HOME STUDIO

Autor Mensagem
deilsonr
Veterano
# mar/05
· votar


eu tenho uma placa delta 10/10 lt , e quando eu tento gravar alguma coisa chega atrazada, ou seja: eu canto e depois de alguns milesimos de segundos é que chega a voz nas caixas, eu estou usando o vegas , que faço?

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Esse atraso é chamado LATÊNCIA.
A latência é o tempo necessário para localizar os dados da memória secundária e carregá-los na memória principal dos computadores.
Cada sistema operacional, cada programa de gravação, cada placa de som tem suas latências, afetando todo o funcionamento do sistema de gravação, a monitoria do som em tempo real e a execução dos sintetizadores virtuais.

existem vários tipos de latência:

Latência de conversão. Os conversores de áudio analógico/digital (AD) e digital/analógico (DA) localizados nas entradas e saídas das placas de som causam, em geral, um atraso de um a 1,5 milissegundo quando operando na taxa de 44,1 kHz.

Latência de interrupção. No PC, o sistema operacional (Windows 98, Me, NT ou 2000) acrescenta um atraso entre o pedido de interrupção (IRQ) do hardware e o controle de recepção mais básico do driver. A latência de interrupção varia de um a 100 milissegundos.

Latência de mixagem. É o tempo necessário para um programa de gravação como o Cakewalk SONAR encher um buffer com dados de áudio para tocar.

Um buffer é uma memória temporária onde o programa guarda trechos da música. Funciona assim: a cabeça de leitura do HD envia os primeiros compassos de cada arquivo (bumbo, caixa, prato, voz) para o buffer. Quando este receber material de todos os arquivos, ele os envia à memória principal, e daí os sons vão para a placa de áudio e nós os escutamos. Enquanto ouvimos os primeiros compassos da música, a cabeça de leitura do HD envia para o buffer os próximos compassos da música. Quando o material de todos os arquivos tiver chegado ao buffer, ele estará apto para enviar os sons para fora. Podemos ajustar o tamanho do buffer. Quanto maior for o buffer, maior será a latência. Trabalhando com um buffer menor, reduzimos a latência, mas aumentamos o tempo de processamento, por causa da necessidade de recarregar o buffer mais freqüentemente. Isto pode causar interrupções ou dropouts na execução da música.

A única forma de vc diminuir essa latência é ter um bom e rápido computador, com muita memória e espaço no HD, para rodar tudo ao mesmo tempo. E 'quase' sem latência.

espero ter ajudado...

fabio_gravata
Veterano
# mar/05
· votar


Demolisher

eu comecei a fazer o curso basico no IAV e pretendo começar a trabalhar na area (tanto estudio como shows)
vc pode dar alguma dica pra me ajudar a ingressar no mercado?

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


fabio_gravata
hehehehehe, a única dica que posso te dar é dedicar-se e estudar bastante... Essa é uma área em constante evolução... o que antes você levava meses pra fazer, hoje é feito em questão de horas...
Vc tem que verificar também o que quer fazer, trabalhar para você ou para os outros... É um mercado muito concorrido pelo aumento exponencial de pequenos e médios estúdios...
Eu mesmo abandonei essa área, apesar de gostar bastante. hoje eu só brinco e tento passar, para quem tiver interesse, o pouco que eu sei, valeu?

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Opa, o cara tinha sido banido mas esses posts ficaram.
Por favor postem os links desses casos no tópico de Reclamações, no OT.

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


maggie
Beleza!!!! Brigadão, Princesa!

natanael
Veterano
# mar/05
· votar


salve meu broder, é a primeira vez q escrevo pra vcs espero nao ser a ultima ,, eu to querendo saber onde eu encontro um programa gratis para q eu possa gravar em casa, eu ouvi falar no cake wake .... alguem pode me ajudar???????????????? valeu!!!!!!!!

Toupeira
Veterano
# mar/05
· votar


usa o Audacity

_SeM_cOmEnTáRiOs_
Veterano
# mar/05
· votar


q?
por que seis escrevem tanto?
q?
mas por que?
ein?
q?

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


natanael
Pode tentar a versão trial do cakewalk no baixaqui, no superdowloads, etc...

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


_SeM_cOmEnTáRiOs_
q?
por que seis escrevem tanto?
q?
mas por que?
ein?
q?


Porque queremos aprender...

Raiz_LP_Fan
Veterano
# mar/05
· votar


Desculpe gent, mas eu num toh entendendu nd desse topico...

Raiz_LP_Fan
Veterano
# mar/05
· votar


Aê! eu sou nova aki no forummm!!! alguem pode dizer cm se propoe um novo topiko?
Plx! =D!!!

lucianonemesis
Veterano
# mar/05
· votar


CRACK AMPLI|TUBE me arrumem por favor!!!!

Demolisher
Veterano
# mar/05
· votar


Raiz_LP_Fan
Vá ao fórum que vc deseja postar, e no final da página tem o espaço para criar o tópico.

maggie
Veterana
# mar/05
· votar


Assuntos que tem tudo a ver com o tópico hein.

