Caminho gravacao ao vivo!!

Autor Mensagem
ogner
Veterano
# jun/06


Rapaziada. Gostaria muito de saber o caminho "todo" da banda:
Bateria, voz, violao, guitarra, sax, biaxo, até no caso um comput.

Minha ideia é o seguinte, seguir este caminho: O sinal ( guitarra, mic etc) mesa ( UB2442 FX-PRO ), Placa, interface( 1010lt m-audio) Comput ( software)....Estou certo??? Nao? hehe

E outra, o sinal tem que seguir pra ir pra mesa do palco/PA...de onde saem?? como divido o sinal? pra gravacao e pro show(mesa, PA)??

Agradeço muito se alguem der uma luz!!!





tdm
Veterano
# dez/07
· votar


na verdade eu to pra gravar ao vivo uma banda, utilizarei a placa delta 1010lt jogarei da mesa do PA via direct out, pra uma mesa separada a qual vai sair pra delta, acho que o melhor jeito cara!

derrepente estou fazendo merda!

sarpa
Veterano
# dez/07
· votar


O ideal é ter um multi-cabo splitado. Tudo que for plugado alí vai uma via pra mesa de PA e a outra pra gravação.

Utilizar os direct-outs da mesa de um show ao vivo não é recomendado. A equalização e inserts feitas para o PA muito provavelmente não será a mesma que você precisa pra gravar. O ideal é gravar o sinal mais íntegro possível pra processar depois. Por isso o split.

Abraços.

sarpa
Veterano
# dez/07
· votar


[continuando...]

Já fiz captação pra áudio de DVD de uma dupla sertaneja, e algumas outras captações ao vivo. Sempre que possível, procuro montar meus equipamentos numa sala reservada, fora da barulheira toda.

Enfim, semmmmmmmpre com multi-cabo splitado. Só uso canal da mesa do PA pra gravar (juntamente com todo os outros canais) o L/R do PA. Pode parecer inútil, mas já chegou a salvar alguns takes. Também uso canal da mesa quando, por exemplo, falta canais suficientes pra captar toda a banda (gravo no máximo 16 ins), então agrupo (através da mesa do PA) todos os tons num mesmo canal, depois, na edição, separo as peças. Dá um trabalhão, mas as vezes tem que ser feito isso.

Já pensei até em montar umá unidade móvel, pois por aqui, a procura por esse tipo de serviço tem sido grande. Uma unidade simples, apenas com prés e a interface, que pensava em algo como a M-Audio ProFire Lightbridge, que me daria até 32 ins. Não precisaria investir em monitoração, nem nada, afinal, iria só capturar e processar depois no estúdio. Até a máquina não precisaria ser tão parruda, pois só iria utilizar os HDs. Estes sim teriam que ser bem dotados. Tudo isso montado dentro de uma mini van (tipo aquelas Towner), ou Kombi, sei lá.

... ainda não rolou. Estou terminando a construção do novo estúdio (que já está com a sala de ensaios praticamente já quase pronta). A inauguração está pra rolar em Janeiro, aí aviso a galera aqui.


Enfim ogner, voltando ao tópico, o ideal seria você ter um multi-cabe splitado pra poder trabalhar com mais qualidade. Converse com o dono da empresa que iria sonorizar pra que ele te viabilize esse multi-cabo. A partir daí, o caminho é simples: microfone > multi-cabo > pré > computador, como dentro do estúdio, normalmente.


Abraços,
Juninho Sarpa.

jaime willians
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa
você falou tudo certo mesmo,eu uso M-Audio ProFire Lightbridge
e funciona perfeito,nunca tive problenas com ela.
Ja gravei Leandro Lehart,Vanessa Jackson e varios outros com esse sistema totalmente ao vivo.
Acessa ai e confira.
http://palcomp3.com/estudionexus

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


jaime willians, pois é ... essa "Lightbridge" veio pra facilitar nossa vida. Tu chegou a captar 32 canais? Usando que plataforma?

Abraço.

jaime willians
Veterano
# jan/08 · Editado por: jaime willians
· votar


sarpa
ja umas duas vezes com 32,na maioria são 16 ou 24 canais.
agóra tem uma outra interface com o mesmo sistema que é a PreSonus FireStudio LightPipe da uma olhada ela é tamanho Rack 19
polegadas, ja a M-audio é 1/2 Rack.
http://www.floridamusicco.com/proddetail~prod~firestudio%5Flightpipe.h tm

Focal Producoes
Veterano
# jan/08
· votar


e ai pessoal beleza?

Focal Producoes
Veterano
# jan/08
· votar


essa materia caiu do ceu pra mim!!!eu estou com um projeto de gravar um DVD pra uma dupla sertaneja aqui da minha cidade...eu ja trabalho com filmagem e edicao de video....e estamos tambem montando um stuido de audio aqui.....A pergunta é a seguinte:nao precisa dos pré amps pra capturar ao vivo?ou da pra simplismente plugar direto?ou somente os prés da mesa ja resolve?outra coisa que me intriga: qual a melhor maneira de captar a voz do publico?sendo que se agente microfonizar esse microfone vai captar o sinal dos PAs não vai?deem uma dica!!!valeu!!

