VIOLINO, VIOLINO, VIOLINO e VIOLINO.

Autor Mensagem
Ata
Veterano
# jul/06


Eu bem que tentei com o tópico Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda., mas não adiantou. Olha a primeira página, tá uma zona novamente. E o tópico definitivo de Violino, lá em cima, tá estagnado.

Na boa? Precisa alguém pra moderar esse fórum.

Ata
Veterano
# jul/06
· votar


Só pra deixar bem claro, não sou contra violino, nem contra tirarem suas dúvidas no fórum - seria ridículo da minha parte.

Sou contra a ficar criando tópicos com perguntas (e principalmente respostas) já existentes. E não usarem o tópico definitivo de violino.

Vale pra flauta doce também.

Ken Himura
Veterano
# jul/06
· votar


Pois é, meu caro.

E usar a busca é tão simples...

Ata
Veterano
# jul/06
· votar


Ken Himura
O pior é que não tem saco que agüente ficar respondendo pergunta que já foi feita e respondida a uma semana atrás.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Eu bem que tentei com o tópico

Na boa mesmo! Vc está estressando a toa. É só não postar o assunto de violino. se vc acha que violino, não se aprende aqui no Fórum, e não quer ensinar alguém, é só não entrar nesse tópico, vá pra outro assunto, que não seja violino

fernando tecladista
Veterano
# jul/06
· votar


Ata

Na boa? Precisa alguém pra moderar esse fórum

começa mandar os links zoneados pra central de ajuda pra deletar
se começar a ter varios acho que os moderadores a olhar mais o forum de musica erudita, já que aqui é muito tranquilo por natureza

Ata
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
O principal é o seguinte, e eu bato o quanto for necessário nessa tecla:

TODAS, mas TODAS as perguntas feitas sobre violino nos últimos dois meses já foram respondidas em tópicos antigos, e principalmente no tópico definitivo de violino.

Outra coisa, que falei no outro tópico também:

Essas pessoas vão na loja, compram um violino sem consultar professor, sem pesquisa, sem nada. Aí chegam em casa e pensam que é apito, que é só pegar e tocar. Quando percebem que não sai nada, vêm pro Fórum, se cadastram, criam o tópico, perguntam e depois, se recebem ou não resposta, somem.

De todos esses que criaram até hoje tópico sobre violino, nenhum deles fez outra coisa que não isso aqui no Fórum.

Aí tu vai dizer: "se tu não quer responder, não responda, mas deixe quem quiser responder".

Aí eu te digo: continue respondendo, e eles nunca saberão se virar. E vão continuar achando que a vida é bela e que o mundo da música é uma colina verdejante ensolarada. E, como resultado disso, nunca vão crescer.

Isso pra não citar que os usuários do Música Erudita que se cadastram e somem, e os tópicos inúteis, ocupam espaço no servidor. Pergunta pro admin se ele gosta disso.


E o que mais me deixa intrigado é a contradição:

Se eles querem aprender violino sozinhos, por que saem pedindo ajuda? Isso é de fato aprender sozinho? Aliás, é tão importante pra vocês aprender sozinho? É o orgulho de ser autodidata?


Na boa, tem muito candidato a Schoenberg.

Ata
Veterano
# jul/06
· votar


fernando tecladista
Se eu pudesse, virava moderador aqui.

Até acho que ía rolar se eu pedisse porque o Sam me conhece de longa data, que eu usava o fórum com outro log já desde 2002.

Mas agora vou viajar, aí nem vai dar tempo, então nem vou pedir porque eu largaria logo.

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


Se eles querem aprender violino sozinhos, por que saem pedindo ajuda

Aprender sozinho, não significa aprender só mesmo(sem pedir ajuda)

Sempre vai ter alguma dúvida, ele pode muito bem tirar suas dúvidas aqui no fórum, e não querer entrar em escola nenhuma.

Eu mesmo já fiz conservátorio, eu estudei com professor particular, com pessoal da igreja(católicos) aprendi muito mais na igreja( o pessoal de igrejas, não importa qual religião, sabem muito mais que muitos professores de escolas particulares, tem mais macetes, tem mais paciência em te ensinar.