Aê! eu sou nova aki no forummm!!! alguem pode dizer cm se propoe um novo topiko?
Plx! =D!!!

No fim da página do tópico que você quiser postar.


CRACK AMPLI|TUBE me arrumem por favor!!!!
www.astalavista.com

BandaEnergia
Veterano
# mar/05
· votar


Ola, me chamo Giovane, eu e minha banda estamos montando um estúdio para os ensaios, bem como para fazer gravações amadoras, afim de treinar-mos para gravações profissionais.
Gostaria muito da opinião de quem entende de construção e acústica para melhor arrumar-mos e investir neste projeto.

A peça que estamos reformando tem: Comprimento - 5,39m, Largura 3,76m, Altura 2,31m.
No teto colocamos Forro de PVC e tapetes no chão.


Nossas paredes não são duplas e não temos como o fazer $$. Qual seria o melhor investimento para isolar acusticamente?! (PS: O pessoal diz que o barulho que sai não é tão grande que se torne algo chato, mas achamos que deveria sair um pouco menos).

Queria saber, também, se vale a pena colocar cartelas de ovos em 3 das 4 paredes do estúdio para melhorar sua acústica, diminuir eco, reverberações, etc......

Vou tentar fazer um desenho do layout do estúdio
_______________________________________________
|-----/--Janela -------------------------- Janela----------------|
|voz/---------- Amp.Guit. Amp.Guit. Amp. Voz-------------|
|__/-----------------------------------------------------B-------|
|---------------------------------------------------------A-------|
|--S-----------------------------------------------------T--------|
|--O-----------------------------------------------------E--------|
|--F------------------------------------------------------R-------|
|--A------------------------------------------------------I-------|
|---------------------------Amp. Baixo-----------------A-------|
|__________Porta ______________ Janela____________|

ps:tive q colocar o pontilhado para conseguir fazer o desenho! :)

Não sei se dá para ter uma noção: No canto superior esquerdo fica a caixa de voz, logo passando a janela tenho 2 amplificadores para uma mesma guitarra (tenho uma Digitech rp300 que tem saída stereo) os amplificadores são WarmMusic de 30W, logo ao lado tem o Ampli para a Voz, onde são ligados os microfones do Vocalista e do Backing Vocal ( O vocal canta em frente ao seu amplificador e o baterista faz o back vocal),
o ampli do baixo fica de frente para os amplis da guitarra.
De frente para a bateria temos um sofá.
Todos os amplificadores, com excessão do ampli para baixo, ficam em cima de mesas.

O que acham deste layout?! :?: :!: :?:

Desculpe se me estendi demais, mas gostaria da opinião de vcs!!
Abraços e muito obrigado! :D :D :D

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


BandaEnergia

Primeiramente vamos definir as coisas, hehehehehe...
Você quer realizar um ISOLAMENTO ACÚSTICO ou um TRATAMENTO ACÚSTICO?

No Isolamento acústico, queremos evitar incomodar os vizinhos e evitar que os vizinhos nos incomodem. Não se iluda: espuma, isopor, caixa de ovo, lã de vidro, carpete ou cortiça não são exatamente isolantes acústicos.
Uns ou outros podem ser úteis no REVESTIMENTO, mas o que isola mesmo um ambiente é a massa do material usado em torno dele. Pedra, alvenaria, madeira, sim, são bons isolantes, quando usados com a espessura necessária, isso porque, uma parede fina se comporta como uma membrana, vibrando e fazendo vibrar o ar do lado de fora.

Para o tratamento acústico, utilizamos o Revestimento. Uma vez isolado o ambiente, tentamos evitar reflexões excessivas. O som deve ser natural, ao mesmo tempo suficientemente vivo e sem excesso de reflexões.

O que deve ser feito é alternar materiais absorventes e reflexivos numa proporção que garanta o sucesso de nossos objetivos. Das quatro paredes, mantenha uma reflexiva e revista as outras três com materiais absorventes. A parede reflexiva é sempre a frontal (junto aos monitores) ou a traseira. A outra e as laterais podem ser revestidas de lã de vidro coberta por carpete ou tecido. Em casos mais simples, pode ser só um carpete bem fofo, ou até espuma.

Se optar pela lã de vidro tome muito cuidado, pois ela causa forte coceira e pode cegar. Antes de fixar as placas de lã de vidro numa parede, monte um xadrez com ripas de madeira e aparafuse-o à parede. As placas da lã serão encaixadas entre as ripas para melhor fixação à parede. Depois de cobrir a parede com uma ou duas camadas de lã, cubra-a com tecido ou carpete.

Quanto ao teto e ao chão, um dos deverá ser reflexivo e o outro absorvente. Se usar carpete no chão, deixe o teto reflexivo (usando alvenaria, madeira, fórmica). Se o piso for de material reflexivo (duro), cubra o teto com um material absorvente.

Evite deixar ângulos retos nos cantos da sala, quebrando-os com madeira ou outro material. Ângulos e paredes paralelas causam diversas reflexões indesejáveis.

E a propósito, esqueça as caixas de ovos, não dão um bom resultado e acabam por se tornar lar de hóspedes indesejáveis, como baratas e outros insetos...

