imaginando aqui ... 32 canais simultâneos, precisa MESMO de uma máquina "porrada". - sarpa

rsrsrsrssrs

Sobre a MÁQUINA!


Na verdade, não seriam todos os 32 canais assim usados diretamente; soube que o HD, por melhor que seja, p.e., vai ficar DOIDO, aliás, toda a máquina! rsrsrs

A título de informação, a máquina que tenho aqui tem a seguinte configuração (MÁQUINA):

placa mãe asus p5vd2-x off board c/s/r
proc intel p.5 com 3.0ghz box
2 memórias 512mb 400mhz (mas quero + 1 memória com mais mb, tem slot sobrando)
2 hds 80gb samsung 7200 rpm (vai ter mais um de 160gb para
folgar).

Estou melhorando ela! Embora já dê pra fazer barulho aqui! Agora, com as melhorias acima citadas, a coisa vai mais folgada, não vai?!?

Detalhe à parte (informativo): a mesa, os monitores, as placas, o powerplay, o dbx ddp digital dynamics processor estã todos num PC-8000A da pentacústica pra segurar o tranco de energia!
.
.
.
.
.
.
.
.
GALERA,


Colegas, desculpem-me se estou abusando com avalanches de perguntas, espero não desvirtuar o tópico, mas é que eu estou no 'interior do Goiás', onde tudo aqui é difícil (gente da área, músicos, equipos, informações, etc.), e se não fossem os fóruns da vida, em especial o excelente FCC, seus tópicos, como este em tela, e pessoas 'estradadas' como as muitas (ou poucas) que temos a sorte de tê-las e encontrá-las aqui, jamais poderíamos caminhar quaisquer passos! Perdoem-me! CONTUDO, este assunto, 'GRAVAÇÃO AO VIVO', merece estar no TOPO dos tópicos juntamente com os outros excelentes tópicos, pois é algo inevitável para quem queira captar realmente o climax de uma banda mandando o pau no som, ao vivo, em cores e no feeling!

SUGIRO ao DIM (administradores) em especial, do 'GRAVAÇÃO E HOME STUDIO' = on stick

Focal Producoes
Veterano
# jan/08
· votar


O sarpa!!!desde ja agradeço sua explicação!!vamos aproveitar pra esclarecer outras duvidas!!rsrsrsrs
Bom......nao sei se falei em cima sobre isso....mas eu estou com um projeto de produzir um show para gravação de cd ao vivo e DVD de uma dupla sertaneja aqui da minha cidade.....estarei fazendo toda a produção....desde contratação de palco,luz,som bem como a produção musical tambem.....eu ja trabalho com filmagem e edição de video.....uma produtora aqui da regiao me cobrou 4000 R$ pra capturar e mixar o audio.....putz....achei dinheiro pra caramba.....e estou estudando a ipotese de economizar essa grava....quem sabe fazendo esse trabalho....estou ingressando nesse lance de audio agora.....com certeza o lance de ter umas 2 ou 3 deltas seria a opção mais enconta....mas ja me falaram que a delta 1010 tem um problema do audio chegar atrasado.....queria saber sua opniao sobre isso....
A produtorar que me fez o orçamento me disse que iria montar o pc do lado da mesa do PA...pegando o sinal direct out(pra cada entrada de microfone ou instrumento tem uma saida da mesa né....seria isso o direct out.....)
Resumindo a historia sera que eu posso arriscar essa responsabilidade....sera que com as delta da pra fazer esse trabalho.......quais seriam os obstaculos que podem surgir.........

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


has4
Sobre a máquina, para capturar o som, mesmo com pouco poder processamento você consegue sim, o problema vai ser o HD.

Não acho que um 7200 sozinho segure o tranco de 32 canais a 96Khz. Você disse ter 2 de 80 e querer adicionar um de 160.

2 opções possíveis, a primeira é ativar os 2 de 80 em RAID0 (se sua placa mãe suportar), assim você eleva em quase 70% a velocidade de acesso ao hd. A segunda é comprar um HD de 10.000 RPM SATA2.

Sobre o multicabo splitado, creio que o que o sarpa sugeriu seja que o sinal dos mics sejam splitados. Assim vai uma via do multi-cabo na sua mesa de som do PA e a outra via para os prés do seu rack de gravação. O Sarpa explicou bem detalhadamente como funciona a ProFire já.

