Piano Erudito - Tempo de Estudo

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# mar/12


Bom, eu comecei esse ano a fazer aulas de piano erudito com um professor muito conceituado na minha região (provavelmente um dos maiores pianistas do Brasil). O que eu estranhei foi o tempo que ele falou que eu levaria para evoluir.

Eu nunca nem cheguei perto de um piano antes, não sei nem mesmo ler partituras, e ele disse que entre 6 meses e 1 ano, dependendo da minha evolução eu já seria capaz de tocar coisas simples (como músicas de hinário de igreja, por exemplo).

Eu achei muito estranho, porque eu esperava ficar pelo menos uns 3 anos estudando antes de começar a arranhar qualquer coisa, e agora o meu professor me diz que na semana que vem já vai começar a me passar repertório O.o

O cara é conceituado, toca muito e sabe tudo de música , mas eu queria saber mesmo dos outros pianistas daqui: isso tá certo mesmo ou ele só está me enrolando?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


e ele disse que entre 6 meses e 1 ano, dependendo da minha evolução eu já seria capaz de tocar coisas simples

Eu acho que isso é até muito tempo, pra tocar coisas simples.
Por exemplo, tem o Álbum para crianças do Tchaikovsky que as músicas são facílimas, aposto que você tocaria várias peças em pouco tempo.



TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
Que leva tempo leva, mas se demorasse 3 anos pra arranhar alguma coisa só os prodígios virariam pianistas. =p

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Mas enfim, depende muito da predisposição, do esforço e do que é "simples"

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


TG Aoshi
e do que é "simples"

Esse é o ponto crucial!

TG Aoshi
Veterano
# mar/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Die Kunst der Fuge
Yep! Por exemplo, essa que você postou realmente é simples, mas chutando (eu não tenho uma noção precisa dessas coisas) eu diria que é bem difícil pra tocar isso com menos de 1 ano.

Pra quem ainda não está acostumado, tem muitos pulos (e "grandes") com a esquerda, passagens "rápidas" com a direita (pra quem não tá acostumado, isso aí é passagem rápida...), fora o ritmo e as articulações.

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
TG Aoshi

Pois é. Eu tenho um amigo (que não toca piano) que disse que isso que ele falou é um absurdo. Que 1 ano é o tempo que se leva só pra conseguir a leitura, que um pianista não se forma com menos de 5 anos.

Mas enfim, depende muito da predisposição, do esforço e do que é "simples"
Quanto tempo, mais ou menos se leva pra tocar o Rondo Alla Turca, do Mozart?

TG Aoshi
Veterano
# mar/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


McBonalds
É uma questão de "dependes". =p

O que é simples? O que é formar um pianista? Com 5 anos você ainda tá longe de encostar num estudo de Chopin.

Se em um ano não se tocasse uma música sequer, não teríamos pianistas. Seria muito chato e desestimulante. Só se formariam prodígios, ou protótipos de MIDI.*

Com uns 3 anos dá pra tocar Für Elise e até começar a estudar as invenções do Bach. Esse Rondo, eu chutaria 4 anos

TG Aoshi
Veterano
# mar/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


* se você não pegar músicas, por mais simples que sejam, fica praticamente impossível desenvolver a musicalidade. É mais que natural começar a trabalhar alguma peça logo nas primeiras semanas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


TG Aoshi
eu diria que é bem difícil pra tocar isso com menos de 1 ano.

o.O
Eu não sei, eu não toco piano nem teclado e to julgando pelas vezes que eu pego uma partitura pra brincar no teclado, eu acho que isso aí seria muito tempo pra aprender essa peça que eu peguei metade em um dia [mesmo teclado sendo bem diferente de piano, ainda assim a diferença de tempo pra essa peça entre os dois instrumentos não seria algo tão discrepante].

McBonalds
Que 1 ano é o tempo que se leva só pra conseguir a leitura, que um pianista não se forma com menos de 5 anos.

Uma coisa é tocar "coisas simples", como seu professor falou, outra coisa é "se formar", como seu amigo falou.
Por exemplo, a Mary Lenox aqui do fórum começou a fazer aulas há pouco tempo e me disse que já toca um minuetto do livro da Anna Magdalena com 20 peças fáceis para piano.

Recomendo até que você dê uma olhada nas partituras desse livro ou do Tchaikovsky pra você mesmo ver como são peças fáceis.

elyts
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
3 anos para arranhar algo? concerteza nao velho, esse deve ser o tempo estimaado mesmo, 6 meses 1 ano...

