violino e piano tempo de estudo

    Autor Mensagem
    Koy-kun
    Veterano
    # jun/12


    Salve galera, tem muitos tópicos parecidos com esse, mas quero ser específico ao meu caso e gostaria de ouvir opiniões principalmente de quem toca violino e piano. Bom o caso é o seguinte: eu tenho por volta de 7 horas por dia pra treinar instrumentos. E isso talvez dure aí por mais uns 3 anos. A pergunta é: Eu entrei no conservatório em piano E violino. E meu sonho é piano, mas gostaria de aprender violino tb. Dessas 7 horas, estou pensando em dedicar DIARIAMENTE 5 horas para o piano, e 2 para o violino. E ae, depois desses três anos aí, o resultado PROVAVELMENTE será satisfatório? Ou vocês acham que eu devo largar o violino e ficar APENAS no piano?!

    Desde já, Obridado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bem.
    Não toco nenhum dos instrumentos, uso um teclado arranjador.
    Mas não vejo problema nenhum em você se dedicar aos dois instrumentos e até um terceiro o violão.
    O Piano é grande e pesado, o violino é leve e compacto, assim quando você for viajar, pode levar o violino, ou um teclado mais leve.
    Se você tem o tempo de 7 horas aproveite.
    Mas comece com um tempo menor e vá aumentando progressivamente para não causar lesões nas articulações das mãos.
    Cuidado para não forçar demais, comece sempre com exercicios de aquecimento.
    E tem alguns dias que você só deve descansar e não tocar nada.
    Estas 7 horas não serão de dedicação exclusiva na prática, pois tem que fazer alguns intervalos de descanso.
    E nos intervalos de descanso da prática, aproveite e estude teoria musical.
    É importante você receber orientações diretamente de professores para saber dosar o tempo de dedicação e fazer os exercícios corretos.
    Nos dias de hoje também é muito importante dedicar-se ao uso de softwares em home studio e editores de partitura, para você poder gravar as suas músicas, e complementar os estudos da teoria e prática.
    É impressionante o que a tecnologia nos tem a oferecer.
    Em três anos você já vai estar bom com certeza para tocar a maioria das músicas destinadas aos dois instrumentos.
    A virtuose para tocar peças mais complicadas vai demorar mais tempo, e vai depender da sua evolução na prática, como também da sua cabeça em saber o que realmente quer fazer na vida.
    Aproveite o seu tempo, pois tempo perdido nunca se recupera.
    E estude, mas não deixe de ter boas horas de lazer.

    Tiago Correia
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Já que terá um acompanhamento espere que seus professores de ambos instrumentos dosem seu horário de prática. É muito melhor com o acompanhamento e que ambos saibam que terá que dedicar tempo aos dois intrumentos.

    Como já foi citado acima você não estára estudando apenas a prática do instrumento horas a fio. Existem matérias correlatas entre eles como teoria, percepção ritmica, melódica, harmônica, solfejo, teoria, arranjo, harmonia, composição etc. Então estudará matérias que valerá pelos dois.

    Fique com os dois. E guarde as orientações de seus tutores para que faça bom proveito do tempo com descanso e resultados satisfatórios ou mais. 7h é privilégio para poucos. E ao fim de 3 anos é só planejar novamente que dá para levar os dois. Afinal todos nossos sentidos se desenvolveram ao mesmo tempo (ouvir, falar, ver, sentir, cheirar).

    Koy-kun
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    poxa galera, vlw! muito obrigado, foi de muita ajuda =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violino e piano tempo de estudo