É bem salgadinho o preço da menina tmb, vi por ai a 1.650,00. É lindo esse rack que o Sarpa sugeriu, tomara que num futuro próximo quando eu estiver gravando pra valer eu possa montar um :D.

Vale lembrar, para 32 canais em 96K uma profire só não adianta, precisa de duas. E, nos dois casos, 32 prés com conversores AD. É bastante coisa e é bem carinho tmb. O ada8000 da behringer que é o mais tosquinho tá uns 800 contos e vem com 8 canais, você precisa de 4 desses.

Minha humilde opinião sobre o que você pode fazer:
1) Se tiver recursos, invista nesse esquema que o sarpa sugeriu que é lindo, só que atualize esse PC tmb. Ponha as HDs de 10.000 RPM mas use SATA2 mesmo, eu, se tivesse o recurso para isso, ativaria 4 HDs dessas em RAID 10 (velocidade+redundancia).

2)Se não tiver recursos: Trabalhe com os direct outs da mesa e as delta1010 mesmo, elas funcionarão e você economizará nos prés. Eu uso uma 1010 rack em conjunto com uma delta44 e uma firewire1814, tudo sincado via word clock, funciona sem problemas, sem atrasos tmb. Ao invés de comprar o HD de 160 compre 2 de 80 e ative as 4 em RAID 10.

O Raid 10 vai te dar uma segurança enorme e tmb uma velocidade superior a uma HD de 10.000 RPM sozinha. Use SATA2 SEMPRE, é, atualmente, o tipo de interface mais rápida (3Gb/s contra 300Mb/s da SCSI e 100Mb/s do PATA1).

E o RAID nunca feito por software, sempre, sempre, sempre via hardware. Se sua placa mãe não possui o chip, troque-a.

Bom acho que você entendeu a idéia né? Ou vai com tudo ou vai de leve, acho que meio termo nesses casos não dá certo. Misturar interfaces e prés diferentes só vai complicar. Eu uso 3 diferentes em um estúdio fixo, é MUITO diferente de gravar um show ao vivo, se algo sair errado, você não terá tempo para ficar caçando probleminhas. POR ISSO eu acho fundamental o RAID 10 e o sistema de gravação homogêneo.

Abraços!

Focal Producoes
Cara, eu acho que é um negócio meio delicado... Você disse que está ingressando no campo de estúdios, você já está familiarizado com a coisa?

É relativamente simples o conceito, ligar do direc-out na 1010, manda gravar e pronto. Mas e SE surgir um problema qualquer na hora? Você conseguirá solucionar? Ao vivo não dá tempo de aprender... Tem que saber.

Com 4000 não dá para montar um sistema como o que o Sarpa falou não.

Com 4000 não acho que dê nem para fazer um sistema básico completo com as Deltas.

Quem sabe um pouco mais de informações? Como você pretende captar esse áudio? Quantos canais? Você já tem alguma interface? E computador?

Abraços!

Ah, stick nisso, que tá muito bão!

has4
Veterano
# jan/08 · Editado por: has4
· votar


shoyoninja
pô, bicho, um empurrão adiante, as informações suas e as de outros! Sei nem retribuí-los! Por enquanto, obrigadaço!

Recaptulando e calculando (Não custa nd calcular rsrsrs)

2 opções possíveis, a primeira:
ativar os 2 de 80 em RAID0 (se sua placa mãe suportar), assim você eleva em quase 70% a velocidade de acesso ao hd.







A segunda:
comprar um HD de 10.000 RPM SATA2.



o multicabo splitado
Assim vai uma via do multi-cabo na sua mesa de som do PA e a outra via para os prés do seu rack de gravação (vide dicas de SARPA acima)



Como não custa nada calular... rsrsrs:

ProFire (sistema firewire, isso é bom!)= 1.650,00, precisa de duas x 2 = R$ 3.300,00

ada8000 da behringer = aprox. R$ 800 (você precisa de 4 desses) x4 = R$ 3.200,00

Total só aqui = R$ 6.500,00
.
.
.
.
.
.

SOBRE as mudanças no PC:

A parte mais complexa para este leigo aqui entender, foi sobre as mudanças no PC, mas vou me informar mais por aqui também com quem entende sobre o assunto! Resumindo e recaptulando a parte a respeito:

Ponha as HDs de 10.000 RPM mas use SATA2 Use SATA2 SEMPRE = interface mais rápida (3Gb/s contra 300Mb/s da SCSI e 100Mb/s do PATA1).

ativaria 4 HDs dessas em RAID 10 (velocidade+redundancia).