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
É como eu disse, varia. Eu tô considerando um iniciante total, que não tenha familiaridade alguma com qualquer instrumento e partituras.

Pode ter certeza que a convivência que você tem com outros instrumentos ajuda muito.

Mas, se minha memória não falha, a Mary Lenox tocava teclado há muito tempo. As peças desse livro são, em geral bem fáceis, mas não se pega isso logo de cara.

Aliás, mudando de assunto, eu sempre achei que você devia estudar piano erudito!

Nunca dei uma olhada, mas outro livro que bom pra iniciar é o Mikrokosmos do Bartók. Vai do basicão até o sei-lá-o-que do intermediário.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


TG Aoshi
É como eu disse, varia. Eu tô considerando um iniciante total, que não tenha familiaridade alguma com qualquer instrumento e partituras.

Pode ter certeza que a convivência que você tem com outros instrumentos ajuda muito.

Mas, se minha memória não falha, a Mary Lenox tocava teclado há muito tempo. As peças desse livro são, em geral bem fáceis, mas não se pega isso logo de cara.

É, eu devo estar equivocado por causa disso.

Aliás, mudando de assunto, eu sempre achei que você devia estudar piano erudito!

Po, eu também acho =P
Um dia ainda começarei.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Continuando...

Não é fácil, mas também lógico que não é nenhum horror o começo. Dá se tempo as coisas e naturalmente os frutos vem com o tempo. Não acho legal ficar sugerindo peças a esmo, até porque o que foi mostrado aqui não se costuma pegar logo de cara. Corre se o risco de criar noções erradas que podem acabar frustrando estudantes iniciantes. Pode ser que alguém comece a tocar as invenções logo no primeiro ano? Claro! Do mesmo jeito que pode se conseguir apenas lá pelo 4, 5 ano. E claro que as duas coisas coisas são, de certa forma, naturais. Tem diversos fatores que influenciam na evolução, claro, mas acho bom tomar um pouco de cuidado pra não criar noções erradas, que podem acabar atrapalhando um aluno no futuro.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
É, eu devo estar equivocado por causa disso.

Eu não sei, as vezes eu tô confundindo com outra pessoa... =p

Po, eu também acho =P
Um dia ainda começarei.


Um dia, não. Amanhã. xp

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


TG Aoshi
Eu não sei, as vezes eu tô confundindo com outra pessoa... =p

Não, é ela sim.

Um dia, não. Amanhã. xp

Nem dá, tenho de comprar pelo menos um piano digital antes.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Nem dá, tenho de comprar pelo menos um piano digital antes.
=/

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


TG Aoshi

Mas estou feliz pelo McBonalds estar aprendendo piano, assim ele para de ficar só ouvindo ópera e tal. Né não?

\o/

Edit: A não ser que ele esteja aprendendo piano só pra acompanhar cantores nos Lieder.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
hiUAHeauhuahua!
Eu estava pensando a mesma coisa...! XP



A não ser que ele esteja aprendendo piano só pra acompanhar cantores nos Lieder.
Bom do Erlkönig do Schubert pro arranjo do Liszt são só alguns anos de estudos de diferença! xp

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


TG Aoshi

Bom, na verdade o meu professor nem queria falar muito de tempo. Ele disse mesmo que iria depender de mim e da minha evolução e tal. Mas ele disse que provavelmente levaria esse tempo, não muito mais e nem muito menos.

O que é simples?
Ele disse que eu levaria esse tempo pra tocar coisas do hinário luterano, que eu não conheço, mas imagino que seja algo assim:



Die Kunst der Fuge
Mas estou feliz pelo McBonalds estar aprendendo piano, assim ele para de ficar só ouvindo ópera e tal. Né não?

É, esse é um dos motivos que me levaram a começar no piano. Eu sou cantor lírico, gosto de Rossini, Puccini, Verdi, e etc. mas me sinto incomodado por não saber apreciar coisas mais complexas. Outro dia fui assistir A Sagração da Primavera do Stravinski e saí de lá me sentindo uma anta hehehe

Eu quero conhecer outros repertórios, aprender mais sobre música mesmo, pra poder me sentir um músico mais completo, e também pra saber o que vocês vêem de tão interessante nesse tipo de música =P

Edit: A não ser que ele esteja aprendendo piano só pra acompanhar cantores nos Lieder.

