Dúvida com cabos

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06


    Olá pessoal,

    Eu gostaria da ajuda de vocês, já que sou meio leigo em no que se trata a gravação e ligação teclado + Computador.

    O problema é o seguinte:

    Instalei aqui em casa diversos VST's, como o B4 , FM7, Pro 53 etc... Emprestei os CD's do meu professor e instalei aqui em casa. Eu nunca experimentei ligar o teclado no computador, mas estou querendo fazê-lo agora. Vocês acham que com um cabo desse tipo (abaixo) eu vou conseguir um resultado satisfatório?

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43134366-cabo-midi-teclado-x-co mputador-brinde-especial-_JM

    Meu computador é um Athlon XP 1.7 , HD de 30GB e 256 Mb de RAM.

    Não preciso de um resultado profissional, pois quero usar esses programas pra treinar em casa, fazer umas gravações caseiras, amadoras, pra mais pra frente partir para algo melhor. Esse cabo serve, ou é melhor esperar e comprar uma interface como uma EDIROL:

    http://www.roland.com.br/produto.php?prod_id=241

    Outra pergunta: Consegui ajustar o nível de latência do B4 para 60 ms, e quase não sinto latência utilizando o teclado do computador. Essa resposta do teclado do computador é a mesma que o meu teclado (instrumento) dará? Porque se for, mesmo pra uma placa de som fraca a resposta é boa.


    Desculpem a extensão do texto, e desde já agradeço a ajuda de vocês.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Scoth_Pr
    o cabo é o que vc postou mesmo, agora uma coisa achei estranha. Vc quase não nota latência de 60ms? Eu me matava pra tocar com uma latência de 35ms. Considerando isso, acho que a resposta do teclado do computador deve ser diferente do teclado ligado na porta MIDI então.
    Ah, e experimenta usar os drivers do ASIO4ALL.

    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Eder Muchiutti

    Obrigado pela ajuda,q uer dizer que com aquele cabo do ML mesmo dá pra ligar meu teclado no PC tranquilamente?

    A latência de 60ms usando o teclado do computador fica quase imperceptível. Com o meu teclado acho que vai ser diferente então né.

    Pergunta de leigo querendo entender: Pra que servem esses drivers que vc me passou?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Scoth_Pr
    Eu comprei esse cabo do Mercado Livre mês passado.
    O cabo é bom, mas a interface MIDI do joystick não é confiável.
    Aqui eu consigo fazer upload de dados... mas todos os downloads falham.

    Assim que eu criar coragem, vou comprar uma Edirol, que é responsa!

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rachmanioff

    Então, eu vou usar o cabo somente para gravações caseiras e para controlar VST's, nada de fazer download de atualizações de sistema e coisas do tipo. Depois eu também quero comprar um EDIROL como o link que eu coloquei no primeiro post.

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: marco (boicatolico)
    · votar


    Scoth_Pr, eu tinha uma configuração muito parecideda com a sua de PC e vai por mim 60ms de latência fica impossível de tocar, vc vai ver quando estiver tocando......é só aumentar um pouquinho o teclado enquanto toca que vc vai ver que a resposta é muito ruim.... não dá nem pra estudar, nem gravar.....mas isso vc vai sentir só quando o teclado estiver conectado....

    Qual placa de som vc tem? Eu tinha uma Creative SB PCI 128, bem antiga, e tinha latência menor, de 35 ms, e como
    Eder Muchiutti disse, já arrancava os cabelos.

    Bom, quanto a interface te digo...compre uma de melhor qualidade. Não te digo uma edirol, que deve estar custando umas 200 pilas, mas quanto aquela do mercado livre, dá uma olhada em lojas de som que em geral os componentes são melhores....veja vc que eu queria fazer um cabo midi teclado-teclado e fui atraz dos componentes.....sabe quanto custa o plugue dim 5??? O de plástico, que é uma bosta (e que pela foto do ML tá me parecendo ser deste, uns 4 reais, mas é muito ruim)...o de metal custava 20 reais......é mole...estas coisas são caras, portanto cuidado para não pegar gato por lebre....
    Só mais uma coisa....na conexão joystick vc tem umas plaquinha com circuito integrado que não deve ser tão barata tb....por isso o preço mais alto tb...

    Faça o seguinte, veja a sua placa de som e me diga c ela tem suporte a driver WDM. Se assim for, vc poderá instalar o ASIO4ALL que fará sua latência despencar muito, possibilitando-o tocar como vc gostaria (a minha de 35 ms foi para 1,5 ms com uma placa onboard que estou utilizando).