Ao invés de comprar o HD de 160 compre 2 de 80 e ative as 4 em RAID 10.

via hardware. Se sua placa mãe não possui o chip, troque-a.
eu acho fundamental o RAID 10 e o sistema de gravação homogêneo

Verificarei sobre a placa mãe e saber sobre o tal chip e se a mesma suportaria.

Obrigado, Obrigado e Obrigado!!!

has4
Veterano
# jan/08
· votar


jaime willians

Bacana os 'ao vivão lá', hein!?! Gostei muito do trabalho e da galera que fez 'RUSH'!!!

jaime willians
Veterano
# jan/08 · Editado por: jaime willians
· votar


has4
é o Rush trail daqui de são paulo,a da Vanessa Jackson,Leandro Lehart,Cupim na Mesa foi mixado em 02 dias,porque foi pra um programa de radio ai se sabe o prazo é minusculo,poderia ter ficado melhor.

jaime willians
Veterano
# jan/08
· votar


has4
ProFire (sistema firewire, isso é bom!)= 1.650,00, precisa de duas x 2 = R$ 3.300,00
mestre não precisa de dois prófire para captar 32 canais.
01 prófire lightbrige ja recebe os 32 canais usando 04 ada 8000,e só

has4
Veterano
# jan/08
· votar


jaime willians
não precisa de dois prófire para captar 32 canais.
01 prófire lightbrige ja recebe os 32 canais usando 04 ada 8000,e só


Opa, isso é muito bom de saber! \º/\o/\O/ vlw

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


jaime willians
Véi é pra captar em 96K, eu escrevi lá ^^.

Hheiheuihieu mestre? Ruim hein? To começando tmb.

has4
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja
Ok. Tenho lido este interessantíssimo assunto aqui também!

Fabinhomusic
Veterano
# fev/08 · Editado por: Fabinhomusic
· votar


Olá pessoal!!!

Nossa tenho que confessar que estou tendo uma aula e tanto aqui nesse forum....nunca vi nada parecido com essa qualidade de informação....estão todos de Parabéns!

Vamos Lá! Duvidas!!!!!!!!!!! hehehehe

Quero fazer as captações ao vivo dos cultos de minha igreja, mas não quero apenas captar de qualquer modo....quero algo com qualidade pois serão colocados em CDs as mensagens e as musicas......Tenho os seguintes equipamentos a disposição e quero saber o que preciso adquirir para se obter um bom resultado final....Lembrando que estou com interesse em adquirir uma ProFire.....

Tenho um mixer Behringer SL 3242 FX-PRO
As potencias e equilizers basicos e necessarios para o ambiente
Como disse quero adquirir a M-Audio ProFire Lightbridge para se obter um numero de canal razoavel e futuramente eu possa expandi-la
Para gravar vou usar meus Notebooks mesmo....a config deles é a seguinte.....
Apple MacBook
Processador Intel Core 2 Duo
Memória 4Gb
HD de 320Gb
Sistema Operacional Mac OS X v10.4
E um XTreme 917 com processador Quad Core
Memória 4Gb
HD de 200 Gb
Sistema Operacional Windows Vista Ultimate
Tenho o Sonar, Vegas e Sound Forge neles....

Agora vamos lá....como ja gastei muito nesses equipamentos e a grana ta quase no fim....hehehehe.....queria saber se o Behringer ADA8000 seria uma boa opção para essa captação de audio junto a ProFire.....a principio eu precisaria de mais ou menos de 16 a 24 canais....contando tudo.....essa opção seria viavel????

Outra duvida!!!!!

Meu mixer é bom para isso??? Sei lá sou novo nesse ramo e tenho muitas duvidas ainda sobre isso....quando adquirimos esse mixer de 32 canais foi pelo fato da banda ser grande e ja estavamos pensando nisso também.....das gravações....mas é é bom pra isso???

Por enquanto é só isso....vamos por partes como diz nosso amigo sarpa....hehehehehe.......

Abraço a todos e obrigado desde já.......

Bambiudi
Veterano
# fev/08
· votar


shoyoninja
Primeiro, bom dia(ou noite) a todos, estou entrando agora no FCC, e jah estou gostando dos tópicos, parabéns a todos por levar(mos) isso a sério.......