Até hoje eu estou com o pessoal da igreja, e cada vez mais aprendo com eles, todos os dias vc está aprendendo coisa novas

Ken Himura
Veterano
# jul/06
· votar


o pessoal de igrejas, não importa qual religião, sabem muito mais que muitos professores de escolas particulares, tem mais macetes, tem mais paciência em te ensinar.
Eu discordo veemente. Na minha área de atuação, quem não tem uma ótima formação e grande vivência, não tem como me direcionar nesse caminho, além de não ter muita coisa para me ensinar (que esteja dentro do que eu quero aprender).

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Ken Himura

Concordo com vc, no seu caso que pretende ser um maestro, músico profissional, trabalhar com música, lógico que esses pessoais não vai te interessar

Ata
Veterano
# jul/06
· votar


TONY BLANCO
Acho que a pretensão do Ken é ser spalla

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


Acho que a pretensão do Ken é ser spalla

Só pode!

Ken Himura
Veterano
# jul/06
· votar


Acho que a pretensão do Ken é ser spalla
Tá maluco!!!! XDDDDDD

Quero ficar estudando que nem um doido 8 horas diárias pro resto da minha vida não!!!

Quero ser um bom violinista, solista nas horas certas e tenho muita vontade em me tornar maestro =]

TONY BLANCO
Veterano
# jul/06
· votar


no seu caso que pretende ser um maestro

Então eu adivinhei

Abraços futuro maestro

Ata
Veterano
# ago/06
· votar


Escola_de_musica
Cara... quem vai pagar pelo Suzuki?

haniel cedraz
Veterano
# set/06
· votar


Eu quero aprender a tocar Violino :)

Nanachina
Veterano
# abr/08
· votar


Olá pessoal, sou nova no forum.
Bom, tenho umas duvidas sobre o meu violino.

Comprei recentemente um Michael VNM47, e acredito que as cordas que vieram com ele não sejam das melhores, e gostaria saber que tipo de cordas são as mais apropiadas para este modelo ou para tipo uso (estudante), andei dando uma olhada nas "VIOLINO"sa Pirastro, ou nas PIRASTRO TÔNICA, alguém pode dar uma luz???

(Som aveludado, suave)


Ahh! é normal as cordas se desafinenaren constantemente quando novas?
Cada vez que guardo meu violino ja afinado no estojo , quando pego ele novamente, já esta desafinado....

Grata

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


Comprei recentemente um Michael VNM47, e acredito que as cordas que vieram com ele não sejam das melhores, e gostaria saber que tipo de cordas são as mais apropiadas para este modelo ou para tipo uso (estudante), andei dando uma olhada nas "VIOLINO"sa Pirastro, ou nas PIRASTRO TÔNICA, alguém pode dar uma luz???
Parabéns pela compra! =]

Está certa mesmo, as cordas que vêm não são muito boas. Pra estudante que tá começando, a Tonica não é muito recomendada, porque ela tem uma resposta muito sensível, vai sair aquele som arranhado a toa. A Thomastik Dominant é praticamente igual à Pirastro Tonica.

É melhor pegar a Pirastro Chromcor. O efeito vai ser melhor!

Ahh! é normal as cordas se desafinenaren constantemente quando novas?
Sim! As cordas, as cravelhas e até o cavalete novo influem nisso. Mas daqui a pouco o instrumento se acostuma à pressão e a variação vai ser bem pouca.

Bons estudos!

blonski
Veterano
# abr/08
· votar


Por que o pessoal, some ?

Simples, o fórum de música erudita é praticamente morto, participo de diversos outros fóruns, e este é o mais morto que conheço, passa dias sem resposta, e muitas vezes, quando tem resposta, responde menos que a pergunta.

Por que na Igreja aprende mais, deve ser por que ajudar aos outros é ganho espiritual e não monetário.

Aprender sozinho, qualquer um pode aprender qualquer instrumento sozinho, desde que realmente queira.

Professores, são muito bons, mas também tem muitos ruins, autoritários, alguns, se acham os donos da verdade, achando que seus ensinamentos são a verdade suprema, cada professor ensina de uma forma diferente, não ha consenso, logo é subjetivo, não é uma ciência exata, principalmente no tocante a violino.

Os Bons Professores que me desculpem, mas esta é a imagem imparcial do outro lado da moeda.