Focal Producoes
Veterano
# jan/08
· votar


haaaaa...outra coisa pessoal!!eu gostaria de saber se existe alguma materia mais afundo sobre a placa m-audio delta 1010..algum site sobre....pessoal eu sou leigo de tudo..tudo que sei sobre audio estou me informando nos foruns....Haaaa..me falaram que a delta 1010 da problema de atraso de audio na hora da gravacao..ou seja o audio chega atrasado,e que ela tem problema de latencia e de conversão!!E ai?procede essa informacao?

pedrogrohl
Veterano
# jan/08
· votar


jaime willians

Eu nunca entendo qndo falam que essa placa suporta até 32 ins simultâneos.
Mas qual é esse tipo de conexão?
Sou iniciante, e ouço falar em 32 ins, mas na foto não se percebe 32 jacks na parte traseira da interface, daí me perco tudo.
É através de conexão digital? qual tipo de cabo é utilizado?

Agradecido.

Pedro

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


pedrogrohl, exatamente. Esta placa te proporciona 32ins digitais. Você precisa de uma interface AD que converta o sinal analógico em digital optico para entrar na placa.

Abraços.

pedrogrohl
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa

Ahh, entendi, e esses 32 canais podem ser separados um para cada pista do software de gravação? ou os 32 canais serão ecaminhados para um canal só?

desde já agradecido

pedrogrohl
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa

Agora eu fiquei muito curioso.

Digamos que eu tenha uma M-Audio ProFire Lightbridge...vc disse que para mim usar as 32 entradas, preciso de um conversor A/D. Como é esse conversor? é uma placa com 32 (ou menos) entradas analógicas e na saída um cabo firewire que conectado a esta placa de som aumenta o numero de entradas dessa placa? tah certo ou não?

Como eu faço pra saber se alguma placa de som possibilita esse tipo de expansão?

Isso pode ser usado em estúdio também sem problemas?

Meu plano era comprar uma delta 1010 rack, pq foi uma das placas com mais entradas que encontrei.minha intenção era possuir 16 entradas no meu set.
O que você me aconselha? comprar duas delta 1010? ou uma placa como a ProFire Lightbridge que permite a expansão?

Desculpe a quantidade de perguntas, mas fiquei muito curioso e com medo de comprar algo e me arrepender depois.

Obrigado

Pedro.

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


pedrogrohl, olá rapaz.
Vou te explicar como funciona, vai ficar fácil. heheheh ...

Primeiro, quanto a sugestão, eu iria na ProFire. Por que? Ela te dá a opção de expansão do seu setup. É claro que, ela é bem mais cara, mas se você é, ou pretende ser um profissional da área, sem dúvidas será um excelente equipamento.

A ProFire te dá 32 ins, certo? Isso funciona da seguinte forma:
Veja aqui no painel traseiro da ProFire. Note que ela possui conexões digitais-opticas, certo?

Veja que em cada "grupo" (vamos chamar assim), temos "ins" e "outs", que são respectivamente entradas e saídas. Então, sua ProFire poderá lhe dar 32 canais de entrada simultâneos e 32 de saída.

Cada conexão optica consegue transferir no máximo 8 canais. Então, para ter os 32 canais de gravação, você precisaria de quatro conversores A/D (analógico/digital), pois, cada conversor poderá enviar no máximo 8 canais a sua interface.

Você não precisa ter os 4 conversores pra que sua placa funcione. Pode ir expandindo aos poucos. Começar com 8 canais, depois mais 8, e assim por diante.

Dentre os conversores que podem ser utilizados aí, o mais popular é o Behringer ADA8000, que também é dos mais baratos. Áh, claro! Ia me esquencendo, esse ADA8000 também conta com pré-amps, simples, mas honestos. Você pode plugar o microfone diretamente nele e gravar.

Eu sugeriria o PreSonus Digimax FS. Em alguns casos pode chegar a custar até mesmo o dobro do anterior, mas valhe a pena. São 8 prés de Classe A, que fazem toda a diferença na hora de captar áudio com qualidade. E também, claro, é mais bonitinho. heheheh ... comprei um esta semana, estou bastante ancioso pra colocá-lo no rack.

Valhe lembrar, toda essa parafernália poderá ser usado tanto em trabalho em estúdio quando "on the road".


... qualquer dúvida, estamos aí!
Abração,
Juninho Sarpa.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa
Q coisa linda...

heiuheui tem uma foto desse rack pra eu babar tem? HAUIHAUIHAUIHUIA

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja, assim que o estúdio novo estiver todinho pronto, venho mostrar pra galera aqui! E já aproveitar pra convidar pra inauguração também ... do estúdio e da escola de música! hehehe..

Abraços!

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


hehehe demorou

pedrogrohl
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa


Muito obrigado pela explicação, entendi direitinho como funciona e com certeza é muito mais vantagem uma Profire.