Pra gravar em 96K, precisaria de duas profire sim, pois cada uma soh faz 16 canais em 96K, MAS nesse caso, o ADA 8000 nao serve, pq ele tem a taxa maxima de 48K ( tenho alguns desses....), MMAASS, com uma profire e 4 ADA vc faz 32 canais em 48K ( o q ao meu ver,terá qualidade suficiente para o propósito).......


Focal Producoes

Vc achou caro os 4.000, concordo que naum eh uma grana de nao dar importancia, mas alguns itens:
-com 4.000, vc jah viu q naum compra quase nada para essa gravação, o que jah nao justifica essa "tentativa de economia";
-uma gravação ao vivo, gravado em canais separados ( como eh a intenção aqui discutida), depois precisa ser mixada em estúdio, obviamente;
-quem fará a mixagem??( jah que vc mesmo disso que está entrando agora no ramo), pois um bom profissional é muuuuito mais importante do que o tipo de placa, plataforma ou pc que vc vai usar (acreditem, eu sei bem disso..., e quem não lembra do Rubinho na Ferrari?Não adiantou pra ele, hehehe), e um bom free-lancer vai cobrar pelo menos uns 2.000;

se for fazer sem alguem pra mixar depois ( ah... ainda tem os monitores do estúdio, pq monitor de audio de estação de vídeo num rola naum... cada um na sua......), grava direto do LR que fica "menos pior" do que uma zona descontrolada no estúdio....
Se for pensar bem, os 4.000 estão bem barato, a não ser que vc está realmente querendo entrar no ramo de áudio, mas entaum, como foi dito anteriormente, nao existe meio termo que resolve, ou entra de cabeça ou faz "nas coxa" mesmo....
E quem estiver na dúvida quanto a qualidade dos 48K, olhe o link
http://www.youtube.com/watch?v=bONWFcVxGt4 (mas lembrem q o youtube comprime um pouco .....), essa gravação rendeu um premio de disco ao vivo, e foi feita em 48K e no Sonar........(ah.... sem overdub de estúdio...odeio isso......)

AlexB
Veterano
# fev/08 · Editado por: AlexB
· votar


Eu não entendi porque um trabalho "profissional" deve ser gravado em 96K. Na maioria dos casos não vai fazer diferença, ou vai até piorar a qualidade na hora do downsample. Se você andar por aí vai ver que muitos estúdios ditos profissionais não usam 96k. É lógico que no futuro teremos milhares de samples por segundo, mas dúvido que vá mudar a qualidade da gravação. Eu uso um TC e 96K é um pesadelo, consome muito recurso. Eu pretendo ficar em 24/48 por muito tempo, se me perguntarem eu gravo em 2000K (hehe).
É preciso saber separar os equipamentos realmente úteis, que vão fazer fazer diferença na qualidade da gravação do que é apenas "marketing hype". Aí é que está a diferença de um técnico. O home estúdio veio para desmistificar a gravação. No resultado final se for bem feito você não vai saber se foi neve, mackie ou quem sabe behringer...
Abraço,
Alex
PS-
Bambiudi
Adorei o Link de viola. A viola caipira verdadeira devia ser mais divulgada. É a verdadeira tradição virtuosa brasileira.

Bambiudi
Veterano
# fev/08
· votar


Fabinhomusic
Como disse quero adquirir a M-Audio ProFire Lightbridge para se obter um numero de canal razoavel e futuramente eu possa expandi-la

Se a tua intenção é expandir o sistema, a M-Audio ProFire Lightbridge naum é uma boa solução, pois ela não aceita outra na mesma máquina (já tentei.....), talvez por questões de sabe-se Deus o q......


O que eu acharia mais viável seria a Presonus Firestudio pelos seguintes motivos:
-ela faz 24 canais (8 analogicos e 2 ADAT), podendo ligar até 3 na mesma máquina , fazendo 60( absurdo, hehehehe);
-a relação custo/beneficio é bem melhor (ex: Profire + 1 ADA 8000 = R$ 2.600 + ou- , Presonus = R$ 2.200, isso para ter 8 analogicos e 2 ADAT[Profire 3])
-os prés da Presonus não são os melhores do mundo, mas são beeeeem melhores q os Behringer ( ae vc pode usar os ADA8000 para canais "menos importantes" e os da Presonus para as coisas mais "na cara", tipo vozes, solos, etc.