Não que seja só pra isso, mas uma das minhas metas (a longo prazo) é conseguir tocar isso:



Yusuke Urameshi
Veterano
# mar/12 · Editado por: Yusuke Urameshi
· votar


McBonalds

Eu nunca nem cheguei perto de um piano antes, não sei nem mesmo ler partituras, e ele disse que entre 6 meses e 1 ano, dependendo da minha evolução eu já seria capaz de tocar coisas simples (como músicas de hinário de igreja, por exemplo).

Na minha humilde opinião, ele já começou errado ao estabelecer um prognóstico. Tocar algo , ou não, em muito ou pouco tempo, é muito relativo.

Eu achei muito estranho, porque eu esperava ficar pelo menos uns 3 anos estudando antes de começar a arranhar qualquer coisa, e agora o meu professor me diz que na semana que vem já vai começar a me passar repertório O.o

O.o 3 anos antes de arranhar algo ?? Vc desistiria de tédio em 3 meses rs

O cara é conceituado, toca muito e sabe tudo de música , mas eu queria saber mesmo dos outros pianistas daqui: isso tá certo mesmo ou ele só está me enrolando?

Conceituado ou não, não importa. O importante é por em prática tudo que ele te passar. Mesmo que voëê só tenha algums dias de aula, tenta pegar alguma música pra começar a - arranhar -.

Estudar sem colocar o estudo em prática, em cima de alguma música (preferencialmente) é muito entediante.

quando comecei no piano, peguei os minuetos de Bach e fui a luta. Demorei semanas pra pegar todos em seus mínimos detalhes, mas consegui. Se quiser falar em números, eu diria que em uns 3 meses... Mas isso de tempo mínimo pra pegar algo, é pura bobagem.

O fator determinante não é o que o teu prof te disse, é a tua vontade.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar


McBonalds
Se forem peças parecidas com essa, acho que é mais ou menos essa estimativa. Já disse que não tenho uma noção muito precisa disso, mas se não tivesse visto o comentário do seu professor, eu chutaria um ano ou um pouco menos.

Mas pode ter certeza que logo de cara já vai começar a trabalhar peças bem simples, o que é extremamente normal. Torna menos maçante o estudo.

Pode ficar tranquilo, se a preocupação for essa.

TG Aoshi
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
Ah! Você já deve ter entendido, mas lendo o comentário do Yusuke Urameshi, claro que não dá pra afirmar com certeza quando e como vai ser sua evolução, mas é perfeitamente possível trabalhar com estimativas.

Tanto que você encontra por aí o programa das obras que se trabalha de acordo com os anos de estudo de piano e coisas semelhantes. Uns exemplos são o programa do conservatório Souza Lima e também as provas da ABRSM.

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Yusuke Urameshi
Na minha humilde opinião, ele já começou errado ao estabelecer um prognóstico. Tocar algo , ou não, em muito ou pouco tempo, é muito relativo.

Pois é, mas na verdade quem insistiu pra ele fazer essa estimativa fui eu mesmo, porque ele nem queria dar um tempo assim específico. Aí ele deu esse tempo se baseando numa média, se eu não for nem muito inteligente e nem muito burro pra aprender a tocar hehehe

TG Aoshi
Entendi sim, obrigado!
Na verdade isso até já me animou um pouco mais. Outra coisa que me preocupa é a questão da leitura, que eu não tenho. Mais ou menos (estimativas de novo) quanto tempo se leva pra aprender?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
É, esse é um dos motivos que me levaram a começar no piano.
me sinto incomodado por não saber apreciar coisas mais complexas. Outro dia fui assistir A Sagração da Primavera do Stravinski e saí de lá me sentindo uma anta hehehe


Como você me disse no outro tópico, é um gosto adquirido =P
Mas não acho que você deva se sentir inferior intelectualmente por não ter gostado de uma ou outra peça.

Eu quero conhecer outros repertórios, aprender mais sobre música mesmo, pra poder me sentir um músico mais completo,

Tá certo!

e também pra saber o que vocês vêem de tão interessante nesse tipo de música =P

Mas pra isso não acho que precise de muito conhecimento teórico e prático de música não. Do jeito que você fala parece que todo mundo que gosta deste tipo de música possui um profundo conhecimento por trás... acho que não necessariamente.

Não que seja só pra isso, mas uma das minhas metas (a longo prazo) é conseguir tocar isso:

Bacaninha essa, hein!

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Como você me disse no outro tópico, é um gosto adquirido =P
Mas não acho que você deva se sentir inferior intelectualmente por não ter gostado de uma ou outra peça.


