Dicas para tocar uma peça

    Autor Mensagem
    heinrick
    Veterano
    # dez/08


    Ai vai:

    1 - Primeiramente, faça uma leitura inicial da peça, verificando a clave e a tonalidade.

    2 - Pegue o instrumento e toque só por cima para ter certeza se a musica lhe agrada realmente ou até para conferir se está apto à toca-la, afinal, muitas pessoas começam estudar peças pensando que é uma peça fácil, ou que já consegue tocá-la sem nem mesmo ter suporte técnico para isso.

    3 - Não se apresse, toque a musica devagar, aumente conforme você perceber que a peça já esta ficando limpa.

    4 - se preocupe com cada detalhe e símbolo na musica. Quando tiver dificuldade em algum, circule-o com um lápis para que se lembre.

    5 - NUNCA decore a peça antes de tirá-la inteiramente.

    6 - Cuidado com vícios. Após percebe-los, repare-os imediatamente.

    7 - Se dedique a apenas uma peça de cada vez. É claro que, há pessoas que tem facilidade para tal façanha.

    8 - Toque, pelo menos, 2 horas por dia.

    9 - Se concentre em trechos mais difíceis.

    10 - Não seja um musico mecânico, toque com a alma.

    11 - Repita cada compasso várias vezes.

    12 - Faça exercícios de diferenciação rítmica sempre que possível.

    13 - Faça pausas para não desgastar a postura e para não se estressar. afinal, não faz bem ficar dentro de um quarto estudando por muito tempo.

    14 - Procure escutar gravações para esclarecer trechos duvidosos.

    15 - se tiver duvidas, pergunte à alguém mais experiente.

    16 - Estude escalas da mesma tonalidade da peça todo dia antes de começar.

    17 - Não é necessário que se siga exatamente o dedilhado indicado na peça. Use o que for melhor para você. Afinal, a função do dedilhado é facilitar.

    18 - Não desista. se perceber que não consegue, você deve se dedicar mais aos estudos técnicos para adquirir mais base para o toque. Depois então, volte a estudá-la.

    19 - Importante: respeite a musica. Não invente o que não existe nela. se quiser inventar, invente sua própria musica.

    20 -Lembre-se: tudo vai depender do seu próprio esforço.


    Tá aí pessoal: espero que tenha ajudado. Conforme eu vou adicionando mais frases.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    heinrick
    7 - Se dedique a apenas uma peça de cada vez. É claro que, há pessoas que tem facilidade para tal façanha.

    conheço montes de gente que estuda várias peças em simultâneo. eu inclusive. Estou a estudar um Bach e um Franck. Mas já estudei mais em simultâneo. E os concertistas que têm de prepara um monte de peças?
    Penso que o estudar várias peças ao mesmo tempo não é nenhuma "façanha". Depende do tempo que a pessoa tiver disponível. É recomendável sim que não se disperse por muitas peças sem aprofundar nenhuma, sem se dedicar. Vai depender da disponibilidade a nível de tempo, mental, emocional, física, etc.

    16 - Estude escalas da mesma tonalidade da peça todo dia antes de começar.

    (...) antes de começar e durante!

    Ora aí está algo bem interessante para se fazer. Vou fazer isso para o Franck que é em Mi Maior e eu não estou mt habituada. rsrs

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    17 - Não é necessário que se siga exatamente o dedilhado indicado na peça. Use o que for melhor para você. Afinal, a função do dedilhado é facilitar.
    Depende. Um exemplo prático: se você quiser tocar o Mozart 4 pela revisão do Max Rostal, você tem que seguir os dedilhados, por mais virtualmente impossíveis que pareçam. Mudar o dedilhado causa uma pequena diferença (porém notável, para pessoas treinadas) na música. Pro violino (e arcos) isso ainda é pior, porque o timbre muda quando você muda de posição e de corda - logo, vai ter parte que soem melhor em posições mais superiores em cordas mais graves e partes que vão soar melhor em posições mais baixas em cordas mais agudas. Tudo vai depender do contexto musical.

    Khronos
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    19 - Importante: respeite a musica. Não invente o que não existe nela. se quiser inventar, invente sua própria musica.
    Isso aqui também depende muito. Tem vários estilos que abrem a opção de ornamentar a musica, quando se toca na posição de solista.(como colocar trinados, mordentes,robatos e por ai vai)
    Como o Ken disse, Tudo vai depender do contexto.

    heinrick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    _music_4_ever_

    Exatamente. A intenção desse tópico é alertar pessoas que estudam varias peças em simultâneo sem se aprofundar em nenhuma.

    Ken Himura

    Pois então. "Use o que for melhor para você". No caso da revisão de Rostal, era a melhor opção.

    Khronos

    Tudo bem, mas muitas vezes os interpretes tiram o "espírito" da musica. É mesma coisa de tocar a marcha fúnebre rapidíssima e com alegria. Você pode achar bobeira, mas tem interpretes que "assassinam" a musica. rsrsrss!

    Khronos
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    heinrick
    Não disse que é bobeira, apenas disse que depende O.o

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pois então. "Use o que for melhor para você". No caso da revisão de Rostal, era a melhor opção.
    Não funciona assim. Em alguns lugares (provas, por exemplo), você é obrigado a fazer de um jeito. E todos os outros jeitos estão errados, segundo a ótica.

    Repito, não é melhor sair cagando o dedilhado a torto e a direito não, pode mudar a música.

    heinrick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ken
    Eu não disse que se deve mudar o dedilhado das peças a torto e a direito, eu apenas disse que em 'algumas ocasiões' uma pequena mudança de dedilhado ajuda na execução!

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    eu apenas disse que em 'algumas ocasiões' uma pequena mudança de dedilhado ajuda na execução!

    Mesmo ajudando, pode mudar a intenção original do compositor. Tem que tomar cuidado com isso.

    heinrick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    "Ao olhar para uma lata de refrigerante pela metade os pessimistas pensam na parte que já foi tomada enquanto os otimistas pensam na parte que ainda se tem pra tomar".

    Muito bem pessoal, aproveitem o que vocês acham importante, afinal minha função é ajudar. Valew!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    heinrick
    5 - NUNCA decore a peça antes de tirá-la inteiramente.

    Por que não?

    heinrick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    Não é aconselhável decorar uma peça antes de tira-la pelo simples fato de que decorando-a você pode passar a não perceber detalhes da musica, ou seja, na minha opinião, a musica deve ser tirada totalmente, com todos os detalhes, para depois decorá-la. Afinal, se você decorá-la logo de cara, como vai prestar atenção nos detalhes que estão escritos na partitura? :P

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    heinrick
    como vai prestar atenção nos detalhes que estão escritos na partitura? :P

    É que decorar pra mim incluia decorar os detalhes.

    heinrick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ai sim

    digo isso pq eu mesmo ja não consigo.

    Existem inumeras excessões na lista la em cima. Depende de cada musico. :)

    Ken Himura
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Também acho que só se decora depois de estudar tudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para tocar uma peça