Khronos
Veterano
# abr/08
· votar


Aprender esse instrumento, cheio de cacuetes é a pior coisa.. Mas cada um sabe o que quer da sua vida. Se quer tocar todo torto e ter problemas, aprenda ué.

blonski
Veterano
# abr/08
· votar


Para quem está querendo aprender sozinho, o You Tube está cheio de vídeos de professores ensinando gratuitamente a forma correta de tocar violino, muito melhor que o péssimo Violin Master Pro que está a venda na Net .

Nanachina
Veterano
# abr/08
· votar


Ken Himura,
muito obrigada, por tirar minhas dúvidas!

Corda Pirastro CHROMCOR, ótimo!!




Abçs

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


blonski
Os Bons Professores que me desculpem, mas esta é a imagem imparcial do outro lado da moeda.

Aprender sozinho, qualquer um pode aprender qualquer instrumento sozinho, desde que realmente queira.

Professores, são muito bons, mas também tem muitos ruins, autoritários, alguns, se acham os donos da verdade, achando que seus ensinamentos são a verdade suprema, cada professor ensina de uma forma diferente, não ha consenso, logo é subjetivo, não é uma ciência exata, principalmente no tocante a violino.


Pois é, você tá dizendo que alguém que passou a vida inteira estudando pra poder ensinar alguém tá errado, e que o YouTube sabe mais?

Só quem nunca levou música a sério, como atividade profissional, pensa assim.

E que imparcialidade é essa, a sua? Você tá dizendo na cara dura que professor não serve pra nada e ainda se diz imparcial! Se você não sabia, existem por volta de 4 escolas artísticas principais que formam a maioria dos professores do mundo atualmente. Se você pegar dois professores da mesma escola, o método de ensino deles é praticamente igual; e, depois de certo nível, todos os professores vão ensinar da mesma forma: sem encostar no instrumento ou te corrigir (deixando isso pra você), apenas guiando sua musicalidade e consciência artística.

Repito: Não dá pra aprender sozinho, pela net, por livro, por vídeo-aula etc; se o objetivo for tocar profissionalmente.

blonski
Veterano
# abr/08
· votar


Sem ofensas, mas lhe faltou interpretação de texto,
No You Tube tem ótimos violinistas, inclusive professores e profissionais, é só procurar, como já havia dito, os bons professores não estão no balaio.
Nem todo mundo quer ser profissional, nem todo mundo tem tempo ou grana para as aulas.
É claro que é ótimo um bom professor, mas um ruim, é melhor não ter, e ficar sentado olhando pro violino sem tocar, só por que te dizem pra não tentar sozinho é pura besteira, é desmotivação, pois quem quer ser profissional, vai procurar um ótimo professor que motive o aluno, e desperte amor pelo instrumento musical, no caso o violino.
É como colocar um sorvete na frente de uma criança e dizer que não é pra pegar, por que você não sabe como pegar num sorvete, não vai adiantar lufas, vai virar as costas e a criança vai se lambuzar feliz da vida com o sorvete, assim é com o violino, e daí, só por que não segura estritamente da maneira correta e acadêmica ?

O que digo para qualquer um é: Toque o instrumento que quiser, mas toque, não desanime, se puder ter aulas com um ótimo professor, ótimo, mas se o professor for destes que citei, melhor ficar sozinho e feliz.

Falei já com muita gente que desistiu do violino, não por causa da dificuldade natural do instrumento, mas sim por causa de um mau professor, que acabou lhe desmotivando.

Para todos que querem aprender violino sozinhos, por "n" razões, aqui está um bom professor :

http://www.youtube.com/user/professorV

Boa Sorte !

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, o YouTube (assim como o Violinmasterclass.com) serve pra ver algumas coisas e pegar algumas dicas - mas nunca pra aprender do zero.

Já que você tá falando de YouTube, procura só uns vídeos de auto-didatas por lá, é algo gritante.


Repito: Se queres tocar música erudita e/ou profissionalmente, tem que ter professor. Nunca vi nem ouvi falar em um bom violinista erudito auto-didata, nem mesmo no passado. O aprendizado vai muito além de saber onde estão as notas e passar o arco, tem toda uma estética.

