Dúvidas sobre violino elétrico

    Autor Mensagem
    Leonard Ax
    Membro Novato
    # jul/18


    Olá pessoal,

    Toco violino há alguns anos, mas parei por um tempo, e por isso ainda estou no nível intermediário. Meu violino é um Eagle VE144, um violino bom para iniciantes, e acústico. Há algum tempo estou pensando em comprar um violino elétrico, pois gostaria de gravar músicas pra colocar na internet e imagino que um violino elétrico seja mais bonito visualmente e já é próprio pra ter o som captado.
    Acontece que eu nunca nem vi um violino elétrico, e por isso tenho algumas dúvidas a respeito dele:

    - O breu usado é o mesmo?
    - Posso usar as cordas do violino acústico no violino elétrico (talvez Dominante ou Calixto) ?
    - A afinação acontece do mesmo jeito?
    - Vale a pena comprar um violino elétrico mais barato em sites como AliExpress como um primeiro violino elétrico, para depois investir em um mais caro? O som captado será muito ruim?
    - Pra captar o som num computador, vou precisar de algum equipamento a mais além do próprio violino e do computador?
    - Quão baixo é o som do violino elétrico conectado a fone de ouvido?

    Enfim, como já tenho um bom violino acústico, pensei que o segundo violino poderia ser um elétrico, mas gostaria de tirar essas dúvidas antes de comprar.

    Abraços!

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Vamos por partes.

    O violino elétrico é, na parte de interface, idêntico ao acústico. Cordas, arco, breu, espaleira, queixeira, espelho, braço etc, são as mesmas ou de tamanho bem parecido (partindo do pressuposto que todos os instrumentos têm medidas levemente diferentes).

    Pra captar o som num computador, vou precisar de algum equipamento a mais além do próprio violino e do computador?
    Quão baixo é o som do violino elétrico conectado a fone de ouvido?
    Essas duas perguntas são respondidas iguais. A maioria dos elétricos, principalmente os de baixo custo, não fazem som com fones de ouvido ou ligados diretamente a um computador. Você vai precisar de um pré-amplificador, caixa pré-amplificada ou interface de áudio que trabalhe com sinais mais fracos assim (bem comum). Eu uso ligado num cubo de guitarra bem equalizado.

    Outra coisa, geralmente a captação do violino é ativa, isso significa que você precisa colocar uma bateria de 9V dentro dele para alimentar o cavalete piezoelétrico.

    Vale a pena comprar um violino elétrico mais barato em sites como AliExpress como um primeiro violino elétrico, para depois investir em um mais caro? O som captado será muito ruim?
    Tudo vai depender dos valores em questão. Um bom elétrico não é tão caro quanto um acústico de alto nível profissional, o que torna a diferença de valores de um ruim pra um bom não tão grande. Dá pra com menos de 2 mil reais hoje conseguir um violino elétrico bem decente. O valor de entrada é 500-800 reais, menos que isso é ruim com certeza.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Uma amiga minha toca muito bem familia de violinistas, comprou um para tocar em eventos, disse que notou que tem uma leve diferença de tamanho, mesmo sendo 4/4 então uns dois dias antes do evento ela evita usar o acústico pra ir acostumando com o outro e não semitonar

    Claro que isso não deve ocorrer com todo fabricante

    Ken Himura
    Veterano
    # set/18
    · votar


    fernando tecladista
    Pois é, senti essa diferença com o meu também. Eu acredito que é pela diferença de qualidade dos luthieres que fazem acústicos pros que fazem elétrico. Todos os elétricos que eu já vi de perto (com raríssimas exceções) parecem mais ter moldes de um desses violinos chineses de produção em massa. O acústico feito totalmente à mão, por menor qualidade que tenha os materiais ou o trabalho do artesão, acaba sendo melhor construído que um desses de fabricação em massa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre violino elétrico