Ou então, esquece tudo o que falei em cima (kkkkkkkkkk) e compra logo um Alesis HD24 http://www.alesis.com/product.php?id=1 ,q vc deve achar por volta de uns R$ 7.000, já grava os 24 canais, num precisa nem levar o computador para a gravação ( já q ela funciona stand alone ) e vc pode ir ligando trocentas delas junto (fazendo sei lá, 128 canais, hehehehe), apenas ligando o Sinc delas.....ae fechou...hehehe

Abraços a todos e parabéns pelo assunto tão interessante a todos..

psAlexB
Obrigado e concordo em gen, num e grau ( mesmo sendo um metaleiro convicto, ainda assim sou brazuca,hehehe)

Clau
Veterano
# fev/08
· votar


Amigo sarpa


Esse esquema que você citou de plugar "meio cabo", não tem outra maneira de fazer ? se eu utilizar um cabo de insert padrão não vou ter o som sem atuação de eq ?
Gostaria de saber se tem como montar algum tipo de cabo pra fazer isso, sem ter que plugar apenas meio plug ....

===========================
Outra opção, que é uma "gambiarrinha", é plugar "meio cabo" nos inserts da mesa, entende? Por exemplo, o cabo que você pluga no direct-out pra mandar pra gravação, você pluga metade dele no insert. Vá colocando o cabo, quando ele der o primeiro "click" de travamento, o cabo vai estar pela metade. É alí mesmo.

Bambiudi
Veterano
# fev/08
· votar


Clau

Boas....
Vc pode fazer um cabo da seguinte maneira:
utilize um plug TRS (stereo), ae v c liga o terra no local normal dele, entao vc une os outros dois pinos (tip e ring, a ponta e o anel central) e conecta ao fio positivo, assim o sinal q sairia por um, imediatamente retorna a mesa, mas vc ainda assim perde a possibilidade de insert na mesa...


se eu utilizar um cabo de insert padrão não vou ter o som sem atuação de eq ?
Não . pois no insert, o sinal sai para foira da mesa, onde eh tratado e retorna de volta, e geralmente esse ponto de insert eh após o ganho e antes do eq.....se vc utilisar um cabo de insert normal, vc vai retirar o som da mesa,mas naum vai devolver ele. ae num entra nada no canal da mesa (apenas para gravação)...

Dúvidas, estamos ae......

Abraços.......

has4
Veterano
# fev/08 · Editado por: has4
· votar


Galera, quem poderá ajudar aí?

RESUMO:

1º)
2 opções possíveis, a primeira:
ativar os 2 de 80 em RAID0 (se sua placa mãe suportar), assim você eleva em quase 70% a velocidade de acesso ao hd.


2º)
Ponha as HDs de 10.000 RPM mas use SATA2 Use SATA2 SEMPRE = interface mais rápida (3Gb/s contra 300Mb/s da SCSI e 100Mb/s do PATA1).

ativaria 4 HDs dessas em RAID 10 (velocidade+redundancia).


Ao invés de comprar o HD de 160 compre 2 de 80 e ative as 4 em RAID 10.

3º)
via hardware. Se sua placa mãe não possui o chip, troque-a.
eu acho fundamental o RAID 10 e o sistema de gravação homogêneo



Bem, colegas, à cerca do RESUMO acima, sobre as mudanças no PC (como se não bastasse ainda tem assuntos sobre PC ínformática, que não diferentemente dos outros assuntos home studio e gravações ao vivo, também sou leigo pacas rsrsrs... mas vamos lá...) Desculpem-me mas ainda não falei com um técnico em informática sobre isso, daí, aqui novamente!!!


Então, às dúvidas:


Dúvidas - 1ª, 3ª (para ambas):

A minha placa mãe é a PL MAE ASSUS P5VD1-X OFF C/S/R, com o Processador Intel P.5 3.0 Ghz Box tá boa e servirá para a sugerida transformação ou realmente deverei trocar tudo ou algo???

Dúvida - 2ª:

HDs de 10.000 RPM mas use SATA2 Use SATA2. A minha placa mãe suportaria (veja a descrição da minha placa acima)?