BandaEnergia
Veterano
# abr/05
· votar


Demolisher

Blz cara, valeu pela tua atenção.......to sabendo que apenas "MASSA"ira fazer o isolamento acústico.... as caixas de ovo seriam para melhorar a acústica, como citei anteriormente. Andei pesquisando o preço das espumas e quase cai duro.....é caro pra k7!!!

Queria saber a opinião sobre o layout dos instrumentos......amplis, bata, etc.....

Quanto aos cantos do estúdio, já estamos providenciando algo para tirar os angulos retos...

Valeu pela dica, se alguem tiver mais idéias, experiencias sobre algum material com "bastante massa" para ISOLAR acusticamente passa para os demais!!

Abraços,

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


Acho que o carpete vale mais a pena que caixas de ovos.
Outra coisa é esse sofá aí dentro, tá querendo conforto demais hein hehehe

Achei a voz muito afastada dos demais, e se não vi onde vão ficar os equipos de gravação.

Outro problema é que o local tá cheio de janelas, isso com certeza vai atrapalhar a acústica do ambiente.

BandaEnergia
Veterano
# abr/05 · Editado por: BandaEnergia
· votar


Oi Maggie......

Pois eu não sei se o carpete seria melhor que as cartelas de ovo!!! Andei lendo em sites de studio que o carpete NÃO deve ser utilizado nas paredes, agora, a respeito das caixas de ovo eu não vejo eles falarem nada....
hehehehe acho que por ser muito bagaceiro......ah e o custo entre as cartelas de ovo e a do carpete é muito diferente. Com 20 reais eu fórro as paredes que preciso com cartelas de ovo, ja para forrar as mesmas paredes com carpete eu precisaria de uns 150 reais.....

Nas janelas dá para quebrar o galho, eu acho, com esponja e uma cortininha!!!
Ahhh e o sofa é bom para a acústica do ambiente, temos que ter coisas dentro do estúdio para nao termos ecos, reverberações, etc.....

To achando que nossa solução seria, tirar os cantos retos (90 graus) do estúdio colocando papelão e em 3 das 4 paredes colocar as cartelas de ovo, tudo isso para melhorar a acústica!!

Para ISOLAR o barulho eu acho q não temos muito o que fazer, o correto seria fazer parede dupla com 10 cm de distância e preencher com areia, mas como falta grana, vai ter que ficar como esta mesmo :P

Valeu pelo teu coments.......

Ah....a nossa MIXER fica ao lado do amplificador de voz, pertinho da bateria, não coloquei no desenho pq ela não fica no studio, soh quando vamos gravar é q levamos ela :P. Para os curiosos nós temos uma Tascam Digital, só não lembro qual o modelo :P

Falow e obrigado pelos coments.......

Demolisher
Veterano
# abr/05
· votar


BandaEnergia
Salve, kmarada!
Caixas de ovos produzemum resultado muuuito, mas muuuito pequeno. Mas, se vc INSISTIR em usá-las, forre a parede antes com placas de isopor grosso, tbém é barato e tem um resultado bem melhor que o das caixas de ovos sozinhas.
Quanto ao lay out das caixas, não há uma regra específica, a não ser que elas não devem ficar muito distantes do seu baterista, porque ele pode não ter retorno suficiente.
Eu te sugiro colocar o mixer de frente para os músicos (perto de onde estaria seu sofá), uma vez que de frente vc tem como equalizar melhor o som. Se o isolamento acústico não é tanto problema, não esquente com as janelas. Se achar que precisa isolá-las um pouco, faça uma tela de isopor do tamanho das janelas e encaixe... Mas se lembre que o calor pode ser um tremendo impecílio...

maggie
Veterana
# abr/05
· votar


E cuidado pras janelas não vibrarem... dependendo do tipo faz uma barulheira quando o batera toca.

Douglas Cristino Leal
Veterano
# mai/05
· votar


Alguém tem periféricos de estúdio para me vender? Caso sim, entre em contato no meu e-mail: douglascleal@bol.com.br

_Vinícius_Augusto_
Veterano
# mai/05
· votar


Demolisher
preciso falar com vc urgente!!!!!
Proposta irrecusavel!!!!!
Me procura pelo msn: viniciusaugustomusic@hotmail.com

Abraços!!!!!

deathmeister
Veterano
# mai/05
· votar


e sucesso.

deathmeister
Veterano
# mai/05
· votar


Proposta irrecusavel!!!!!

uiiii.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


HAHAHAHAHAHAHAHA

Fuja cara!! E confira se a sua carteira ainda está no seu bolso.

_Vinícius_Augusto_
Veterano
# mai/05
· votar


deathmeister
Me procura e não ligue pelo fato de pessoas desmioladas virem aqui estragar seu tópico. Se vc der bola, o bicho pega e isso aqui vai virar um lixo cibernético!!!!! Não arrisque!!!!!

Abraços e boa noite!!!!!
fuuuuuuuuuuuuui

By: Vinícius Augusto

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/05
· votar


Não era o Demolisher que vc queria??


By: Vinícius Augusto

Que boiola isso aqui hein, amiguinho??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a HOME STUDIO