Dicas para melhorar uma peça

    Autor Mensagem
    Hawklord
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Hawklord


    Já faz um tempo que não passo pelo fórum mas resolvi voltar porque me empolguei com um progresso que eu fiz nessa peça que estou compondo/arranjando.

    Tudo começou quando um amigo meu mandou alguns arquivos de GuitarPro de músicas que ele tinha escrito para guitarra. Algum tempo depois, quando eu comecei a estudar um pouco de Harmonia por conta própria, eu resolvi pegar essas músicas e dar uma "orquestrada" nelas.

    Enfim, o resultado foi o seguinte:
    Igor Orquestrado
    (tem uma versão sem bateria também)

    Agora eu gostaria de uma opinião do pessoal do fórum sobre qualquer coisa que possa ser melhorada no arranjo e na peça como um todo. E também sugestões de Soundfonts bons para gravar uma versão definitiva, já que por enquanto eu estou usando os sons MIDI mesmo, bem podrinhos.

    Mas é isso ai, espero que gostem. Eu estou bem feliz com o progresso que eu fiz mas sei que dá pra melhorar.
    Agradeço desde já pela atenção.

    Hawklord
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Um up pra lembrar de não postar de madrugada.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hawklord
    Amigo, tem alguma coisa soando embolado no grave. Cuidado com harmonia fechada no grave, ela tende a "sujar" o som! O som midi tb não ajuda, mas está me parecendo ser o piano.

    makumbator
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Hawklord

    Concordo com o Jabijirous, parece que tem muito acorde cerrado no grave. Não consegui identificar o timbre de alguns instrumentos por causa desse som midi e isso atrapalhou bastante.

    Hawklord
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Hawklord
    · votar


    makumbator
    Jabijirous
    Obrigado pelas dicas.
    Eu vou "subir" um pouco as notas do piano para se destacar mais do resto. Também vou mexer um pouco no pan dos instrumentos na próxima gravação para que fique mais fácil identifica-los.

    E dando uma revisada na peça parece que o instrumento que mais se perde é o baixo, provavelmente devido a abundância de graves, vou tentar resolver isso e depois posto uma nova versão.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Hawklord
    Dê uma olhada na série harmônica, ela vai te ajudar nesse quesito.

    Aproveita e acessa meu site michaelmachado.com.br, lá tem vários artigos de orquestração e harmonia no blog que irão ajudar você nessa empreitada!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Hawklord

    Para melhorar tem que deixar o som mais audível, isto é tem que usar instrumentos virtuais de mais qualidade, a questão das oitavas é importante, mas para poder bem avaliar tem que ter melhores instrumentos.
    Mesmo entre os Vsts free existe uma qualidade razoável.
    Escute este VSTi de violinos, com algumas articulações..
    E isto que você tem que procurar e instalar e usar nas suas músicas.

    http://virharmonic.com/index.php?route=product/product&product_id=61




    O midi, ou o som dito midi não tem culpa, estes soundfonts são só para dizer que o PC tem som, mas não servem para produzir nada decente.
    Tem que usar uma boa DAW e bons instrumentos Virtuais, não tem outro jeito não.
    E o som do Guitar Pro, que é uma boa ferramenta para violão não tem som bom.
    Tem que pesquisar e se informar mais sobre instrumentos virtuais.
    E realmente parece que os acordes estão na parte mais grave.,
    Mas mesmo acertando isto não vai soar bem, para se der uma ideia dos samplers usados, o que fica contido numa única tecla do piano de um bom VSTi é um arquivo de áudio maior que toda a orquestra do soundfont que você usou, e assim não dá nem para comparar e avaliar a música, pois tudo fica prejudicado assim como o seu trabalho.
    Os sons graves são os que apresentam maior grau de dificuldade na hora de equalizar e mixar.

    Hawklord
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Hawklord
    · votar


    Jabijirous
    Vou dar uma conferida mesmo, preciso desenferrujar um pouco na parte técnica, já faz algum tempo que deixei meus estudos musicais um pouco de lado.

    Adler3x3
    Eu até tenho alguns VSTs um pouco melhores aqui no meu PC, mas recentemente eu comecei o Fruity Loops e ele é meio diferente do programa que eu usava antes, então estou tendo que aprender a mexer em algumas coisas.

    Eu vou fazer uma outra versão esse fim de semana, tentando substituir alguns dos sons por outros melhores e vou trabalhar também as oitavas. Acho que vou tirar os metais e alguns outros instrumentos, deixando só o básico mesmo(as cordas e o piano), e vou acrescentando mais coisas depois.

    sallqantay
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    achei o tema básico meio repetitivo e sem propósito

    a orquestração ficou boa (mas não o som dela, como a galera colocou)

    Hawklord
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Terminei uma nova versão da peça hoje. Link abaixo para quem quiser conferir:
    Igor Orquestrado 0.3

    Eu fiz as seguintes mudanças:
    -Reescrevi a quase que completamente a parte do piano. Também fiz alterações nos violoncelos, nos violinos e no baixo.
    -Mudei o som de quase todos instrumentos, exceto os metais e a o piano. Não achei nenhum soundfont bom o suficiente para esses(entre os que eu tenho no meu computador no momento). Acho que já ficou melhor, mas ainda não é a versão final.
    -Eu ia tirar os metais e os timpanos mas acabei deixando, a música fica um pouco "pelada" sem elas.

    sallqantay
    achei o tema básico meio repetitivo e sem propósito
    Tenho que admitir que também sinto isso de vez em quando. Mas ainda não decidi se tiro algumas das repetições e deixo a música mais curta, ou se tento algumas variações.

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Beethoven fez milagre com o tema de duas notas da quinta... desenvolvimento é tudo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para melhorar uma peça