Ken Himura
Veterano
# abr/08
· votar


assim é com o violino, e daí, só por que não segura estritamente da maneira correta e acadêmica ?
Porque o violino de maneira incorreta deforma o corpo. E, quem nunca teve um professor, nunca vai saber se está numa postura correta ou não. Ou você acha que os ciganos nunca tiveram problemas com tendinite, dores nas costas, artrites etc. por causa do violino?

O violino (como qualquer outro instrumento) já força os limites do seu corpo quando da maneira correta, imagina então quando incorretamente.

Depois que uma lesão permanente aparecer, é que o pessoal percebe a cagada que fez.

edufaria
Veterano
# abr/08
· votar


Bem .. eu estou arpendendo piano sozinho, e quero me tornar um profissional, talvez maestro e compositor.

Eu acho q sou muito detalhista e isso me ajuda, não deixando nada passar despercebido (isso até me trava as vezes em alguns assuntos). Desde o começo procurei saber desde alongamentos até o perfeito posicionamento, vendo videos fotos e desenhos =)

Mãããnnnsss
Sempre estive muito ciente dos meus atos e riscos.
Desde o começo sabia que uma hora precisaria me encontrar com algum bom pianista, professor ou não, pra me mostrar pequenos detalhes que eu não conseguia descobrir só aki pela internet, com vcs ou por livros. Um bom exemplo disso:
eu não sabia qual o "volume" de um mf, p ou f.( talvez ainda não saiba, pq as vezes posso estar fazendo um pp em vez de somente p =D).

Se estudar sozinho, mas com muita cautela pode até dar certo.
Estudei 4 meses sozinho, e acabei de fazer 1 mes de conservatório. A professora não achou erros no posicionamento (de mãos ou costas), não achou nenhum vício, e meu ritmo esta muito bom, apenas minha leitura que ainda esta podre :D! (até criei um tópico pra isso hehehe).

E estou decidido...
Meu objetivo é entrar em alguma faculdade publica de música. Até lá, pretendo sim estudar sozinho, só que periódicamente fazer uma aula com algum bom professor, pra ir sempre me alinhando.

É claro que sozinhooo sozinho não estou, e sou muito grato a vocês que desde do comecinho estão me ajudando mesmo com as dúvidas mais simples!
Vocês são meus primeiros professores!
Ken Himura contribuiu crucialmente em TODOS os meus tópicos!! AUhaUH
Bem...

Sempre que eu puder estarei fazendo o mesmo pelos outros, desde agora que sou LEIGO, até quando já for maestro.

ABRAÇOS!

Khronos
Veterano
# abr/08
· votar


Sem desmerecer o piano, mas por exemplo, o posicionamento é mais simples do que no violino. No entanto,a leitura costuma ser bem mais complicada, porém isso é teoria, não prática.
Fato é, violino é um instrumento muito sensível, é preciso sentir e tocar, não somente pegar o arco e sair passando. Fora de posicionamento, certos golpes de arco não vão sair de jeito algum. Acredito que no piano, uma má postura impeça de alcançar teclas mais longes, como não toco, não opino muito.
Agora, um exemplo simples. Eu estava sentindo dores na mão esquerda, ao fazer exercício de digitação e a posição da minha mão está perfeita. No caso, o professor vendo eu tocar, disse que era a forma com que eu colocava os dedos no espelho, fazendo muita pressão no momento em que a corda encostava no espelho. Agora te pergunto, onde que a pessoa vai aprender isso sozinha? O arco então, nem se fala. Posicionamento dos dedos e tudo mais.
Sinceramente, aprecio o interesse, mas não é um instrumento para sair aprendendo sozinho. Fazendo isso, pode acabar numa certa frustração futura. Agora, se quer mesmo tentar, fique a vontade.

blonski
Veterano
# abr/08
· votar


O "Sozinho" não quer dizer que coloque antolhos, e não busque informação nos livros, vídeos, dicas,métodos, etc....
Sozinho, quer dizer sem o professor presente fisicamente.
"Sozinho" autodidata, quer dizer a pessoa que tem capacidade de aprender sem o mestre presente, você é seu mestre, e cabe a você encontrar a melhor forma de aprendizado "Sozinho" se assim preferir, por "n" razões.
Não importa como, mas, toque o instrumento que quiser, nem que seja só para se divertir !
Mesmo que os outros lhe digam o contrário, não desista !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VIOLINO, VIOLINO, VIOLINO e VIOLINO.