Sobre as raças da galáxia.

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 19/mai/23 00:07
· votar


Aproveitando a boa história que o Lelo contou e a volta do fórum ao seu estado normal, vou usar esse tópico para compartilhar uma coisa.

Há poucos dias, soube do falecimento de um professor que talvez tenha sido aquele que mais mexeu na minha cabeça. Deixo aqui minha homenagem a Jorge de Albuquerque Vieira.



Pedro_Borges
Veterano
# 19/mai/23 09:14 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Wanton

Tendi tudim direitim.

talvez tenha sido aquele que mais mexeu na minha cabeça.

Antes de assistir o vídeo eu cheguei a pensar que era um neurocirurgião. Rsrsrs

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/23 10:38 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

Vendo este vídeo me deu uma vontade de ir ao planetário. Faz tanto tempo que fui...
Agora (quer dizer, há quase 20 anos), em SP, têm o Planetário do Carmo né? Parece que é um dos mais modernos. Só fui no do Ibirapuera; vou colocar este do Carmo, na agenda, como passeio na próxima visita a meu filho em SP.

Wanton
Veterano
# 19/mai/23 12:35
· votar


Pedro_Borges
Tendi tudim direitim.

Não é simples, mesmo. E esse é 1 de 11 vídeos que foram feitos dessa aula. Parece ter sido uma aula aberta, sem aprofundamento dos temas tratados. As aulas do cara eram espetaculares.


Lelo Mig
Vendo este vídeo me deu uma vontade de ir ao planetário.

Sabe que tenho uma espécie de fobia de espaço?! Acho que me sinto muito desconfortável com o nosso desconhecimento insuperável sobre o cosmo, dá um puta desalento.


Porque é a melhor resposta que uma criança de 3 anos pode ter sobre o que são estrelas!

Acho isso essencial. Tem gente que se sente na obrigação de ser precisa em suas respostas e isso é um saco. As melhores respostas são aquelas que têm o tamanho que o diálogo pede.

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/23 13:13
· votar


Wanton
"uma espécie de fobia de espaço?"

Eu sou um homem de humanas, das artes. Há um determinado limite de entendimento, neste campo, para quem não possui pensamento matemático.

Percebi com o tempo que as pessoas, realmente da matemática, possuem uma forma diferente de pensar e entender as coisas (cerebral mesmo, físico).

Existe um ponto em que para entender e ir além dele, só a abstração do pensamento matemático permite. Quem não o têm (meu caso) empaca, se sente burro, não consegue conceber. Lembro que quando li Uma Breve História do Tempo, do Stephen Hawking, havia uma parte onde ele falava de forma mais técnica sobre "tempo, espaço, formação de conglomerados de estrelas e etc." que eu lia, relia, lia de novo e pensava: "O que este cara tá falando?"... eu não era capaz de entender.

Minha relação com o espaço, ficou mais no campo da contemplação... da estética. Quando vi pela primeira vez uma foto dos "Pilares da Criação"... pensei: "Putz, isso é bonito pacaraio!"

Pilares da Criação

Pedro_Borges
Veterano
# 19/mai/23 17:29
· votar


Wanton

Não é simples, mesmo

Pra entender esse tipo de aula você tem que está presente sintonizado com o ambiente. É por isso que EAD não presta.

Wanton
Veterano
# 19/mai/23 17:44
· votar


Lelo Mig
Quando vi pela primeira vez uma foto dos "Pilares da Criação"

Sabe um negócio que me irrita muito na divulgação científica e até nos materiais didáticos? Não fica claro como as imagens foram obtidas. Tem muita coisa que é recriação artística, seja na astronomia, seja na microbiologia.


Pedro_Borges
É por isso que EAD não presta.

Acho que EAD não presta porque tenta simular as aulas presenciais. A EAD vai funcionar quando desenvolver método de ensino próprio, com muito mais recursos audiovisuais e muito mais interatividade. EAD tinha que ter um fórum igual a esse, em que o pau quebrasse nas discussões.