É possivel separar em pistas diferentes os canais captados por essa placa?

Como percebi pelas fotos, a Profire não possui nenhum input analógico, então se eu comprar uma dessa e não tiver o conversor A/D ela não terá utilidade nenhuma, certo?

Obrigado

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


pedrogrohl, sim os canais são mandados separadamente pro seu software. É claro que, depende das limitações do soft. Mas acredito que só ProTools LE/M-Powered que limita a apenas 18 canais simultâneos, todos os outros mais populares gravam quantos canais a máquina aguentar.

Por falar em aguentar, quando se grava vários canais simultâneos exige-se muito do HD da máquina. É recomendado um HD grande e SATA, pra transferência mais rápida dos arquivos. Se não, o HD não consegue gravar o áudio na medida em que eles vão entrando, entende?

Se tiver a possibilidade de um HD SCSI, poxa, melhor ainda! São 10.000 RPM!

Quanto a ProFire, ter somente ela, pra gravar não vai lhe servir. A única coisa que ela poderá lhe oferecer é a saída L e R do software, somente.

Abraços,
Juninho Sarpa.

pedrogrohl
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa

Fico muitíssimo agradecido pela sua atenção, e pela qualidade das respostas.
É muito bom que nesse fórum tenham pessoas assim, que não medem esforços para ajudar os outros.
Afinal, vc já me deu uma grande ajuda, me fazendo até mudar de idéia quanta a placa de som que pretendo comprar.

Muito obrigado

Abraço
Pedro.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


uma sugestao sobre as hds eh colocar hds sata em raid. Fica mais barato que um scsi e vc tem um desempenho ate um pco melhor.

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja, o problema de estar em RAID é que aí o software terá que gravar as trilhas de áudio duas vezes, por causa do RAID. Aí irá pesar mais ainda ...

Abraços.

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


pedrogrohl, fique tranquilo. Não precisa agradecer tanto. Estamos aqui, todos no mesmo barco. Todos nós vamos nos ajudando.

Só quando tu virar um Enrico de Paoli nas suas gravações aí, não vá esquecer de mim, hein?! hehehe.

Abração.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa
Q isso cara. Raid n funfa assim nao!

Esse processamento eh feito pelo hardware, n pelo windows.

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja, sim, eu sei ... exatamente por isso!
Quando digo software falo em relação ao host usado. Me expressei mal, vou melhorar (hehehe): Quando se usa o sistema RAID, o áudio tem que ser arquivado no HD duas vezes, isso faz com que o sistema não aguente quando se grava acima de 16 canais. Aí surgem os "dropouts", oas gravações que param no meio misteriozamente ...

... o HD não está conseguindo armazenar os arquivos a medida que eles entram pra gravação.

Eu ainda defendo o uso dos SCSI, apesar de caros.


Já devo ter comentado aqui: Tenho um amigo que possui um estúdio, faz muitos trampos lá. E, o cara tem um HD SCSI e uma placa DSP da Universal Audio. A máquina dele, pra você ter idéia, tem apenas 512Mb de RAM, o que seria um negócio altamente estranho pra esse mundo do áudio, né? Porém, ele trabalha tranquilamente pois, o HD é rápido suficiente pra gravar os 24 canais de entrada dele, e todo o processamento na mixagem é feito pela UAD-1. O computador está alí basicamente só pra rodar o host.

Abrass!

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa

Po mas isso é RAID1 para criar cópia do disco, estou falando de um RAID0 para aumentar a velocidade. Dá certo sim, eu uso, é batuta.

Mas já desvirtuamos bastante o assunto.

jaime willians
Veterano
# jan/08
· votar


sarpa
obrigado pela explicação da profire, eu estava meio fora do ar,o que você falou esta completo.
Em relação ao software eu indico o Nuendo que é o melhor,na minha opinião,não tem limite de canais.
É uma pena que por aqui pouca gente usa o Nuendo.

sarpa
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja, hmmmm cara... assim, sim! hehehe. Desse lado eu não sabia! hehehe.

Depois quero que você me explique melhor sobre esse método do RAID. Beleza?


jaime willians, maravilha! Estamos aqui todos pra nos ajudar!

Abração!

Focal Producoes
Veterano
# jan/08
· votar


o sarpa.....muito boa sua explicacao...eu estou com uma duvida!
eu estive dando uma olhada nessa placa profire....me parece que ela é uma placa externa do computador.....é isso mesmo.....desculpe mas nao achei a interrogação do teclado do meu not!!!rsrsrs........ou alem dessa plac a que vemos na foto....ainda vai uma interna no computador....enfim.....me ajudem!!
Outra coisa....me falaram que talvez a delta 1010 pode funcionar em dupla com outra delta 1010.....ou seja assim.....da pra capturar 16 canais.....isso procede........
Gente tudo issso aqui sao perguntas..volto a frisar,que nao achei o ponto de interrogacao no teclado do meu not!!!obrigado!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Caminho gravacao ao vivo!!