[b]OBSERVAÇÃO[b/]:
Caso seja possível, só para eu ter uma idéia visual e de tabela de preços, gostaria que, se pudessem indicar links de sites, p.e., ML, quais os HDs ou qual a placa (esta, se realmente eu precisar mudá-la para a adaptação e melhoria), pois não sei quais as especificações do que precisarei para adquiri-los ou para pesquisar sobre.

Aguardo ansiosamente pelas ajudas! OBRIGADO!

has4
Veterano
# fev/08 · Editado por: has4
· votar


DÚVIDAS... help me please!

Bom, pessoal, para o propósito acima citado, vamos dar um UP na máqina, então, para o PC A minha placa mãe é a PL MAE ASSUS P5VD1-X OFF C/S/R, com o Processador Intel P.5 3.0 Ghz Box e estamos pensando em:


mais 02 (dois) HDs 500 Gb SATA II DMA 300 ou 3GBs - 7200 rpm (temos dois de 80gb / temos nos preocupado em espaços)

e

02 (dois) pentes KINGSTON ORIGINAL DDR2 800 Mhz PC6400 1GB -memória para dual.


Daria certo para usar em RAID 0?

has4
Veterano
# mar/08
· votar


Na verdade eu havia informado errado sobre a placa mãe que está no meu PC, e o que na verdade de fato está melhor ainda, pois a placa mãe é:

PL MAE ASSUS P5VD2-X OFFBOARD, com o Processador Intel P.5 3.0 Ghz Box

e não a P5VD1-X, como havia dito anteriormente. (Legal saber disso! Poutz, não sabia rsrsrs)


As memórias serão mesmo ampliadas com 02 (dois) pentes KINGSTON ORIGINAL DDR2 533 Mhz de 1GB -memória para dual. (Obs.: não porei de 800 Mhz pois não adiantará, no caso da citada placa).

Enquanto os HDs, pretendo 02 (dois) HD 750GB Samsung 7200 RPM 32Mb Buffer Sata II.

AGORA... suponho que assim, haverá de fato uma melhoria considerável para o propósito de gravar ao vivo com 32 canais diretos. A máquina vai agüentar o tranco sim, agora, para melhorá-la ainda mais, não entendo sobre os comentados e sugeridos RAID que os coletas citaram em posts anteriores e penso que se o fizer como sugeriram a coisa melhorará ainda mais, espero.

Preciso de novas orientações aí, galera! Aguardo. Obrigado. Vamos adiante?

sansomluz
Veterano
# abr/08
· votar


Por favor...........AJUDEM-ME.

Estou com uma grande dificuldade que não consigo solucionar, já procurei ajuda com outras pessoas e ninguém pode ajudar-me.

Descobri esse site, e vi que muitas pessoas conseguem resolver seus problemas com a ajuda e boa vontade de outras pessoas, por isso vou tentar também.

Estou montando uma central móvel de gravação de DVD, no áudio vou usar uma mesa digital yamaha 96 v02 com periféricos, potencias e PAs necessários para o som ambiente, até aí tudo bem, pois já trabalho com locação de som há algum tempo, e esse será o som para o público.

Meu problema está na captura e gravação do áudio. Para isso comprei um PC legal com processador Quad Core 8 Gb, uma boa placa mãe, hd interno sata de 80GB e hd externo ide de 500GB, 2GB de ram, enfim um pc que faz o trabalho. Também comprei a interface profire lightbridge da m-audio e 4 ADA8000 da behringer para que eu possa ter 32 canais, e também a placa para a interface com conexão firewire dela para o pc. O sistema operacional que estou usando é Windows XP Professional. Que também até aí acho que está tudo certo.

Bem, o problema é capturar o som para o pc, instalei o Sonar 6, pois disseram que é compatível e eu queria muito poder usar ele pois já conheço e gosto muito, mas ele não identifica o som quando entra (talvez alguma configuração, ou aplicativo, ou plugin?), então instalei o Cubase 3.0 que reconhece o som de entrada, de saída tudo muito bem, mas o som está com um ruído horrível, parece uma interferência ou mal contato, fiz de tudo para tentar melhorar esse som trocando cabos, microfones, entrando com um som de cd, mas nada deu certo o som continua ruim. Instalei o Nuendo 1.6 e aconteceu a mesma coisa. Detalhe, e mesmo esse som ruim eu só consegui capturar depois que instalei o software atualizado da profire lightbridge que baixei do site da m-audio, pois com o cd que me foi enviado junto com os hardwares nem som ruim eu consegui capturar.