O problema é que me falta visão. Eu não consigo enxergar numa obra outras qualidades que não uma melodia inspirada. E isso é uma visão simplista demais, eu sei.


e também pra saber o que vocês vêem de tão interessante nesse tipo de música =P

Mas pra isso não acho que precise de muito conhecimento teórico e prático de música não. Do jeito que você fala parece que todo mundo que gosta deste tipo de música possui um profundo conhecimento por trás... acho que não necessariamente.


É, talvez não muito conhecimento teórico, mas com certeza uma boa noção da "estrutura" da música, além de um certo conhecimento de harmonia, eu imagino.

Bacaninha essa, hein!

É o Rossini véio de guerra hehehe

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


McBonalds
Eu não consigo enxergar numa obra outras qualidades que não uma melodia inspirada. E isso é uma visão simplista demais, eu sei.

Olha, eu também adoro belas melodias, adoro bons temas, e ao meu ver tudo isso está presente na música de concerto instrumental.
Se esta é a característica que te faz apreciar mais as óperas do que a música instrumental, eu não entendo, pois em ambos os estilos esta característica está presente.

É, talvez não muito conhecimento teórico, mas com certeza uma boa noção da "estrutura" da música, além de um certo conhecimento de harmonia, eu imagino.

É aí que está... Eu não acho que eu tenha essa boa noção que você disse e mesmo assim eu gosto muito. Meu conhecimento de harmonia é básico, mas te juro que não vejo como ele influencia no fato d'eu gostar de uma peça ou não.

No máximo o meu conhecimento musical pode me ajudar a identificar quais são os aspectos que eu mais gostei em uma obra, o que me ajuda a procurar outras peças que também tenham estes aspectos em comum. Mas pra "gostar" ou "apreciar", eu juro pra você que eu acho que ele não faz diferença.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


*duplo*

McBonalds
Veterano
# mar/12
· votar


Die Kunst der Fuge
Olha, eu também adoro belas melodias, adoro bons temas, e ao meu ver tudo isso está presente na música de concerto instrumental.
Se esta é a característica que te faz apreciar mais as óperas do que a música instrumental, eu não entendo, pois em ambos os estilos esta característica está presente.


É que nas óperas (bem como canções de câmara, lieder e opereta) na maioria das vezes a melodia é mais evidente, mais fácil de ser percebida, além do que entra em jogo a apreciação das vozes dos cantores também.

Mas também tem óperas que eu considero chatas (e que a maioria dos outros operófilos adora), como as de Wagner. Pra mim essas também parecem não ter uma melodia, pelo menos não tão facilmente identificáveis quanto em um Puccini da vida.

É aí que está... Eu não acho que eu tenha essa boa noção que você disse e mesmo assim eu gosto muito. Meu conhecimento de harmonia é básico, mas te juro que não vejo como ele influencia no fato d'eu gostar de uma peça ou não.

No máximo o meu conhecimento musical pode me ajudar a identificar quais são os aspectos que eu mais gostei em uma obra, o que me ajuda a procurar outras peças que também tenham estes aspectos em comum. Mas pra "gostar" ou "apreciar", eu juro pra você que eu acho que ele não faz diferença.


É, então talvez seja um gosto adquirido mesmo. Que instrumento você toca?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/12
· votar


McBonalds
É que nas óperas (bem como canções de câmara, lieder e opereta) na maioria das vezes a melodia é mais evidente, mais fácil de ser percebida

Isso é uma coisa que eu percebi nas operas que eu ouvi, inclusive no vídeo de um cantor alemão que você postou no outro tópico.
Em muitas óperas eu ouvi as composições extremamente homofônicas, com uma voz estando destacada e a orquestra inteira só fazendo a cama harmônica no fundo.
Pode ser questão de costume ouvir e apreciar a polifonia. Isso explicaria em partes sua preferência, mas nem todas as músicas instrumentais eruditas são polifôôôônicas não.

Mas se o seu problema é identificar as melodias em meio a uma polifonia, tocar o instrumento deve te ajudar a melhorar sua percepção quanto a isso.

além do que entra em jogo a apreciação das vozes dos cantores também.

Entendo!
Eu imagino que esse deva ser um dos principais motivos d'eu não gostar muito de óperas, eu não gosto muito da sonoridade das vozes, no outro tópico pedi até pra você me ajudar a identificar a diferença entre as vozes. Postei algumas que eu gosto e tal.

É, então talvez seja um gosto adquirido mesmo. Que instrumento você toca?

Eu arranho na guitarra elétrica e violão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Piano Erudito - Tempo de Estudo