    Quanto aos drivers, não saberia te responder com clareza...tudo que sei é que c sua placa de som tiver drivers WDM, vc conseguirá utilizar suporte ASIO. As placas melhores de hoje em dia já vem com suporte a ele. Me parece que ele aumenta a eficiência de comunicação/processamento de informações nos recursos da placa de som, diminuindo a latência.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Marco (boicatolico)

    Muito obrigado pela ajuda. A latência de 60 ms que eu disse ter uma resposta boa é em relação ao teclado do PC mesmo, que eu estou utilizando pra testar os VST's. Acho que a resposta foi boa porque o computaddor não precisa se "esforçar" muito pra interpretar uma mensagem enviada pelo próprio teclado do PC.

    A minha placa é a Vinyl AC'97 16 bits, acho que é ruinzinha, mas ainda não sei se suporta os drivers da ASIO, e ainda não entendi como é que se usa esses drivers.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Ah, e me desculpe mas eu não sei se a minha placa tem suporte a drivers WDM.

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: marco (boicatolico)
    · votar


    Scoth_Pr, essa sua placa de som é de uma placa onboard, correto....????

    Sim, eles tem suporte a WDM, portanto vá no site que o Eder Muchiutti indicou e instale o ASIO4all ok!!!!!! É só baixar o arquivo e instalar!!! Daí vc quando for usar os VST's, vc escolhe o driver ASIO nas opções de drive a ser utilizado. Procure que vc vai achar....
    Quando selecionado, você poderá entrar em alguma opção como "painel asio" ou "config asio" que lhe dará possibilidade de ajustar o nível de latência desejado através da quantidade de buffer utilizada.

    Ps.: Vc entendeu que qto maior a letência, pior né? Pq eu não entendi seu comentário acima...eheheh

    Abraços

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    qual o ideal de latencia usar? eles geralemte tao em "ms"

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Vc entendeu que qto maior a letência, pior né?

    hehe com certeza, é que 60ms de latência utilizando o teclado do computador fica quase imperceptível. já utilizando o teclado (instrumento) dá um belo prejuízo.

    Já instalei os drivers ASIO, e usando ele com o Native B4, reparei que eu só parei de ouvir os "clicks" quando deixei em 384 samles, mas não sei o que significa. É nesse lugar onde eu diminuo a latência?

    Muito obrigado pela ajuda aí pessoal.

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Scoth_Pr, quanto ficou de latência com esse número de samples? Eu testei aqui no meu e fiquei com 10ms com 384. E sim, é este o lugar, uma tela branca não é? E tem a cara do George Bush e uma tartaruga? shusuhsuh

    O meu eu deixo no mínimo (64 samples) e tenho 2ms de latencia, e não dá click.....deve ser minha máquina que é melhor.....não sei!!!!

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    busterchair exato, em ms...!!
    A melhor latência é a mínima possível sem dar os "cliks" na hora da execussão.....depende de cada máquina!

    busterchair
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: busterchair
    · votar


    como regulo a latencia no CoolEdit?
    eu ja instalei o ASIO4ALL

    no setting do meu cooledit ta assim:
    leadtime : 200 ms
    stopping time: 1000 ms
    lag time: 10 samples
    slack: 1 frames
    clockdrift: 200 samples
    ta bom? oq eu devo mudar?

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Caro busterchair, eu não saberia te dizer a respeito destas configurações pq eu não conheço o CoolEdit.

    Portanto aqui vai um chute a respeito do q vc poderia fazer. Procure neste programa a opção de drive utilizado, que deve estar em config de audio ou algo parecido, mude de (WDM ou MM2, dependendo) para (ASIO). Deve aparecer alguma coisa a respeito, parecido com "Asio panel", ou "asio config". Ali vc ajusta o nível de samples diminuindo sua latência até seu som não dar "clicks".

    Acho q vc ainda não mudou o drive do sistema do CoolEdit para o asio, e assim q vc o fizer, provável que algumas destas opções fiquem inativas (isso ocorre na maioria dos VSTs e no Sonar, o qual eu utilizo). Mas lembre-se que isso foi um CHUTE ok....quem souber a verdade que fale ou c cale para sempre eheheh...

    Abraços

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    marco

    E sim, é este o lugar, uma tela branca não é? E tem a cara do George Bush e uma tartaruga?

    Aham, kkk. Lá eu mudei para 384 samples e marquei a caixa do "Use Hardware buffer", onde a latência está em 10ms. Bom, se for só isso, achoq ue agora é só esperar pra comprar o cabo né?

    Muito obrigado pela ajuda cara, e pela paciência hehe

    Abração

    busterchair
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: busterchair
    · votar


    oq seria esses "cliks"?
    eu vo da uma fuçada no cooledit

    no programa fruityloops eu consegui selecionar o drive pra ASIO4, porem o ASIO PANEL nao precisa ta com o programa aberto, so pelo windows da pra mudar os samples. e onde eu vejo os "ms"?
    pra q serve "use hardware buffer"?

