como transcrever uma peça para viola?

    Autor Mensagem
    Hocus Pocus
    Veterano
    # dez/05


    bah domingo que vem eu vou fazer vestibular pra musica =/ e to com essa duvida caiu essa questão no ano passado, pro clarinete eu já saquei que as peças devem ser escritas um tom abaixo do que elas soam, e pra guitarra são escritas uma oitava acima do que elas soam, e a viola?? valeu quem puder ajudar aee

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    e a viola??
    Clave de Dó na terceira linha. E as mesmas notas da clave vc encontra na viola.

    Leandro Gardini
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Viola não é instrumento transpositor...vc tem que saber ler clave de dó na terceira linha!!!

    Hocus Pocus
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    valeu!!!

    Bero Vidal
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Hocus Pocus
    pro clarinete eu já saquei que as peças devem ser escritas um tom abaixo do que elas soam, e pra guitarra são escritas uma oitava acima do que elas soam,

    Na realidade, a escrita da clarineta é que é um tom acima, não ao contrário.

    Vê se consegue dar uma lida em Roy Bennet, "Intrumentos de Orquestra". Tem em muitas bibliotecas. Pela internet é 28 reais em livrarias on line.

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Hocus Pocus
    É isso aí, viola não é transpositor, o que tá escrito na clave (de dó na 3ª linha) é o que soa realmente.

    _nika_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    OIiie... sou nova por aki... blza???

    comecei a fazer aulas de violino faz pouco tempo, mas agora estou me interessando pela viola erudita. Muito legal o som dela. Queria tirar alguma duvidas nesse forum... se vcs puderem me ajudar vai ser legal... a começar pelas cordas... quais são??? por favor me digam na ordem (de baixo pra cima... da primeira à quarta) vlwww!!!

    Oboe
    Veterano
    # set/06
    · votar


    E aí gente.
    Este é o meu primeiro post. Estudo música desde os 7 anos e há 15 anos toco em orquestras.

    Respondendo a pergunta da nika, as cordas da viola são Do, Sol, Re, La. Do grave para o agudo. Apenas uma quarta mais grave.

    _nika_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Oboe

    Vlw pela ajuda aew Oboe!!!!
    que instrumento vc toca??? viola mesmo???

    Oboe
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _nika_,

    ...eu toco oboe mesmo...heheheh

    Ken Himura
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _nika_
    Não começa na viola logo de cara pra não se decepcionar. Só passa pra ela quando conseguir tocar decentemente no violino.

    Oboe
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _nika_
    Isso que o Ken disse é muito importante.
    Se pretende estudar viola, comece pelo violino.

    Mais pra frente a diferença entre violistas que começaram com violino e os que não começaram é perceptível.

    George Pinheiro
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ken Himura

    Não sou nem um pouco a favor dessa concepção de que um bom violista tem que começar pelo violino. Creio que vários deles começam pelo violino não por opção, mas pelo fato de não conhecerem a viola, instrumento poco difundido e sofredor de vários preconceitos. Ou por vários outros que não incluem uma "preparação" para a viola. É e mesma coisa de dizer que um guitarrista deve começar pelo violão.

    Ambos (o violino e a viola) são instrumentos diferentes e não escadas. E por que ele se decepcionaria?

    _nika_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Galera, vlw pela força!!!!

    Por enquanto vou continuar no violino ate ter condiçao de comprar a viola!!!

    té +, bjaum!

    Ken Himura
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    George Pinheiro
    Dois motivos:
    * a abertura de dedos é maior na viola. Se no violino, todo mundo já desafina no início, na viola é maior o sofrimento.

    *A viola é mais pesada, e o seu arco também... Controle demora mais.

    E tem outros fatores: se a pessoa for muito pequena, vai ser muito difícil encontrar uma viola para ela.

    Aliás, todos os grandes violistas que vi começaram pelo violino - até meu próprio professor, que é violista, começou pelo violino. E até hoje toca pra cacete.


    Mas não me interprete mal, eu amo viola também hehehehe
    Pretendo até tocar, no futuro =]

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/06
    · votar


    já que estam falando de mudar de um instrumento pra outro:

    alguem tem alguma opnião sobre aqueles violinos de 5 cordas que incluem o Dó da viola

    fica um 2 em 1, funciona só pra música pop... eu que não toco violino só acho bonitinho, mas pra quem toca como é? é pratico, esquisito, depois que muda pra voltar para o violino normal se perde...?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/06
    · votar


    fernando tecladista
    Realmente, uma boa pergunta. Nunca toquei num desses.


    Mas meu professor disse que os elétricos valem a pena. E acústicos assim eu nunca vi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como transcrever uma peça para viola?