Pedro_Borges
Veterano
# 19/mai/23 17:49
· votar


Wanton
Acho que EAD não presta porque tenta simular as aulas presenciais. A EAD vai funcionar quando desenvolver método de ensino próprio, com muito mais recursos audiovisuais e muito mais interatividade.

Sim.

Lelo Mig
Membro
# 19/mai/23 18:03
· votar


Wanton

"Tem muita coisa que é recriação artística..."

Desencana da realidade desse tipo de coisa... é muito distante, nunca ninguém vai entender e muito menos ver de fato. Apenas contemple. É como nadar pelado no mar, à noite, em praia sem iluminação. Já fez isso?

Ashtar Sheran
Membro Novato
# 27/mai/23 08:54
· votar


makumbator

Você se esqueceu de corrigir a formatação dos meus outros tópicos (não precisa corrigir o tópico inteiro, só o post inicial).

fernando tecladista
Veterano
# 27/mai/23 10:15
· votar


Sobre as raças da galáxia.

como dizem com todo o universo, com tantos planetas no espaço haver vida somente na terra é um desperdiço de espaço

e uma frase de piadinha mas faz sentido, a maior prova de que existe vida inteligente é o fato deles não terem feito contato conosco

sobre essas raças classificadas no inicio do tópico eu leio sobre elas, somente leio, não acredito e nem desacredito, pode ser que é assim mesmo, pode ser que nem seja,
fica no mesmo pacote de coisas que leio sobre Atlântida, Lemúria... leio e acho interessante a história

Wanton
Veterano
# 27/mai/23 11:45
· votar


Lelo Mig
É como nadar pelado no mar, à noite, em praia sem iluminação. Já fez isso?

Nunca fiz, mas gostei da analogia.

Pedro_Borges
Veterano
# 27/mai/23 14:08 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig
É como nadar pelado no mar, à noite, em praia sem iluminação. Já fez isso?

Tá doido? E se uma tartaruga resolve arrancar meu pingulim? Aliás, diga de passagem, pingulão!

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 14:28
· votar


fernando tecladista

"com tantos planetas no espaço haver vida somente na terra é um desperdiço de espaço"

Eu até concordo. Acho que vida microbiana, bacteriana e etc., encontraremos logo, até próximo.

Mas, vida inteligente, não acredito que encontraremos nunca (nem seremos encontrados) e por uma questão do tamanho absurdamente gigantesco do espaço/tempo. Tanto dimensional como temporal.

É como lançar uma bolinha de ping pong no mar do Japão e outra no litoral brasileiro. Matematicamente até é possível elas se encontrarem, mas na realidade, é muito improvável.

Wanton
Veterano
# 27/mai/23 14:32
· votar


Não é apenas sobre existir vida em outro planeta, é sobre existir na mesma fagulha de tempo em que existimos.

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 15:58
· votar


Wanton

"é sobre existir na mesma fagulha de tempo"

Exato... por isso frisei dimensional e temporal.

Se, a dimensão espacial já é incomensurável se colocar o tempo na equação... aí que fudeu!

Suponha, hipoteticamente, que tenha havido vida em Marte há 100 milhões de anos atrás. Ainda que aí do nosso lado, eles nunca nos conheceram e nem nós a eles.

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 17:41
· votar


Ashtar Sheran

Arrumei o layout de espaçamento do primeiro post de seus outros tópicos.

Insufferable Bear
Membro
# 27/mai/23 17:48
· votar


makumbator

devia atrasar mais. cara folgado

makumbator
Moderador
# 27/mai/23 17:49 · Editado por: makumbator
· votar


Insufferable Bear

Quero ficar bem com todas as raças do universo. Vai que a dele resolve invadir a Terra semana que vem?

Lelo Mig
Membro
# 27/mai/23 19:27
· votar


"...ficar bem com todas as raças do universo. Vai que a dele resolve invadir a Terra..."

Tenho que admitir que o makumba, às vezes, têm umas tiradas geniais.

Ashtar Sheran
Membro Novato
# 28/mai/23 11:46
· votar


makumbator

Obrigado!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as raças da galáxia.