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Scoth_Pr, sussa cara....qq coisa é so falar...

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: marco (boicatolico)
    · votar


    busterchair, os clicks são percebido por exemplo quando vc está reproduzindo uma faixa e gravando outra, ao mesmo tempo....dependendo da sua configuração, o sistema não dá conta e começa com esses clicks, e bups ......
    Outro exemplo é quando vc está executando um sinth virtual, ou até um sampler no pc, e durante a execussão vc escuta estes 'barulhos'.....são falhas na execussão do áudio...na verdade vc estaria exigindo mais do q o pc aguenta...
    Agora detalhes técnicos quanto a isso eu não saberia responder!!!!

    Quanto ao painel asio, eu o aconselho sempre a mudar dentro do programa, e não pela tela do ruindows (rsss).....fiz um teste aqui em casa..entrei no painel pela área de trabalho e alterei o buffer....entrei nos programas que eu tenho e em cada um estava numa config diferente....ou seja, aparentemente estas config são independentes em cada software.

    onde eu vejo os "ms"?
    busterchair, vc está c referindo ao fruit Loops, acredito.
    Então, os 'ms' geralmente aparecem na mesma janela em que vc altera o buffer.

    pra q serve "use hardware buffer"?
    Agora pra que serve? Bem, não tenho certeza....tenta entrar em ajuda do programa que vai estar te explicando. Agora 'em geral' buffer é um espaço que os programas utilizam de alocação de informação (acho que tanto de RAM quanto de HD). Um exemplo.....quando vc está reproduzindo um vídeo por stream no windows media player, ele aloca parte do video em buffer antes de começar a executá-lo....isso facilita e permite que o video execute sem parar se por verntura houver um pequeno atraso na sua conexão de internet. Outro exemplo em cds players de carro contra impacto..manja...aqueles que não param de tocar quando o carro passa num buraco...alguns segundos da música ficam sempre em buffer, e se o disco 'pular', não vai precisar de ler do cd, mas pode pegar a informação do buffer...
    Claro que em programas de audio a coisa pode ser mais sutil que isto..mas em geral a idéia é parecida e irá favorecer a execussão do seu audio
    Ps. Eu deixo esta função desabilitada pq ela aumenta muito minha latência, MAS eu só uso os programas pra tocar vsts e samplers, portanto não sei c isso aumenta o desempenho durante gravações de audio ok....

    Abraços

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    obrigadissimo marco

    descobri q minha placa de som ja vem com o driver ASIO
    "ASIO drivers for low latency(≤2ms) multi-track playback and recording at 16-bit/48kHz ASIO drivers for low latency(≤2ms) multi-track playback and recording at 16-bit/48kHz" , entao nem preciso do ASIO4ALL.

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    busterchair, que mal lhe pergunte...qual sua placa de som?

    busterchair
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Audigy 2 ZS

    marco (boicatolico)
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    uhhuuhmmmmmm, então tá....eheheh!!!! Boa sorte!

    abraços

    RODRIGON
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Caros amigos,
    Alguém de vocês de experiência que tenha paciência e que posa me ajudar? Não me descartem de primeira. Por favor dem uma pasadinha no meu tópico que parece repetitivo mas não é: "Orientação HOME STUDIO Help!!!" Ai se encontram as minhas dúvidas.
    Aguardo respostas. Obrigado

    oldmonkey
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    aconselho a voce pegar um software bem simples, talvez o proprio Nero que é de gravar mas a parte dele sobre edição de audio, aprenda primeiro a converter arquivos de audio tipo passar musicas de formato 'mp3' para formato de arquivo 'wave' e assim trabalhar com as ondas waves fazendo tratamento da onda ja gravada, tipo diminuir volume, equalizar, etc. com os parametros que o soft tiver. so depois disso é que passaria a fazer suas proprias gravações.

    tutuco
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ae pessoal
    procurei na Busca sobre topicos relacionados a CABOS, e encontrei esse aqui!
    bem, o cara que criou o topico se referia a cabos de teclado, mas mesmo assim farei minha pergunta aqui....

    alguem aí pode me dizer que tipo de cabo eu devo comprar?
    acabei de comprar um microfone behringer xm8500, mas ele veio sem cabo!
    agora preciso ir comprar, entao resolvi perguntar aqui: qual cabo comprar?
    tanto faz? todo cabo é igual? ou devo procurar por algum específico?
    espero respostas aí, já que hoje é sexta e provavelmente só irei atras disso na segunda..
    agradeço desde já!
    abraços

    chalegre
    Veterano
    # set/06
    · votar


    o que fazer com os arq. picture cache do sonar 4 posso deletar depois que editar a musica, e o que são?
    voces que estão plugados no momentos poderem responder agradeço.

    chalegrefeira

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com cabos