Será que é porque meus DAWs não são os mais recentes? Li sobre iLok, Digidesign e outras dicas, mas não sei o que são nem como funcionam, e principalmente não sei se preciso deles.

Por favor, se alguém souber alguma coisa que possa me ajudar a resolver esse problema me ajude.

Agradeço muito............desde já.

Abraço a todos.

Sandro!!!

sansomluz
Veterano
# abr/08
· votar


Por favor...........AJUDEM-ME.

Estou com uma grande dificuldade que não consigo solucionar, já procurei ajuda com outras pessoas e ninguém pode ajudar-me.

Descobri esse site, e vi que muitas pessoas conseguem resolver seus problemas com a ajuda e boa vontade de outras pessoas, por isso vou tentar também.

Estou montando uma central móvel de gravação de DVD, no áudio vou usar uma mesa digital yamaha 96 v02 com periféricos, potencias e PAs necessários para o som ambiente, até aí tudo bem, pois já trabalho com locação de som há algum tempo, e esse será o som para o público.

Meu problema está na captura e gravação do áudio. Para isso comprei um PC legal com processador Quad Core 8 Gb, uma boa placa mãe, hd interno sata de 80GB e hd externo ide de 500GB, 2GB de ram, enfim um pc que faz o trabalho. Também comprei a interface profire lightbridge da m-audio e 4 ADA8000 da behringer para que eu possa ter 32 canais, e também a placa para a interface com conexão firewire dela para o pc. O sistema operacional que estou usando é Windows XP Professional. Que também até aí acho que está tudo certo.

Bem, o problema é capturar o som para o pc, instalei o Sonar 6, pois disseram que é compatível e eu queria muito poder usar ele pois já conheço e gosto muito, mas ele não identifica o som quando entra (talvez alguma configuração, ou aplicativo, ou plugin?), então instalei o Cubase 3.0 que reconhece o som de entrada, de saída tudo muito bem, mas o som está com um ruído horrível, parece uma interferência ou mal contato, fiz de tudo para tentar melhorar esse som trocando cabos, microfones, entrando com um som de cd, mas nada deu certo o som continua ruim. Instalei o Nuendo 1.6 e aconteceu a mesma coisa. Detalhe, e mesmo esse som ruim eu só consegui capturar depois que instalei o software atualizado da profire lightbridge que baixei do site da m-audio, pois com o cd que me foi enviado junto com os hardwares nem som ruim eu consegui capturar.

Será que é porque meus DAWs não são os mais recentes? Li sobre iLok, Digidesign e outras dicas, mas não sei o que são nem como funcionam, e principalmente não sei se preciso deles.

Por favor, se alguém souber alguma coisa que possa me ajudar a resolver esse problema me ajude.

Agradeço muito............desde já.

Abraço a todos.

Sandro!!!

EUDSV
Veterano
# jun/08
· votar


Dentre os conversores que podem ser utilizados aí, o mais popular é o Behringer ADA8000, que também é dos mais baratos. Áh, claro! Ia me esquencendo, esse ADA8000 também conta com pré-amps, simples, mas honestos. Você pode plugar o microfone diretamente nele e gravar.


sarpa
este A/D da behringer serve de expansor para esta interface da m-audio?:
http://www.m-audio.com/products/en_us/ProFire2626-main.html
obrigado

has4
Veterano
# nov/08
· votar


este tópico é maravilhoso e acho que vale a pena inserir nele algumas dicas de gravações ao vivo, dicas estas dadas por quem tem trabalhado com gravações ao vivo de shows em grandes palcos:

http://www.paginadosom.com.br/ski/amt.htm

ogner
Veterano
# nov/08
· votar


has4

Realmente. O topico ficou muito completo e com muita info.
E eu nem agradeci à todos que contribuiram, por isso obrigado pelas infos a todos que ajudaram aqui.

Acabou que contratei uma empresa pra gravação e eles esplitaram mesmo...E já faz um tempao!!
Hehehe.

Valeu.

felipealex
Veterano
# nov/08
· votar


Preciso de uma ajuda, comprei um Macbook e nunca gravei com ele e nem instalei nenhum programa, quero gravar um show.... da minha banda ao vivo, conectado a mesa do P A, o que preciso entre cabos e praograma?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caminho gravacao ao vivo!!